segunda-feira, 7 de maio de 2018

[645] A CHINA NO MARANHÃO: O COMPLEXO SIDERÚRGICO, INDUSTRIAL E PORTUÁRIO NA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO LUÍS. 20mar2018





TRATATIVAS SOBRE PROJETOS DA CBSTEEL 2015-2018 (empresa CHINESA promotora de empreendimentos; razão social: CHINA BRAZIL XINNENGHUAN INTERNATIONAL INVESTMENT) 
VALOR PREVISTO DE INVESTIMENTOS EM 2 FASES: US$ 8 BILHÕES (*)
Ø CIDADE INTELIGENTE (SMART CITY)
Ø COMPLEXO SIDERÚRGICO – INDUSTRIAL DIVERSIFICADO
Ø TERMINAL PORTUÁRIO DE USO PRIVADO – SIDERÚRGICO
Ø NOVO PÁTIO FERROVIÁRIO
Ø NOVO SISTEMA VIÁRIO
Ø NOVO SISTEMA DE GERAÇÃO DE ENERGIA
Ø NOVOS SISTEMAS DE TRATAMENTO E REUSO DE ÁGUA, ESGOTOS E RESÍDUOS SÓLIDOS

(*) - Investimentos / Fonte: Jornal Valor Econômico on line; acesso em 07mai2018



Siderúrgica chinesa [Projeto CBSTEEL] vai gerar 10 mil postos de trabalho em Bacabeira e Região Metropolitana de São Luís 
[20mar2018]

Fonte: Portal Gov. MA; 20/03/2018; 09H 45
Acesso RAS 2018-05-07

Comitiva da CBSteel foi recebida nessa segunda -feira (19) no Palácio dos Leões. (Foto: Gilson Teixeira)

Mais um importante passo foi dado pelo Governo do Maranhão e investidores chineses para a implementação de um empreendimento que deve industrializar a economia do estado nos próximos anos.

Com previsão de início da construção para o segundo semestre de 2018, a CIDADE INTELIGENTE da gigante do setor, CBSTEEL, será levantada no município de Bacabeira e a previsão é de mais de 10 mil postos de trabalho para produção de 8 milhões de toneladas de aço ao ano.

Na segunda-feira (19mar2018), o CEO da Companhia, ZHANG SHENGSHENG, e comitiva estiveram na sede do Governo do Estado, no Palácio dos Leões. Na ocasião, o governador FLÁVIO DINO e a prefeita de Bacabeira, FERNANDA GONÇALO, assinaram o documento de doação do terreno onde a cidade inteligente será construída.

Acordo entre Maranhão e China deve gerar 10 mil postos de trabalho no estado na primeira fase de funcionamento do empreendimento. (Foto: Gilson Teixeira)

O incentivo do Estado foi, para o presidente da corporação, o principal atrativo.
“Os eventos de hoje são muito significativos, porque a partir de agora o projeto e a velocidade do nosso trabalho vai ser acelerado, vamos poder executar de forma rápida para que a construção seja feita e iniciada a operação”, afirmou Zhang Shengsheng.

O estado, que tem posição estratégica privilegiada e recursos naturais abundantes teve investimento viabilizado pela ação governamental, que incentivou o aporte logístico, como ampliação da capacidade do Porto do Itaqui e a geração de energia no estado.

“A posição geográfica também é um ponto importante, está numa área litorânea, há muitos recursos naturais como o ferro e também energia, tudo isso são elementos importantes para a siderurgia e outros grandes empreendimentos”, completou o CEO.




OPERAÇÃO

Com negociações iniciadas em 2015 pelo Governo do Maranhão, o projeto siderúrgico entrou, segundo o presidente da corporação, na FASE FINAL DE PREPARATIVOS. Já na construção, prevista para iniciar no segundo semestre, milhares de postos de trabalho serão gerados.

Confira a galeria de fotos clicando aqui.
Siderúrgica chinesa “CBSteel” vai gerar 10 mil postos de trabalho em primeira fase de atuação no Maranhão. (Foto: Gilson Teixeira)


 “Diretos, depois de pronto, pode chegar a 10 mil postos de trabalho. Na primeira fase, de construção vai chegar a milhares de postos, mas na segunda fase e no último estágio de operação vai ser maior que 10 mil, vamos chegar a pensar em 20 mil postos de trabalho”, comentou o presidente.

