sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

[207] PARQUES NACIONAIS: CIDADE DE SANTO AMARO DO MARANHÃO VAI SER SOTERRADA PELO MAR DE DUNAS DO PARQUE NACIONAL DOS GRANDES LENÇÓIS MARANHENSES - Plano de Manejo publicado em maio2004 - ICMBio - IBAMA - MMA-revisão sem data

Compilação e edição: Ronald de Almeida Silva
Arquiteto Urbanista CAU-BR A.107.150-5 [FAU-UFRJ 1972]

CIDADE DE SANTO AMARO DO MARANHÃO VAI SER SOTERRADA PELO MAR DE DUNAS DO PARQUE NACIONAL DOS GRANDES LENÇÓIS MARANHENSES 


Apresentação: (12fev2016) 
A sede (cidade) do Município de Santo Amaro está na direção dos ventos dominantes que sopram na direção Nordeste e empurram as imensas dunas dos Grandes Lençóis Maranhenses na direção do núcleo urbano, a sudoeste. 
Os moradores antigos confirmam essa hipótese: a Santo Amaro velha, instalada mais a Nordeste como núcleo original do povoamento desse território, já foi soterrada nas décadas de 1940-50 (a confirmar período), obrigando os moradores a encontrar um novo sítio onde supunham que as dunas não os alcançariam.
O local escolhido sem orientação científica, não foi o mais feliz. Apesar da distância considerável das dunas de então, hoje o mar de areia já avança sobre as fímbrias da pequena área urbana do município e o bairro de Mandacaru já começa a sentir os efeitos do soterramento diuturno e interminável do movimento das dunas por sobre a vegetação lindeira. 
A foto aérea de satélite do Google Earth abaixo editada, revela essa proximidade e o provável soterramento da Santo Amaro nova, apesar de seus vários encantos e singelezas ambientais que a fazem ainda uma jóia de pequena cidade, amena e pacata.
O presente documento é apenas uma primeira abordagem preliminar sobre essa grave situação. Tendo visitado Santo Amaro pela quinta vez desde março 2015, verificamos que nenhuma ação consistente por parte dos poderes públicos (federal, estadual e municipal) foi adotada até a presente data (fev.2016); seja em forma de um Plano de Contingência ou de um programa de esclarecimentos e alertas oficiais tem sido efetivado para orientar a população, visitantes e potenciais investidores.
Propomos que se dê início a um debate permanente, a partir de avaliação científica e tecnológica da movimentação das dunas e do sistema de ventos, por parte dos órgãos ambientais federais, em especial do ICMBio e do IBAMA, órgãos do Ministério do Meio Ambienta e da Amazônia, responsáveis pelo PARNA.
O Governo do Estado e a Assembleia Legislativa do Maranhão tem grande responsabilidade solidária e direta sobre todos os assuntos relacionados à segurança da população santoamarense. 
As universidades e institutos públicos de educação superior também devem ser mobilizadas - UEMA, UFMA e IFMA - de forma eficaz e permanente, pois se trata de um programa de monitoramento ambiental de longo prazo, de pelo menos 20 anos.
Agradecemos o interesse e solicitamos informações sobre o tema em questão.
Ronald de Almeida Silva
Arquiteto Urbanista CAU-BR A.107.150-5 [FAU-UFRJ 1972]
e-mail: ronald.arquiteto@gmail.com






 

Referências sobre o
Município de Santo Amaro do Maranhão
e o
PLANO DE MANEJO DO PARNA
PARQUE NACIONAL DOS GRANDES
LENÇÓIS MARANHENSES

Criado pelo decreto federal nº 86.060 de 02 de junho de 1981.
Sua área é de 155 mil hectares, dos quais 90 mil são constituídos de dunas livres e lagoas interdunares. Perímetro: 270 km. Abrange três municípios maranhenses:
Barreirinhas, Santo Amaro e Primeira Cruz.
O parque está inserido no bioma Cerrado e é composto de áreas de restinga, campos de dunas livres e costa oceânica.

Compilação: Ronald de Almeida Silva
Arquiteto Urbanista CAU-BR A.107.150-5

PLANOS DE MANEJO DO PARNA
Acesso RAS em 11fev2016

Nome
Baixar
Sumário
alt
Anexos

alt
Encarte 1- Informações Gerais da Unidade de Conservação
alt
Encarte 2
alt
Encarte 3- Contexto Estadual
alt
Encarte 4- Contexto Regional
alt
Encarte 5- Unidade de Conservação
alt
Encarte 5- Unidade de Conservação
alt
Encarte 5- Unidade de Conservação
alt
Encarte 6- Planejamento
alt
Encarte 6- Planejamento
alt
Encarte 6- Planejamento
alt
Encarte 6- Planejamento
alt
Bibliografia
alt




ENCARTE 1 – Informações Gerais da Unidade de Conservação Unidades da Federação que abrange: Maranhão
http://www.icmbio.gov.br/portal/images/stories/imgs-unidades-coservacao/03ENCARTE1.pdf

1.1   INTRODUÇÃO
As crescentes ameaças à biodiversidade brasileira e sua variabilidade genética apontam para uma contínua e preocupante redução desse patrimônio. Essas ameaças são observadas em quase todos os biomas brasileiros e se expressam principalmente, através do desmatamento proveniente das atividades agropecuárias, da urbanização crescente no entorno das unidades de conservação e da extração indevida de produtos da fauna e flora. A compreensão da importância da conservação e manejo de áreas naturais, bem como da integridade dos ecossistemas e de seus processos ecológicos essenciais, são instrumentos importantes para se atingir a sustentabilidade desses ambientes. O sucesso na conservação da diversidade biológica implica no estabelecimento de estratégias e ações coordenadas e harmônicas, estruturadas em um sistema de áreas protegidas, as Unidades de Conservação. Alguns ambientes se apresentam mais vulneráveis e sensíveis devido à existência de recursos limitados ou características singulares e por isto, necessitam de resoluções mais urgentes. O instrumento oficial de planejamento das Unidades de Conservação é o Plano de Manejo. O objetivo principal do Plano de Manejo de uma Unidade de Conservação é apresentar as diretrizes de gestão da área para assegurar a total proteção dos recursos naturais que nela ocorrem. Constitui um projeto dinâmico que, utilizando técnicas de planejamento ecológico, determina o zoneamento de uma unidade de conservação, caracterizando cada uma de suas zonas, propondo seu desenvolvimento físico de acordo com suas finalidades e estabelecendo diretrizes básicas para o manejo da unidade (IBAMA, 1998). As informações para a elaboração do Plano de Manejo são obtidas através da Avaliação Ecológica Rápida (AER), que constitui uma metodologia de levantamento de biodiversidade, produzindo informações integradas e espacialmente consistentes sobre distribuição de espécies e tipos de vegetação. A abordagem dessa avaliação caracteriza a biodiversidade em dois níveis de organização: nível de paisagem e nível de espécie, sendo bastante eficiente para avaliações em curto período de tempo em áreas extensas e relativamente desconhecidas (Sayre et al., 2000). O presente documento contém as diretrizes principais para o ordenamento do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, visando a conservação da diversidade biológica a longo prazo e centrando-a como eixo fundamental do processo conservacionista.

1.2 FICHA TÉCNICA DA UNIDADE DE CONSERVAÇÃO
  1. Nome da Unidade de Conservação: Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses
  2. UGR (Unidade Gestora Responsável): Representação do IBAMA no Maranhão
  3. Endereço da Sede: Av. Joaquim Soeiro, 746, Barreirinhas-MA Telefone: (98) 3491155
  4. Superfície: 155.000 hectares
  5. Perímetro: 270km
  6. Municípios que abrange e percentual abrangido pela UC: Primeira Cruz (6,89%), Santo Amaro (42,15%) e Barreirinhas (44,86%)
  7. Coordenadas Geográficas: 02o19’S a 02o45’S, 42o44’W a 43o29’W
  8. Número do Decreto e Data da Criação: Decreto no 86.060 de 02.06.1981
  9. Limites:
Ø  Limite Norte – Oceano Atlântico;
Ø  Limite Sul – Santo Amaro e Barreirinhas;
Ø  Limite Leste – Paulino Neves;
Ø  Limite Oeste – Primeira Cruz e Santo Amaro.
  1. Bioma e Ecossistemas: Mangue, Cerrado, Restinga, Dunas.

 

PARNA - PARQUE NACIONAL DOS LENÇÓIS MARANHENSES

http://www.icmbio.gov.br/parnalencoismaranhenses/index.php
Acesso RAS em 11fev2016


PARQUE NACIONAL DOS LENÇÓIS MARANHENSES

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é o destino perfeito para aqueles que buscam aventura segura e contemplação da natureza!
Caminhar sobre as areias brancas do maior campo de dunas do Brasil, se refrescar em lagoas de água cristalina e observar o pôr-do-sol são experiências únicas que você levará para o resto da vida. Tudo isso com a emoção de um passeio fora de estrada em veículos 4x4 especialmente adaptados para vencer o terreno arenoso e alagado da restinga dos Lençóis Maranhenses. Aqueles que preferem caminhadas longas e interação com comunidades tradicionais, podem ainda se aventurar a atravessar o campo de dunas e ter a experiência de pernoitar nos oásis do “deserto brasileiro”.
O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, localizado no litoral oriental do estado do Maranhão, é o principal destino indutor do turismo no estado. Está inserido no Cerrado mas apresenta forte influência da Caatinga e da Amazônia, sendo encontradas espécies comuns destes 3 biomas.
Em seus 155 mil hectares, abriga ecossistemas diversos e frágeis, como a restinga, o manguezal, e um campo de dunas que ocupa 2/3 da área total da unidade, sendo o principal atrativo do Parque Nacional devido as lagoas interdunares que se formam no período chuvoso da região.
O PNLM está inserido em 3 municípios maranhenses, que dispõem de estrutura para recepção e condução de visitantes, Barreirinhas, Santo Amaro e Primeira Cruz. 

btn institucional
http://www.icmbio.gov.br/parnalencoismaranhenses/index.php



QUANDO IR

O litoral oriental do Maranhão possui duas estações características ao longo do ano. A chuvosa, de fevereiro a maio, e a seca, de junho a janeiro. Após a estação chuvosa o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses apresenta seu mais belo cenário, pois as lagoas interdunares estão cheias.
Conforme o período seco avança as lagoas secam pouco a pouco, chegando em novembro com o nível bem baixo. Mas é bom deixar claro, isso tudo depende do regime de chuva do ano, portanto, é sempre bom buscar informações com a administração do Parque Nacional ou com o receptivo local.
O melhor período para visitar o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses vai de maio a setembro, mas a unidade está aberta a visitação o ano inteiro, de segunda a segunda, das 08:00 às 18:00.

NÍVEL DAS LAGOAS



Após o período chuvoso no litoral oriental do Maranhão, que chega a ter 4 meses de chuvas intensas, as lagoas e rios do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses estão com o nível de água máximo, proporcionando ao visitante a oportunidade de conhecer a imagem símbolo dos Lençóis Maranhenses: lagoas multicoloridas cercadas por dunas de areia branca.
Neste período recomendamos aos visitantes que entrem no PNLM em veículo próprio que tomem cuidado nas trilhas fora de estrada pois estão alagadas. Obrigatoriamente o veículo deve possui snorkell.

Atividades recomendadas:
Ø  Recreação na água, nadar;
Ø  Contemplação de lagoas e dunas;
Ø  Caminhadas.
Período: De Maio a Agosto




Conforme a estação seca vai se firmando, as lagoas passam a secar devido a ação do sol e do vento. Neste período as lagoas não estão tão cheias mas possibilitam ainda a oportunidade de recreação na água, só que limitada. A paisagem do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses começa a mudar, as lagoas diminuem de tamanho e profundidade e aumenta a presença de algas e vegetação aquática.
No início do período chuvoso as lagoas ficam com nível médio enquanto enchem, entretanto nesta época chove forte quase que diariamente.
Atividades recomendadas:
Ø  Recreação na água limitada;
Ø  Contemplação de lagoas e dunas;
Ø  Caminhadas.
Período: Setembro a Outubro / Fevereiro a Abril

No auge do 'verão', como é chamado o período de estiagem na região que vai de Junho a Janeiro, as lagoas e rios temporários estão secos ou com o nível baixo de água. As lagoas dão lugar às pastagens e várzeas, que se formam em cima do solo úmido que era o leito da lagoa. Neste período a recreação na água é possível apenas nas lagoas perenes, como a lagoa do Peixe e a lagoa da Esperança.
Atividades recomendadas:

Recreação na água nas lagoas perenes;
Contemplação de dunas;
Caminhadas.

Período: Novembro a Janeiro
btn topo

COMO CHEGAR

As principais cidades que dão acesso ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses são BARREIRINHAS e SANTO AMARO DO MARANHÃO, mas há acesso também por Humberto de Campos e Primeira Cruz.

BARREIRINHAS – O principal acesso é pela rodovia MA-402, com asfalto em boas condições de tráfego. A cidade possui estrutura para hospedagem e alimentação e várias agências de turismo proporcionam passeios para o Parque Nacional e outros atrativos, como o passeio de lancha para a foz do Rio Preguiças e o boia-cross no rio Formiga.
Para aqueles que buscam mais aventura, outra rota de acesso é via Paulino Neves/MA, entretanto, essa via de acesso percorre trilhas, campos de dunas e praias, sendo acessível apenas em veículos 4x4 equipados com snorkel. Esse trecho faz parte da Rota das Emoções, roteiro turístico que tem início no Ceará, cruza o litoral Piauiense e termina no Maranhão. Nessa rota é possível visitar 3 unidades de conservação federais: Parque Nacional de Jericoacoara, Área de Proteção Ambiental do Delta do Parnaíba e o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.
O acesso ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses a partir de Barreirinhas começa com a travessia do rio Preguiças de balsa. Daí em diante apenas veículos com tração 4x4 equipados com snorkell seguem viagem.

SANTO AMARO – Para chegar em Santo Amaro é necessário percorrer a rodovia MA-402 [atual BR-402] até o povoado Sangue e de lá percorrer 36 km de trilhas de areia, acessíveis apenas a veículos com tração 4x4 equipados com snorkell.
A cidade possui pousadas e restaurantes e fica a menos de 2 km do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, que pode ser acessado a pé ou em veículos tracionados.

