terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

[202] FUTEBOL - ESTÁDIOS: SISBRACE 2016 - Sistema Brasileiro de Classificação de Estádios; lançado pelo Ministério do Esporte em 28jan2016.


São Luís, Patrimônio Cultural Nacional e Mundial, Maranhão



Estádio Castelão - São Luís, MA; inaugurado em 1ºmaio1982; Ficou com 40.000 lugares cadeiras (em seis setores) após reforma  estrutural e funcional no período ago.2007 - 08set2012;
Classificação SISBRACE 2016: 3 bolas

MINISTÉRIO DO ESPORTE
Novos Modelos de Laudos Técnicos para 
Estádios de Futebol
Brasília, DF, 22out2015
Nova Portaria ME nº 290, de 27out2015.
Disponível em:
http://www.esporte.gov.br/arquivos/acessoInformacao/portaria290/portariaN290.pdf
Ministério do Esporte
Estudos para Nova Portaria Normativa de LTVE – Laudos Técnicos de Vistoria de Estádios 2015



SISBRACE 2016
Sistema Brasileiro de Classificação de Estádios
INVENTÁRIO NACIONAL DE 152 ESTÁDIOS DE FUTEBOL
[acima de 10.000 lugares]
Projeto: MINISTÉRIO DO ESPORTE & IVIG/UFRJ 2013-2016



Arena Amazonas; Manaus; Estádio da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014

MARCO REGULATÓRIO BRASILEIRO DE INSPEÇÃO E LAUDOS TÉCNICOS DE VISTORIA DE ESTÁDIOS DE FUTEBOL.

BASE LEGAL: LEI DO ESTATUTO DE DEFESA DO TORCEDOR

SISTEMA BRASILEIRO DE CLASSIFICAÇÃO DE ESTÁDIOS
SISBRACE

Documento distribuído pelo IVIG no Seminário do Ministério do Esporte sobre Novos Laudos da Portaria ME nº 290/2015, realizado em Brasília, DF, em 22out2015.
Arquivo Ronald de Almeida Siva

[1] [APRESENTAÇÃO]
O Sistema Brasileiro de Classificação de Estádios de Futebol (SISBRACE) soma-se à política pública orientada a proteger os interesses e a integridade dos usuários dos estádios de futebol, contribuindo para a melhoria contínua destes equipamentos de uso público, no que concerne à Segurança, Acessibilidade e Conforto, e Vigilância Sanitária.
O SISBRACE, aqui proposto, e edificado por meio de uma parceria entre o Ministério do Esporte e o IVIG/COPPE/UFRJ [a partir de 2013], é um importante passo para auxiliar na visualização das deficiências e na proposição de melhoria contínua dos estádios de futebol brasileiros, assim como, a de enaltecer as boas práticas que sejam direcionadas ao público que frequenta estes equipamentos, em suas mais diversas formas.
O SISBRACE tem o objetivo de se tornar um instrumento reconhecido oficialmente que sirva para divulgar informações sobre as condições de atendimento ao público que os estádios oferecem. Esse sistema utiliza dados de campo oriundos de procedimentos de aquisição, armazenamento e tratamento padronizados, identificando as potencialidades dos estádios e suas aptidões às diferentes exigências de eventos locais, nacionais e internacionais. Além disso, também pode auxiliar a tomada de decisão dos gestores dos estádios para alocação prioritária de recursos.

[2] PRINCÍPIOS
O Sistema Brasileiro de Classificação dos Estádios de Futebol está fundamentado nos seguintes princípios:
1.         Cumprimento às normativas:
O SISBRACE constitui-se em uma ferramenta importante na identificação de não conformidades. O mesmo pauta-se na verificação dos dispositivos legais e normas técnicas;
2.         Coerência:
O SISBRACE deve ser coerente com os princípios de políticas públicas implementadas no país, bem como o arcabouço institucional que regulamenta o uso dos equipamentos destinados à prática do futebol;
3.         Melhoria Contínua:
Os requisitos de classificação devem ajustar-se às demandas legais, bem como àquelas advindas da dinâmica social, em que o torcedor é o protagonista das mudanças, ou seja, aquelas de origem cultural, econômica, tecnológica e social;
4.         Equipamento Social:
O futebol desempenha um papel importante na cultura brasileira, de modo que transpassa as fronteiras das ciências, integrando tanto aspectos biológicos, quanto sociais. Dessa forma, o SISBRACE concebe o estádio como um espaço de manifestações de cultura e lazer e, como tal, um equipamento social que amplia sua abrangência para além do espetáculo de uma partida de futebol.
5.         Imparcialidade:
O processo de classificação deve estar pautado em critérios previamente estabelecidos, de forma a torná-lo isento de tensionamentos e influências advindas de atores interessados no objeto de classificação;
6.         Flexibilidade:
O SISBRACE deve considerar a grande diversidade dos estádios de futebol em âmbito nacional;
7          Agregação de valor:
O SISBRACE deve conformar-se em um instrumento que adicione ao estádio valores de referência que contemplem segurança, conforto, acessibilidade, vigilância sanitária, manifestações culturais, dentre outros, de forma a contribuir para a formação de plateia, fomento à prática esportiva e integração com a comunidade;
8.         Simplicidade:
O SISBRACE deve ser expresso com clareza, em linguagem simples, acessível a todos, sem prejuízo dos objetivos a alcançar.
9.         Transparência:
O SISBRACE deve garantir que seja fornecido aos diversos atores e usuários dos estádios de futebol o acesso à informação precisa e transparente sobre a classificação dos estádios.

[3] O SISTEMA DE CLASSIFICAÇÃO

[3.1.] Requisitos Gerais
Os requisitos de classificação são divididos em Mandatórios (M), aqueles fundamentados nas normativas, e Eletivos (E), aqueles que acrescentam qualidade aos estádios.
A validade da classificação é de 24 meses. Antes do término do período de validade da classificação deve ser solicitada nova avaliação para verificar o atendimento aos requisitos da matriz de classificação. É facultada ao gestor do estádio a solicitação de uma nova avaliação de classificação quando este entender que melhorias e adequações realizadas nos estádios justificam o pedido.

[3.2] Requisitos De Classificação
Dos requisitos globais de classificação, e seguindo o preconizado no Estatuto de Defesa do Torcedor e nas Portarias ME, as áreas do conhecimento a serem abordadas são:
§  Segurança;
§  Conforto e Acessibilidade; e
§  Vigilância Sanitária.
A área de Segurança abrange os aspectos de engenharia quanto ao sistema estrutural, sistema de impermeabilização, sistema de vedação e revestimento, sistemas de esquadrias, sistema de coberturas, sistemas de instalações hidrossanitárias prediais, sistemas de instalações elétricas prediais e sistema de proteção contra descargas atmosféricas, sistema de incêndio, equipamentos e máquinas em geral. Abrange também aspectos de segurança pública e prevenção de incêndio e pânico que compõe: o planejamento de segurança, o sistema de controle de acesso de pessoas e objetos, o sistema de monitoramento, a infraestrutura para segurança dos torcedores, os espaços para atuação dos órgãos de segurança e a compatibilidade dos projetos arquitetônicos e de incêndio com a realidade do estádio.
A área de Conforto e Acessibilidade: o Conforto é um dos itens que atende ao Estatuto do Torcedor e trata de cinco principais aspectos: conforto térmico, acústico, luminotécnico, de serviços, infraestrutura e visual. Já a Acessibilidade trata de aspectos de orientação espacial, comunicação, deslocamento e uso do espaço, orientada às pessoas com deficiência (PCD), pessoas com mobilidade reduzida (PMR), obesos e idosos, no que concerne aos acessos, à circulação externa, ao estacionamento, à circulação interna horizontal e vertical, à rota acessível, às áreas de permanência e às instalações sanitárias, seguindo a NBR 9050/2004. Avalia também as condições de acessibilidade ao campo.
A área de Vigilância Sanitária avalia os aspectos correspondentes aos serviços de alimentação, infraestrutura das instalações sanitárias e aos serviços de saúde, de acordo com as normas sanitárias.
Estas áreas de classificação são caracterizadas em cinco níveis, tendo como ícones a quantidade de bolas, onde 5 bolas representa a melhor classificação. Já 1 bola representa o estádio em condições mais desfavoráveis quanto aos requisitos avaliados. A Tabela 1 apresenta a abrangência pertinente a cada nível de classificação.

Tabela 1 Faixas de classificação genéricas.






Mineirão, BH, MG; Estádio da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014 


  
Ministério do Esporte inicia visitas a estádios de futebol para classificá-los

12/07/2013 às 16h20
http://www.esporte.gov.br/ascom/noticiaDetalhe.jsp?idnoticia=10803

O Ministério do Esporte, em parceria com o Instituto Virtual Internacional de Mudanças Globais (Ivig) – ligado à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) –, iniciou, nesta semana, uma série de visitas a 152 estádios de futebol com capacidade igual ou superior a 10 mil torcedores.
A parceria com a universidade foi firmada com o objetivo de fazer um levantamento das reais condições dos estádios, ou seja, se aquilo que é apontado nos laudos existentes em termos de acesso, conforto e segurança realmente está materializado.
O Diretor Nacional de Defesa dos Direitos do Torcedor, Paulo Castilho, explica que, após esse trabalho, os estádios serão classificados em níveis. “A ideia é que o torcedor possa saber qual o nível das condições do estádio que ele está acessando para ver um jogo de futebol. O objetivo é classificar esses estádios por suas qualidades, onde serão avaliados itens como instalações elétricas, condições estruturais e de higiene, sistema contra incêndio, além de questões ligadas a segurança e acessibilidade”, aponta Castilho.
A iniciativa visa cumprir o Estatuto do Torcedor, o qual prevê acesso com segurança e conforto aos estádios. “O Ministério do Esporte está trabalhando com essas políticas estruturantes e isso será um marco em termos de levantamento das reais condições de conforto, acesso e segurança dos estádios de futebol e defesa do estatuto do torcedor”, completa Paulo Castilho.
O Ministério dará continuidade a esse projeto em 2014, ampliando as visitas para outros 300 estádios utilizados no Brasil para competições nacionais e internacionais. “Conseguindo fazer um levantamento de todos esses estádios que são utilizados no Brasil, nós teremos uma real radiografia da situação de norte a sul”, finaliza Castilho.

Leandro Galvão; Foto: Glauber Queiroz; Ascom – Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook


Ministério do Esporte vai classificar estádios de futebol de todo o país


Fonte: Portal do Planalto, com informações do Ministério do Esporte.
13/07/2013 às 08h09

BRASÍLIA - O Ministério do Esporte iniciou, nesta semana, um levantamento das reais condições dos 152 estádios de futebol brasileiros com capacidade igual ou superior a 10 mil torcedores. Realizado em parceria com o Instituto Virtual Internacional de Mudanças Globais (IVIG), ligado à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o levantamento envolverá visitas a todos os locais, onde serão verificadas, entre outros pontos, as condições de acesso, conforto e segurança.
O diretor nacional de Defesa dos Direitos do Torcedor, PAULO CASTILHO, explica que, após esse trabalho, os estádios serão classificados em níveis. “A ideia é que o torcedor possa saber qual o nível das condições do estádio que ele está acessando para ver um jogo de futebol.
O objetivo é classificar esses estádios por suas qualidades, onde serão avaliados itens como instalações elétricas, condições estruturais e de higiene, sistema contra incêndio, além de questões ligadas à segurança e à acessibilidade”, aponta Castilho.
A iniciativa visa cumprir o Estatuto do Torcedor, o qual prevê acesso com segurança e conforto aos estádios. “O Ministério do Esporte está trabalhando com essas políticas estruturantes e isso será um marco em termos de levantamento das reais condições de conforto, acesso e segurança dos estádios de futebol e defesa do estatuto do torcedor”, completa Paulo Castilho.
O ministério dará continuidade a esse projeto em 2014, ampliando as visitas para outros 300 estádios utilizados no Brasil para competições nacionais e internacionais. “Conseguindo fazer um levantamento de todos esses estádios que são utilizados no Brasil, nós teremos uma real radiografia da situação de norte a sul”, finaliza Castilho.


