segunda-feira, 10 de abril de 2017

[391] COMPORT - COMPLEXO PORTUÁRIO DE SLZ-MA: GOVERNO DO MARANHÃO ASSINA TERMO DE COMPROMISSO DE INVESTIMENTOS COM A CHINESA CCCC E AS BRASILEIRAS WPR / WTORRES PARA CONSTRUÇÃO DE UM TUP - TERMINAL PORTUÁRIO DE USO PRIVADO. 10abr2017.



Ronald Almeida. São Luís, 10abr2017.
Foto aérea google Earth: 

O TUP-WPR ficará ao Sul do PORTO DO ITAQUI, na Zona Oeste da Ilha de São Luís, na região ITAQUI-BACANGA, adjacente do DISAL - Distrito Industrial de São Luís. 

Nessa zona do Município de São Luís há intenção de vários ambientalistas de se criar uma RESEX - Reserva Extrativista de mais de 16.000 hectares para manter as 12 comunidades de famílias de agricultores, pescadores e catadores de caranguejos mediante preservação ambiental permanente. 

Caso isso aconteça, impediria a utilização dessa imensa Área Retroportuária para expansão dos portos e terminais do COMPORT - Complexo Portuário de São Luís. Continuaríamos com um Porto do Itaqui nanico (com apenas 8 píers) ou eunuco, sem pátios de contêineres e sem outros terminais.

DESAFIOS URGENTES:
O COMPORT - COMPLEXO PORTUÁRIO DA REGIÃO METROPOLITANA DA ILHA DE SÃO LUÍS E O TUP-WPR / WTORRE / CCCC. O QUE FAZER??????


O COMPORT-SLZ tem potencial para se tornar um complexo portuário de importância global. É preciso um PLANO DE GERENCIAMENTO AMBIENTAL E DE CONTINGÊNCIAS PARA O GOLFĀO MARANHENSE. URGENTE.
É imprescindível também um PLANO DE GESTÃO SOCIOAMBIENTAL E SOCIOECONÔMICA - confiável, decente e competente com visão de curto, médio e longo prazo - para compensar e apoiar dignamente as famílias que estão na área de mais de 16.000 hectares na zona do retroporto do COMPORT, em especial aquelas que serão afetadas pela instalação do TUP - TERMINAL PORTUÁRIO DE USO PRIVADO DA WPR/WTORRE com financiamento dos chineses da CCCC. 
Vão investir cerca de R$ 1,8 bilhão e devem aportar ao menos 1% para custear a elaboração desses Planos, incluindo o EIA-RIMA, o que deve ser coordenado e elaborado pelas Universidades UFMA e UEMA. URGENTE!!

COM A PALAVRA O GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO, A PREFEITURA DE SÃO LUÍS, O MINISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL E FEDERAL, A OAB-MA, O IBAMA E O MMA E AS UNIVERSIDADES.

Ronald de Almeida Silva
Arquiteto Urbanista

Empresa chinesa [CCCC] assina TERMO DE COMPROMISSO de investimento para construção de Porto [TUP-WPR] em São Luís [07abr2016]

 

11H 55
http://www.ma.gov.br/agenciadenoticias/desenvolvimento/empresa-chinesa-assina-acordo-de-investimento-para-construcao-de-porto-em-sao-luis

Foto 01: Empresa chinesa assina acordo de investimento para construção de Porto em São Luís. (Foto: Divulgação)

O Maranhão deu mais um passo rumo ao desenvolvimento das suas potencialidades portuárias na noite de quinta-feira (06). Em evento realizado em São Paulo, a empresa China Communications Construction Company (CCCC) – que acaba de desembarcar no Brasil – assinou acordo de investimento para construção de um Terminal de Uso Privado (TUP), em São Luís, com a WPR, braço do Grupo WTorre. O governador FLÁVIO DINO acompanhou a solenidade e destacou os benefícios desejados ao estado com os investimentos.

Foto 02: Empresa chinesa assina acordo de investimento para construção de Porto em São Luís. (Foto: Divulgação)

O TERMO DE COMPROMISSO assinado entre as duas empresas prevê a construção de um projeto orçado em aproximadamente R$ 1,7 bilhão. A estimativa é que o TUP leve três anos para ficar pronto. As obras devem começar no segundo semestre. Entre as cargas que serão movimentadas estão a produção agrícola do Meio-Oeste do país [fertilizantes, granéis líquidos, carga geral (sobretudo celulose) e, futuramente, contêineres.
O Governo do Estado tem participado e dado todos os passos necessários para que os investimentos chineses cheguem ao Maranhão. Desde 2015, o governador Flávio Dino e o vice-governador Carlos Brandão – que também participou da solenidade de assinatura – mantém constante diálogo com representantes de todo o país sobre projetos de desenvolvimento para o estado. “Temos feito reuniões com as empresas WPR e CCCC para prestar apoio necessário para que investimentos se concretizem”, destacou o governador.
Durante a solenidade, FLÁVIO DINO ressaltou que o Maranhão está “agradecido pela materialização dessa parceria” e enalteceu que esse momento é importante nacionalmente porque mostra que “o nosso país é uma grande nação e vocacionada a realizar o bem-estar do seu povo”.

Foto 03: GOVERNADOR FLAVIO DINO assina TERMO DE COMPROMISSO de investimento para construção de Porto em São Luís. (Foto: Divulgação)

Fico feliz que o Maranhão tenha sido escolhido para sediar tão importante investimento e louvo a capacidade empreendedora da WPR. Agradeço a palavra-chave dessa parceria que é confiança. No Brasil e no nosso estado”, enfatizou o governador.
Para Carlos Brandão, um investimento com esse caráter reforça a retomada do caráter empreendedor do Estado. “Ele aumentará, substancialmente, a capacidade de escoamento do Maranhão, que já conta com terminais de uso privado e o porto público do Itaqui, relevantes na exportação de minério de ferro e grãos”, hoje em ampla expansão na prestação de serviço. E resumiu: “Voltamos a ser pauta na mesa de negociação dos grandes investidores porque estamos reconquistando a nossa credibilidade no mercado”.

EMPREGOS
A estimativa da WPR São Luís Gestão de Portos e Terminais é que cinco mil empregos diretos e indiretos sejam criados graças ao novo terminal. A construção do TUP vai ampliar, também, a capacidade de escoamento da produção no Maranhão.
O vice-presidente da CCCC, SUN ZIYU, destacou os investimentos que serão feitos no Maranhão como a primeira ação da empresa no Brasil, e realçou que quer “participar do desenvolvimento socioeconômico regional e fornecer excelentes serviços para o Governo”. O embaixador da República Popular da China no Brasil, LI JINZHANG, também enalteceu os investimentos do seu país de origem nacionalmente, como vetor de crescimento nacional.
O secretário de Estado de Indústria e Comércio, SIMPLÍCIO ARAÚJO, participou da solenidade de assinatura e disse que o investimento é importante para o momento atual de crise econômica no Maranhão e para o futuro da região no corredor Centro-Norte. “Traz para o nosso estado a perspectiva entrada e saída de cargas gerais potencializando a nossa valiosa área portuária”, finalizou.

Foto 04: Empresa chinesa assina acordo de investimento para construção de Porto em São Luís. (Foto: Divulgação)

Ø A estimativa da WPR São Luís Gestão de Portos e Terminais é que 5.000 empregos diretos e indiretos sejam criados graças ao novo terminal.


Ø Empresas envolvidas: CCCCSA; CCCCLC; CONCREMAT; WPR; WTorre;

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