INGRESSOS

Não há cobrança de ingresso.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (98) 3349-1267, ou e-mail: pnlm@icmbio.gov.br

ATRATIVOS

Em Barreirinhas:
 Circuito da lagoa Azul - Trata-se do atrativo mais visitado da Unidade de Conservação. Após 12 Km de trilhas na restinga, o passeio segue pelo campo de dunas em uma trilha de aproximadamente 02 km. Ao longo do trajeto o visitante poderá visitar a lagoa da Preguiça, lagoa da Esmeralda, lagoa Azul e a lagoa do Peixe, a única perene e que se mantém com água ao longo de todo o ano. Este atrativo é o único onde há permissão para acesso em veículo tracionado até os limites da lagoa da Preguiça, mas apenas para visitantes com dificuldade de locomoção e mediante comunicação e obtenção de autorização junto à administração do Parque Nacional.

 Circuito da lagoa Bonita - Localizada a 15km de Barreirinhas, o atrativo apresenta grau médio de dificuldade de acesso, pois é necessário subir uma duna íngreme de cerca de 30 metros de altura. Há uma corda para auxiliar a subida. Mas o esforço é recompensado com a bela vista que se tem tanto do campo de dunas como da vegetação de restinga do Parque Nacional. Após a subida o visitante percorre algumas centenas de metros até a lagoa Bonita. Neste atrativo é possível visitar também a lagoa do Clone, batizada com este nome pois foi onde foram gravadas cenas da novela 'O Clone' da Rede Globo.

 Lagoa da esperança - Trata-se da interrupção do curso do Rio Negro provocado pelo encontro com o campo de dunas. Desta forma esta lagoa é perene e não se situa dentro do campo de dunas, mas sim na borda do mesmo. Desta forma é possível também percorrer o campo de dunas. Por ser perene esta lagoa é ideal para ser visitada durante os meses de estiagem, quando as lagoas dos outros atrativos estão secas. A lagoa da esperança faz o limite geográfico dos municípios de Barreirinhas e Santo Amaro.

 Atins - O povoado de atins fica localizado em frente a foz do rio Preguiças, fora do Parque Nacional, mas bem próximo, possibilitando facilmente a realização de caminhadas pela praia, restinga, dunas e campos. O povoado possui estrutura simples, sendo procurado por visitantes que buscam tranquilidade e um contato mais íntimo com a natureza e a comunidade local. No atins é possível praticar esportes como kite-surf, wind-surf, caiaque, stand up padlle, passeios de bicicleta, surf entre outros.

 Canto dos Lençóis - Localizado dentro do Parque Nacional, o canto dos lençóis, antigamente chamado de Canto do Atins, é um pequeno povoado formado por pescadores tradicionais. Apresenta uma bela vista do campo de dunas e é próximo a praia. O povoado não tem energia mas há restaurantes comunitários que servem comida típica e oferecem hospedagem simples. É um ótimo ponto de apoio para iniciar o trekking e cruzar o campo de dunas até o município de Santo Amaro.

 Foz do Rio Negro e lagoa Verde - O roteiro da foz do rio Negro é realizado pela praia do Parque Nacional, saindo do Atins. O encontro do rio Negro com o mar é o principal atrativo, onde o visitante pode se banhar nas pequenas cachoeiras a beira mar. Este atrativo fica disponivel apenas quando o rio Negro tem água, portanto, informe-se antecipadamente com a administração ou com o receptivo local. No circuito é possível visitar também a lagoa Verde, próxima a praia, a lagoa fica a 30 min de caminhada pelo campo de dunas, e permanece com água em boa parte do ano.

Em Santo Amaro:
 • Lagoa da Gaivota - Distante 2 km da sede de Santo Amaro é o principal atrativo no município e é considerada a mais bela paisagem do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Esta lagoa está localizada em uma área de nidificação de gaivotas, possibilitando a observação das aves. O acesso pode ser realizado por meio de caminhadas ou em veículo 4x4. No caminho ao atrativo é possível observar o lago de Santo Amaro.

 Lagoa da Betânia - Assim como a lagoa da Esperança, trata-se de um curso de rio interrompido pelo campo de dunas. O atrativo é no povoado da Betânia que oferece alguns serviços básicos. A variação das cores da água e a paisagem com o campo de dunas ao fundo, torna a visitação neste atrativo uma experiencia única.

 Lagoa das Emendadas - Acessível apenas por meio de caminhada, são várias lagoas interdunares (no interior do campo de dunas) que se ligam e chegam a somar quilômetros em extensão. Por ser um atrativo no interior do campo de dunas, permite ao visitante ter uma dimensão do tamanho dos lençóis maranhenses.

 Praia da Travosa - Localizada próxima do povoado Travosa, uma comunidade pesqueira, a praia da Travosa apresenta grande extensão possui o campo de dunas ao fundo. Em abril ocorre um campeonato de surf na praia da Travosa.

Zona Primitiva:
 Queimada dos Britos e Baixa grande - Localizadas no interior do campo de dunas do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, essas duas manchas de vegetação de restinga são verdadeiros oasis e um perfeito abrigo para pernoite para aqueles que buscam realizar o trekking de travessia do PNLM. De acordo com o zoneamento do Parque Nacional, estas regiões são a Zona Primitiva, onde a visitação só pode ocorer em níveis de mínimo impacto. Desta forma é proibido a realização de passeios turísticos ou visitar a localidade em veículos motorizados de qualquer natureza. A despeito disso, cerca de 30 famílias residem no local, sendo permitido a elas, e somente elas, o trafego em veículos motorizados por questões de salva guarda a vida e transporte de pessoas, alimentos e materiais.
É sem dúvida o melhor atrativo da unidade! As caminhadas, que chegam a durar 5 dias, são realizadas pela praia e pelas dunas, com banhos nas lagoas para refrescar. As pernoites são realizadas nas comunidades, sendo uma ótima experiência de interação com a população tradicional.
Os oásis apresentam a maior diversidade em vegetação e aves do Parque Nacional e apresentam lagoas balneáveis durante boa parte do ano, tanto no interior dos oásis como no campo de dunas.
A despeito de não ser obrigatório a contratação de Condutor de Visitantes, é altamente recomendado a contratação do serviço, principalmente pra visitantes sem experiência em cartografia e orientação em ambientes naturais. É muito fácil se perder no campo de dunas, em boa parte do caminho não há cobertura de celular e muitos lugares chegam a ficar dias sem a passagem de pessoas. Você é responsável pela sua segurança, não se aventure a realizar a travessia no Parque Nacional se não tiver certeza de ter todas as condições de segurança.
btn topo

O QUE FAZER

  • Caminhadas
  • Observação de fauna
  • Piquenique nas áreas abertas a visitação
  • Banhos nos lagos
  • Esportes náuticos
  • Passeios de bicicleta
  • Direção fora de estrada
btn topo

ORIENTAÇÕES

A portaria ICMBio nº 63 de 10 de agosto de 2010 e o PLANO DE MANEJO DO PARQUE NACIONAL DOS LENÇÓIS MARANHENSES disciplinam as principais normas de visitação. Essas normas são necessárias para garantir a segurança do visitante e dos ambientes protegidos, portanto, siga sempre as orientações dos condutores de visitantes e a sinalização. Abaixo listamos as principais informações para quem pretende visitar o Parque Nacional:

• Os serviços de transporte e condução de visitantes devem ser realizados por veículos, condutores de veículos e condutores de visitantes credenciados. Para evitar problemas, observe se o veículo está adesivado com a logomarca do Parque Nacional e número de credenciamento e se os condutores portam os crachás de identificação.
• Quem pretende visitar o Parque Nacional em veículo 4x4 próprio precisa solicitar autorização para a administração do ICMBio em Barreirinhas.
• É proibido a venda, porte e consumo de bebidas alcoólicas e drogas ilícitas no Parque Nacional.
• É proibido o trânsito de veículo motorizado sobre o campo de dunas livre.
• É proibido fazer fogueiras, ascender churrasqueiras ou fogareiro.
• É proibido entrar no Parque Nacional em quadriciclos, motos, bugres, bem como realizar enduros e/ou rallys.

Infrações a essas normas sujeitam o visitante e os prestadores de serviço a multas, de acordo com o decreto 6.514/08 e a lei de crimes ambientais (9.605/98). Ajude o ICMBio a proteger esse patrimônio nacional e promover o desenvolvimento sustentável da região, seja um visitante consciente!

Conduta Consciente

Siga sempre as orientações do Ministério do Meio Ambiente descritas no programa "CONDUTA CONSCIENTE EM AMBIENTES NATURAIS" de 1999.
  1. Planejamento é fundamental
  2. Você é responsavel pela sua segurança
  3. Traga seu lixo de volta
  4. Deixe cada coisa em seu lugar
  5. Evite fazer fogueiras
  6. Respeite os animais e as plantas
  7. Seja cortês com outros visitantes e com a população local
  8. Para colaborar ativamente na conservação de nossos parques e outras unidades de conservação, você pode:



SEGURANÇA

Antes de iniciar seu passeio no interior do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, atente-se a algumas questões fundamentais para garantir seu conforto, segurança e potencializar sua experiência de visitação:
1.       Lembre-se sempre de levar água mineral ou outros hidratantes para o passeio,
2.       Todos os veículos credenciados são obrigados a fornecer caixa térmica com gelo.
3.       Mantenha-se hidratado durante todo o passeio!
4.       O passeio tem duração média de 04 horas, portanto, leve também um pequeno lanche leve, preferencialmente frutas frescas e sanduiches.
5.       A região dos Lençóis Maranhenses fica a 02º da Linha do Equador e por isso apresenta alta incidência de raios solares durante todo o ano.
6.       Use filtro solar ou proteja-se do sol com roupas leves de cores claras e chapéu ou boné.
7.       E lembre-se: não é permitido a utilização de bronzeadores, clareadores de pelo, óleos corporais e produtos de higiene nas lagoas e rios do Parque Nacional,
8.       Colabore com a manutenção da qualidade da água das lagoas!
9.       Não há banheiros públicos nem venda de alimentos e bebidas no interior do Parque Nacional.
10.   Para sua própria segurança e dos ambientes protegidos, siga sempre as orientações do Condutor de Visitantes e da sinalização do Parque Nacional.


Rua Principal, s/nº, Povoado Cantinho - Caixa Postal 202, Barreirinhas-MA
CEP: 65590-000
(98) 33491267 (Uso interno somente - VOIP 6836)
Email: pnlm@icmbio.gov.br
·bulletANA
·bulletJBRJ
·bulletSFB


CONDUTA CONSCIENTE
Siga sempre as orientações do Ministério do Meio Ambiente descritas no programa "CONDUTA CONSCIENTE EM AMBIENTES NATURAIS" de 1999.

1.1. Entre em contato prévio com a administração da área que você vai visitar para tomar conhecimento dos regulamentos e restrições existentes.
1.2. Informe-se sobre as condições climáticas do local e consulte a previsão do tempo antes de qualquer atividade em ambientes naturais. Viaje em grupos pequenos de até 10 pessoas.
1.3. Grupos menores se harmonizam melhor com a natureza e causam menos impacto.
1.4. Evite viajar para as áreas mais populares durante feriados prolongados e férias.
1.5. Certifique-se que você possui uma forma de acondicionar seu lixo (sacos plásticos), para trazê-lo de volta.
1.6. Aprenda a diminuir a quantidade de lixo, deixando em casa as embalagens desnecessárias.
1.7. Escolha as atividades que você vai realizar na sua visita conforme o seu condicionamento físico e seu nível de experiência.

2.1. O salvamento em ambientes naturais é caro e complexo, podendo levar dias e causar grandes danos ao ambiente. Portanto, em primeiro lugar, não se arrisque sem necessidade.
2.2. Calcule o tempo total que passará viajando e deixe um roteiro da viagem com alguém de confiança, com instruções para acionar o resgate, caso necessário.
2.3. Avise à administração da área a qual você está visitando sobre: sua experiência, o tamanho do grupo, o equipamento que vocês estão levando, o roteiro e a data esperada de retorno. Estas informações facilitarão o seu resgate em caso de acidente.
2.4. Aprenda as técnicas básicas de segurança, como navegação (saiba como usar um mapa e uma bússola) e primeiros socorros.
2.5. Para tanto, procure os clubes excursionistas, escolas de escalada e cursos de idoneidade comprovada.
2.6. Tenha certeza de que você dispõe do equipamento apropriado para cada situação. Acidentes e agressões à natureza em grande parte são causados por improvisações, negligência e uso inadequado de equipamentos.
2.7. Leve sempre: lanterna, agasalho, capa de chuva, um estojo de primeiros socorros, alimento e água; mesmo em atividades com apenas um dia ou poucas horas de duração.
2.8. Caso você não tenha experiência de atividades recreativas em ambientes naturais, entre em contato com centros excursionistas, empresas de ecoturismo ou condutores de visitantes.
2.9. Visitantes inexperientes podem causar grandes impactos sem perceber e correr riscos desnecessários.
2.10.         Cuide dos locais por onde passar, das trilhas e dos locais de acampamento.
2.11.         Mantenha-se nas trilhas pré-determinadas - não use atalhos.
2.12.         Os atalhos favorecem a erosão e a destruição das raízes e plantas inteiras.
2.13.         Mantenha-se na trilha, mesmo se ela estiver molhada, lamacenta ou escorregadia. A dificuldade das trilhas faz parte do desafio de vivenciar a natureza.
2.14.         Se você contorna a parte danificada de uma trilha, o estrago se tornará maior no futuro.
2.15.         Ao montar seu acampamento, evite áreas frágeis que levarão um longo tempo para se recuperar após o impacto.
2.16.         Acampe somente em locais pré-estabelecidos, quando existirem. Acampe a pelo menos 60 metros de qualquer fonte de água.
2.17.         Não cave valetas ao redor das barracas, escolha melhor o local e use um plástico sob a barraca.
2.18.         Bons locais de acampamento são encontrados, não construídos. Não corte nem arranque a vegetação, nem remova pedras ao acampar.
2.19.         Remova todas as evidências de sua passagem. Ao percorrer uma trilha ou ao sair de uma área de acampamento certifique-se de que esses locais permaneceram como se ninguém houvesse passado por ali.
2.20.         Proteja o patrimônio natural e cultural dos locais visitados. Respeite as normas existentes e denuncie as agressões observadas.

3.1. Embalagens vazias pesam pouco e ocupam espaço mínimo na mochila. Se você pode levar uma embalagem cheia, pode trazê-la vazia na volta.
3.2. Não queime nem enterre o lixo. As embalagens podem não queimar completamente, e animais podem cavar até o lixo e espalhá-lo.
3.3. Traga todo o seu lixo de volta com você.
3.4. Utilize as instalações sanitárias que existirem.
3.5. Caso não haja instalações sanitárias (banheiros ou latrinas) na área, enterre as fezes em um buraco com 15cm de profundidade e a pelo menos 60m de qualquer fonte de água, trilhas ou locais de acampamento, e em local onde não seja necessário remover a vegetação.
3.6. Traga o papel higiênico utilizado de volta.
3.7. Não use sabão nem lave utensílios em fontes de água.

4.1. Não construa qualquer tipo de estrutura, como bancos, mesas, pontes etc.
4.2. Não quebre ou corte galhos de árvores, mesmo que estejam mortas ou tombadas, pois podem estar servindo de abrigo para aves ou outros animais.
4.3. Resista à tentação de levar lembranças para sua casa.
4.4. Deixe pedras, artefatos, flores, conchas etc. onde você os encontrou, para que outros também possam apreciá-los.
4.5. Tire apenas fotografias, deixe apenas suas pegadas, mate apenas o tempo e leve apenas suas memórias.

5.1. Fogueiras enfraquecem o solo, enfeiam os locais de acampamento e representam uma das grandes causas de incêndios florestais.
5.2. Para cozinhar, utilize um fogareiro próprio para acampamento. Os fogareiros modernos são leves e fáceis de usar. Cozinhar com um fogareiro é muito mais rápido e prático que acender uma fogueira.
5.3. Para iluminar o acampamento, utilize um lampião ou uma lanterna, em vez de uma fogueira.
5.4. Para se aquecer, tenha a roupa adequada ao clima do local que está visitando. Se você precisar de uma fogueira para se aquecer, provavelmente planejou mal sua viagem.
5.5. Se você realmente precisar acender uma fogueira, consulte previamente a administração da área que estiver visitando sobre os regulamentos existentes, e utilize locais estabelecidos.
5.6. Tenha absoluta certeza de que sua fogueira está completamente apagada antes de abandonar a área. 

6.1. Observe os animais à distância. A proximidade pode ser interpretada como uma ameaça e provocar um ataque, mesmo de pequenos animais. Além disso, animais silvestres podem transmitir doenças graves.
6.2. Não alimente os animais. Os animais podem acabar se acostumando com comida humana e passar a invadir os acampamentos em busca de alimento, danificando barracas, mochilas e outros equipamentos.
6.3. Não retire flores e plantas silvestres. Aprecie sua beleza no local, sem agredir a natureza e dando a mesma oportunidade a outros visitantes.

7.1. Ande e acampe em silêncio, preservando a tranquilidade e a sensação de harmonia que a natureza oferece. Deixe rádios e instrumentos sonoros em casa.
7.2. Trate os moradores da área com cortesia e respeito.
7.3. Mantenha as porteiras do modo que encontrou e não entre em casas e galpões sem pedir permissão. Seja educado e comporte-se como se estivesse visitando casa alheia.
7.4. Aproveite para aprender algo sobre os hábitos e a cultura do meio rural.
7.5. Prefira contratar os serviços locais de hospedagem, transporte, alimentação e outros. Desse modo, você estará colaborando para que os recursos financeiros permaneçam na comunidade.
7.6. Deixe os animais domésticos em casa, pois, além de afugentarem a fauna silvestre, podem causar problemas sérios com a introdução de doenças e outras ameaças ao ambiente natural.
7.7. Caso traga o seu animal com você, mantenha-o controlado todo o tempo. As fezes dos animais devem ser tratadas da mesma maneira que as humanas. Elas também estão sob sua responsabilidade.
7.8. Muitas áreas não permitem a entrada de animais domésticos, portanto verifique com antecedência.
7.9. Evite usar cores fortes que podem ser vistas a quilômetros e quebram a harmonia dos ambientes naturais.
7.10.         Use roupas e equipamentos de cores neutras, para evitar a poluição visual em locais muito frequentados.
7.11.         Para chamar a atenção de uma equipe de socorro em caso de emergência, tenha em sua mochila um plástico ou tecido de cor forte.
7.12.         Colabore com a educação de outros visitantes, transmitindo os princípios de mínimo impacto sempre que houver oportunidade.

8.1. Associar-se a um grupo excursionista. Os grupos excursionistas são entidades sem fins lucrativos que promovem atividades como caminhadas, montanhismo, canoagem, exploração de cavernas etc.
8.2. Nestes grupos você encontrará companhia, treinamento e orientação para a prática dessas atividades com segurança e sem agredir o meio ambiente.
8.3. Apresentar-se como voluntário. No mundo todo, o trabalho voluntário é uma tradição em parques e outras unidades de conservação. Adote esta ideia! Seja voluntário! Verifique na administração das áreas que você visita se existe algum programa de trabalho voluntário.
8.4. Denuncie agressões contra o meio ambiente aos órgãos responsáveis pela fiscalização dos parques e outras unidades de conservação.


PARQUE NACIONAL DOS LENÇÓIS MARANHENSES


O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (PNLM) foi criado em [02] de junho de 1981. Sua área é de 155 mil hectares, dos quais 90 mil são constituídos de dunas livres e lagoas interdunares, e abrange três municípios maranhenses: Barreirinhas, Santo Amaro e Primeira Cruz.
O parque está inserido no bioma Cerrado e é composto de áreas de restinga, campos de dunas livres e costa oceânica. A unidade apresenta grande beleza cênica, sendo visitada o ano inteiro por turistas de todo o mundo.



Ø  Parceiros



QUEM SOMOS
Criado pelo decreto nº 86.060 de 02 de junho de 1981. Sua área é de 155 mil hectares, dos quais 90 mil são constituídos de dunas livres e lagoas interdunares, e abrange três municípios maranhenses: Barreirinhas, Santo Amaro e Primeira Cruz.
O parque está inserido no bioma Cerrado e é composto de áreas de restinga, campos de dunas livres e costa oceânica. A unidade apresenta grande beleza cênica, sendo visitada o ano inteiro por turistas de todo o mundo.
A possibilidade de andar pelas dunas e banhar-se nas lagoas tornaram-se as principais motivações dos visitantes que procuram o parque, estimulados pela ampla divulgação dessas imagens na mídia nacional e internacional, que transformaram Lençóis em um dos pontos turísticos mais cobiçados do Brasil.

O QUE FAZEMOS
Os Parques Nacionais, conforme o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) têm como objetivo básico a preservação de ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica, possibilitando a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental, de recreação em contato com a natureza e de turismo ecológico (Lei 9.985/2000).
Considerando estes objetivos e as diretrizes estabelecidas institucionalmente pelo Ministério do Meio Ambiente e pelo ICMBio, atuamos no sentido de conciliar a proteção do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses com projetos e atividades que promovam as pesquisas científicas, a educação ambiental e a visitação pública, de forma a buscar um envolvimento cada vez maior e melhor da sociedade com as Unidades de Conservação.