Maracanã [Mário Filho]; Rio; RJ; Estádio da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014




Convite do Ministério do Esporte: 1 mensagem


Dagmar Zeferino <dagmar.zeferino@esporte.gov.br>
6 de outubro de 2015 16:00
Para: "ronald.arquiteto@gmail.com" <ronald.arquiteto@gmail.com>
OFÍCIO CIRCULAR N° 16/2015/SNFDT/ME
Brasília, 05 de outubro de 2015.

Para: RONALD DE ALMEIDA SILVA; Arquiteto (CAU-BR A.107.150-5)
Sec. de Estado de Infraestrutura

Assunto: Ministério do Esporte - Estudos para Nova Portaria Normativa de LTVE – Laudos Técnicos de Vistoria de Estádios 2015

Novos Modelos de Laudos Técnicos para Estádios de Futebol
OFÍCIO CIRCULAR N° 16/2015/SNFDT/ME

Brasília, 05 de outubro de 2015.
Prezado (a) Senhor (a),
O Ministério do Esporte em cooperação com o INSTITUTO VIRTUAL INTERNACIONAL DE MUDANÇAS GLOBAIS – IVIG, DA UFRJ - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO e com a colaboração de representantes das áreas de segurança, engenharia, arquitetura, vigilância sanitária entre outras, aprimoraram os Laudos Técnicos para Estádios de Futebol, conforme art. 23 do Estatuto do Torcedor e regulamentados no Decreto nº 6.795/2009, visando oferecer mais conforto e segurança para os torcedores.
Novos procedimentos de aprimoramento do uso das arenas e dos estádios se configuram como uma etapa importante e essencial para o estabelecimento de novas diretrizes emanadas pelo Ministério do Esporte, contribuindo para o conforto, segurança e condições sanitárias e de higiene, na perspectiva de ocupação das Arenas e dos Estádios de Futebol, enquanto equipamento público.
Acreditamos que o sucesso desta nova sistemática será obtido se conseguirmos envolver e motivar os principais atores do setor. É uma oportunidade para fortalecermos a segurança dos torcedores no Brasil e consolidar uma política de desenvolvimento do Futebol para o país.
Para que consigamos manter niveladas e atualizadas as mudanças realizadas nos Laudos Técnicos e compartilhar informações sobre a segurança nos Estádios de Futebol, o Ministério do Esporte apresentará os Novos Modelos de Laudos Técnicos para Estádios de Futebol, no dia 22 de outubro de 2015, em Brasília, de acordo com a programação anexa, para todos os parceiros interessados e atores envolvidos.
Na oportunidade, o Ministro do Esporte, George Hilton, assinará portaria que consolida os requisitos mínimos a serem contemplados nos laudos técnicos previstos no Decreto 6.795/2009, em substituição a Portaria nº 238/2010.
Diante do exposto, temos a honra de convidar Vossa Senhoria para participar deste evento e contribuir para disseminação dos Novos Modelos de Laudos Técnicos para Estádios de Futebol.
Atenciosamente,

Local: Hotel BRASÍLIA Palace; Endereço: SHTN, Trecho 1, Lote 1, Brasília/DF



PROGRAMAÇÃO: 22/10/2015 (quinta-feira)

08h00 às 8h30 – Credenciamento

08h30 às 9h00 – CAFÉ DE BOAS VINDAS

9h00 às 9h30 – Abertura
Ministro do Estado do Esporte GEORGE HILTON.
Secretário Nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor, ROGÉRIO HAMAM.
Procurador Geral do Ministério Público da Paraíba, VALBERTO COSME DE LIRA.
Presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia – CONFEA, JOSÉ TADEU DA SILVA.

9h30 às 9h40 – Assinatura
Ministro do Estado do Esporte GEORGE HILTON
Ato de assinatura da portaria que consolida os requisitos mínimos a serem contemplados nos laudos técnicos previstos no Decreto 6.795/2009, em substituição a Portaria nº 238/2010.

9h40 às 12h30 – Apresentação “Novos Modelos de Laudos Técnicos para Estádios de Futebol
Doutor NEILTON FIDELIS da Universidade Federal do Rio de Janeiro
  1. Laudo de Segurança
  2. Laudo de Vistoria de Engenharia, Acessibilidade e Conforto.
  3. Laudo de Prevenção e Combate de Incêndio e Pânico.
  4. Laudo de Condições Sanitárias e de Higiene

12h30 às 14h30 – Almoço

14h30 às 15h30 –
Apresentação “Sistema Brasileiro de Classificação dos Estádios de Futebol - SISBRACE
Doutor NEILTON FIDELIS e Doutora SYLVIA ROLA da Universidade Federal do Rio de Janeiro

15h30 às 16h30 – Apresentação “Guia de procedimentos de segurança para eventos em Estádios de Futebol e Arenas Multiuso
Diretor do Departamento de Defesa dos Direitos do Torcedor, SOSTENES MARCHEZINE e Diretor de Competições da CBF, MANOEL MEDEIROS FLORES JÚNIOR

16h30 às 17h00 – Encerramento
17h00 as 17h30 – Confraternização
RSVP ATÉ 16/10/15: snfdt@esporte.gov.br



Relatório do Seminário ME 22.out.2015
Programa ESTÁDIO +
Novos Modelos de Laudos Técnicos para Estádios de Futebol

Brasilia, 22out2015
ABERTURA 09.38h
MESA:

ROGÉRIO HAMAM – ME-SNE-DDT10:02 -
Agradecimentos e cumprimentos gerais.
Destacou papel Ivan Mello. Menconou PROFUT. Mais de 700 estádios. Parceria com IVIG 2013. Convênio com CONFEA/CREAs. Lançamento novos LTVE, SISBRACE.

VALBERTO COSME DE LIRA –PG-MP-PB 9.55 – 10.00 h
Cumprimentos. Idade nos torna Contador de história. Dom Helder Câmara. Anos 60. Cearense. Frase: Sonho sozinho é só um sonho. Sonho compartilhado se torna realidade. Aprimoramento deve ser constante. Primeiro protocolo 2009 CNPG-ME e CBF. A sociedade está ansiosa por esse trabalho.

MARCOS FREITAS – IVIG
Cumprimentos; dois anos longos de trabalho equipe IVIG-COPPE; Neilton, Sylvia Rola, 150 estádios visitados; Mario Moraes, Marina Padilha, Thiago Mota; Renata Gomes, Fabiano Costa SEG, Jorge da Silva; George Ferreira; ressaltou o trabalho do IVAN MELLO – ME. TRABALHO 1.0 para dar início ao novo processo.

WILSON LANG [CONFEA]; representando o Presidente José Tadeu da Silva 09.40-09.47
Cumprimentos; importância do evento para as categorias
Genese LTVE: em SP estadio Morumbi c. 15 anos atrás.
Trabalho não é perfeito, pois é feito por humanos, mas existe compromisso de se fazer um permanente aperfeiçoamento.

ASSINATURA TERMO 10.10h

Apresentação IVIG-COPPE by Dr.NEILTON FIDELIS [coordenador geral, bom apresentador]  E SYLVIA ROLA.
Referencia de pesquisa argentina sobre utilizacao de equipamentos publicos.
PPT 10.16h
TERMO DE COOPERAÇÃO
Linha diretriz do projeto IVIG: mobilizar para não inviabilizar estádios.
Objetivos

ENG.DUTRA apresentação novo LTVE ENG + Conforto + Acessibilidade. 345 pág.
LTVE base 238/10; 97 pág.
LTVE-ENG 2015 = 355 % MAIOR DO QUE O LTVE-ENG 2010

LAUDO ENG – SEGMENTO ELETRICA - RAFAEL IVIG – ELETRICISTA - 10.50h.-10.58h
Falta de EPI para trabalhadores nos estádios;
Acesso fácil às instalações elétricas; qualquer torcedor pode acessar !!!
Falta de Dispositivo residual – DR
Tem apps para preenchimento LT
Sistema Elétrica tem 16 subsistemas de verificação incluindo SPDA

LAUDO ENG – SEGMENTO ACESSIBILIDADE -11.00 h11.15
Profa.
Estatuto do Idoso Lei n 10.741/2003.
NORMA ABNT NBR 9050 [2004]

LAUDO ENG –  SEGMENTO CONFORTO -11.15 h
Decreto 5903, 20set2006 + CDC
NBR 15575

LAUDOS SEG [39 pág] E PCI [28 pág.]  – 11.40h –

LAUDO CSH – VIGISAN – [40 pág] MARIANA PADILHA

APLICATIVO ME LAUDOS11.27h -

Total pages: 39 + 345 + 28 + 40 = 452 páginas de LTVE

Sessão da tarde 14:15h
SIBRACE – Sistema Brasileiro de Classificação de Estádios [ppt] 14:10 – 14:50
Dr. Neilton Fidelis
Dra. Sylvia Rola
APRESENTAÇÃO SEC. NF-DDT - 14:55H
Sóstenes Marchezine
André Fagundes
PPT Diretos do Torcedor como Consumidor
Sóstenes Marchezine adicionou 6 novas fotos — em Brasilia Palace Hotel
Palestrando sobre "A prevenção da violência e a importância de procedimentos de segurança nos eventos de futebol" ontem, no Brasilia Palace Hotel, em evento de lançamento da primeira fase do Programa ESTÁDIO+, os Novos Laudos Técnicos para Estádios de Futebol e Arenas Multiuso, com representantes de todo o Brasil. Promoção da Secretaria Nacional do Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor, do Ministério do Esporte. 
Um trabalho amplo e com muitos desafios pela frente. Avante!
Sóstenes Marchezine em Brasilia Palace Hotel
Sucesso o evento de lançamento da primeira fase do ESTÁDIO+. Hoje os novos modelos de laudos técnicos para Estádios de Futebol estão no importante passo de implantação. Um trabalho de referência e com impacto nacional. Atuação da Secretaria Nacional do Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor, do Ministério do Esporte.
https://www.facebook.com/sostenesmarchezine?fref=photo



Ministério do Esporte lança [28jan2016] em São Paulo o SISBRACE - Sistema Brasileiro de Classificação de Estádios

Sistema classificou 155 estádios, com variação de 1 a 5 bolas, utilizando metodologia fundamentada no Estatuto de Defesa do Torcedor

Fonte: Portal do Ministério do Esporte; Quinta, 28 Janeiro 2016 12:15
http://www.esporte.gov.br/index.php/ultimas-noticias/209-ultimas-noticias/54694-ministerio-do-esporte-lanca-em-sao-paulo-o-sistema-brasileiro-de-classificacao-de-estadios-sisbrace
Acesso RAS em 02fev2016


Ministro do Esporte, George Hilton, lança o Sistema Brasileiro de Classificação dos Estádios (SISBRAS).
Foto: Ivo Lima/ME

  1. Segurança, questões de vigilância sanitária, conforto e acessibilidade, estes são os aspectos analisados pelo Sistema Brasileiro de Classificação de Estádios (Sisbrace), lançado nesta quinta-feira (28), em São Paulo. Desenvolvido pelo Ministério do Esporte, em parceria com o Instituto Virtual Internacional de Mudanças Globais/COPPE/UFRJ (IVIG), o Sisbrace tem como intuito apresentar a qualidade de cada um dos estádios e estabelecer critérios para aprimorar esses atributos e gerar melhorias nas deficiências existentes.
  2. A classificação dos estádios segue o modelo semelhante aos dos hotéis, em que ao invés de estrelas, a categoria da arena esportiva é estabelecida por bolas. Os níveis variam de 1 bola – para estádios em condições mais desfavoráveis – a 5 bolas – para os estádios com melhor categorização.
  3. 155 estádios em 129 cidades brasileiras foram inspecionados durante dois anos de trabalho de campo, com metodologia fundamentada no Estatuto de Defesa do Torcedor, nas disposições que tratam das condições de segurança dos estabelecimentos desportivos.
  4. O ministro do Esporte, George Hilton, acredita que o momento atual das políticas públicas em relação ao futebol é de atenção ao torcedor. “Com isso o grande beneficiado é o torcedor, que quer ir ao estádio e quer ver mais do que o seu time jogar, quer que o estádio seja um local de convivência, de harmonia. E tanto o poder público como as entidades privadas precisam respeitar isso”, explica o ministro.
  5. Maracanã, Arena Corinthians, Mineirão, Arena Amazonas, Mané Garrincha, são exemplos de estádios que receberam a classificação de 5 bolas, assim como as demais arenas que sediaram jogos da Copa do Mundo de 2014, no Brasil, com exceção da Arena Pantanal, que foi classificada como 4 bolas.
  6. E o torcedor também vai poder contribuir para a melhoria dos estádios, pois “será lançado aplicativo dando aos torcedores a oportunidade de observações e apontamento de melhorias nos estádios de futebol, em complemento ao produto Estádio Mais, que envolve a modernização dos laudos técnicos”, segundo o secretário Nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor do Ministério do Esporte, Rogério Hamam.

ÁREAS DE CLASSIFICAÇÃO
  1. Os três requisitos de classificação do Sisbrace foram divididos em:
Ø  Mandatários – referentes aos fundamentos estabelecidos em lei. Trata da segurança e inclui os aspectos de engenharia e analisa o sistema estrutural, de coberturas, instalações sanitárias e elétricas, equipamentos, além de segurança pública e prevenção de incêndio e pânico.
Ø  Eletivos para aqueles que acrescentam qualidade aos estádios. Nas questões de Conforto e Acessibilidade, o critério estabelecido analisou aspectos como conforto térmico, acústico, de iluminação e serviços, infraestrutura e visual. Bem como os itens de orientação espacial, comunicação, deslocamento e utilização do espaço, e acessos às pessoas com deficiência, com mobilidade reduzida, obesos e idosos.
Ø  Para os itens de Vigilância Sanitária foram analisados os serviços de alimentação, infraestrutura das instalações sanitárias e de saúde, sempre em conformidade com as normas sanitárias vigentes no país.
  1. O sistema de classificação [SISBRACE] tem validade de três [3] anos, podendo os gestores dos estádios solicitarem nova avaliação antes do termino deste período. 
  2. E ainda este ano está previsto o início de uma nova fase de análises do Sisbrace, que irá classificar mais 140 estádios pelo Brasil.

Rafael Pacheco, de São Paulo 
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook



O Estádio + é também um espaço de diálogo do torcedor com os gestores dos estádios, seja no âmbito público ou privado e órgãos de regulação. Através do Aplicativo “Olheiros” o torcedor poderá “on line” enviar seus comentários, críticas e elogios sobre as condições dos estádios, estas informações serão acessadas pelos gestores dos estádios e órgão reguladores.
Olheiros” também disponibiliza informações uteis ao torcedor, e exemplo de localização, acesso, transito, meios de transporte disponível, entre outras.

SISBRACE
Sistema Brasileiro de Classificação de Estádios – SISBRACE tem o objetivo de se tornar um instrumento de divulgação das informações sobre as condições de Segurança, Acessibilidade e Conforto, e Condições Sanitárias e de Higiene; e auxiliar a tomada de decisão, contribuindo assim para a melhoria contínua dos estádios.
 (61) 3217-1778

Acesso RAS em 02fev2016


Nova Portaria ME nº 290, de 27out2015.
Disponível em:
http://www.esporte.gov.br/arquivos/acessoInformacao/portaria290/portariaN290.pdf


Nenhum comentário:

Postar um comentário