PORTO = TERMINAL DE USO PRIVADO - TUP DO CONSÓRCIO ALUMAR
[04nov2016]
Fonte: Consórcio
Alumar; site oficial
http://www.alumar.com.br/internas_template4.aspx?spbid=1&tbsid=2
Acesso RAS 04out2016
© Alumar - Consórcio de Alumínio do Maranhão | 2010
|
- O Consórcio de Alumínio do Maranhão - ALUMAR é
um dos maiores complexos de produção de alumina e alumínio primário do
mundo. Inaugurado em Julho de 1984,
é formado pelas empresas (i) Alcoa, ii) RioTinto-Alcan e (iii) BHP Billiton, e desempenha um importante papel para
a economia do Maranhão.
- A Alumar estrutura o seu modelo de negócios
apoiada no conceito de sustentabilidade, incorporando ao seu dia a dia,
critérios que asseguram o sucesso econômico, a excelência ambiental e a
responsabilidade social. Um dos pilares desse modelo é o Sistema de Gestão da Alcoa (ABS),
que busca a melhoria contínua na qualidade do sistema produtivo: diminuir
custos, reduzir o tempo de produção e melhorar as condições de saúde,
segurança e meio ambiente no local de trabalho. Para o ABS, as pessoas
estão sempre em primeiro lugar.
- O Consórcio conta hoje com 90% de funcionários
maranhenses e centenas de fornecedores locais, com uma produção que bate
recordes a cada ano.
- Em 2007 a área da REDUÇÃO alcançou a marca das 450.000 toneladas de alumínio
produzidas e a REFINARIA da
fábrica produz aproximadamente 1.657.000 toneladas de alumina.
- O sistema de gerenciamento de meio ambiente da
Alumar é certificado pelas Normas ISO14001, há dez anos. Totalmente
alinhadas com o mercado global, as práticas de gestão ambiental da Alumar
estão integradas às práticas operacionais. E é por esse excelente desempenho
na área ambiental que a Alumar vem recebendo reconhecimentos nacionais e
internacionais.
- Em 2012, o Consórcio foi reconhecido como
referência em gestão socioambiental pelo Instituto Internacional Chico
Mendes.
- A Alumar faz da segurança e do cuidado com a
saúde prioridades no dia a dia dos funcionários. Seu sistema de
gerenciamento é baseado em rigorosos padrões de controle de riscos e
programas de prevenção, tendo como foco a conscientização e a participação
dos funcionários.
- A Alumar é certificada pela OHSAS 18001, grupo de normas internacionais que estabelece um padrão mundial para o sistema de gerenciamento de segurança do trabalho e saúde ocupacional. O resultado desse empenho é a satisfação e o bem-estar em um ambiente de trabalho livre de incidentes.
NOTA DO EDITOR: Fonte Wikipedia e jornais de SLZ, MA. Posição a partir de 2015.
Desde 2013, a Alcoa veio reduzindo a
produção de alumínio no Brasil como parte de um plano global de cortes de
gastos. A empresa havia paralisado a REDUÇÃO
em sua unidade em Poços de Caldas em 2014.
Em março de 2015, foi cortada a
produção restante de 74 mil toneladas de alumínio na planta de São Luís,
encerrando a fabricação do metal pela empresa no país.
A REDUÇÃO na unidade foi fechada e
650 funcionários foram demitidos.
Entretanto, as atividades com ALUMINA não foram afetadas.
PORTO [TUP – TERMINAL DE USO PRIVADO DA ALUMAR; perfil
oficial; 04nov2016]
http://www.alumar.com.br/internas_template4.aspx?tbsid=17
Contatos do Terminal da Alumar:
Endereço: Av. Engenheiro Emiliano Macieira, KM 18,
Estiva.
CEP: 65095-604 – São Luis, Maranhão-Brasil
Email: slu_planejmaritimo@alcoa.com.br
Telefone: (98) 3218 1886 / Fax: (98) 3218 1461.
CEP: 65095-604 – São Luis, Maranhão-Brasil
Email: slu_planejmaritimo@alcoa.com.br
Telefone: (98) 3218 1886 / Fax: (98) 3218 1461.
[I]
[APRESENTAÇÃO / LOCALIZAÇÃO]
- O
Terminal Portuário Privativo [TUP] da Alumar está localizado na
confluência do Estreito dos Coqueiros com o Rio dos Cachorros, na Baía de
São Marcos, município de São Luis-MA.
- Esta
localizado a 2º 35,30” na latitude sul e 44º 22,24” longitude oeste,
distanciado aproximadamente a 10km ao sul do porto do Itaqui.
- Recebe
anualmente cerca de 300 navios
graneleiros, capacidade máxima de 76.000
tons TPB (tonelagem de porte bruto).
- No
Porto acontece o desembarque
das matérias-primas e dos insumos usados na produção do Alumínio:
i.
bauxita,
ii.
carvão
mineral,
iii.
soda-cáustica,
iv.
óleo
combustível,
v.
coque
e
vi.
piche.
- A
operação de embarque do
excedente de produção da ALUMINA,
também é realizada pelo Porto.
- Este
complexo portuário é composto por dois
BERÇOS para acostagem de navios, denominados BERÇO 1 e BERÇO 2, com comprimento total aproximado de 510 metros, equipados com
defensas; um dolphin / Duque D´Alba (protetor de pilares); uma bóia
de amarração.
- No
Terminal foram instalados e equipamentos de carga e descarga:
i.
dois descarregadores de navios com “grabs“, capacidade total de
3.500 tons/hora;
ii.
um carregador para alumina do tipo linear capacidade 2.000 tons/hora e
iii.
instalações para recebimento de soda-cáustica e óleo combustível.
- O
Terminal dispõe, ainda, das seguintes áreas
para armazenagem de materiais:
i.
Um tanque com capacidade de 21.849 m3 para óleo combustível;
ii.
Três tanques com capacidade total aproximada de 54.000 m3 para
armazenagem de soda-cáustica;
iii.
Galpões cobertos para estocagem de coque calcinado e pencil
pitch(piche), capacidades 34.000 tons e 8.000 tons, respectivamente.
iv.
Pátios para de bauxita e carvão, capacidades 540.000 tons e 75.000
tons, respectivamente;
v.
Dois silos para alumina, capacidade total 200.000 tons.
- O
sistema de controle de acesso à área restrita e circuito de monitoramento
(CFTV) do porto da Alumar recebeu a certificação ISPS CODE (Código
Internacional de Proteção de Embarcações e Instalações Portuárias),
diretriz para a elaboração dos planos de segurança portuária de cada porto
e terminal do país, público e privado, que opere no comércio internacional.
[II] BERÇOS DE ATRACAÇÃO
- No Terminal
da Alumar existem dois piers/berços
de atracação, contíguos, denominados:
i.
BERÇO
1 [comprimento 260 m] e
ii.
BERÇO
2 [comprimento 220m].
- O BERÇO 1, localizado no lado oeste
do Terminal, tem um comprimento total aproximado de 260m.
[OBS: incluindo 30 m de margem de
segurança, os dois Berços totalizam 510 metros de extensão contínua de cais de
atracação].
- Nele [BERÇO 1] encontram-se instalados:
i.
um carregador de navios para alumina, tipo linear, com capacidade
nominal de 2.000 tons/hora e
ii.
instalações para recebimento de soda cáustica (base líquida) e óleo
combustível.
- As operações
de descarga dos citados granéis líquidos são realizadas por bombas dos
próprios navios, atingindo taxas de 700 tons/h (soda cáustica) e 1.200
tons/h (óleo combustível).
- No BERÇO 2, com 220 m de comprimento,
foram instalados dois descarregadores de navios, tipo “grab”, capacidade
total de 3.500 tons/h, para manuseio de bauxita, carvão, coque calcinado e
piche (pencil pitch). Esses equipamentos deslocam-se sobre trilhos que se
estendem ao longo dos dois Berços.
- A área de
atracação ao longo dos dois berços, uma faixa de 50m de largura, é mantida
na profundidade de -13m (nível
de referência local da Autoridade Marítima);
- A estrutura
superior dos dois berços é uma plataforma de concreto armado, com 20m de
largura;
- Para
atracação de navios existem instalados, ao longo dos Berços 1 e 2, 18
defensas e igual número de cabeços de amarração;
[III] CANAL DE ACESSO E BACIA DE EVOLUÇÃO
- O canal de
acesso ao Terminal da Alumar tem uma extensão de 5 km até a Baía de São
Marcos, largura mínima de 120m, mantido até uma profundidade de -8m e é
sinalizado por 22 bóias e dois faróis de alinhamento.
- As manobras
de atracação e desatracação na Alumar, diurnas e noturnas, obedecem
horários das marés, conforme tratado na Norma de Atracação de Navios no
Terminal da Alumar.
- As bóias de
sinalização e faróis instalados ao longo do canal de acesso são equipadas
com luminárias com sinais sincronizados, com LED’s.
- A Bacia de
evolução do Terminal tem um diâmetro mínimo de 400m, mantido até uma
profundidade de –8m.
[IV] ESTOCAGEM DE MATÉRIAS PRIMAS
- Na retro-área do Terminal,
estão implantadas as seguintes áreas de estocagem de matérias primas:
i.
3 tanques para soda cáustica, com capacidade total de 54.000m³;
ii.
2 silos para alumina, com capacidade de 200.000 tons;
iii.
2 pátios para bauxita, com capacidade de 600.000 tons;
iv.
1 tanque para óleo combustível, com capacidade de 20.000 tons;
v.
1 pátio para carvão, com capacidade de 75.000 tons;
vi.
1 galpão para coque calcinado, com capacidade de 40.000 tons;
vii.
1 galpão para piche, com capacidade de 12.000 tons.
- O transporte
dos granéis sólidos movimentados pelo porto, desde os navios até as áreas
de estocagem, bem como dos silos de alumina aos navios é realizado através
de correias transportadoras.
- Existem
equipamentos auxiliares para movimentação de carga nos pátios de bauxita
(1 empilhadeira e 2 retomadores), e empilhadeiras/trippers nos galpões de
coque e piche e pátio de carvão.
[V] ESPECIFICAÇÃO
DE NAVIOS PARA O PORTO
- Para
operações com granéis sólidos, nas operações de carga (alumina) e descarga
(bauxita, carvão, coque e piche) o Porto considera como navio padrão o
tipo “Panamax”, com as
seguintes dimensões máximas:
Ø
Comprimento: 225m;
Ø
Largura / Boca: 32,3m;
Ø
Calado 38’ (11,58m)
- Para
granéis líquidos, as dimensões dos navios podem acompanhar os limites
máximos definidos para os sólidos, considerando-se 90m a distância máxima
entre a proa do navio e o centro do manifold, onde são conectados os
mangotes do Porto para as operações de descarga.
[VI] OPERAÇÕES DE
CARGA E DESCARGA
- Os produtos manuseados pelo Porto, em operações de carga e
descarga, estão apresentados no quadro abaixo. Observa-se um aumento
gradativo nas movimentações, mais significativa a partir do ano de 2.009,
com o início das operações dos primeiros equipamentos implantados na
expansão da Refinaria e do Porto, devendo atingir um valor total anual
próximo de 13M toneladas no final de 2011.
Produtos Manuseados Pelo Porto [2011-2013]
Quantidades Movimentadas em Carga e Descarga (Tons)
Produtos
|
2011
|
2012
|
2013
|
|||
Carga (t)
|
Navios
|
Carga (t)
|
Navios
|
Carga (t)
|
Navios
|
|
Bauxita
|
8.718.931
|
195
|
8.682.904
|
176
|
8.605.807
|
163
|
Soda Cáustica
|
622.759
|
18
|
588.375
|
17
|
560.091
|
15
|
Carvão
|
422.317
|
13
|
464.103
|
12
|
388.576
|
10
|
Coque
|
180.374
|
19
|
155.994
|
14
|
138.714
|
13
|
Piche
|
41.147
|
9
|
36.473
|
8
|
31.008
|
7
|
Óleo Combustível
|
228.174
|
17
|
245.806
|
18
|
245.689
|
19
|
Alumina
|
2.498.633
|
84
|
2.602.195
|
80
|
2.890.166
|
80
|
Total
|
12.712.335
|
355
|
12.775.850
|
325
|
12.860.050
|
307
|
[VII] CONDIÇÕES
GERAIS DE SERVIÇO DO TERMINAL (ARTIGO 5º - INCISO II - letra C)
TERMINAL PORTUÁRIO PRIVATIVO DO CONSÓRCIO ALUMAR
SÃO LUIS – MARANHÃO - CÓDIGO DO TERMINAL: 1102937
Portaria ANP nº 251/2000 - Terminais Aquaviários
[1] O Terminal Portuário Privativo [TUP] da Alumar é composto
por dois berços para acostagem de navios, denominados Berço 1 e Berço 2, com
comprimento total aproximado de 510 metros, podendo acomodar,
simultaneamente, dois navios padrão “Panamax”, comprimento unitário de 225m.
[2] Os BERÇOS do
Terminal operam diversos tipos de cargas conforme abaixo:
[2.1] Berço 1: opera, obrigatoriamente, navios em descarga de
granéis líquidos - óleo combustível e soda cáustica - e embarques de alumina.
Realiza, também, operações de descarga de granéis sólidos: bauxita, coque,
piche e carvão.
[2.2] Berço 2: dedicado às operações de descarga de bauxita, carvão, coque
e piche. Não opera com granéis líquidos.
[3] O Terminal Portuário Privativo [TUP] da Alumar dispõe de
um tanque de capacidade 21.848.914 litros para estocagem de óleo combustível. O
produto movimentado pelo Terminal é o OC-1 (código ANP 510.301.001) que é
utilizado para queima nos calcinadores da Refinaria de alumina da Alumar.
[4] As operações portuárias seguem os requisitos da Norma de
Operação do Terminal Portuário da Alumar, bem como Norma para Movimentação de
Óleo Combustível no Terminal da Alumar (em revisão);
[5] O Terminal dispõe de equipe terceirizada e especializada,
possuindo equipamentos específicos para prevenção e resposta a incidentes
ambientais, seguindo os requisitos do PAE - Plano de Ação de
Emergência do Terminal;
[6] A Alumar dispõe de Brigada de Emergência treinada para
realizar exercícios e simulados em evacuação de área e resgates, dentre outros,
bem como equipada para prevenção e combate de incêndio, seguindo os requisitos
do PAE - Plano de Ação de Emergência do Terminal;
[7] Todo acesso de pessoas e veículos ao Terminal Portuário
seguem os requisitos da Autoridade Aduaneira e do ISPS CODE;
[8] A Alumar participa do PAM – Plano de
Auxílio Mutuo, juntamente com o Porto Organizado do Itaqui e demais
terminais privativos da Baía de São Marcos.
Contatos do Terminal da Alumar:
Endereço: Av. Engenheiro Emiliano Macieira, KM 18, Estiva.
CEP: 65095-604 – São Luis, Maranhão-Brasil
Telefone: (98) 3218 1886 / Fax: (98) 3218 1461.
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