terça-feira, 31 de janeiro de 2017

[365] DIA MUNDIAL DE COMBATE À POLUIÇÃO. 14 AGOSTO



 

DIA MUNDIAL DE COMBATE À POLUIÇÃO: 14 DE AGOSTO -

 

DIA MUNDIAL DE CONTROLE DA POLUIÇÃO INDUSTRIAL: 14 DE AGOSTO

 

http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-combate-poluicao.htm

 

No dia 14 de agosto, é comemorado o DIA DO COMBATE À POLUIÇÃO. Essa data busca conscientizar e procurar soluções para esse grave problema ambiental.

Um meio ambiente saudável é direito de todos

O Dia do Combate à Poluição é comemorado em 14 de agosto e tem por objetivo alertar todas as esferas da população sobre o grave problema ambiental que enfrentamos e buscar medidas para conter a degradação do nosso planeta.



 O que é poluição?
A poluição é geralmente definida como a degradação física e química do meio ambiente. De acordo com a Lei nº 6.938, de 31 de agosto de 1981, que dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente, ela é considerada a degradação da qualidade ambiental resultante de atividades que direta ou indiretamente: prejudiquem a saúde, a segurança e o bem-estar da população; criem condições adversas às atividades sociais e econômicas; afetem desfavoravelmente a biota; afetem as condições estéticas ou sanitárias do meio ambiente; lancem matérias ou energia em desacordo com os padrões ambientais estabelecidos.
Entende-se, portanto, que a poluição é um processo que afeta não só o ambiente, como também todos os seres vivos, incluindo a população humana e suas atividades econômicas e sociais. Diante disso, é essencial que, para a saúde do planeta e das gerações futuras, tomemos medidas rápidas para evitar o aumento das alterações do meio ambiente.



 Quais são os tipos de poluição?
A poluição não está relacionada apenas com o descarte incorreto do lixo e com o lançamento de poluentes na atmosfera. Existem diversos tipos de poluição, inclusive aqueles conhecidos por muitos apenas como uma perturbação, como é o caso da poluição produzida pelo excesso de sons.
Ø  Poluição atmosférica: Poluição caracterizada pela alteração da composição do ar e desencadeada, entre outras causas, por indústrias, automóveis e até mesmo fatores naturais, como atividades vulcânicas. Essa poluição relaciona-se com o agravamento do efeito estufa e o surgimento de chuva ácida;
Ø  Poluição hídrica: Poluição que afeta as propriedades físicas, químicas e biológicas da água, comprometendo a sua qualidade. Uma das principais fontes desse tipo de poluição é o despejo de resíduos urbanos em rios e lagos;
Ø  Poluição do solo: Essa poluição caracteriza-se pelo acúmulo e infiltração de agentes poluentes no solo. A poluição do solo está muito relacionada com o descarte inadequado de lixo e contaminação por produtos agrícolas, tais como agrotóxicos;
Ø  Poluição radioativa: é aquela causada pela liberação de algum tipo de radiação. Esse tipo de poluição é o mais grave e está associado a danos sérios à saúde da população afetada, como lesões em tecidos e órgãos, surgimento de tumores e mutações;
Ø  Poluição sonora: é aquela ocasionada por sons e vibrações de volume muito alto. Apesar de muitas pessoas não darem a devida importância a esse tipo de poluição, ela é grave e pode causar problemas cardíacos e mau humor.
Ø  Poluição visual: Esse tipo de poluição causa incômodo a quem vê, uma vez que deixa o ambiente carregado. Ela é gerada pelo número excessivo de propagandas, outdoors, posters e cartazes.



 Como posso contribuir para a diminuição da poluição no planeta?
Muitas vezes, mesmo sem perceber, estamos contribuindo para a poluição do planeta. Quando utilizamos muito o carro ou quando não separamos nosso lixo, por exemplo, estamos ajudando a deixar o planeta cada vez mais sujo.
Podemos fazer nossa parte com atitudes muito simples, tais como:
Ø  Separar o lixo orgânico e reciclável;
Ø  Evitar o uso de sacolas plásticas;
Ø  Reutilizar embalagens sempre que possível;
Ø  Evitar utilizar o carro, preferindo sempre caminhadas, bicicletas e transporte público;
Ø  Não jogar lixo nas ruas;
Ø  Não realizar queimadas;
Ø  Sempre que possível levar o óleo utilizado na cozinha para postos de coleta apropriados.
Aproveite o Dia do Combate à Poluição e faça também a sua parte!



POLUIÇÃO DO SOLO [E OS RESÍDUOS SÓLIDOS E LÍQUIDOS]

Ø A manipulação equivocada do LIXO na cidade, e o uso de AGROTÓXICOS nas áreas rurais vem contribuindo para contaminação e poluição do solo.

http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/biologia/poluicao-solo.htm


O uso indevido do solo e a má gestão dos resíduos urbanos e rurais.

1.       A constante ação humana no meio ambiente provoca vários desequilíbrios ambientais, seja afetando os cursos hídricos, o ar atmosférico ou degradando os solos, interferindo diretamente nas relações ecológicas da fauna e flora.
2.       Altamente degradável, o solo é um meio bastante afetado pela pressão antrópica. Sua poluição afeta particularmente o nível superficial da crosta terrestre, camada da biosfera que abriga considerável biodiversidade.
  1. Esse meio, diferente do que pensamos, não é inerte e tampouco sustenta apenas as relações humanas. No extrato superficial do solo habitam espécies de macro e microorganismos importantes à manutenção do equilíbrio biológico no planeta: bactérias, fungos, nematódeos, artrópodes, anelídeos, moluscos e pequenos vertebrados, aliados à vegetação, dão vida e sustentação a esse substrato.
  2. No entanto, exposta aos mais variados tipos de impactos, prejudicam as formas viventes e o seu “pleno” desenvolvimento regular.
  3. A poluição do solo, dependendo da magnitude, pode causar malefícios irreparáveis tanto à natureza, que responde lentamente aos processos de reparação, quanto à frágil estrutura corpórea do homem.
  4. Sendo o homem o agente causador, a origem poluidora dos solos pode ser urbana ou rural, refletindo os danos característicos em cada meio de ocupação humana.
  5. Em áreas urbanas o principal problema é a enorme quantidade de lixo lançado sobre a superfície aliada à falta de tratamento.
  6. Detritos domésticos, hospitalares, industriais, dentre outras substâncias, como produtos químicos derivados do petróleo e chumbo, são despejados na natureza sem o mínimo controle ambiental e sanitário. Além de acumular no ambiente, dependendo da degradabilidade do dejeto, pode interferir organicamente nos níveis tróficos ecológicos.
  7. Nas áreas rurais, a contaminação do solo, ocorre exclusivamente pelo uso inadequado e abusivo de agrotóxicos e fertilizantes. O DDT, inseticida largamente utilizado nas lavouras para eliminar insetos, atualmente proibido em vários países, é uma substância com alta capacidade de retenção no solo e nos tecidos e órgãos dos animais. Essa substância desencadeia sérios danos à saúde de animais e dos seres humanos, pode causar problemas dermatológicos, hepáticos e até o desenvolvimento de um câncer.
  8. Dessa forma, diante de toda a problemática que envolve a gestão de resíduos urbanos e utilização de defensivos agrícolas, merece esse assunto maior atenção governamental na aplicação e implementação constitucional em defesa da preservação ambiental, bem como a responsabilidade social da população.

TIPOS DE POLUIÇÃO

 

Os principais tipos de poluição são: atmosférica, hídrica, dos solos, visual e sonora. Trata-se de problemas socioambientais que prejudicam enormemente a qualidade de vida.

