quarta-feira, 10 de maio de 2017

[417] ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA. REVISITANDO JOSÉ SARAMAGO NA TRISTE REALIDADE DO MARANHÃO. Ronald Almeida, 10mai2017.


FACEBOOK RAS 10mai2017 (nº. 2.123):

ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA.
PALÁCIOS E PALAFITAS FACE A FACE.
REVISITANDO JOSÉ SARAMAGO NA TRISTE REALIDADE DO MARANHÃO. 




FOTO 01: TRISTE REALIDADE: foto by Pedro Araujo, 08mai2017.


De um paupérrimo barraco das palafitas da margem direita na foz do Rio Anil, junto a Av. Ferreira Gullar, no bairro do São Francisco, os moradores podem olhar as janelas da residência do(a) Governador(a) do Maranhão no Palácio dos Leões e VER = imaginar o luxo e as pompas da vida palaciana, assim como perguntar-se por que os mandatários da cena maranhense nunca se preocuparam com o que olhavam à sua frente, mas nunca viam .

E VICE-VERSA: os Governadores do Maranhão que habitaram o Palácio dos Leões a partir da data de inauguração da ponte José Sarney, em 1970, puderam ver crescer até hoje (maio2017) o colar de palafitas do São Francisco, excrecência social que se mantem e que fica como um horroroso queloide (cicatriz hipertrófica) na imagem de todos os que conseguem enxergar a verdadeira realidade do Maranhão.


Foto 02: Google Earth, 10mai2017. Design by Ronald Almeida


Em 2007 tive a oportunidade de fazer a foto [nº3] de um ponto de vista inverso ao da Foto 01, (que é de autoria do incansável e respeitado fotógrafo maranhense Pedro Araújo postada no Facebook em 08mai2017 e motivou esta mensagem). 

Passaram-se 10 anos e nada mudou: gastaram-se mais de R$ 400 milhões com apenas três avenidas [(i) Ferreira Gullar – 2km, (ii) Via Expressa – 4,5 km e (iii) IV Centenário – 3,8 km] vias urbanas estas de custo altíssimo mas de tráfego rarefeito, baixíssimo carregamento e onde não há uma linha de ônibus sequer! 

Enquanto isso, nada foi feito para modificar as condições de vida dos palafitados e proteger as margens e matas ciliares do Rio Anil, hoje com sua bacia hidrográfica transformada em grande cloaca de esgotos.

FOTO 3: Palafitas da margem direita do Rio Anil, vistas da janela térrea de fundos do Palácio dos Leões, Toalete da Sala de Reuniões. Foto by Ronald Almeida, 10out2007.

TRISTE MARANHÃO: Ao longo do tempo, portanto, separam os Governadores no Palácio dos Leões e os palafitados na margem direita do Rio Anil, próximo à cabeceira da Ponte José Sarney, uma distância de apenas 950 m, (como mostra a foto do Google Earth) e mais de 47 anos de solidão.

JOSÉ SARAMAGO sempre perguntava: POR QUE?


RONALD ALMEIDA, 10mai2017.



RONALD ALMEIDA, 10mai2017.


Vista do barraco da palafita para o Palácio dos Leões, a partir do eixo da Av. Ferreira Gullar, bairro do São Francisco. Foto: Google Earth  Street View. 10mai2017.


Vista das janelas do Palácio dos Leões, acima das muralhas, ao fundo da ala residencial, com vista privilegiada para as palafitas da Av. Ferreira Gullar, bairro do São Francisco. Foto: Google Earth Street View. 10mai2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário