quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

[367] EUNÍCIO OLIVEIRA É O NOVO PRESIDENTE DO SENADO FEDERAL. PERFIL DO SENADOR EUNÍCIO OLIVEIRA. EM 01jan2017.



São Luís, Patrimônio Cultural Nacional e Mundial, Maranhão.

 

FACEBOOK 01fev2017 (nº 2004): EUNÍCIO OLIVEIRA É O NOVO PRESIDENTE DO SENADO FEDERAL.


SENADOR EUNÍCIO LOPES DE OLIVEIRA

DADOS DO SENADO FEDERAL

Eunício Oliveira - CE 
[PMDB] Partido do Movimento Democrático Brasileiro
Período 2011-2019

Histórico Acadêmico
Acesso RAS em 01fev2017.

Curso
Grau
Estabelecimento
Local
Economia
Superior Incompleto
Universidade de Fortaleza - UNIFOR
Fortaleza
Administração de Empresas
Superior
Centro Universitário de Brasília - CEUB
Brasília
Ciências Políticas
Superior
Centro Universitário de Brasília - CEUB
Brasília
Profissões
·         Empresário  
·         Agropecuarista  

Mandatos
Mandato
Início
Fim
Deputado Federal - CE
1999
2003
Deputado Federal - CE
2003
2007
Deputado Federal - CE
2007
Senador - CE
2011
Fonte: Secretaria-Geral da Mesa e Coordenação de Arquivo

 

Dados Pessoais
Nome civil: Eunício Lopes de Oliveira
Data de Nascimento: 30/09/1952
Naturalidade: Lavras da Mangabeira (CE)
Gabinete: Senado Federal Anexo I 17º Andar
Site pessoal:
Escritório de apoio:
AVENIDA DESEMBARGADOR MOREIRA, 2849. COBERTURA - CENTRO COMERCIAL FLÁVIO CARNEIRO. MEIRELES, FORTALEZA, CE. CEP:60170-173

 

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Eunício Lopes de Oliveira

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Eun%C3%ADcio_Oliveira
Acesso RAS em 01fev2017.

Eunício Lopes de Oliveira
Foto:Waldemir Barreto/Agência Senado.
Período
1º de fevereiro de 2017 até atualidade
Antecessor(a)
Sucessor(a)
-
Senador pelo Ceará 
Período
1 de fevereiro de 2011 até atualidade
Período
1 de fevereiro de 1999 até 1 de fevereiro de 2011
(3 mandatos consecutivos)
Período
23 de janeiro de 2004 até 14 de julho de 2005
Presidente
Antecessor(a)
Sucessor(a)
Vida
Nascimento
Dados pessoais
Cônjuge
Mônica Paes de Andrade
Partido
MDB (1972-1981)
PMDB 
(1981-presente)
Profissão

Eunício Lopes de Oliveira (Lavras da Mangabeira, 30 de setembro de 1952)[1] é um político, agropecuarista e empresário brasileiro. Filiado ao PMDB, é Senador da República pelo Ceará e atual presidente do Senado Federal do Brasil.
Formado em Administração de Empresas e Ciências Políticas no Centro Universitário de Brasília (CEUB)[2], Eunício encontra-se filiado ao mesmo partido desde 1972, tendo o extinto Movimento Democrático Brasileiro (MDB) dado origem, em 1981, ao PMDB. Deputado federal por três mandatos entre 1999 e 2011, foi líder do seu partido na Câmara dos Deputados entre 2003 e 2004. Para compor o governo Lula, licenciou-se do mandato entre 2004 e 2005, quando foi Ministro das Comunicações[1].
Em outubro de 2010, foi eleito Senador da República pelo Ceará com 2.688.833 votos, tendo sido o candidato mais bem votado para o cargo na história do estado.
Foi citado pelo senador Delcídio do Amaral em envolvimento corrupção nos termos da delação premiada na Operação Lava Jato homologada em 15 de março de 2016 pelo Supremo Tribunal Federal (STF).[3]
Atualmente, dentre outras ações, o senador tem se dedicado a lutar contra os abusos, por parte das operadoras de telefonia e da presidência da Anatel, principalmente a fatos recentemente ocorridos relacionados a adoção de limites a banda larga fixa e móvel.[4] Foi eleito Presidente do Senado [em 01jna2017] vencendo o concorrente José Medeiros por 61 a 10 votos.

