quinta-feira, 22 de março de 2018

[619] 8º FMA – FÓRUM MUNDIAL DA ÁGUA , Brasília, 18-23mar2018: Declaração de Sustentabilidade será discutida no 8º FMA.




Declaração de Sustentabilidade será discutida no 8º Fórum Mundial da Água 18-23mar2018, Brasília, DF.

Fonte: Portal do FMA; Posted on segunda-feira, Março 19, 2018
http://www.worldwaterforum8.org/pt-br/news/declara%C3%A7%C3%A3o-de-sustentabilidade-ser%C3%A1-discutida-no-8%C2%BA-f%C3%B3rum
Acesso RAS 2018-03-22

http://www.worldwaterforum8.org/pt-br/news/declara%C3%A7%C3%A3o-de-sustentabilidade-ser%C3%A1-discutida-no-8%C2%BA-f%C3%B3rum

A elaboração de uma Declaração de Sustentabilidade está em pauta no 8º Fórum Mundial da Água. 

A primeira versão do documento está aberta à consulta pública até 22 de março 2018. O objetivo é chamar atenção para a atual situação das políticas atuais da água, sob o argumento de que essas ações não são suficientes para alcançar os objetivos da Metas de Desenvolvimento Sustentável (ODS).


O participante deve indicar as ações capazes de promover os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, estabelecidos pela ONU com horizonte até 2030.

Na quinta-feira (22mar2018), o assunto será debatido em duas sessões promovidas pelo Grupo Focal de Sustentabilidade, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, das 9h às 10h30 (sala 35), e das 16h15 às 17h45 (sala 36).

Ao final do 8º Fórum Mundial da Água será adotada uma Declaração de Sustentabilidade, refletindo os compromissos e mensagens chave dos participantes. 

Para a Comissão do Grupo Focal de Sustentabilidade, esta é uma grande inovação do evento, que pela primeira vez ocorre em um país do Hemisfério Sul.

Na formulação da minuta do documento, foram utilizadas como bases a a declaração ministerial emitida em 20 de março, o apelo à ação de autoridades regionais (21 de março), a declaração da juventude (18 de março), os parlamentos e declaração de poderes legislativos (março), a declaração comercial brasileira (19 de março) e a promessa da iniciativa de governança da água (21 de março).

"Considerando a convergência de todas essas declarações, pedimos uma mobilização urgente para garantir um futuro sustentável para o mundo e nos comprometemos a contribuir com esforços comuns para superar os crescentes desafios da água", diz um trecho da proposta.

Os resultados dos debates do processo cidadão, político e grupo de foco de sustentabilidade, ocorridos no âmbito do 8º Fórum Mundial da Água, também fornecerão diretrizes para o documento.

A Declaração de Sustentabilidade será levada ao Fórum Político de Alto Nível sobre Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, que acontece em julho deste ano, nos Estados Unidos. A ideia é garantir alianças cooperativas, reformas hídricas e inovações financeiras.

Clique aqui para ver o documento-base de orientação.
Diretrizes para construir a proposta de contribuição. 




*********************************

AVISO AOS NAVEGANTES!
NOTAS DO EDITOR do Blog Ronald.Arquiteto e do Facebook Ronald Almeida Silva:

[1] As palavras e números entre [colchetes]; os destaques sublinhados, em negrito e amarelo bem como nomes próprios em CAIXA ALTA e a numeração de parágrafos – se presentes nos textos ora publicados - NÃO CONSTAM da edição original deste documento (mensagem, artigo; pesquisa; monografia; dissertação; tese ou reportagem). Os mencionados adendos ortográficos foram acrescidos meramente com intuito pedagógico de facilitar a leitura, a compreensão e a captação mnemônica dos fatos mais relevantes da mensagem por um espectro mais amplo de leitores de diferentes formações, sem prejuízo do conteúdo cujo texto está transcrito na íntegra, conforme a versão original.

[2] O Blog Ronald Arquiteto e o Facebook RAS são mídias independentes e 100% sem fins lucrativos pecuniários. Não tem anunciantes, apoiadores, patrocinadores e nem intermediários. Todas as publicações de textos e imagens são feitas de boa-fé, respeitando-se as autorias e respectivos direitos autorais, sempre com base no espírito e nexo inerentes à legislação brasileira, em especial à LEI-LAI – Lei de Acesso à Informação nº 12.257, de 18nov2011. O gestor das mídias RAS nunca teve e não tem filiação partidária e nem exerce qualquer tipo de militância político-partidária.

[3] A eventual republicação de matérias de sites e blogs que vedam a retransmissão de suas publicações deve ser considerada como ato proativo não doloso de desobediência civil (tipo Soft Wikileak) em favor da Transparência Total e da Melhor Democracia na comunicação privada e pública, no espírito e com base na LEI-LAI, visando apenas ampliar o universo de internautas que buscam informações gratuitas na rede mundial.

[4] Para usuários de correio eletrônico - e-mail, Facebook e blog: O Emitente desta mensagem é responsável pelas opiniões de sua autoria, mas não se responsabiliza pelo conteúdo elaborado por terceiros, embora tenha agido com zelo e descortino na seleção de textos e imagens que reproduz nas mídias citadas, evitando propagar fakes e informações injuriosas ou ilegais. Cabe ao Destinatário cuidar quanto ao tratamento e destino adequados da mensagem recebida, respeitando sempre as normas do marco regulatório brasileiro da internet. Caso a pessoa que recebeu esta mensagem não seja o Destinatário de fato da mesma, solicitamos devolvê-la ao Remetente e apagá-la posteriormente. Agradecemos a compreensão e a colaboração de todos quanto ao uso correto, ético e civilizado das mensagens e documentos tramitados por meios eletrônicos.

RONALD DE ALMEIDA SILVA
Rio de Janeiro, RJ, 02jun1947; reside em São Luís, MA, Brasil desde 1976.
Arquiteto Urbanista FAU-UFRJ 1972 / Registro profissional CAU-BR A.107.150-5
Blog Ronald.Arquiteto (ronalddealmeidasilva.blogspot.com)
Facebook ronaldealmeida.silva.1

Nenhum comentário:

Postar um comentário