CONSELHO CONSULTIVO
http://www.icmbio.gov.br/parnalencoismaranhenses/conselho-consultivo.html
Acesso RAS em 11fev2016

Atendendo ao disposto no Art. 29 da Lei nº 9985/2000, que cria o Sistema Nacional de Unidades de Conservação, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses - PNLM - deu início em 2013 à formação do Conselho Consultivo da unidade.
Formado por representantes do Poder Público e Sociedade Civil, de forma paritária, o Conselho Consultivo tem como objetivo orientar o ICMBio, órgão gestor do PNLM, sobre o ponto de vista de diferentes atores sociais quanto ao presente e futuro da Unidade de Conservação, garantindo o processo democrático, transparente e participativo na tomada de decisões.
O Conselho foi criado pela Portaria ICMBio nº 16 de 21 de fevereiro de 2014 com a seguinte composição de cadeiras:

I - DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
a) Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, sendo um titular e um suplente;
b) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - Campus Barreirinhas - IFMA/MA, sendo um titular e um suplente;
c) Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - Agência de Barreirinhas - IBGE/MA, sendo um titular e um suplente;
d) Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais - SEMA/MA, sendo um titular e um suplente;
e) Secretaria de Estado do Turismo do Maranhão - SETUR/ MA, sendo um titular e um suplente;
f) Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento de Barreirinhas/MA, sendo um titular e um suplente;
g) Secretaria Municipal de Meio Ambiente, sendo titular e Secretaria Municipal de Turismo de Barreirinhas/MA, como suplente;
h) Câmara dos Vereadores de Barreirinhas/MA, sendo um titular e um suplente;
i) Secretaria Municipal de Turismo de Santo Amaro/MA, sendo um titular e um suplente;
j) Secretaria Municipal de Agricultura de Santo Amaro/MA, sendo um titular e um suplente;
k) Secretaria Municipal da Assistência Social, sendo titular e Câmara dos Vereadores de Santo Amaro/MA, como suplente;
l) Secretaria Municipal de Agricultura de Primeira Cruz/MA, sendo um titular e um suplente;
m) Secretaria Municipal de Administração de Primeira Cruz/MA, sendo um titular e um suplente; e
n) Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Primeira Cruz/MA, sendo um titular e um suplente.

II - DA SOCIEDADE CIVIL
a) Moradores do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses no município de Barreirinhas/MA, sendo um titular e um suplente;
b) Pescadores do município de Barreirinhas/MA, sendo um titular e um suplente;
c) Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do município de Barreirinhas/MA, sendo um titular e um suplente;
d) Operadores de Turismo do município de Barreirinhas/MA, sendo um titular e um suplente;
e) Entidades de Assistência Técnica aos moradores do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, sendo um titular e um suplente;
f) Condutores de Visitantes do município de Santo Amaro/ MA, sendo um titular e um suplente;
g) Pescadores do município de Santo Amaro/MA, sendo um titular e um suplente;
h) Moradores do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses - Região das Dunas - no município de Santo Amaro/MA, sendo um titular e um suplente;
i) Moradores do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses - Região da zona rural - no município de Santo Amaro - MA, sendo um titular e um suplente;
j) Criadores de animais no município de Santo Amaro/MA, sendo um titular e um suplente;
k) Agricultores do município de Primeira Cruz/MA, sendo um titular e um suplente;
l) Pescadores do município de Primeira Cruz/MA, sendo um titular e um suplente; e
m) Moradores do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses no município de Primeira Cruz/MA, sendo um titular e um suplente.

Na Sede Nacional do ICMBio em Brasília/DF encontra-se o processo administrativo nº 02099.00031/2013-77 com todos os documentos referentes à criação do Conselho Consultivo acostados. O processo fica disponível à consulta pública.

Maiores informações podem ser obtidas através do telefone (98) 3349-1267 e e-mail pnlm@icmbio.gov.br



PARCEIROS

 

O PARQUE NACIONAL DOS LENÇÓIS MARANHENSES POSSUI IMPORTANTES PARCEIROS QUE COLABORAM NA GESTÃO E IMPLEMENTAÇÃO DA UNIDADE DE CONSERVAÇÃO.

 

ENEVA E FUNBIO - PROGRAMA ADOÇÃO DE PARQUES

    
A ENEVA e o FUNBIO - Fundo Brasileiro para a Biodiversidade - , firmaram Termo de Cooperação Técnica com o ICMBio, que marcou a parceira para apoio físico, logístico e financeiro à implementação, administração e gestão ambiental do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (PNLM).
Com  vigência de 10 anos e investimento total de [R$] 4,2 milhões, o termo possibilita que o Parque seja beneficiado com investimentos da ENEVA em infraestrutura, manutenção e aquisição de veículos terrestres e náuticos,  operacionalizados pelo FUNBIO.
Até o momento já foram doadas 2 lanchas, 4 veículos entre quadriciclos e pick-ups e  executadas reformas e manutenção de instalações do parque.
Entre as ações a serem realizadas em 2014, destaca-se a construção da sede administrativa do PNLM.

PREFEITURA MUNICIPAL DE BARREIRINHAS - TERMO DE RECIPROCIDADE

A Prefeitura Municipal de Barreirinhas assinou um Termo de Reciprocidade com o Instituto Chico Mendes, onde a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) contratou e cedeu dois auxiliares de campo para auxiliar a equipe do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Os auxiliares operam os tratores e conduzem veículos e embarcações do PNLM, além de colaborar na manutenção e limpeza dos mesmos. Em contrapartida, o PN Lençóis Maranhenses dá apoio com a frota de veículos em ações de Meio Ambiente e Cidadania da SEMMA.






DOWNLOADS E LINKS
Nesta seção você encontra arquivos do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses para download e links de interesse e acesso à formulários on-line.

Arquivo
Baixar
1.       Define critérios para credenciamento e autorização dos serviços de condução de visitantes e transporte em veículo tracionado, com fins turísticos, no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.
alt
2.       Regulamenta o uso de imagens de unidades de conservação federais, dos bens ambientais nestas incluídas e seus patrimônios, bem como a elaboração de produtos, subprodutos e serviços obtidos ou desenvolvidos a partir dos recursos naturais, biológicos, cênicos, culturais ou da exploração da imagem de unidade de conservação independentemente de fim comercial.
alt
3.       Conforme IN ICMBio nº 19/2011, deve ser preenchido, assinado e enviado via correios ou e-mail para análise e emissão de autorização para Captação e Uso de Imagens do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.
alt
4.       Formulário a ser preenchido por operadores de turismo e visitantes em veículo particular para obter autorização de transporte de visitante com necessidades especiais sobre o campo de dunas livres, exclusivamente no circuito da Lagoa Azul, até os limites da Lagoa da Preguiça, e restrito ao condutor do veículo, o visitante com necessidades especiais e um acompanhante, conforme art. 21 da Portaria 63/2010 e do Plano de Manejo do PNLM.

 

PERFIL GEOPOLÍTICO DO MUNICÍPIO DE:
SANTO AMARO DO MARANHÃO

Fonte: IBGE Cidades
http://cidades.ibge.gov.br/xtras/perfil.php?lang=&codmun=211027
Acesso RAS em 01fev2016.


