[121] AVIAÇÃO HUB: Fortaleza, Recife e Natal disputam sede de HUB internacional de R$ 4 bilhões [da LATAM] no Nordeste - 26jun2015.
São Luís, Patrimônio Cultural Nacional e Mundial,
Maranhão. 15out2015.
AVIAÇÃO – HUBs AEROPORTUÁRIOS
Fortaleza, Recife e Natal disputam sede de HUB internacional de R$ 4 bilhões [da LATAM] no Nordeste
DESENVOLVIMENTO
O MARANHÃO NÃO PODE FICAR FORA DA DISPUTA DO HUB LATAM!!!
A importância da Região Nordeste é muito grande para o setor. O turista europeu ama o Nordeste. Alemães e ingleses, por exemplo, às vezes descem até Guarulhos para poder pegar outro voo para cidades nordestinas.
Cláudia Musa Fay
São Luís, Patrimônio Cultural Nacional e Mundial,
Maranhão. 15out2015.
[121] AVIAÇÃO HUB: Fortaleza, Recife e Natal disputam sede de HUB internacional de R$ 4 bilhões [da LATAM] no Nordeste - 26jun2015
FACEBOOK
15out2015
https://www.facebook.com/ronaldalmeida.silva.1
MARANHÃO
URGENTE. NORDESTE URGENTE.
INVESTIMENTOS
DE GRANDE PORTE EM AVIAÇÃO CIVIL E INFRAESTRUTURA AERONÁUTICA.
APORTES DE ALTA
TECNOLOGIA.
MAIS EMPREGOS DE QUALIDADE.
MAIS TURISMO.
MAIS NEGÓCIOS INTERNACIONAIS.
PROJETO
DE R$ 4 BILHÕES DA LATAM [TAM + LAN] VISA A INSTALAR HUB AEROPORTUÁRIO NO
NORDESTE.
Ø
CEARÁ, RIO GRANDE DO NORTE E PERNAMBUCO
FIRMES NA DISPUTA.
DEVEMOS INICIAR O MOVIMENTO MARANHÃO PARA SAIR DA CRISE.
MARANHÃO NÃO SE APRESENTOU ATÉ O MOMENTO!!!
Mas ainda dá tempo. Assunto para reunião de Emergência do CEMA – Conselho Empresarial do Maranhão. URGENTE, Ronald Almeida, 15out2015.
Mas ainda dá tempo. Assunto para reunião de Emergência do CEMA – Conselho Empresarial do Maranhão. URGENTE, Ronald Almeida, 15out2015.
AVIAÇÃO – HUBs – INDÚSTRIA
NOTÍCIA DA SECRETARIA DE AVIAÇÃO CIVIL
DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA.
FORTALEZA, RECIFE e NATAL disputam sede
de HUB internacional de R$ 4 bilhões [da LATAM] no Nordeste
Controladora
da Lan e TAM – LATAM – investirá R$ 4 bilhões para concentrar conexões em voos
internacionais na região que tem turismo cada vez mais forte.
Serão 14 voos diários para a Europa e 46 para a América do Sul a partir do HUB.
Serão 14 voos diários para a Europa e 46 para a América do Sul a partir do HUB.
Expectativa
é de criação de 10 mil empregos
AVIAÇÃO – HUBs AEROPORTUÁRIOS
Fortaleza, Recife e Natal disputam sede de HUB internacional de R$ 4 bilhões [da LATAM] no Nordeste
Ø
Controladora da Lan e TAM – LATAM – investirá R$ 4 bilhões para concentrar
conexões em voos internacionais na região que tem turismo cada vez mais forte.
Ø
Serão 14 voos diários para a Europa e 46 para a América
do Sul a partir do HUB.
Ø
Expectativa é de criação de 10 mil empregos
DESENVOLVIMENTO
Fonte: Secretaria Nacional da
avição; presidência da rePública
Publicado: 26/06/2015; 11h32;
Última modificação: 26/06/2015 11h32
http://www.aviacao.gov.br/noticias/2015/06/fortaleza-recife-e-natal-disputam-sede-de-HUB-internacional-no-nordeste-1
Iniciativa deve ampliar a atuação em
voos entre a América do Sul e a Europa
[VANTAGENS COMPARATIVAS]
1. Localização geográfica, infraestrutura do aeroporto e
potencial de crescimento do terminal. Esses são os principais critérios que
serão levados em conta pela Latam – controladora da brasileira TAM e chilena
Lan – para a escolha do seu futuro HUB (centro de conexões de voos) no
Nordeste.
2. A companhia vai escolher entre os aeroportos de
Fortaleza, Natal e Recife para instalação de seu HUB – aeroporto que se
caracteriza pela dimensão e atração de grande número de voos ou, também, onde
uma companhia aérea possui sede, hangares ou terminais dedicados.
3.
O
grupo já iniciou análises de viabilidade para a iniciativa que pretende ampliar
a atuação em voos entre a América do Sul e a Europa, considerando a posição geográfica
estratégica da região. Serão 14 voos
diários para a Europa e 46 para a América do Sul a partir do HUB.
4. Nessa disputa aberta, FORTALEZA entrou recentemente no
novo pacote de concessões de aeroportos. NATAL é o ponto mais próximo da
Europa. Já RECIFE sedia o aeroporto que foi eleito pelos passageiros o
melhor do Brasil no prêmio “Aeroportos +
Brasil 2015”, promovido pela Secretaria de Aviação Civil.
5. Com investimento previsto de até R$ 4 bilhões, a Latam
deve definir o início da implementação do HUB ainda neste ano. Já as operações devem iniciar em dezembro
de 2016. Há outros fatores determinantes, como custos menores e incentivos fiscais,
como redução na alíquota do ICMS sobre o querosene de avião.
6. No RIO GRANDE DO
NORTE, por exemplo, a base de cálculo do ICMS sobre o querosene de aviação
é de 17%. Há redução da alíquota para 12% e, adicionalmente, para 9% para as
empresas que criarem voos internacionais. No Ceará, a base de cálculo do ICMS
sobre o querosene é de 25%. Há redução para 12% mediante criação de rota para o
exterior e para aeronaves de 80 assentos de companhias com linhas regulares nas
regiões Norte e Nordeste. Em Pernambuco, a base de cálculo é de 25%.
TURISMO
7. O novo HUB na Região Nordeste – seja no Aeroporto
Internacional Governador Aluízio Alves/São Gonçalo do Amarante (Natal), no
Aeroporto Internacional Pinto Martins (Fortaleza) ou no Aeroporto Internacional
dos Guararapes (Recife) – oferecerá tempo bem menor de voos entre o Brasil e a
Europa, na comparação com São Paulo e Rio de Janeiro, além de distribuir melhor
as conexões e horários. A ideia é aproveitar melhor os aviões e dar mais opções
aos clientes. O aeroporto de Guarulhos, em São Paulo (SP), é o principal HUB
internacional da companhia.
8. Em 2014, mais de 62 milhões de turistas fizeram 206
milhões de viagens pelo país – 80% do turismo brasileiro é de litoral e o
Nordeste lidera entre as escolhas dos viajantes. Quatro entre cada dez
brasileiros que pretendem viajar nos próximos seis meses querem ir para o
Nordeste, segundo recente pesquisa do Ministério do Turismo. O Nordeste, por
sua vez, é o destino de 30% das viagens no Brasil e recebeu 450 mil
estrangeiros no ano passado. Nesse contexto, o programa de aviação regional da
Secretaria de Aviação Civil tem sua importância, pois vai construir ou reformar
270 aeroportos no interior do Brasil. Do total, 64 estão no Nordeste.
9. Para a professora de História da Aviação da Faculdade
de Ciências Aeronáuticas da PUC-RS, Cláudia Musa Fay, a região nordeste tem no
turismo um grande atrativo para a instalação de um HUB internacional, o que
encurtará viagens internacionais. “A importância da Região Nordeste é muito
grande para o setor. O turista europeu ama o Nordeste. Alemães e ingleses, por
exemplo, às vezes descem até Guarulhos para poder pegar outro voo para cidades
nordestinas”, analisa Claudia. Para ela, a evolução da qualidade da hotelaria
nordestina também tem melhorado. “Há alguns anos, isso era inimaginável. Os
hotéis e o turismo em geral não tinham estrutura. Um HUB impactaria bastante no
turismo”, acredita a especialista em aviação.
PROJETO
10. A presidente executiva da TAM S.A. e da TAM Linhas
Aéreas, CLAUDIA SENDER, explica que
o projeto do HUB no Nordeste ampliará a capilaridade das operações das empresas
do grupo no Brasil, na América do Sul e no mercado internacional, aumentando
principalmente os destinos atendidos na Europa. “Também reforçará a liderança
do Grupo na América Latina, incrementará a conectividade oferecida aos clientes
e otimizará a cobertura do fluxo de passageiros e de carga de/para o Brasil com
outros mercados”, afirma Claudia Sender.
11. Segundo ela, as operações do novo HUB serão realizadas
com a frota que o Grupo Latam já tem contratada. Ou seja, não será necessário
haver encomendas adicionais de aeronaves. “Serão feitos contatos com as
autoridades para viabilizar os requisitos necessários que permitirão a escolha
de uma das três capitais. Alguns fatores, como a existência de infraestrutura
adequada e a competitividade de custos, vão nortear a definição e serão
determinantes para a concretização do projeto”, aponta.
