Ronald Almeida. São Luís, 10abr2017.
Foto aérea google Earth:
O TUP-WPR ficará ao Sul do PORTO DO ITAQUI, na Zona Oeste da Ilha de São Luís, na região ITAQUI-BACANGA, adjacente do DISAL - Distrito Industrial de São Luís.
Nessa zona do Município de São Luís há intenção de vários ambientalistas de se criar uma RESEX - Reserva Extrativista de mais de 16.000 hectares para manter as 12 comunidades de famílias de agricultores, pescadores e catadores de caranguejos mediante preservação ambiental permanente.
Caso isso aconteça, impediria a utilização dessa imensa Área Retroportuária para expansão dos portos e terminais do COMPORT - Complexo Portuário de São Luís. Continuaríamos com um Porto do Itaqui nanico (com apenas 8 píers) ou eunuco, sem pátios de contêineres e sem outros terminais.
DESAFIOS URGENTES:
O COMPORT - COMPLEXO PORTUÁRIO DA REGIÃO
METROPOLITANA DA ILHA DE SÃO LUÍS E O TUP-WPR / WTORRE / CCCC. O QUE FAZER??????
O COMPORT-SLZ tem potencial para se tornar um complexo
portuário de importância global. É preciso um PLANO DE GERENCIAMENTO AMBIENTAL E
DE CONTINGÊNCIAS PARA O GOLFĀO MARANHENSE. URGENTE.
É imprescindível também um PLANO DE GESTÃO
SOCIOAMBIENTAL E SOCIOECONÔMICA - confiável, decente e competente com visão de curto,
médio e longo prazo - para compensar e apoiar dignamente as famílias que estão
na área de mais de 16.000 hectares na zona do retroporto do COMPORT, em
especial aquelas que serão afetadas pela instalação do TUP - TERMINAL PORTUÁRIO
DE USO PRIVADO DA WPR/WTORRE com financiamento dos chineses da CCCC.
Vão
investir cerca de R$ 1,8 bilhão e devem aportar ao menos 1% para custear a
elaboração desses Planos, incluindo o EIA-RIMA, o que deve ser coordenado e
elaborado pelas Universidades UFMA e UEMA. URGENTE!!
COM A PALAVRA
O GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO, A PREFEITURA DE SÃO LUÍS, O MINISTÉRIO PÚBLICO
ESTADUAL E FEDERAL, A OAB-MA, O IBAMA E O MMA E AS UNIVERSIDADES.
Ronald de Almeida Silva
Arquiteto Urbanista
Arquiteto Urbanista
Empresa chinesa [CCCC] assina
TERMO DE COMPROMISSO de
investimento para construção de Porto [TUP-WPR] em São Luís [07abr2016]
11H 55
http://www.ma.gov.br/agenciadenoticias/desenvolvimento/empresa-chinesa-assina-acordo-de-investimento-para-construcao-de-porto-em-sao-luis
O Maranhão deu mais um passo
rumo ao desenvolvimento das suas potencialidades portuárias na noite de
quinta-feira (06). Em evento realizado em São Paulo, a empresa China Communications Construction Company
(CCCC) – que acaba de desembarcar no Brasil – assinou acordo de
investimento para construção de um Terminal
de Uso Privado (TUP), em São Luís, com a WPR, braço do Grupo WTorre. O governador FLÁVIO DINO acompanhou a solenidade e destacou os benefícios
desejados ao estado com os investimentos.
O TERMO DE COMPROMISSO assinado entre as duas empresas prevê a
construção de um projeto orçado em aproximadamente R$ 1,7 bilhão. A estimativa
é que o TUP leve três anos para ficar pronto. As obras devem começar no segundo
semestre. Entre as cargas que serão movimentadas estão a produção agrícola do Meio-Oeste
do país [fertilizantes, granéis líquidos, carga geral (sobretudo celulose) e,
futuramente, contêineres.
O Governo do Estado tem
participado e dado todos os passos necessários para que os investimentos
chineses cheguem ao Maranhão. Desde 2015, o governador Flávio Dino e o
vice-governador Carlos Brandão – que também participou da solenidade de
assinatura – mantém constante diálogo com representantes de todo o país sobre
projetos de desenvolvimento para o estado. “Temos feito reuniões com as empresas
WPR e CCCC para prestar apoio
necessário para que investimentos se concretizem”, destacou o governador.
Durante a solenidade, FLÁVIO DINO ressaltou que o Maranhão
está “agradecido pela materialização dessa parceria” e enalteceu que esse
momento é importante nacionalmente porque mostra que “o nosso país é uma grande
nação e vocacionada a realizar o bem-estar do seu povo”.
“Fico feliz que o Maranhão tenha
sido escolhido para sediar tão importante investimento e louvo a capacidade
empreendedora da WPR. Agradeço a palavra-chave dessa parceria que é confiança.
No Brasil e no nosso estado”, enfatizou o governador.
Para Carlos Brandão, um
investimento com esse caráter reforça a retomada do caráter empreendedor do
Estado. “Ele aumentará, substancialmente, a capacidade de escoamento do
Maranhão, que já conta com terminais de uso privado e o porto público do
Itaqui, relevantes na exportação de minério de ferro e grãos”, hoje em
ampla expansão na prestação de serviço. E resumiu: “Voltamos a ser pauta na mesa de
negociação dos grandes investidores porque estamos reconquistando a nossa
credibilidade no mercado”.
EMPREGOS
A estimativa da WPR São Luís Gestão de Portos e Terminais
é que cinco mil empregos diretos e indiretos sejam criados graças ao novo terminal.
A construção do TUP vai ampliar,
também, a capacidade de escoamento da produção no Maranhão.
O vice-presidente da CCCC, SUN ZIYU, destacou os investimentos que serão feitos no Maranhão
como a primeira ação da empresa no Brasil, e realçou que quer “participar do
desenvolvimento socioeconômico regional e fornecer excelentes serviços para o
Governo”. O embaixador da República
Popular da China no Brasil, LI
JINZHANG, também enalteceu os investimentos do seu país de origem
nacionalmente, como vetor de crescimento nacional.
O secretário de Estado de
Indústria e Comércio, SIMPLÍCIO ARAÚJO,
participou da solenidade de assinatura e disse que o investimento é importante
para o momento atual de crise econômica no Maranhão e para o futuro da região
no corredor Centro-Norte. “Traz para o nosso estado a perspectiva entrada e
saída de cargas gerais potencializando a nossa valiosa área portuária”,
finalizou.
Ø A estimativa da WPR São Luís Gestão de Portos e Terminais é que 5.000 empregos diretos e indiretos sejam criados graças ao novo terminal.
Ø Empresas envolvidas: CCCCSA; CCCCLC; CONCREMAT; WPR; WTorre;
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