O parque industrial de grande porte terá capacidade inicial de produção de 8 milhões de toneladas de aço ao ano.

“Para se ter uma ideia, lá na China, um parque siderúrgico de 10 milhões de toneladas ao ano alavanca uma população de 100 mil habitantes”, completou ZHANG SHENGSHENG.




DESENVOLVIMENTO

As expectativas do Governo e dos investidores chineses é que com a instalação do empreendimento; a construção do Porto São Luís, uma cadeia de outros empreendimentos industriais também se desenvolva na região, uma nova fronteira mundial para o setor.

“Nós temos muita alegria de poder participar dessa ideia de um cinturão, uma rota que abra novos caminhos de desenvolvimento para todos, desenvolvimento para ser verdadeiro não pode ser para poucos, tem que ser de todos”, destacou o governador FLÁVIO DINO.


Siderúrgica chinesa “CBSteel” vai gerar 10 mil postos de trabalho em primeira fase de atuação no Maranhão. (Foto: Gilson Teixeira)

SAIBA MAIS:
  1. Folha de São Paulo destaca construção do Porto São Luís, que deve gerar 5 mil empregos
  2. Grupo chinês destaca apoio do governo estadual para implantação de megaempreendimento Porto São Luís




*********************************

AVISO AOS NAVEGANTES!
NOTAS DO EDITOR do Blog Ronald.Arquiteto e do Facebook Ronald Almeida Silva:

[1] As palavras e números entre [colchetes]; os destaques sublinhados, em negrito e amarelo bem como nomes próprios em CAIXA ALTA e a numeração de parágrafos – se presentes nos textos ora publicados - NÃO CONSTAM da edição original deste documento (mensagem, artigo; pesquisa; monografia; dissertação; tese ou reportagem). Os mencionados adendos ortográficos foram acrescidos meramente com intuito pedagógico de facilitar a leitura, a compreensão e a captação mnemônica dos fatos mais relevantes da mensagem por um espectro mais amplo de leitores de diferentes formações, sem prejuízo do conteúdo cujo texto está transcrito na íntegra, conforme a versão original.

[2] O Blog Ronald Arquiteto e o Facebook RAS são mídias independentes e 100% sem fins lucrativos pecuniários. Não tem anunciantes, apoiadores, patrocinadores e nem intermediários. Todas as publicações de textos e imagens são feitas de boa-fé, respeitando-se as autorias e respectivos direitos autorais, sempre com base no espírito e nexo inerentes à legislação brasileira, em especial à LEI-LAI – Lei de Acesso à Informação nº 12.257, de 18nov2011. O gestor das mídias RAS nunca teve e não tem filiação partidária e nem exerce qualquer tipo de militância político-partidária.

[3] A eventual republicação de matérias de sites e blogs que vedam a retransmissão de suas publicações deve ser considerada como ato proativo não doloso de desobediência civil (tipo Soft Wikileak) em favor da Transparência Total e da Melhor Democracia na comunicação privada e pública, no espírito e com base na LEI-LAI, visando apenas ampliar o universo de internautas que buscam informações gratuitas na rede mundial.

[4] Para usuários de correio eletrônico - e-mail, Facebook e blog: O Emitente desta mensagem é responsável pelas opiniões de sua autoria, mas não se responsabiliza pelo conteúdo elaborado por terceiros, embora tenha agido com zelo e descortino na seleção de textos e imagens que reproduz nas mídias citadas, evitando propagar fakes e informações injuriosas ou ilegais. Cabe ao Destinatário cuidar quanto ao tratamento e destino adequados da mensagem recebida, respeitando sempre as normas do marco regulatório brasileiro da internet. Caso a pessoa que recebeu esta mensagem não seja o Destinatário de fato da mesma, solicitamos devolvê-la ao Remetente e apagá-la posteriormente. Agradecemos a compreensão e a colaboração de todos quanto ao uso correto, ético e civilizado das mensagens e documentos tramitados por meios eletrônicos.

RONALD DE ALMEIDA SILVA
Rio de Janeiro, RJ, 02jun1947; reside em São Luís, MA, Brasil desde 1976.
Arquiteto Urbanista FAU-UFRJ 1972 / Registro profissional CAU-BR A.107.150-5
Blog Ronald.Arquiteto (ronalddealmeidasilva.blogspot.com)
Facebook ronaldealmeida.silva.1

Nenhum comentário:

Postar um comentário