Trajetória

Filho de Otoni Lopes de Oliveira, ex-vereador de Lavras da Mangabeira, e de Discinelha Lopes de Oliveira, Eunício saiu de casa aos 12 anos de idade para estudar na capital cearense, Fortaleza. Aos 14 anos já trabalhava numa fábrica de biscoitos, onde começou como auxiliar de estoque. Em seu primeiro emprego rapidamente assumiu o cargo de gerente. [5] Sua primeira ligação no movimento estudantil ocorreu quando foi morar na Casa do Estudante do Ceará. Em seu segundo ano como morador, Eunício foi eleito presidente da instituição. [6] Antes de se dedicar a política, Eunício fez carreira como empresário[5] e agropecuarista.


Carreira política

Em 1998 iniciou na política elegendo-se presidente do PMDB-CE quando ainda não tinha mandato eletivo. No mesmo ano elegeu-se como o deputado federal mais votado do PMDB com 98 mil votos. [1] Na eleição seguinte reelegeu-se com 190 mil votos.[1] Em fevereiro de 2007 iniciou o seu terceiro mandato como deputado federal, quando foi eleito pelo Ceará, no pleito de 2006, com mais de 240 mil votos.[1]


Atuação

Eunício Oliveira em 2013.

Incluído entre os 32 parlamentares de todo o país (no total a Câmara é composta por 513 deputados) que se elegeram sozinhos, atingindo o chamado quociente eleitoral, Eunício Oliveira foi o deputado mais votado de seu partido e o segundo da coligação (PMDB, PT, PC do B e PHS) que elegeu Cid Gomes governador do Ceará e deu ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, proporcionalmente, a segunda maior votação (82%) no Estado.
No Congresso, se empenhou nas negociações de apoio político do PMDB ao governo Lula, fato que o credenciou para ocupar o cargo de Ministro das Comunicações (2004/2005) do presidente Lula. [5]
Em 2008 Eunício foi reconduzido à Presidência Estadual do PMDB-CE, quando teve seu nome indicado por unanimidade para continuar os trabalhos frente à legenda, no Biênio 2009/2010 no Estado. Ainda em 2009, foi reconduzido ao cargo de vice-líder do PMDB na Câmara dos Deputados. Aos 57 anos, Eunício Oliveira elegeu-se Senador Federal nas eleições 2010.
Na Câmara, Eunício foi relator para a área de infra-estrutura na Comissão Mista de Orçamento, levando o Governo Federal a destinar mais de R$ 90 milhões para Complexo do Castanhão, além de recursos para obras consideradas importantes em todo o Nordeste e, pelo volume de projetos de lei e participação nas comissões temáticas da Câmara. Atuou ainda como membro titular da Comissão Mista do Orçamento e presidiu em 2010 a Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática, além da Tesouraria Nacional do PMDB.
Eunício é relator da MP 285, que permitiu aos agricultores da região da Agência Nacional de Desenvolvimento do Nordeste (ADENE) renegociar dívidas que, há mais de dez anos, havia levado para os cadastros de inadimplentes os nomes desses agricultores e impediam novos empreendimentos rurais na região. Batizada como “Lei Eunício Oliveira”, a Lei 11.322, beneficiou mais de 350 mil famílias do semi-árido nordestino, principalmente no Ceará. [6]


Eleição ao Governo do Ceará

Em 29 de junho de 2014, o Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) oficializou a candidatura de Eunício Oliveira ao Governo do Ceará, tendo como vice de chapa o o ex-prefeito de Maracanaú e ex-deputado federal, Roberto Pessoa (PR). [7] No dia seguinte, o ex-governador e ex-senador Tasso Jereissati (PSDB) foi confirmado para disputar o Senado na chapa de Eunício. [8] A coligação de Eunício, denominada Ceará de Todos, foi composta por oito partidos. [9]
Eunício finalizou o primeiro turno, em 5 de outubro de 2014, com 46,41% da preferência do eleitorado, performance que lhe garantiu o segundo lugar, com 1.979.499 votos, disputando o segundo turno contra Camilo Santana (PT), que era apoiado pelo então governador Cid Gomes (PROS). Em 26 de outubro de 2014, com 2.113.940 votos (46,65%), Eunício foi derrotado no segundo turno da eleição para governador do Ceará. Após o resultado, Eunício agradeceu aos votos e desejou sorte ao governador eleito. [10]
Embora derrotado, Eunício venceu na Capital do Estado, Fortaleza, a qual teve 57,17% dos votos contra 42,83% obtidos pelo governador eleito Camilo. [11]