Gentílico: santamarense
Histórico: Santo Amaro do Maranhão – MA
Fica criado, pela Lei Nº 6.127, de 10 de novembro de 1994, o município de Santo Amaro do Maranhão, com sede no Povoado Santo Amaro, a ser desmembrado do município de Primeira Cruz, subordinado à Comarca de Humberto de Campos.
O município de Santo Amaro do Maranhão limita-se ao:
Ø  Norte com o Oceano Atlântico; a
Ø  Leste com o município de BARREIRINHAS; a
Ø  Oeste com o município de PRIMEIRA CRUZ e ao
Ø  Sul com o município de BARREIRINHAS.
Formação Administrativa
Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Santo Amaro do Maranhão, pela lei estadual nº 6127, de 10-11-1994, desmembrado de Primeira Cruz. Sede no antigo distrito de Santo Amaro do Maranhão. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1997.
Em divisão territorial datada de 15-VII-1997, o município é constituído do distrito sede.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.
Fonte: IBGE
http://cidades.ibge.gov.br/painel/historico.php?lang=&codmun=211027&search=maranhao|santo-amaro-do-maranhao|infograficos:-historico


IBGE: BANCO DE DADOS 01FEV2016

População estimada 2015 (1)
15.375
População 2010
13.820
Área da unidade territorial (km²)
1.601,180
Densidade demográfica (hab/km²)
8,63
Código do Município
2110278
Gentílico
santamarense
Prefeito[a]
LUZIANE LOPES RODRIGUES LISBOA
Fonte: IBGE, Cidades, 01fev2016
http://cidades.ibge.gov.br/xtras/perfil.php?lang=&codmun=211027

Área da unidade territorial
1.601,180
km²
Estabelecimentos de Saúde SUS
5
estabelecimentos
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - 2010 (IDHM 2010)
0,518

Matrícula - Ensino fundamental - 2012
2.968
matrículas
Matrícula - Ensino médio - 2012
270
matrículas
Número de unidades locais
24
unidades
Pessoal ocupado total
569
pessoas
PIB per capita a preços correntes - 2013
3.566,34
reais
População residente
13.820
pessoas
População residente - Homens
7.314
pessoas
População residente - Mulheres
6.506
pessoas
População residente alfabetizada
9.412
pessoas
População residente que frequentava creche ou escola
5.838
pessoas
População residente, religião católica apostólica romana
10.742
pessoas
População residente, religião espírita
-
pessoas
População residente, religião evangélicas
1.707
pessoas
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Rural
61,17
reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Urbana
186,80
reais
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Rural
597,18
reais
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Urbana
1.191,26
reais
Fonte:IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
http://cidades.ibge.gov.br/xtras/temas.php?lang=&codmun=211027&idtema=16&search=maranhao|santo-amaro-do-maranhao|sintese-das-informacoes


 

Santo Amaro do Maranhão

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Município de Santo Amaro do Maranhão
Bandeira desconhecida
Brasão desconhecido
Fundação
Não disponível
santoamarense
Luziane[1] (PP)
(2013–2016)
Localização

Localização de Santo Amaro do Maranhão no Maranhão

Santo Amaro do Maranhão
Localização de Santo Amaro do Maranhão no Brasil
Distância até acapital
Não disponível
Características geográficas
1 601,164 km² [3]
13 821 hab. IBGE/2010[4]
8,63 hab./km²
Não disponível
Indicadores
0,512 baixo PNUD/2000 [5]
R$ 26 387,992 mil IBGE/2008[6]
R$ 2 292,81 IBGE/2008[6]
Página oficial

Santo Amaro do Maranhão é um município brasileiro do estado do Maranhão. Sua população estimada em 2014 era de 15.110 habitantes. Conforme a Lei estadual nº 269, de 31-12-1948, é criado o distrito de Santo Amaro e anexado ao município de Primeira Cruz.. Em 10 de novembro de 1994, pela Lei Nº 6.127 é criado o município de Santo Amaro do Maranhão, com sede no Povoado Santo Amaro, subordinado à Comarca de Humberto de Campos.
Santo Amaro do Maranhão limita-se ao Norte com o Oceano Atlântico; a Leste com o município de Barreirinhas; a Oeste com o município de Primeira Cruz e ao Sul com o município de Barreirinhas. Santo Amaro do Maranhão é um importante polo turístico, nos Lençóis Maranhenses. Sua estrutura de serviços é composta por pousadas, restaurantes, farmácias, agencias de receptivo e prestadores de serviços credenciados (veículos 4x4) junto ao ICMBio e a Secretaria Municipal de Turismo para operar no Parque. Possui também Agencia dos Correios/Banco do Brasil, Bradesco e CAIXA Aqui. É banhada pelo Rio Alegre, e o Lago de Santo Amaro. O acesso é através da BR 135, depois pela MA 402 e por fim por uma estrada de terra de 36 km.

 

Turismo

Santo Amaro é um dos acessos para o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (o outro é a mais conhecida cidade de Barreirinhas) e é acessível somente através de veículos 4x4, razão pela qual continua a ser uma área virgem e quase inexplorada. Apesar do quase anonimato da cidade, a maioria do território dos Lençóis faz parte do município de Santo Amaro que detém mais da metade do território incluindo inclusive as lagoas maiores. O parque é de fato dividido entre os municípios de Santo Amaro, Barreirinhas e Primeira Cruz embora essa última possua apenas uma pequena parte constituída principalmente por manguezais. O acesso a Santo Amaro é separado por 36 km de estrada de areia, uma viagem de cerca de uma hora e meia que se de um lado retardou o desenvolvimento e do afluxo de turistas, em comparação à mais famosa Barreirinhas, mais facilmente acessível, de outro lado preservou a natureza e a autenticidade do lugar. Além das lagoas aqui há de fato inúmeras trilhas que para os amantes de paisagens e natureza serão inesquecíveis.

 

Referências

1.      Ir para cima Resultado Final eleições 2012 no Maranhão. Página visitada em 13/01/2013.
2.       Ir para:a b Divisão Territorial do Brasil Divisão Territorial do Brasil e Limites Territoriais Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (1 de julho de 2008). Visitado em 11 de outubro de 2008.
3.      Ir para cima IBGE (10 out. 2002). Área territorial oficial Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Visitado em 5 dez. 2010.
4.      Ir para cima Censo Populacional 2010 Censo Populacional 2010 Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (29 de novembro de 2010). Visitado em 11 de dezembro de 2010.
5.      Ir para cima Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil Atlas do Desenvolvimento Humano Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) (2000). Visitado em 11 de outubro de 2008.
6.       Ir para:a b Produto Interno Bruto dos Municípios 2004-2008 Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Visitado em 11 dez. 2010.

 







 

NORDESTE. Maranhão
CENTRAL DE TURISMO DE SANTO AMARO DO MARANHÃO


  1. O projeto Central de Turismo de Santo Amaro do Maranhão é promovido pela Prefeitura Municipal de Santo Amaro do Maranhão e tem como responsável Jorge Augusto Santos Silva. Seu objetivo é potencializar e agregar valor aos serviços e produtos turísticos já existentes e possibilitar surgimento de outros, tendo como base uma estrutura física e logística a partir da implantação de uma Central de Turismo.
  2. Santo Amaro do Maranhão localiza-se no litoral oriental maranhense, a aproximadamente 240 km de São Luís, a capital do estado. O acesso ao município pode ser por vias terrestre, fluvial e aérea. As rodovias que partem de São Luís são todas pavimentadas, mas o trecho final do percurso, que liga o município de Sangue a Santo Amaro do Maranhão, só pode ser feito em veículos com tração nas quatro rodas. A opção fluvial, a partir do município de Humberto de Campos, com uso de pequenas embarcações de pescadores, tem duração média de três horas, dependendo do tipo de barco e do itinerário.
  3. Cerca de 40% das áreas urbanas e rurais do município fazem parte da área do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, a principal Unidade de Conservação do estado do Maranhão. Outros atrativos naturais, como o rio Alegre e os lagos Santo Amaro, Guapiriba e Travosa, que formam a maior reserva de água doce dos Lençóis Maranhenses, também podem ser visitados. O visitante poderá ter contato com vários ecossistemas, caracterizados por praias, dunas, campos, rios, lagos e lagoas, situados em meio à mata de restinga e manguezais, numa área de 155 mil hectares. É possível realizar caminhadas e cavalgadas que podem durar poucos minutos ou até alguns dias.
  4. Os principais atrativos culturais estão nas comunidades tradicionais de trabalhadores rurais, pescadores e criadores, como Rio Grande, Travosa, Bebedouro, São Francisco, Ponta Verde, Betânia, Boa Vista, Queimada Britos e Baixa Grande, entre outras. O visitante pode participar do plantio do caju e da mandioca para a produção de farinha e bolos; visitar a criação de suínos, búfalos e caprinos; assim como o extrativismo vegetal e a pesca artesanal, praticada no rio Alegre e nos lagos Santo Amaro, Guapiriba e Travosa. A atividade pesqueira tem um caráter fortemente sazonal, marcado pelo volume de água dos lagos, que transbordam na época chuvosa. No Centro de Produção Artesanal dos Lençóis que pertence à regional do Rosário, composta por 12 municípios (dentre eles, Santo Amaro), há venda de produtos artesanais e o visitante poderá participar de oficinas de cerâmica, argila e fibra de buriti. 
  5. Durante sua estada na região, o visitante terá a oportunidade de conviver com famílias das comunidades tradicionais que vivem no interior do Parque Nacional, compartilhando com eles o modo de vida e as suas atividades cotidianas da região. Todas as festas, ritos e demais manifestações culturais também estão abertos à participação.
  6. A maior parte dos meios de hospedagem é de pousadas domiciliares, que proporcionam um contato mais próximo do visitante com os moradores. Elas surgiram na década de 90, quando foram formados os primeiros condutores de turismo e implantados outros serviços receptivos de Santo Amaro do Maranhão. Também é possível encontrar restaurantes familiares, que servem comida caseira. Para o transporte aos principais atrativos naturais da região, estão disponíveis carros com tração nas quatro rodas e pequenas embarcações, ambos adaptados para o uso turístico.
  7. Emancipado em 1994, Santo Amaro conta com uma população de aproximadamente 10 mil habitantes e está na lista dos dez municípios mais pobres do Brasil, com Índice de Desenvolvimento Humano – IDH de apenas 0,512.
  8. A Prefeitura de Santo Amaro do Maranhão apóia, desenvolve e articula ações para fortalecer o Turismo de Base Comunitária, apostando na atividade para colaborar com os esforços para se superar essa situação. Dentre os parceiros mais comuns nos últimos anos merecem destaque ONGs, Instituições de Ensino Superior, órgãos como o Sebrae/MA e os governos estadual e federal.

Contatos
Prefeitura Municipal de Santo Amaro do Maranhão
Responsável: Jorge Augusto Santos Silva
Endereço: Praça do Mercado, 100 – Centro – Santo Amaro do Maranhão/MA – CEP: 65.195-000
Telefones: (98) 3369-1099 / 3369-1123
E-mail: jorgesantoamaro@yahoo.com.br

 

 

MA - 320
Sangue - Santo Amaro do Maranhão - Primeira Cruz [– Humberto de Campos: 74 km]
2.4. Rodovias de Acesso

 

EOD - EM OBRAS DE DUPLICAÇÃO
RELAÇÃO DESCRITIVA DAS RODOVIAS
SISTEMA RODOVIÁRIO DO ESTADO DO MARANHÃO
SRE - 2013

SIGLA DA RODOVIA
PONTOS DE PASSAGEM
2. Rodovias Estaduais
2.4. Rodovias de Acesso

MA - 320
Sangue - Santo Amaro [38km] SA - Primeira Cruz [36 km: Total 74km]

 

320EMA0010
[MA-320] ENT. BR - 402 (SANGUE) - SANTO AMARO DO MARANHÃO
0,00
38,00
38,00
LEN
_
_
_
_
_
320EMA0020
[MA-320] SANTO AMARO DO MARANHÃO - PRIMEIRA CRUZ
38,00
74,00
36,00
LEN
_
_
_
_
_


 

 

Os 30 municípios de menor IDHM que receberão as ações do Programa Mais IDH

 

09jan2015

http://www.domingoscosta.com.br/?p=22419

 


  1. O Comitê Gestor do Plano de Ações Mais IDH já está instalado! Uma das ações é a implantação do programa “Minha Casa, Meu Maranhão”, junto a Caixa Econômica Federal o Governo assinou contrato para a construção de 300 casas populares nos três municípios que apresentam os piores IDH do Estado.
  2. Conforme a parceria firmada com a Caixa, até março, serão iniciadas as construções de 100 unidades habitacionais em cada um dos três municípios com menor IDH, enquanto outros 27 municípios, na mesma situação, serão beneficiados com habitações até o fim do ano.
  3. Além da habitação, o comitê  também será responsável por promover as políticas públicas articuladas em setores como: combate ao analfabetismo e a precarização das escolas públicas, fornecimento de água, geração de emprego e renda e produção na agricultura familiar.
  4. As propostas do Plano de Ações Mais IDH serão coordenadas pela Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular (SEDIHPOP) e chegarão aos 30 municípios de menor Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), que precisam de atenção especial do Governo do Estado para promover mais justiça social e descentralização das riquezas.
  5. O comitê é composto pelas secretarias de Desenvolvimento Social, Articulação Política e Assuntos Federativos, Saúde, Educação, Agricultura Familiar, Trabalho e Econômica Solidária, Cidades e Desenvolvimento Urbano, Igualdade Racial, além da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) e do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc).
  6. As ações do comitê levam em consideração o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), que é formado por três dimensões: Renda, Longevidade e Educação. O índice é calculado, decenalmente, pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e a Fundação João Pinheiro (FJP).
  7. Os 30 municípios que apresentaram os piores IDHM foram: Marajá do Sena, Jenipapo dos Vieiras, Belágua, Arame, Cachoeira Grande, Humberto de Campos, Itaipava do Grajaú, Fernando Falcão, Paulino Neves, Primeira Cruz, Buriticupu, Satubinha, Santo Amaro do Maranhão, São Benedito do Rio Preto, Alto Alegre do Pindaré, Cajari, Amarante do Maranhão, Presidente Juscelino, Santa Filomena do Maranhão, Amapá do Maranhão, Pedro do Rosário, Governador Nunes Freire, Serrano do Maranhão, Conceição do Lago-Açu, Presidente Vargas, Matões do Norte, Bom Jardim, Mirador, Nina Rodrigues e Santana do Maranhão

Nenhum comentário:

Postar um comentário