12. Os destinos a partir do HUB serão definidos ao longo do
processo de implementação. A iniciativa possibilitará tornar o Nordeste
referência geográfica de atratividade e conectividade internacional, fomentando
o desenvolvimento da região. "Acreditamos no potencial da região, por sua
posição geográfica privilegiada e vocação para o turismo. Vários países têm
explorado oportunidades semelhantes, criando destinos e gerando riqueza e
desenvolvimento, por meio da criação de HUBs, como em nações do Oriente Médio e
América Central. Em alguns casos, os HUBs foram desenvolvidos a tal ponto que
países hoje têm mais passageiros que habitantes”, comentou Sender.
INFRAERO
13. De acordo com a Infraero, que administra o aeroporto de
RECIFE, o terminal não receberá
modificações específicas para se adequar a uma eventual escolha da Latam. O
Aeroporto de Guararapes já opera, segundo a Infraero, abaixo da sua capacidade.
O terminal recebeu 7,1 milhões de embarques e desembarques em 2014 e tem
capacidade para receber 16,5 milhões de passageiros por ano.
14. Ainda segundo a Infraero, as obras previstas para o Aeroporto Internacional Pinto Martins,
em Fortaleza, estão relacionadas à ampliação da capacidade do aeroporto para
atender à demanda atual e futura, não estando relacionadas ao HUB da Latam.
15. No caso do aeroporto de Natal, que é 100% concedido
para o consórcio INFRAMÉRICA, com o
aumento do número de viagens, seria necessário aumentar o número de fingers.
Hoje, o terminal possui seis fingers com capacidade para até oito
aviões. Segundo análise do aeroporto, esse número deverá ser duplicado. O
presidente do consórcio, JOSÉ LUÍS
MENGHINI, adianta que o consórcio tem planos de ampliação para o terminal e
ressalta a possibilidade de expansão da área interna do aeroporto.
Fonte: Assessoria de
Imprensa; Secretaria de Aviação Civil [da Presidência da República]
Telefone: (61)
3311.7376
E-mail: imprensa@aviacaocivil.gov.br
Fonte: POrtal AVIÕES E MÚSICA
http://www.avioesemusicas.com/HUB-o-centro-de-logistica-de-uma-empresa-aerea.html
Acesso RAS em 15out2015
Alexandre Conrado, Piauiense, amando e pesquisando aviação comercial desde
1982, dedicando-se profissionalmente em Aeroportos e Manutenção há 14 anos. É
apaixonado por hélices, poucos jatos e música eletrônica. Consultor na ACW
Consultoria em Aviação e Hotelaria
HUB! Você sabe o que é um HUB?
1.
Pois
bem, não estou falando daquele aparelhinho onde entra um cabo ADSL e você pode
conectar 4, 8, 12, 16, enfim vários computadores utilizando a mesma conexão!
Aliás eu estou atrasado, afinal hoje temos wireless! Mas o HUB que estou
falando é o HUB aeroportuário! Muita
gente fala sobre HUBs, mas pouca gente entende do que se trata!
2.
Antigamente,
o HUB não era algo tão comum nas empresas e quando a palavra surgiu,
confundiram com aeroporto onde a empresa mantinha a grande maioria de seus
vôos! O HUB no entanto é algo mais grandioso, é uma engenharia complexa que
determina o sucesso ou fracasso de uma empresa aérea.
3.
Vamos
imaginar o seguinte cenário: As 06:00 da manhã decola um vôo de Salvador da
empresa ABC para Belo Horizonte, que pousará na capital mineira as 07:30. No
entanto na faixa de 08:30 até 10:30 a empresa ABC mantém dezenas de vôos em
Belo Horizonte, dezenas! Então o baiano que saiu de Salvador para BH, chega na
capital mineira e tem pela ABC vôos partindo para Brasília, Vitória, São Paulo,
Rio de Janeiro, Curitiba, Porto Alegre, Cuiabá, Porto Velho, Manaus! Ou seja,
um leque de oportunidades comerciais para a ABC oferecer, utilizando para tal
um vôo de SSA para BHZ. Onde fica o HUB? Em BHZ! É a partir dali que a empresa
fará todas as suas conexões.
4.
Ah,
bacana, entendi o que é um HUB! Mas quem é HUB de quem pelo Brasil? Simples,
vamos falar de Azul.
5.
A
Azul tem seu HUB principal em Campinas/Viracopos, o camarada que sai em um vôo
da Azul de Belo Horizonte para Campinas, ao chegar lá tem conexão praticamente
para toda a malha da empresa. Já a TRIP tem seu HUB principal em Belo
Horizonte/Confins, dai é possível sair por exemplo de Uberlândia em um
ATR72-500 e ao chegar em Confins e embarcar em um E-JET para Cuiabá, Goiânia, Marabá,
Belém, São Luís e Manaus de forma imediata. As grandes empresas como TAM e GOL
têm seus HUBs basicamente em São Paulo. Outro HUB interessante é o da Passaredo
que proporciona em Ribeirão Preto uma gama de conexões. Ainda existem os HUBs
secundários, a Azul por exemplo fez de Belo Horizonte um HUB secundário, assim
como a TRIP tem em Guarulhos e Cuiabá possibilidades de conexões diversas, mas
não tão abundantes quanto as presentes em VCP (Azul) e CNF (TRIP).
6.
A
fórmula do HUB fez crescer muitas empresas aéreas e posso afirmar que é uma
verdadeira célula de sobrevivência destas. É só imaginar um desmonte de VCP ou
CNF, para a Azul e TRIP e eu quero ver se o número de ambas não despenca
verticalmente.
Uma que pratica HUB de forma visível é a AVIANCA BRASIL no Aeroporto de Brasília. Posso ir além, vamos ao passado, quando a malha que a saudosa VASP praticava em GRU, SSA, REC após 2000 era a sobrevivência da companhia, tanto que até os últimos dias apesar da redução drástica de vôos, foi o que a sustentou até o triste 27 de Janeiro de 2005.
Uma que pratica HUB de forma visível é a AVIANCA BRASIL no Aeroporto de Brasília. Posso ir além, vamos ao passado, quando a malha que a saudosa VASP praticava em GRU, SSA, REC após 2000 era a sobrevivência da companhia, tanto que até os últimos dias apesar da redução drástica de vôos, foi o que a sustentou até o triste 27 de Janeiro de 2005.
7.
Qual
ponto negativo do HUB? A concentração de muitas conexões e aeronaves em solo
torna-se um desafio para qualquer equipe de aeroportos, manutenção e handling,
pois elas devem ter como compromisso número 1 a pontualidade dos seus vôos,
caso contrário o HUB torna-se uma fileira de dominós que cairá um sobre o
outro, destruindo a malha da empresa em questão de minutos.
8.
Depois
da pontualidade, ou melhor para manter a mesma, a sincronia e harmonia das
equipes têm que ser imensas, com muita entrega, profissionalismo e dedicação.
Ah e claro, o HUB, sofre com fatores externos como infraestrutura do aeroporto
e condições de tempo. Imaginem um HUB fechando por chuva ou mau tempo! Destrói
a malha da empresa naquele dia.
[Min.
Joaquim] Levy deixa transparecer preferência do Governo sobre HUB da TAM [no
Ceará]
Fonte:
Portal MERCADO & EVENTOS
Por: Rafael
Massadar; Publicado
em: 14/10 - 19:01
http://mercadoeeventos.com.br/site/noticias/view/122459/levy-deixa-escapar-que-governo-quer-levar-HUB-da-tam-para-o-ce
O ministro da
Fazenda, Joaquim Levy, falou em sessão do Congresso Nacional sobre as ações da
pasta, nesta quarta-feira (14out2015), que o Governo Federal estava operando para levar o HUB da TAM para Fortaleza
(CE). Além do Ceará, disputam o empreendimento privado os estados do Rio
Grande do Norte e Pernambuco. O estado é governado pelo petista Camilo Santana.
Na ocasião, o
ministro respondia a um questionamento do deputado Moroni Torgam, do Democratas
do Ceará. Oficialmente, a definição final da Latam sobre o estado sede do novo
centro de conexões de voos será anunciada até o mês de dezembro. O projeto da
central de distribuição de voos prevê investimentos da ordem de US$ 1 bilhão e
geração de 10 mil novos empregos.
Em seu twitter
pessoal, o ministro do Turismo, Henrique Alves, afirmou que a posição Governo
Federal é de total neutralidade. "Reafirmo que a posição do Governo é de
respeito à decisão privada e técnica da Tam. Sem interferência ou simpatias.
Vencerá a melhor proposta à Empresa", postou Alves.
Em viagem a
Brasília, nesta quarta-feira, o secretário de Turismo do Estado, Felipe
Carreras, inicialmente disse não acreditar que o ministro tenha dito tal fala e
afirmou também não acreditar na informação do ministro. “Em todo caso, cabe ao
governo Dilma responder. O colega dele, o ministro Armando Monteiro Neto (PTB)
ou o líder do governo no Senado Humberto Costa (PT).”
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