Vida pessoal

Eunício Oliveira é casado com Mônica Paes de Andrade, filha do ex-embaixador do Brasil em Portugal e ex-presidente da Câmara dos Deputados, Antonio Paes de Andrade, tendo quatro filhos: Rodrigo Antônio, Manuella, Maria Eduarda e Marcela. [12]

 

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MANIFESTO DO SENADOR EUNÍCIO OLIVEIRA

Democracia, participação e austeridade

Fonte: Site pessoal do Senador Eunício Oliveira; 31/01/2017


  1. Em momentos conflituosos, quando o radicalismo das ideias e o sectarismo dos posicionamentos tomam o lugar do consenso, a exaltação de valores basilares da democracia, a fé no domínio da razão sobre a força e do diálogo sobre o confronto se tornam fundamentais.
  2. O diálogo é método e ferramenta prioritária de atuação do Poder Legislativo, e apenas dessa forma a humanidade tem avançado democrática e harmoniosamente.
  3. Aprendi com os sertanejos cearenses que o exemplo deve vir de cima. Nesses tempos em que o cidadão comum desconfia da política, cabe às instituições democráticas buscar a reconciliação com a sociedade pela via de ações concretas e exemplares.
  4. O Senado Federal, caso a bancada do PMDB e a maioria dos Senadores me deem a honra e o desafio de presidi-lo, instituição política por natureza, deve reafirmar seus compromissos dia a dia com as demandas sociais. A adoção de medidas práticas pela Presidência garantirá o cumprimento desse compromisso.
  5. É dever do presidente do Senado se reunir a cada 15 dias com as lideranças das bancadas para definir as prioridades da Federação que elas representam.
  6. É preciso, também, adotar o rodízio de relatorias, respeitando a proporcionalidade das bancadas, da maior à menor, e imprimir efetividade às relatorias de plenário.
  7. O Senado conta com um extraordinário patrimônio que muitas vezes não é devidamente valorizado: o seu quadro de consultores e de assessores legislativos. É dever do seu presidente promover maior integração desse time altamente qualificado com os gabinetes dos parlamentares, os ganhos serão imediatos.
  8. Caso necessária, a retomada da salutar rotina de concursos públicos, sem a ampliação das despesas com o quadro de funcionários, irá recompor as lacunas abertas pelo grande número de servidores que se aposentaram nos últimos anos.
  9. Essa é uma meta a ser perseguida – controle, produtividade e absoluto critério nos gastos de recursos públicos.
  10. O Prêmio Gestão Pública, a ser instituído caso a minha candidatura encontre a maioria, vai possibilitar aos gestores do serviço público intercambiarem as melhores informações, experiências, soluções e disseminá-las pelo país.
  11. Vou sugerir também, a discussão de atualizações no Regulamento e no Regimento Interno do Senado, além do Regimento Comum do Congresso Nacional. Vivemos o limiar da cidadania digital, novas formas de atuação política têm surgido no bojo das imensas transformações que as tecnologias de comunicação estão gerando, e é obrigação do Parlamento acompanhar esse avanço.
  12. A população brasileira tem clamado pelo reordenamento do Estado e da economia, em continuidade à linha evolutiva que começou com a redemocratização, passou pela Constituinte, pelo Plano Real, pelo combate vitorioso à fome e agora chega à fase da estrita responsabilidade fiscal, sem a qual todas as conquistas dos últimos 30 anos poderão desmoronar.
  13. É atribuição constitucional do Senado deliberar sobre a Federação, e o marco do reordenamento do Estado será um novo contrato social amplamente debatido por todos nós com a sociedade. É preciso institucionalizar novas atribuições para a União, estados e municípios.
  14. Temos que encarar, realisticamente, novas sistemáticas tributárias e distributivas, corrigindo distorções regionais e solucionando a crise fiscal na qual mergulharam várias prefeituras e governos estaduais.
  15. A partir desse novo arranjo institucional, rediscutirmos Saúde, Educação, Segurança Pública e Defesa, Saneamento, Mobilidade Urbana e a retomada do crescimento econômico, em cenários de curto, médio e longo prazos.
  16. Cabe ao Senado também contribuir para a modernização de marcos legais, acelerando a tramitação e a consequente promulgação dos novos Código Penal, Código Comercial e Código Brasileiro de Aeronáutica, entre outros.
  17. Há no Brasil problemas estruturais que nos lançam no redemoinho da ineficiência e da improdutividade. Para retomar os investimentos e o nível de emprego, é preciso recuperar o papel do Estado como indutor do desenvolvimento, eliminando amarras, travas, gargalos.
  18. É possível, com medidas inovadoras, gerar um ambiente favorável para que a iniciativa privada se sinta ao mesmo tempo segura e desafiada a produzir e a estabelecer parcerias com o Estado.
  19. A despeito de todas as resistências, é inaceitável protelar reformas como a da Previdência, a modernização que trará a legislação trabalhista para o Século 21 e a regulamentação dos contratos terceirizados, cada vez mais comuns em um mercado de trabalho mundial, transformado pela informatização e pela automação, com a crescente predominância do setor de serviços.
  20. Não há mais tempo a perder. Já perdemos tempo demais. O grande desafio do Senado e do Congresso Nacional é traduzir e dar forma legal para a prioridade que temos hoje de salvar a economia.
  21. Mesmo que o embate se dê em clima muitas vezes contraditório e tenso, característicos de todos os Parlamentos, com uma coordenação serena e democrática, mostrar ao plenário que deve haver a compreensão de que os resultados que o Brasil precisa estão acima dos interesses de cada um.

Eunício Oliveira
Senador pelo PMDB

 




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ATIVIDADES PARLAMENTARES DO

Senador Eunício Oliveira: Atividades

Fonte: Site pessoal do Senador Eunício Oliveira; posição em 01fev2017
http://eunicio.com.br/atividades

Veja abaixo o conjunto de atividades já desenvolvidas por Eunício Oliveira no exercício do mandato parlamentar, membro de partido político, sindicalista, classista, conselheiro de entidades, missões especiais, as condecorações recebidas pelos serviços prestados ao país e algumas das palestras que participou como convidado especial:

[1] ATIVIDADES PARTIDÁRIAS
Membro da Executiva Nacional do PMDB, 1998/2000;
Primeiro-Tesoureiro da Executiva Nacional do PMDB, 1998/2000;
Presidente do Diretório Regional do PMDB 1999/2001;
Vice-Líder do Bloco PMDB/PTN, 1999;
Vice-Líder do PMDB, 1999/2000;
Vice-Líder do PMDB, 2000/2001;
Membro da Executiva Nacional do PMDB, 2000/2002;
Membro da Executiva Nacional do PMDB, 2001/2002;
Primeiro-Tesoureiro da Executiva Nacional do PMDB, 2001/2002;
Presidente do Diretório Regional do PMDB Fortaleza-CE, 2001/2003;
1º Vice Líder do PMDB, 2002/2003;
Líder Nacional do PMDB na Câmara dos Deputados, Fevereiro 2003 a Janeiro 2004
Presidente do Diretório Regional do PMDB/CE 2003/2005
Presidente do Diretório Regional do PMDB/CE 2005/2008
Ministro de Estado das Comunicações – Brasília, DF Janeiro 2004
Presidente do Diretorio Regional do PMDB Fortaleza 2008/2011
Vice Líder do PMDB, 2008/2009
Vice-Líder do PMDB 2009/2010



[2] ATIVIDADES SINDICAIS, REPRESENTATIVAS DE CLASSE E ASSOCIATIVAS
Presidente Sindicato Empresas Asseio e Conservação de Brasília – SEAC, 1983/1989;
Presidente Sindicato Segurança Privada e Transporte de Valores do Distrito Federal, DF- SINDESP, 1988 à 1991;
Primeiro-Vice-Presidente, Federação do Comércio do Distrito Federal, DF 1989;
Presidente Fundador: FENAVIST – Federação Nacional Transporte de Valores, 01/03/1989 à 31/12/1992;
Presidente Sindicato Segurança Privada e Transporte de Valores do Distrito Federal, DF- SINDESP, 1993 à 1994;
Diretor CNC
Presidente Federação do Comércio do Distrito Federal, DF 1999/2000;
CONSELHOS
Conselheiro SESC, Brasilia- DF.
Conselheiro CNC, Brasilia- DF.
Conselheiro SEBRAE, Brasilia- DF.
Conselheiro SENAC, Brasilia- DF.
Conselheiro da Agência de Desenvolvimento da Amazônia – ADA, 2004, Brasília,DF
Presidente do Conselho do Comitê de Desenvolvimento do Sistema Brasileiro de Televisão Digital – TV DIGITAL,2004, Brasília-DF
Conselheiro da Agência de Desenvolvimento do Nordeste – ADENE, 2004, Brasília,DF
Conselheiro INVESTE BRASIL – Rede Brasileira de Promoção de Investimentos, 2004, Brasília-DF
Conselheiro do Conselho Nacional de Cinema e do Audiovisual, 2004, Brasília-DF.



[3] ATIVIDADES PARLAMENTARES- CONGRESSO NACIONAL
Comissão Representativa do Congresso Nacional: Titular, 1999/2000;
Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização: Titular, 1999/2000;
Sub Relator Setorial Infra Estrutura, Comissão Mista de Orçamento: 2000
Titular do Comitê de Avaliação da receita e Despesas do Orçamento, 2000
Membro da Comissão de Avaliação de Emendas de Bancada: 2000
Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização:2001;
Comissão Representativa do Congresso Nacional: Titular, 2001/2002;
Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização: Titular, 2002
Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização: Titular, 2005
Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização: Titular, 2006
Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização: Titular, 2007
Relator da MP 285/2006, Renegociação das Dívidas dos Agricultores Rurais
Relator Setorial Aérea Temática: Integração Nacional e Meio Ambiente, Comissão Mista de Orçamento, 2007
Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização: Suplente 2009

[4] ATIVIDADES PARLAMENTARES -CÂMARA DOS DEPUTADOS:



[4.1.] COMISSÕES PERMANENTES:
Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática: 2001/2002;
Defesa do Consumidor, Meio Ambiente e Minorias: 1999;
Defesa do Consumidor, Meio Ambiente e Minorias: 2000;
Defesa do Consumidor, Meio Ambiente e Minorias: 1999;
Finanças e Tributação: 1999;
Desenvolvimento Urbano e Interior: 1999;
Desenvolvimento Urbano e Interior: 2001;
Direitos Humanos: 1999;
Finanças e Tributação: 2000;
Relações Exteriores e de Defesa Nacional : 1999 ;
Relações Exteriores e de Defesa Nacional : 2001;
Relações Exteriores e de Defesa Nacional : 2001;
Trabalho de Administração e Serviço Público:1999 e 2000;
Viação e Transporte: Titular, 1999;
Viação e Transporte: Titular, 2000;
PEC nº 136/99, Inativos: Titular, 1999;
PEC nº 203/95, Propriedade de Empresas Jornalísticas e de Radiodifusão Sonora e de Sons e Imagens: 1999/2000;
PL nº 3.846/00, Agência Nacional de Aviação Civil: Titular, 2001/2002;
Projeto em Trâmite Sistema Financeiro Nacional: Titular, 1999;
CPI: Medicamentos: Suplente, 1999/2000;
CPI: SIVAM: Titular, 2001;
Relator Sub Comissão Viação e Transporte e Inspeção Veicular, 2000;
Titular e Relator da Comissão Mista à MP 2182-18 Institui no âmbito da União, nos termos do artigo 37 inciso 21 da CF, modalidade de licitação denominada pregão; 24/08/2001
Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática: 2005;
Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática: 2006
Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática: 2007
Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática: 2008
Fiscalização Financeira e Controle: 2008
Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática: 2009

[4.2.] COMISSÕES MISTAS:
MP nº 1806-5 Dispõe sobre as operações com recursos dos fundos constitucionais de financiamento norte, nordeste e centroeste: Suplente, 25/03/1999;
MP nº 1769-55 Participação dos trabalhadores nos lucros ou resultados da empresa: Suplente, 11/03/1999;
MP nº 1756-11 Institui programa especial de financiamento para combate aos efeitos da estiagem na área de atuação da SUDENE: Titular, 11/03/1999;
MP nº 1754-15 Dispõe sobre a simplificação do arquivamento de atos nas juntas comerciais do protesto de título de dívida de micro-empresas e de empresas de pequeno porte: Titular, 11/03/1999;

[4.3.] COMISSÕES ESPECIAIS
Comissão Especial, da PEC 457/A, de 2005, do Senado Federal, Aposentadoria Compulsória



[5] CONDECORAÇÕES
Medalha Latino-Americana de Pesquisa e Integração Social, Câmara Nacional de Pesquisa e Integração Social, Assunção- Paraguai, 1992;
Medalha de Honra ao Mérito João Ludgero Sobreira- CE, 1995;
Cidadão de Alexânia- GO, 1995;
Mérito Dom Bosco, Oficial, TRT, Brasília- DF, 1995;
Medalha Boticário Ferreira, CM, Fortaleza- CE, 1995;
Medalha do Mérito ao Centenário de Morte do Escritor Carlos Gomes, Academia de Letras e Música do Brasil, Brasília- DF, 1996;
Personalidade do Ano da Ordem das Ciências, Artes, Letras e Cultura, Brasília- DF, 1996;
Cidadão de Fortaleza, CM, CE, 1997;
Título de Administrador de Sucesso, CRA, Brasília- DF, 1997;
Grande Oficial da Ordem do Mérito de Brasília, 2000;
Cidadão Honorário de Brasília- DF, 2001;
Comenda Ordem Estadual do Mérito da Renascença do Piauí, 2001;
Cidadão de Icó, CE, 2002;
Cidadão de Tauá, CE, 2002;
Cidadão de Goiania, GO, 2002;
Medalha Tiradentes – Comando Geral da PM, 2003;
Medalha Imperador Dom Pedro II – Corpo de Bombeiros DF, 2003;
Escolhido como um dos 100 Cabeças do Congresso, DIAP DF, 2003
Escolhido como um dos Dez Parlamentares mais influentes do Congresso Nacional, DIAP, DF 2003
Reconhecido como Deputado Muito Atuante, De Olho no Congresso, Folha de S. Paulo. 2003
Medalha da Ordem Alencarina do Mérito Judiciário do Trabalho – TRT, Fortaleza, CE, 2003
Medalha da Ordem do Mérito Militar – Comando Geral do Exército, DF 2004
Medalha Mérito Naval – Grupamento Fuzileiros Navais de Brasília, DF 2004
Comenda no grau de Grande-Oficial, no Corpo de Graduados Especiais da Ordem do Mérito Aeronáutico, DF 2004
Trofeú Sereia de Ouro, Fortaleza, CE, 2004
Medalha na Ordem da Defesa, no grau de Grã Cruz – Base Aérea de Brasilia, DF 2005
Trofeú TV Cidade, Fortaleza: 2008



[6] MISSÕES OFICIAIS
Representante da CNC, como Palestrante na Câmara de Comércio Latino-Americana, Miami, EUA, 1993.
Observador Parlamentar na LVIII Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) - Nova Iorque – EUA, Outubro de 2003
Integrante da Comitiva da Bolsa de Mercadorias & Futuro – BMF – nas cidades de Nova Iorque, Washington, Chicago e Miami, EUA, Outubro de 2003
Participação no Fórum das Américas; Fórum de Desenvolvimento Sustentável 2007, pela Associação das Nações Unidas Brasil e Fórum das Américas, Nova York – EUA, Abril de 2007.

[7] PALESTRAS E SEMINÁRIOS
SEMINÁRIO TV DIGITAL:O BRASIL NA REVOLUÇÃO DO SÉCULO XXI, Câmara de Comércio Americana, Rio de Janeiro, Julho de 2004
TELECOMUNICAÇÕES, UNIVERSALIZAÇÃO E O SERVIÇO DE COMUNICAÇÕES DIGITAIS - InfoBrasil 2004 - Feira de Informática, Telecomunicações, Educação e Entretenimento. Fortaleza, Maio de 2004
PERSPECTIVAS PARA AMPLIAÇÃO E MODERNIZAÇÃO DO SETOR DE TELECOMUNICAÇÕES - IV Fórum de Telecomunicações para o Sistema Financeiro, Brasília, Maio de 2004

 

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