sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

[219] URBANISMO E PATRIMÔNIO HISTÓRICO: 2º ENCONTRO BRASILEIRO DE CIDADES HISTÓRICAS, TURÍSTICAS E PATRIMÔNIO DA HUMANIDADE - São Luís, 24 a 27fev2016


[219]  URBANISMO E PATRIMÔNIO HISTÓRICO:
2º ENCONTRO BRASILEIRO DE CIDADES HISTÓRICAS, TURÍSTICAS E PATRIMÔNIO DA HUMANIDADE - São Luís, MA, 24 a 27fev2016


Acontece entre os dias 24 e 27 deste mês, em São Luís, 2º Encontro Brasileiro de Cidades Históricas, Turísticas e Patrimônio da Humanidade.
A abertura, dia 24, será no Teatro Artur Azevedo.

Praça dos Catraeiros, na Praia Grande. Foto: Fafá Lago

A iniciativa é consolidar propostas que tendam a transformar cenários dos sítios históricos deteriorados ou carentes de obras no país. O encontro, promovido pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e o Governo do Estado do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, em parceria com o Sebrae – MA, reunirá especialistas e gestores do país inteiro, além de representantes de cidades da América Latina, como Cartagena (Colômbia).
O objetivo do encontro é, sobretudo, aglutinar forças e interesses, a partir da interação entre gestores dos municípios que possuam sítios do Patrimônio Histórico da Humanidade, ampliando assim os horizontes de financiamentos e melhorando a gestão dos recursos.
Painéis
Durante o II Encontro, serão desenvolvidos sete painéis de debates sobre temas concernentes à preservação do patrimônio histórico; enfrentamento de problemas sociais que mais impactam na atualidade os centros históricos; implantação de políticas de melhoria da infraestrutura urbana nas áreas do patrimônio; promoção dos sítios históricos enquanto destinos turísticos; debate sobre as pautas prioritárias que tramitam no Congresso Nacional, e apresentação de propostas voltadas à sustentabilidade das cidades.
No final do encontro, será divulgada a CARTA DE SÃO LUÍS, consignada pelo prefeito Edivaldo Holanda Júnir e por representantes de instituições como CNM, IPHAN, TCU, Embratur, Caixa, Ministério do Turismo, Unicef (SL), Governo do Estado do Maranhão e de prefeituras como Sete Povos das Missões (RS) e Pomerade (SC).

 

 

Maranhão sediará Encontro das Cidades Históricas Turísticas e Patrimônio Mundial em Fevereiro [2016]

Fonte: SECTUR-MA; 07/12/2015;  20:59h


  1. O 2º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas Turísticas e Patrimônio Mundial, evento que promoverá a discussão de políticas públicas e de boas práticas relacionadas às Cidades Históricas do Brasil, acontece no período de 24 a 27 de fevereiro [2016] na capital maranhense.
  2. Com iniciativa do Governo do Estado do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado do Turismo, em parceria com a Prefeitura de São Luís e a Confederação Nacional dos Municípios (CNM), o encontro representa um importante espaço de fortalecimento das políticas públicas voltadas para as cidades patrimônio, evidenciando os centros históricos que desempenham papel importante na dinamização econômica, social, cultural e turística de uma localidade.
  3. A Secretaria de Turismo do Maranhão já iniciou uma série de reuniões com os Ministérios do Turismo e da Cultura, Iphan e Embratur para apresentar a formatação da proposta de realização do evento no Estado e capitalizar parcerias que engrandeçam as discussões no evento. “Viemos na Embratur e nos Ministérios da Cultura e do Turismo apresentar todo o potencial que São Luís tem para receber um evento desse porte. Somos a cidade com o maior acervo arquitetônico fora de Portugal e tombada pela Unesco desde 1997 como Patrimônio Mundial da Humanidade, então nada mais justo do que sediar um evento de tamanha importância”, explica a Secretária Estadual de Turismo, Delma Andrade.
  4. O Ministro da Cultura, Juca Ferreira, informou durante a reunião que o Ministério apoiará a realização do evento e que considera o momento oportuno para realizar um debate nacional sobre a gestão público privada dos centros históricos. “O processo de preservação do patrimônio perpassa por ações desse nível. Conhecemos todo o patrimônio de São Lus e ficamos felizes em contribuir para mais esta ação de salvaguarda da história da capital maranhense.”
  5. Posicionamento também adotado pela presidenta do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Jurema Machado, que garantiu a participação do órgão. “São Luís é um exemplo a ser discutido no seminário. Em novembro a cidade recebeu duas obras do PAC Cidades Históricas que são de grande importância para a preservação do patrimônio e que garantem a vitalidade deste centro histórico”.

  1. O presidente da Embratur (Empresa Brasileira de Turismo), Vinicius Lummertz, afirmou durante reunião que contou com a participação do Secretário-Adjunto de Relações com o Mercado da Setur/MA, Marcus Vinícius Campos, que o turismo vive de tradição, mas também de novidades. “São Luis está entre os destinos mais procurados do Brasil por conta das belezas naturais e do patrimônio histórico, mas é preciso criar novas ofertas turísticas para manter a competitividade de mercado. Tenho certeza que a realização do Encontro Brasileiro das Cidades Históricas Turísticas e Patrimônio Mundial vai abrir novas portas para expansão do turismo no Estado”, avalia o presidente.
  2. “Esse é mais um importante passo para a discussão da preservação de nosso acervo patrimonial e a iniciativa só reafirma as ações promovidas pelo Governo do Estado para desenvolvimento do potencial turístico do Maranhão”, completa a Secretária.
  3. Também esteve na pauta do encontro com a Embratur a exposição visual das Cidades Patrimônio Mundial do Brasil, declaradas pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura do Brasil (Unesco), que terá como diferencial workshops para operadores e agentes, todos objetivando inserir esses Municípios no catálogo de produtos para o mercado internacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário