quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

[216] EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO: A IDIOTIA AO ALCANCE DE TODOS - Sobre o BBB da TV GLOBO e outras TVs e outros Realities Shows. Ronald Almeida, 17fev2016.



A IDIOTIA AO ALCANCE DE TODOS
Sobre o BBB da TV GLOBO e outras TVs e outros Realities Shows.

Ronald de Almeida Silva
São Luís, Patrimônio Cultural Nacional e Mundial, MA, 17fev2016.



Que me perdoem os ávidos telespectadores do Big Brother Brasil (BBB), produzido e organizado pela nossa distinta Rede Globo, mas conseguimos chegar ao fundo do poço.
LUÍS FERNANDO VERÍSSIMO
Luís Fernando Veríssimo - http://pt-br.paperblog.com/artigo-sobre-o-bbb-luis-fernando-verissimo-60926/


BBB: Abundância de "talentos"


COMO É O PAÍS DO BBB?

1. BRASIL. Por que somos o símbolo mundial da corrupção, da devastação ambiental, das múltiplas formas de violência, da falta de saneamento básico, do trabalho infantil escravo, da incompetência parlamentar, do despreparo dos agentes públicos, do paraíso do Aedes Aegypti, dengue, chikungunya, malária e zika vírus com microcefalia?

2. Por que somos um dos símbolos mundiais de MORTES NO TRÂNSITO (47.000 em 2013 = 128 mortes por dia, = 5 mortes por hora; todos os 365 dias do ano, em média)?

3. Por que somos o símbolo mundial de HOMICÍDIOS, com cerca de 50 mil assassinatos por ano, a Guerra Civil do Estado INSÂNICO BRASILEIRO?

4. Por que temos orgulho de ser Torcedor Doente Fanático de um clube de futebol e não manifestamos orgulho algum por nossas Universidades, por nossas escolas e centros de ciência e tecnologia? (daí não termos nenhuma Universidade brasileira entre as 200 melhores do mundo!)

5. Vivemos num país com 204 milhões de habitantes, onde pelos menos dois terços se comprazem em vangloriar o “jeitinho brasileiro”, que inclui a reverência à “malandragem” e à Lei de Gerson, para “tirar vantagem em tudo”. Essa é uma “ferramenta” onipresente nos 8,5 milhões de quilômetros quadrados e 5.570 municípios brasileiros cheios de lixo por todos os lados, criando mosquitos Aedes Aegypti aos bilhões. por dia. Mas tamanha sujidade física e moral não abala o ânimo de quase nenhum brasileiro. No Carnaval do Zika Virus dezenas de milhões se esbaldaram, sem se importar com as gravíssimas crises políticas, econômicas e de Saúde Pública que assolam a terra mãe da preguiça. Só o bloco recifense "Galo da Madrugada", arrastou 2 milhões de foliões pelas ruas do estado mais contaminado por Zika vírus com sequelas de microcefalia. É fácil deduzir porque o bordão "Deixa a vida me levar", do ídolo Zeca Pagodinho, virou o novo Hino Nacional.


6. O “jeitinho brasileiro” é a célula mater da “Cultura do Improviso”, esta a inimiga nº 1 do Planejamento, do Respeito ao Meio Ambiente, da Transparência das Contas Públicas, da Organização Social, do Compromisso com as Causas Coletivas, da Paz e da Educação. O caso da falência geotécnica da Barragem de rejeitos industriais da Samarco – Vale – BHP Billiton – a maior tragédia ambiental do país, ocorrida em 05nov2015 – é fruto dessa “cultura do improviso”, da leniência, da troca de favores, da má gestão em todos os níveis.

7. Mesmo assim e talvez por isso mesmo, essa “ferramenta” é muitíssimo apreciada e utilizada em todos os níveis de corrupções, propinas, lobbies espúrios; compra e venda de sentenças judiciais e indultos para presidiários; transgressões sexuais com menores e incapazes; estelionatos; infrações de trânsito e "isenção" de multas; locupletações; irregularidades; falsificações (incluindo “pirataria” de obras artísticas); roubo e venda & compra de carros e cargas roubados; obras fantasmas e obras superfaturadas; receitas médicas para justificar faltas ao trabalho; compra de diplomas para fazer concursos públicos; venda de consultorias milionárias sem prestar serviços algum (ex: Zé Dirceu, Palloci, Lulinha); laudos falsos de incapacidade para o trabalho (aposentadorias precoces); recebimento de contracheques sem trabalhar; nepotismo direto e cruzado; salários e pensões exorbitantes no serviço público; uso indevido de vagas de estacionamento restritivas; não dar troco certo; adulteração de contas de bares e restaurantes; dirigir alcoolizado; anunciar preços com final 99 centavos sem existir moeda de 1 centavo para dar troco; furar filas até na fila de recepção de órgãos biológicos, etc., etc., etc.


8. Esse mesmo “jeitinho brasileiro” afaga complacentemente milhões de usuários consumidores de drogas ilícitas, do Oiapoque ao Chuí, até no Congresso Nacional gerando a famosa DEMANDA. Esse vício generalizado e de uso consuetudinário gera um bilionário mercado livre - ou seja, a OFERTA - mercado este dominado pelos banqueiros e barões da droga e seus sócios controladores (policiais e militares) e que é operado por centenas de milhares de traficantes e seus bandos de soldados “zé-ninguém” e “aviãozinho”. Esses soldados, em geral jovens pobres na faixa de 12 aos 25 anos, servem como bucha de canhão e são mortos aos magotes todos os dias nas ditas “comunidades”. Nenhum banqueiro da droga foi preso até hoje no Brasil. Por que?



9. Não há força humana e nem aparato militar formal que desmonte as redes do tráfico de drogas, que só fazem aumentar e ampliar seus poderes e negócios, inclusive elegendo políticos e corrompendo os poderes públicos, em especial o Judiciário. Os filmes “Tropa de Elite 1 e 2”, “Cidade de Deus”, “Cidade dos Homens”, "Carandiru" e “Meu nome não Johnny” estão aí como resumos dessa ópera bufa interminável que é a raiz dos principais sistemas de violência indomável nos quais o Brasil está se especializando, como um ESTADO INSÂNICO.

10. Tudo isso é fruto da alienação crescente de grande parcela dos 204 milhões de brasileiros, em especial os mais jovens, que se satisfazem em ser apenas súditos obreiros vontadosos dos verdadeiros Brasis que somos: País de Macunaíma (Ái, que preguiça!), País do Carnaval e do País do Futebol.

11. O Brasil, com mais de 100 milhões de Torcedores “doentes ou fanáticos”, configura-se como um país infantilizado, ingênuo, dono de uma alegria inata mal orientada, desperdiçada por uma juventude ociosa, celularizada, hedonista, individualista, desinformada, que adora ficar nas redes sociais para postar selfies, até em velório e enterro.

12. Milhões de meninas passam o dia e a noite lendo e curtindo no celular notícias de celebridades, famosos, fofocas, cabelos, unhas e esmaltes, roupinhas fashion, maquiagens, design de sobrancelhas, bichinhos de estimação, tatuagens e adereços, notícias de novelas. As mais radicais só pensam e falam em sexo, traição e adultério, baladas de pegação, azaração, programa$ de garota$, silicone nos peitos, lipoaspiração, pernas e panturrilhas bombadas, glúteos gigantes, malhação, barriga tanquinho, dietas e regimes para emagrecer.

13. Pior ainda são os grupos de jovens adultos não querem amadurecer, muitos vivendo à custa e na casa dos pais após 30 anos de idade. Estudos oficiais já criaram uma sigla – Nem-Nem - para designar essa massa imberbe, buliçosa e encrenqueira que NEM estuda, NEM trabalha, mas se fantasia até de Black Blocks nas manifestações de rua contra qualquer política pública ou aumento de 10 centavos nos preços das passagens de ônibus ou metrô.

14. No Maranhão ocorreu a primeira morte por Zika vírus do país e ninguém deu bola! Raros gatos pingados participaram do Dia D Zika Zero que em 13fev2016 a Presidenta Dilma promoveu em todo o país. Mas no Carnaval fora de época do Lava Pratos de São José de Ribamar, cidade da Região Metropolitana da Ilha São Luís, no dia seguinte, (domingo, 14) compareceram alegremente 100 mil foliões, segundo os jornais divulgaram!!!

15. Tudo isso somado – povo, políticos, traficantes, carnavalescos, boleiros e torcedores fanáticos, Nem-Nem e BBBs – se transforma num processo social patológico onde a Idiotia está ao alcance de todos, sendo para isso “legitimado” pela própria mídia e por escribas de pena de aluguel.




ACEITAR REALITIES SHOWS COMO PROGRAMAS INOFENSIVOS?

