sexta-feira, 9 de junho de 2017

[473] ÉRICO JUNQUEIRA E CORDEIRO FILHO FUNDAM A CONCAMA: A CONFRARIA DOS CARTUNISTAS MARANHENSES, GERÔ, O LIVRO DE ELIÉZER MOREIRA FILHO E A FEIRA DA PRAIA GRANDE. 09jun2017.



CONCAMA - CONFRARIA DOS CARTUNISTAS MARANHENSES E UM SÓCIO HONORÁRIO


Ronald de Almeida Silva
São Luís Patrimônio Cultural Nacional e Mundial Unesco (desde 06dez1997); MA; 09jun2017,

Hoje, sexta-feira, 09jun2017, Dia de Feira da Praia Grande, onde começamos nossa jornada do PPR-CHSL - Programa de Preservação e Revitalização do Centro Histórico de São Luís do Maranhão.

Foi há 37 anos. Em maio 1980 fui nomeado pelo Governador JOÃO CASTELO para o cargo de Coordenador Geral do PPR-CHSL , a convite do Secretário de Planejamento JOÃO REBELO.

O PPR-CHSL ficou conhecido como PROJETO PRAIA GRANDE, o PPG, com sede no sobrado da Rua do Giz, esquina com Rua Humberto de Campo, na época ladeira, depois, escadaria reconstruída no Gov. CAFETEIRA, na Fase do PROJETO REVIVER.
Na ocasião, maio 1980, integravam nosso equipe dois essenciais Coordenadores Adjuntos: LUIZ PHELIPE ANDRÈS e JOHN GISIGER.

ÉRICO JUNQUEIRA AYRES e JOSÉ RIBAMAR CORDEIRO FILHO, o Cordeirinho, (como lhe chama com carinho o grande cineasta JOAQUIM HAICKEL) vieram depois para somar a uma equipe de mais de 40 técnicos cujo primeiro grande desafio foi a revitalização e requalificação da FEIRA DA PRIAIA GRANDE, que havia se tornado uma quase-favela.

Graças ao forte empenho e liderança de VENCESLAU MARQUES, intrépido trabalhador e Presidente da Associação dos Feirantes, conseguimos apresentar e discutir o projeto técnico dentro da Feira, foi possível a aceitação de todos, a transferência das barracas para os galpões ao lado (que depois foram adaptados para receber o utilíssimo Centro de Criatividade Odylo Costa, filho). No período 1981-82 foram feitas as obras e reinaugurada a Feira da Praia Grande na feição até hoje conhecida, que na época tinha até câmara frigorífica doada pelo MEC.

Por essas razões profissionais e afetivas, sempre voltamos ao nosso primeiro projeto de revitalização, dentre tantos outros nesse período de quase 4 décadas.
Então fomos eu, ÉRICO e CORDEIRO Filho ao Restaurante Proteção de São José, de Da. JESUS, para atualizar a agenda e mostrar o excelente livro ARTE PLÁSTICA do MARANHÃO, que foi lançado ontem no Espaço (VIP) Fátima Lima pelo gentleman escritor colecionador pesquisador ELIÉZER MOREIRA FILHO e sua leal companheira e bonita guardiã LOURDES ITAPARY.


Foto by Cordeiro Filho: Restaurante Proteção de São José, Feira da Praia Grande. Mestre Doutor Engenheiro Cartunista abstêmio ÉRICO JUNQUEIRA AYRES, folheando o livro ARTE PLÁSTICA NO MARANHÃO, do escritor ELIÉZER MOREIRA FILHO, que Ronald Almeida adquiriu com direito a autógrafo no lançamento desse obra essencial no Espaço Fátima Lima em 08jun2017. 

Sobre os cartunistas muito se falou à mesa, o que está bem resumido no relato que CORDEIRO já postou no Face hoje e que reproduzo abaixo com meus agradecimentos públicos pela amizade dele e de ÉRICO, já me sentindo como Sócio Honorário da CONCAMA - CONFRARIA DOS CARTUNISTAS MARANHENSES.
Abraços a todos.

Ronald Almeida



LOS TRÊS AMIGOS!
Autor: Cordeiro Filho no Facebook. [09jun2017]

RONALD ALMEIDA SILVA, ÉRICO JUNQUEIRA AYRES e eu, CORDEIRO FILHO, num almoço na Feira da Praia Grande.
O Ronald é amigo de mais 30 anos, Érico mais de 40 anos.

Fizemos juntos o BAÚ DE CARTUNS na época da faculdade, eu como aluno e ele [Érico] como professor. Ficamos amigos e até cheguei a convida-lo a ser meu padrinho de casamento. 

Ronald Almeida, [que foi o primeiro Coordenador Geral do Projeto Praia Grande, a partir de maio 1980] foi chegando de mansinho no tempo do Projeto Reviver e nunca mais nos largamos. 
Somos todos amigos, mesmos!

No almoço discutimos sobre o novo livro do ELIEZER MOREIRA FILHO, sobre as Artes Plásticas no Maranhão, lançado ontem. Fiquei contente em ser citado pelo autor, assim como o Érico, na relação dos artistas gráficos.

Mostrei aos dois, uma revista em quadrinhos de número 01, feita toda em 3D...uma raridade.

Conversamos sobre a falta de publicações neste tempo, até porque no passado, publicávamos bem mais.

A falta de "projetos" como Gororoba, Salão de Humor, Revista Baú, projetos do Laborarte, Festivais de Teatro, de Música e tantos outros.

Vimos na semana passada uma iniciativa excelente do escritor/ poeta e publicitário FÉLIX ALBERTO LIMA, quando publicou em impressos, vídeos, som, o projeto MAIO 86.
Um sucesso!

São coisas deste tipo que queremos ver nesta cidade.
Eu e meus companheiros, ÉRICO e CRUZ NETO ( fundador do Baú) estamos pensando no relançamento do Baú de Cartuns Especial.
Aguardem, estamos só pensando, galera.


É isso aí, o resto do almoço, conto depois!
Cordeiro Filho.





Outro momento do "almoço cultural "no restaurante Proteção de São José.
 Na oportunidade enquanto conversávamos, ÉRICO fazia a caricatura do nosso querido GERÔ, lembrado por MOISÉS NOBRE que ali passava no momento.
Bons papos, boas ideias, regadas à cerveja gelada.

Cordeiro Filho

FOTO GERÔ: Centro de Criatividade Odylo Costa, filho; 03mar2007. Foto by Ronald Almeida

2 comentários:

  1. Caro Ronald, o encontro na PG foi demais.Relembrar os bons momentos do Projeto Praia Grande é REVIVER um passado do qual me orgulho de ter participado, principalmente pela sua companhia, Cordeiro, Phelipe e outros colaboradores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. CARO AMIGO ÉRICO. TRABALHAR FAZENDO O QUE SE GOSTA É UMA DÁDIVA. TRABALHAR COM AS PESSOAS QUE GOSTAMOS É UM PRIVILÉGIO. VOCÊ ESTÁ NESSE RESTRITO CARDÁPIO DE AMIGOS QUE MULTIPLICAM O SABER E A SABEDORIA. ISSO É BOM PARA APRENDER, BOM PARA SER MELHOR. ABRAÇOS. SEU AMIGO RONALD ALMEIDA

      Excluir