 
O problema da poluição é um dos mais graves impactos ao espaço natural e geográfico

O ser humano que vive em sociedade está constantemente produzindo lixo, além de gerar também uma grande quantidade de poluentes que afetam o ar, os solos, as plantações, áreas naturais e outros. Por esse motivo, é preciso entender corretamente como ocorre a poluição gerada pelas atividades humanas para obter novas e melhores medidas de combate ao problema ambiental em questão.
A classificação que será apresentada a seguir refere-se aos principais componentes socioambientais afetados pelo problema da poluição. Assim, como estabelecemos esse critério, outras classificações distintas podem ser estabelecidas com base em outro tipo de requisito. No geral, os [principais] tipos de poluição são: atmosférica, dos solos, das águas, visual e sonora.

[1] Poluição atmosférica: ocorre pela emissão de poluentes no ar pelas práticas sociais, tais como a emissão realizada pelas chaminés das indústrias e veículos em geral, que costumam emitir uma grande quantidade de gases tóxicos para a atmosfera, principalmente por meio da queima de combustíveis fósseis (petróleo e gás mineral).
No âmbito das cidades, por exemplo, esse problema torna-se maior em determinadas épocas do ano, pois o fenômeno da inversão térmica dificulta a dispersão dos poluentes para outras áreas. Dessa forma, áreas urbanas inteiras sofrem com uma qualidade muito baixa do ar. Em termos mais abrangentes, o planeta também vem sofrendo em grande escala com a emissão de combustíveis fósseis, o que intensifica o efeito estufa e o aquecimento global, na visão da maioria dos cientistas da atualidade.

Algumas cidades ficam com o ambiente atmosférico muito poluído

[2] Poluição dos solos: esse tipo de poluição interfere tanto na qualidade agricultável do extrato superficial da Terra como na permanência dos seres vivos que nele habitam. Em muitos casos, a poluição dos solos ocorre em conjunto com a poluição hídrica, principalmente com a infiltração de LIXO e produtos tóxicos no subsolo, podendo atingir o lençol freático ou qualquer ponto da bacia hidrográfica. A poluição dos solos ocorre pelo acúmulo de LIXO na superfície (lixo esse que leva anos para decompor-se), em aterros sanitários, que produzem um líquido chamado chorume; e nos cemitérios. Além disso, também há a poluição pelos resíduos tóxicos utilizados em larga escala na agricultura. Nesse sentido, é preciso controlar e diminuir ao máximo o uso desse tipo de material nos sistemas agrários a fim de que haja uma maior produtividade de terras férteis em utilizações posteriores.

[3] Poluição das águas: a poluição hídrica ocorre pelo acúmulo de resíduos e poluentes nos cursos de água, como rios, lagos, bacias hidrográficas em geral e também os mares e oceanos. Trata-se de um dos mais graves problemas ambientais, pois afeta a disponibilidade de um dos mais importantes recursos naturais, além de causar a morte de espécies fluviais ou marinhas. Geralmente, a poluição das águas ocorre com o acúmulo de LIXO nas bacias hidrográficas e nos rios, além de derramamento de produtos químicos e também de petróleo no fundo dos mares. Em áreas urbanas, o excesso de poluentes nos rios gera também um grande desconforto para a população em razão da proliferação de doenças e do mau cheiro, causado, em muitos casos, pelo mau direcionamento do esgoto doméstico e industrial.

[4] Poluição sonora: o excesso de barulho no espaço das cidades e também em algumas áreas industriais pode gerar problemas de saúde, além de dificultar a comunicação e o bem-estar da população. O excesso de ruídos elevados no trânsito, nas fábricas e também nas obras aumenta o nível de estresse e provoca problemas de audição.


[5] Poluição visual: é causada pelo excesso de publicidade, cartazes em geral e outras formas de transformar as paisagens no âmbito social. Assim como a poluição sonora, esse tipo de poluição não é tratado por muitos como um problema ambiental, mas pode tornar o espaço geográfico menos harmônico, gerando desconforto e aumentando o nível médio de problemas sociais oriundos do estresse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário