quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

[204] FUTEBOL: MINISTÉRIO DO ESPORTE via SISBRACE 2016 DÁ NOTA BAIXA AOS ESTÁDIOS MARANHENSES. Ronald Almeida, 02fev2016.



MINISTÉRIO DO ESPORTE (via SISBRACE 2016) DÁ NOTA BAIXA AOS ESTÁDIOS MARANHENSES.

São Luís, MA, 02fev2016.
Ronald de Almeida Silva
Arquiteto Urbanista FAU-UFRJ 1972 / CAU-BR A.107.150-5

Documento enviado à FMF-MA e à SEDEL-MA/GFD em 02fev2016:

PAUTA RECOMENDADA PARA REVERSÃO DAS LONGEVAS NÃO-CONFORMIDADES E PENDÊNCIAS APONTADAS NOS LAUDOS TÉCNICOS DOS ÓRGÃOS PÚBLICOS E DE ENGENHARIA & ARQUITETURA DOS ESTÁDIOS CASTELÃO, NHOZINHO SANTOS E FREI EPIFÂNIO DA ABADIA.

Foto 1: Estádio CASTELÃO-SLZ, MA. Complexo esportivo Canhoteiro, 42 hectares, bairro Outeiro da Cruz.
Foto: google 2011 (inda sem estar 100% encadeirado, com desenho Ronald Almeida

Foto 2: Estádio CASTELÃO-SLZ, MA. Foto: Ronald Almeida


Foto 3: Estádio CASTELÃO-SLZ, MA. Foto: Ronald Almeida


Foto 4: Estádio CASTELÃO-SLZ, MA. Foto: Ronald Almeida

Foto 5: Estádio CASTELÃO-SLZ, MA. Foto: Ronald Almeida

Foto 6: Estádio CASTELÃO-SLZ, MA. Foto: Ronald Almeida

Foto  7: Estádio CASTELÃO-SLZ, MA. Foto: Ronald Almeida

Foto 8: Estádio CASTELÃO-SLZ, MA. Foto: Ronald Almeida

Foto 9: Estádio CASTELÃO-SLZ, MA. Foto: Ronald Almeida

Foto 10: Estádio Municipal NHOZINHO SANTOS. SLZ, MA. Foto: Ronald Almeida
Foto 11: Estádio Municipal NHOZINHO SANTOS. SLZ, MA. Foto: Ronald Almeida

Foto 12: Estádio Municipal NHOZINHO SANTOS. SLZ, MA. Foto: Ronald Almeida

Foto 13: Estádio Municipal NHOZINHO SANTOS. SLZ, MA. Foto: Ronald Almeida

Foto 14: Estádio Municipal NHOZINHO SANTOS. SLZ, MA. Foto: Ronald Almeida


Foto 15: Estádio Municipal Frei Epifânio da Abadia, Imperatriz, MA. Foto: Ronald Almeida

Foto 16: Estádio Municipal Frei Epifânio da Abadia, Imperatriz, MA. Foto: Ronald Almeida

Foto 17: Estádio Municipal Frei Epifânio da Abadia, Imperatriz, MA. Foto: Ronald Almeida

MINISTÉRIO DO ESPORTE via SISBRACE 2016 DÁ NOTA BAIXA AOS ESTÁDIOS MARANHENSES.

São Luís, MA, 02fev2016.
Ronald de Almeida Silva
Arquiteto Urbanista FAU-UFRJ 1972 / CAU-BR A.107.150-5

Documento enviado à FMF-MA e à SEDEL-MA/GFD em 02fev2016:

PAUTA RECOMENDADA PARA REVERSÃO DAS LONGEVAS NÃO-CONFORMIDADES E PENDÊNCIAS APONTADAS NOS LAUDOS TÉCNICOS DOS ÓRGÃOS PÚBLICOS E DE ENGENHARIA & ARQUITETURA DOS ESTÁDIOS CASTELÃO, NHOZINHO SANTOS E FREI EPIFÂNIO DA ABADIA.

1)      Em 28jan2016 o Ministério do Esporte lançou a plataforma de avaliação denominada Sistema Brasileiro de Classificação de Estádios de Futebol (SISBRACE), já com o resultado das inspeções classificatórias realizadas em 155 estádios, incluindo o Estadual Castelão-SLZ, o Municipal Nhozinho Santos e o Estádio Frei Epifânio da Abadia, de Imperatriz.
2)      O documento inicial foi distribuído pelo IVIG no Seminário do Ministério do Esporte sobre Novos Laudos da Portaria ME nº 290/2015, realizado em Brasília, DF, em 22out2015, do qual participamos como representante da FMF-MA.
3)      Devido a importância do tema enviamos anexo uma síntese sobre o SIBRACE, bem como os links para acesso ao resultado da relação de Classificação de Estádios em todo o Brasil, sistema esse componente doravante do Novo MRB-LTVE - Marco Regulatório Brasileiro de Inspeção e Laudos Técnicos de Vistoria de Estádios de Futebol.
4)      Ressaltamos, também, que do novo MRB-LTVE faz parte a nova Portaria que substituiu a de nº 238/10 e que regulamenta a elaboração dos Laudos Técnicos a partir de 1º jan 2016, sendo:
Nova Portaria ME nº 290, de 27out2015. Disponível em:
http://www.esporte.gov.br/arquivos/acessoInformacao/portaria290/portariaN290.pdf
5)      As classificações obtidas pelos dois principais estádios maranhenses nos colocam em situação desvantajosa, em especial nos quesitos de (i) SEGURANÇA e (ii) ACESSIBILIDADE & CONFORTO, nos quais ambas as pontuações do Castelão, do Municipal HS e do FEA-Imperatriz ficaram abaixo da média, obtendo apenas 2 bolas em cinco possíveis.
6)      Ressalta de modo significativo a FRACA AVALIAÇÃO DO ESTÁDIO CASTELÃO (nos dois quesitos citados) em função do fato de nossa maior praça esportiva ter ficado 7 anos fechada para obras da SINFRA-MA (período de ago.2007 a 08set2012) ao custo de cerca de R$ 82 milhões a preços estáticos, sem correção.
7)      Como fizemos duas Vistoriais técnicas para Laudos Técnicos oficiais de Engenharia e Arquitetura e acompanhamos desde 2005 os problemas do Castelão, entendemos ser incongruente tantos investimentos para tão pouca pontuação, em especial no quesito SEGURANÇA.
8)      Em se tratando, doravante, de avaliação oficial do Governo Federal através do Ministério do Esporte, entendemos que tal fato, s.m.j., deva ser prioridade maior em busca de solução urgente por parte de todos os entes envolvidos direta e indiretamente na questão, inclusive a SEDEL e a SINFRA (gestora dos projetos e obras e ainda responsável civil pelo estádio), a FMF-MA e os Clubes Mandantes. Acima de tudo, fica nivelada a opinião dos Torcedores e da imprensa esportiva e da opinião pública em geral com base na avaliação do SIBRACE/ME.
9)      Da mesma forma como no tradicional Sistema de Classificação de HOTÉIS (uma a cinco estrelas), a classificação de estádios do SIBRACE vai sinalizar para potenciais Investidores e Parceiros interessados em Gestão de Arenas e Estádios uma imagem positiva ou negativa conforme a pontuação obtida.
10)  Diante do exposto e visando a colaborar nessa tarefa e sugerimos à SEDEL- Secretaria de esporte e lazer do MA que, em parceria com a SINFRA-MA e FMF-MA, adote as seguintes medidas:
(i)                 Criar o PROGRAMA + FUTEBOL + ESPORTES (similar ao + Asfalto) visando a realização de convênios com as Prefeituras responsáveis pelos estádios incluídos no CNEF - Cadastro Nacional de Estádios de Futebol  da CBF e outros que tem potencial para ser incluídos;
(ii)               Promover reuniões técnicas com a FMF-MA e os órgãos estaduais e municipais visando a definição de pautas objetivas para eliminação de todas as não-conformidades e pendências apontadas nos Laudos Técnicos da PM e do Corpo de Bombeiros relativas aos  Estádios Castelão, Municipal NS e Imperatriz;
(iii)             Promover o Levantamento Completo AS BUILT de todos os estádios maranhenses Elaborar e /ou atualizar os LAUDOS TÉCNICOS de todos esses estádios acima citados, na forma da nova Portaria ME nº 290/2015, de modo a garantir maior QUALIDADE e SEGURANÇA ao esporte maranhense e a certificação dos mesmos pelos órgãos públicos;
(iv)             Implantar o site da Transparência do Futebol Maranhense, com todas as informações técnicas, administrativas e orçamentárias sobre os Estádios.

Ronald de Almeida Silva
Arquiteto Urbanista FAU-UFRJ 1972 / CAU-BR A.107.150-5

e-mail: ronald.arquiteto@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário