sexta-feira, 4 de novembro de 2016

[318] PORTO = TERMINAL DE USO PRIVADO - TUP DO CONSÓRCIO ALUMAR - ALCOA, RIO TINTO ALCAN E BHP BILLITON. SÃO LUÍS, MARANHÃO, BRASIL. [04nov2016]



PORTO = TERMINAL DE USO PRIVADO - TUP DO CONSÓRCIO ALUMAR [04nov2016]

Fonte: Consórcio Alumar; site oficial
http://www.alumar.com.br/internas_template4.aspx?spbid=1&tbsid=2

Acesso RAS 04out2016

INSTITUCIONAL - CONSÓRCIO ALUMAR

PORTO = TERMINAL DE USO PRIVADO - TUP DO CONSÓRCIO ALUMAR [04nov2016]

© Alumar - Consórcio de Alumínio do Maranhão | 2010

Fonte: Consórcio Alumar; site oficial
http://www.alumar.com.br/internas_template4.aspx?spbid=1&tbsid=2
Acesso RAS 04out2016

INSTITUCIONAL
  1. O Consórcio de Alumínio do Maranhão - ALUMAR é um dos maiores complexos de produção de alumina e alumínio primário do mundo. Inaugurado em Julho de 1984, é formado pelas empresas (i) Alcoa, ii) RioTinto-Alcan e (iii) BHP Billiton, e desempenha um importante papel para a economia do Maranhão.
  2. A Alumar estrutura o seu modelo de negócios apoiada no conceito de sustentabilidade, incorporando ao seu dia a dia, critérios que asseguram o sucesso econômico, a excelência ambiental e a responsabilidade social. Um dos pilares desse modelo é o Sistema de Gestão da Alcoa (ABS), que busca a melhoria contínua na qualidade do sistema produtivo: diminuir custos, reduzir o tempo de produção e melhorar as condições de saúde, segurança e meio ambiente no local de trabalho. Para o ABS, as pessoas estão sempre em primeiro lugar.
  3. O Consórcio conta hoje com 90% de funcionários maranhenses e centenas de fornecedores locais, com uma produção que bate recordes a cada ano.
  4. Em 2007 a área da REDUÇÃO alcançou a marca das 450.000 toneladas de alumínio produzidas e a REFINARIA da fábrica produz aproximadamente 1.657.000 toneladas de alumina.
  5. O sistema de gerenciamento de meio ambiente da Alumar é certificado pelas Normas ISO14001, há dez anos. Totalmente alinhadas com o mercado global, as práticas de gestão ambiental da Alumar estão integradas às práticas operacionais. E é por esse excelente desempenho na área ambiental que a Alumar vem recebendo reconhecimentos nacionais e internacionais.
  6. Em 2012, o Consórcio foi reconhecido como referência em gestão socioambiental pelo Instituto Internacional Chico Mendes.
  7. A Alumar faz da segurança e do cuidado com a saúde prioridades no dia a dia dos funcionários. Seu sistema de gerenciamento é baseado em rigorosos padrões de controle de riscos e programas de prevenção, tendo como foco a conscientização e a participação dos funcionários.
  8. A Alumar é certificada pela OHSAS 18001, grupo de normas internacionais que estabelece um padrão mundial para o sistema de gerenciamento de segurança do trabalho e saúde ocupacional. O resultado desse empenho é a satisfação e o bem-estar em um ambiente de trabalho livre de incidentes. 
NOTA DO EDITOR: Fonte Wikipedia e jornais de SLZ, MA. Posição a partir de 2015.
Desde 2013, a Alcoa veio reduzindo a produção de alumínio no Brasil como parte de um plano global de cortes de gastos. A empresa havia paralisado a REDUÇÃO em sua unidade em Poços de Caldas em 2014.
Em março de 2015, foi cortada a produção restante de 74 mil toneladas de alumínio na planta de São Luís, encerrando a fabricação do metal pela empresa no país.
A REDUÇÃO na unidade foi fechada e 650 funcionários foram demitidos.
Entretanto, as atividades com ALUMINA não foram afetadas.




PORTO [TUP – TERMINAL DE USO PRIVADO DA ALUMAR; perfil oficial; 04nov2016]

http://www.alumar.com.br/internas_template4.aspx?tbsid=17


Contatos do Terminal da Alumar: 
Endereço: Av. Engenheiro Emiliano Macieira, KM 18, Estiva.
CEP: 65095-604 – São Luis, Maranhão-Brasil
Email:  
slu_planejmaritimo@alcoa.com.br 
Telefone: (98) 3218 1886 / Fax: (98) 3218 1461.




[I] [APRESENTAÇÃO / LOCALIZAÇÃO]
  1. O Terminal Portuário Privativo [TUP] da Alumar está localizado  na confluência do Estreito dos Coqueiros com o Rio dos Cachorros, na Baía de São Marcos, município de São Luis-MA.
  2. Esta localizado a 2º 35,30” na latitude sul e 44º 22,24” longitude oeste, distanciado aproximadamente a 10km ao sul do porto do Itaqui.
  3. Recebe anualmente cerca de 300 navios graneleiros, capacidade máxima de 76.000 tons TPB (tonelagem de porte bruto).
  4. No Porto acontece o desembarque das matérias-primas e dos insumos usados na produção do Alumínio:
                                i.            bauxita,
                              ii.            carvão mineral,
                            iii.            soda-cáustica,
                             iv.            óleo combustível,
                               v.            coque e
                             vi.            piche.
  1. A operação de embarque do excedente de produção da ALUMINA, também é realizada pelo Porto.
  2. Este complexo portuário é composto por dois BERÇOS para acostagem de navios, denominados BERÇO 1 e BERÇO 2, com comprimento total aproximado de 510 metros, equipados com defensas; um dolphin /  Duque D´Alba (protetor de pilares); uma bóia de amarração.
  3. No Terminal foram instalados e equipamentos de carga e descarga:
                                 i.            dois descarregadores de navios com “grabs“,  capacidade total de 3.500 tons/hora;
                               ii.            um carregador para alumina do tipo linear capacidade 2.000 tons/hora e
                              iii.            instalações para recebimento de soda-cáustica e óleo combustível.
  1. O Terminal dispõe, ainda, das seguintes áreas para armazenagem de materiais:
                       i.            Um tanque com capacidade de 21.849 m3  para óleo combustível;
                     ii.            Três tanques com capacidade total aproximada de 54.000 m3  para armazenagem de  soda-cáustica;
                    iii.            Galpões cobertos para estocagem de coque calcinado e pencil pitch(piche), capacidades 34.000 tons e 8.000 tons, respectivamente.
                   iv.            Pátios para de bauxita e carvão, capacidades  540.000 tons e 75.000 tons, respectivamente;
                     v.            Dois silos para alumina, capacidade total 200.000 tons.

  1. O sistema de controle de acesso à área restrita e circuito de monitoramento (CFTV) do porto da Alumar recebeu a certificação ISPS CODE (Código Internacional de Proteção de Embarcações e Instalações Portuárias), diretriz para a elaboração dos planos de segurança portuária de cada porto e terminal do país, público e privado, que opere no comércio internacional.



[II] BERÇOS DE ATRACAÇÃO

  1. No Terminal da Alumar existem dois piers/berços de atracação, contíguos, denominados:
                                 i.            BERÇO 1 [comprimento 260 m] e
                               ii.            BERÇO 2 [comprimento 220m].
  1. O BERÇO 1, localizado no lado oeste do Terminal, tem um comprimento total aproximado de 260m.
[OBS: incluindo 30 m de margem de segurança, os dois Berços totalizam 510 metros de extensão contínua de cais de atracação].
  1. Nele [BERÇO 1] encontram-se instalados:
                                 i.            um carregador de navios para alumina, tipo linear, com capacidade nominal de 2.000 tons/hora e
                               ii.            instalações para recebimento de soda cáustica (base líquida) e óleo combustível.
  1. As operações de descarga dos citados granéis líquidos são realizadas por bombas dos próprios navios, atingindo taxas de 700 tons/h (soda cáustica) e 1.200 tons/h (óleo combustível).
  2. No BERÇO 2, com 220 m de comprimento, foram instalados dois descarregadores de navios, tipo “grab”, capacidade total de 3.500 tons/h, para manuseio de bauxita, carvão, coque calcinado e piche (pencil pitch). Esses equipamentos deslocam-se sobre trilhos que se estendem ao longo dos dois Berços.
  3. A área de atracação ao longo dos dois berços, uma faixa de 50m de largura, é mantida na profundidade de -13m (nível de referência local da Autoridade Marítima);
  4. A estrutura superior dos dois berços é uma plataforma de concreto armado, com 20m de largura;
  5. Para atracação de navios existem instalados, ao longo dos Berços 1 e 2, 18 defensas e igual número de cabeços de amarração;

[III] CANAL DE ACESSO E BACIA DE EVOLUÇÃO
  1. O canal de acesso ao Terminal da Alumar tem uma extensão de 5 km até a Baía de São Marcos, largura mínima de 120m, mantido até uma profundidade de -8m e é sinalizado por 22 bóias e dois faróis de alinhamento.
  2. As manobras de atracação e desatracação na Alumar, diurnas e noturnas, obedecem horários das marés, conforme tratado na Norma de Atracação de Navios no Terminal da Alumar.  
  3. As bóias de sinalização e faróis instalados ao longo do canal de acesso são equipadas com luminárias com sinais sincronizados, com LED’s.
  4. A Bacia de evolução do Terminal tem um diâmetro mínimo de 400m, mantido até uma profundidade de –8m.

[IV] ESTOCAGEM DE MATÉRIAS PRIMAS
  1. Na retro-área do Terminal, estão implantadas as seguintes áreas de estocagem de matérias primas:
                    i.               3 tanques para soda cáustica, com capacidade total de 54.000m³;
                   ii.               2 silos para alumina, com capacidade de 200.000 tons;
                 iii.               2 pátios para bauxita, com capacidade de 600.000 tons; 
                 iv.               1 tanque para óleo combustível, com capacidade de 20.000 tons;
                  v.               1 pátio para carvão, com capacidade de 75.000 tons;
                 vi.               1 galpão para coque calcinado, com capacidade de 40.000 tons;
               vii.               1 galpão para piche, com capacidade de 12.000 tons.
  1. O transporte dos granéis sólidos movimentados pelo porto, desde os navios até as áreas de estocagem, bem como dos silos de alumina aos navios é realizado através de correias transportadoras.
  2. Existem equipamentos auxiliares para movimentação de carga nos pátios de bauxita (1 empilhadeira e 2 retomadores), e empilhadeiras/trippers nos galpões de coque e piche e pátio de carvão.

[V] ESPECIFICAÇÃO DE NAVIOS PARA O PORTO
  1. Para operações com granéis sólidos, nas operações de carga (alumina) e descarga (bauxita, carvão, coque e piche) o Porto considera como navio padrão o tipo “Panamax”, com as seguintes dimensões máximas:
Ø  Comprimento: 225m;
Ø  Largura / Boca: 32,3m;
Ø  Calado 38’ (11,58m)
  1. Para granéis líquidos, as dimensões dos navios podem acompanhar os limites máximos definidos para os sólidos, considerando-se 90m a distância máxima entre a proa do navio e o centro do manifold, onde são conectados os mangotes do Porto para as operações de descarga. 

[VI] OPERAÇÕES DE CARGA E DESCARGA
  1. Os produtos manuseados pelo Porto, em operações de carga e descarga, estão apresentados no quadro abaixo. Observa-se um aumento gradativo nas movimentações, mais significativa a partir do ano de 2.009, com o início das operações dos primeiros equipamentos implantados na expansão da Refinaria e do Porto, devendo atingir um valor total anual próximo de 13M toneladas no final de 2011.  



Produtos Manuseados Pelo Porto [2011-2013]
Quantidades Movimentadas em Carga e Descarga (Tons)

Produtos
2011
2012
2013
Carga (t)
Navios
Carga (t)
Navios
Carga (t)
Navios
Bauxita
8.718.931
195
8.682.904
176
 8.605.807
 163
Soda Cáustica
622.759
18
588.375
17
 560.091
 15
Carvão
422.317
13
464.103
12
 388.576
 10
Coque
180.374
19
155.994
14
 138.714
 13
Piche
41.147
 9
36.473
 8
 31.008
 7
Óleo Combustível
228.174
 17
245.806
18
245.689
 19
Alumina
2.498.633
 84
 2.602.195
 80
 2.890.166
 80
Total
12.712.335
355
12.775.850
 325
 12.860.050
 307

 

[VII] CONDIÇÕES GERAIS DE SERVIÇO DO TERMINAL (ARTIGO 5º - INCISO II - letra C)
TERMINAL PORTUÁRIO PRIVATIVO DO CONSÓRCIO ALUMAR
SÃO LUIS – MARANHÃO - CÓDIGO DO TERMINAL: 1102937
Portaria ANP nº 251/2000 - Terminais Aquaviários

[1] O Terminal Portuário Privativo [TUP] da Alumar é composto por dois berços para acostagem de navios, denominados Berço 1 e Berço 2, com comprimento total aproximado de 510 metros,  podendo acomodar, simultaneamente, dois navios padrão “Panamax”, comprimento unitário de 225m.

[2] Os BERÇOS do Terminal operam diversos tipos de cargas conforme abaixo:
[2.1] Berço 1: opera, obrigatoriamente,  navios em  descarga de granéis líquidos - óleo combustível e soda cáustica - e embarques de alumina. Realiza, também, operações de descarga de granéis sólidos: bauxita, coque, piche e carvão.
[2.2] Berço 2: dedicado às operações de descarga de bauxita, carvão, coque e piche.  Não opera com granéis líquidos.

[3] O Terminal Portuário Privativo [TUP] da Alumar dispõe de um tanque de capacidade 21.848.914 litros para estocagem de óleo combustível. O produto movimentado pelo Terminal é o OC-1 (código ANP 510.301.001) que é utilizado para queima nos calcinadores da Refinaria de alumina da Alumar.

[4] As operações portuárias seguem os requisitos da Norma de Operação do Terminal Portuário da Alumar, bem como Norma para Movimentação de Óleo Combustível no Terminal da Alumar (em revisão);

[5] O Terminal dispõe de equipe terceirizada e especializada, possuindo equipamentos específicos para prevenção e resposta a incidentes ambientais, seguindo os requisitos do PAE - Plano de Ação de Emergência do Terminal;

[6] A Alumar dispõe de Brigada de Emergência treinada para realizar exercícios e simulados em evacuação de área e resgates, dentre outros, bem como equipada para prevenção e combate de incêndio, seguindo os requisitos do PAE - Plano de Ação de Emergência do Terminal;

[7] Todo acesso de pessoas e veículos ao Terminal Portuário seguem os requisitos da Autoridade Aduaneira e do ISPS CODE;

[8] A Alumar participa do PAM – Plano de Auxílio Mutuo, juntamente com o Porto Organizado do Itaqui e demais terminais privativos da Baía de São Marcos.

Contatos do Terminal da Alumar:
Endereço: Av. Engenheiro Emiliano Macieira, KM 18, Estiva.
CEP: 65095-604 – São Luis, Maranhão-Brasil

Telefone: (98) 3218 1886 / Fax: (98) 3218 1461.

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