16. Esta pensata é decorrente de um comentário de amigo meu que diz no facebook que basta se desligar a TV ou mudar de canal para se anular os efeitos nocivos de um BBB [TV Globo] ou de uma Fazenda [TV Record]!!! Que simplicidade! Há, além desse meu amigo, uma corrente de pensadores iluminados , ajustados ao status quo da mediocridade pseudo-legitimada como liberdade de expressão que acha que a TV e o Rádio podem exibir tudo o que os donos do poder econômico acham que dá lucro fácil e que podem empurrar goela abaixo da patuléia.

17. Não se importar com o que a maior e mais poderosa concessionária de serviços públicos - rede TV Globo – e suas coirmãs colocam na grade, estimulam e veiculam   para dezenas de milhões de pessoas em todo o Brasil e via internet, para todo o mundo, é uma forma de alienação ingênua infanto-juvenil, ridícula e deletéria.

18. Todos devem se importar com a veiculação de BBBs e similares, pois tais aberrações afetam a Educação coletiva de um povo onde ainda vegetam, desorientados e no limbo econômico, 13 milhões de analfabetos totais e mais de 50 milhões de analfabetos funcionais, cuja metade - cerca de 31,5 milhões de pessoas - deve ser eleitor com direito a voto para eleger quem manda e quem controla os Poderes da Nação!!! Essa é uma questão crucial da mais alta relevância.

19. Apesar de produzir e veicular vários programas que incentivam a educação, a cultura e as artes e outros de relevante interesse socioeconômico a TV Aberta Comercial dá preferência total aos programas de conteúdo rasteiro, sempre com artistas dos top hits do momento (músicas de baixa ou nenhuma qualidade), com único objetivo de alcançar pontuações no Ibope (medições de audiência).

"Pescador de ilusões atacado por piranhas em pleno BBB (vejam na parede ao fundo)"

CIDADÃOS BRASILEIROS: NÃO BASTA DESLIGAR A SUA TV!!!

20. Continuar se importando e criticando “programas” do tipo BBBs, Fazendas, Master Chefs, Mestres Confeiteiros e todo e qualquer REALITY SHOW de empulhação só para vender produtos é mais que uma obrigação: é um dever, uma missão para qualquer cidadão com o mínimo de noção de cidadania.

21. Não se trata de censura prévia, mas de criar alertas similares ao que o governo obriga a indústria do fumo a fazer nos maços de cigarros: O Ministério da Saúde adverte. BBB faz mal à Saúde, à Inteligência e à Cultura brasileira.

22. BBBs e outros realities shows são programas de TV caríssimos, com produção gigantesca e alta tecnologia (ex: a Casa do BBB tem mais de 40 câmeras HD), mega esquema de marketing e merchandising, equipes com centenas de pessoas, mobilização de redes nacionais de afiliadas para veicular em TV ABERTA. 

23. Enfim, BBB é um tsunami de voyerismo tupiniquim, futilidades, bobagens, frivolidades, caras e bocas mascaradas, tolices pueris, faniquitos, surtos esquizofrênicos de individualismo, TOC pelo prêmio, falsas TPM, pirações caricatas, gags roteirizadas para dar impressão de veracidade, briguinhas babacas, hedonismo, narcisismo, maquiagens bregas, sexo implícito, xingamentos e péssimo linguajar com agressões de todo tipo à gramática; tudo em meio digital de alta definição em 16 milhões de tons de cinza ao vermelho; com intensiva publicidade e chamadas infinitas que ninguém aguenta...BBB é uma droga estupefaciente ... os congêneres idem.

24. Parece exagero, mas quem hoje se omite e usa apenas o controle remoto para desligar ou mudar de canal (sem se importar com a contaminação endêmica da alienação idiótica dos realities shows) age da mesma forma alienada como as pessoas na Alemanha e resto da Europa na II Guerra Mundial (1939-1945). Pessoas que, mesmo sabendo dos horrores dos campos de concentração projetados e instalados pelos nazistas, fingiam que nada tinham a fazer nem a dizer sobre a tortura, sevícia e morte por sistema estatal de extermínio genocida que matou cerca de seis milhões de seres humanos. Assim caminha a humanidade.
Acorda Brasil;
Acorda Maranhão.


25. Depois de acordar, leiam o artigo seguinte sobre o BBB, de autoria de LUÍS FERNANDO VERÍSSIMO, escritor, músico e filho do escritor Érico Veríssimo. Se o texto for um fake e não for de L.F. Veríssimo, continua 99% válido.
http://www.douradosnews.com.br/especiais/opiniao/artigo-sobre-o-bbb-por-luis-fernando-verissimo
https://pensenao.wordpress.com/tag/luis-fernando-verissimo/

Que me perdoem os ávidos telespectadores do Big Brother Brasil (BBB), produzido e organizado pela nossa distinta Rede Globo, mas conseguimos chegar ao fundo do poço. 

[...] Chega a ser difícil encontrar as palavras adequadas para qualificar tamanho atentado à nossa modesta inteligência.

[...] Pergunto-me, por exemplo, como um jornalista, documentarista e escritor como Pedro Bial que, faça-se justiça, cobriu a Queda do Muro de Berlim, se submete a ser apresentador de um programa desse nível. Em um e-mail que recebi há pouco tempo, Bial escreve maravilhosamente bem sobre a perda do humorista Bussunda referindo-se à pena de se morrer tão cedo. Eu gostaria de perguntar se ele não pensa que esse programa é a morte da cultura, de valores e princípios, da moral, da ética e da dignidade.

Outro dia, durante o intervalo de uma programação da Globo, um outro repórter acéfalo do BBB disse que, para ganhar o prêmio de um milhão e meio de reais, um Big Brother tem um caminho árduo pela frente, chamando-os de heróis. Caminho árduo? Heróis? São esses nossos exemplos de heróis?

Caminho árduo para mim é aquele percorrido por milhões de brasileiros, profissionais da saúde, professores da rede pública (aliás, todos os professores) , carteiros, lixeiros e tantos outros trabalhadores incansáveis que, diariamente, passam horas exercendo suas funções com dedicação, competência e amor e quase sempre são mal remunerados.

Heróis são milhares de brasileiros que sequer tem um prato de comida por dia e um colchão decente para dormir, e conseguem sobreviver a isso todo santo dia. Heróis são crianças e adultos que lutam contra doenças complicadíssimas porque não tiveram chance de ter uma vida mais saudável e digna.
Heróis são inúmeras pessoas, entidades sociais e beneficentes, ONGs, voluntários, igrejas e hospitais que se dedicam ao cuidado de carentes, doentes e necessitados (vamos lembrar de nossa eterna heroína Zilda Arns).

Heróis são aqueles que, apesar de ganharem um salário mínimo, pagam suas contas, restando apenas dezesseis reais para alimentação, como mostrado em outra reportagem apresentada meses atrás pela própria Rede Globo.

O Big Brother Brasil não é um programa cultural, nem educativo, não acrescenta informações e conhecimentos intelectuais aos telespectadores, nem aos participantes, e não há qualquer outro estímulo como, por exemplo, o incentivo ao esporte, à música, à criatividade ou ao ensino de conceitos como valor, ética, trabalho e moral. São apenas pessoas que se prestam a comer, beber, tomar sol, fofocar, dormir e agir estupidamente para que, ao final do programa, o “escolhido” receba um milhão e meio de reais. E ai vem algum psicólogo de vanguarda e me diz que o BBB ajuda a "entender o comportamento humano". Ah, tenha dó!!!
Veja o que está por de tra$$$ do BBB: José Nêumanne, da Rádio Jovem Pan, fez um cálculo de que se vinte e nove milhões de pessoas ligarem a cada paredão, com o custo da ligação a trinta centavos, a Rede Globo e a Telefônica arrecadam oito milhões e setecentos mil reais. Eu vou repetir: oito milhões e setecentos mil reais a cada paredão.

Já imaginaram quanto poderia ser feito com essa quantia se fosse dedicada a programas de inclusão social, moradia, alimentação, ensino e saúde de muitos brasileiros? (Poderia ser feito mais de 520 casas populares; ou comprar mais de 5.000 computadores). Essas palavras não são de revolta ou protesto, mas de vergonha e indignação, por ver tamanha aberração ter milhões de telespectadores.

Em vez de assistir ao BBB, que tal ler um livro, um poema de Mário Quintana ou de Neruda ou qualquer outra coisa..., ir ao cinema..., estudar... , ouvir boa música..., cuidar das flores e jardins... , telefonar para um amigo... , visitar os avós... , pescar..., brincar com as crianças... , namorar... ou simplesmente dormir. Assistir ao BBB é ajudar a Globo a ganhar rios de dinheiro e destruir o que ainda resta dos valores sobre os quais foi construída nossa sociedade.


Obs.: BBB* - Big Brother Brasil






Nenhum comentário:

Postar um comentário