quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

[353] TEORI ZAVASCKI E CARLOS ALBERTO FERNANDES FILGUEIRAS – RELAÇÕES PERIGOSAS.


FACEBOOK 25jan2017 (nº 1984): AMIGOS PARA SEMPRE – TEORI ZAVASCKI E CARLOS ALBERTO FERNANDES FILGUEIRAS – RELAÇÕES PERIGOSAS.

Ø TEORI ZAVASCKI [ao morrer] viajava num avião com um empresário que era sócio do BTG Pactual, investigado na Lava-Jato. O BTG do banqueiro ANDRÉ ESTEVES, solto no ano passado pelo ministro TZ.

 

AUTOR DO FURO SOBRE LIGAÇÃO ENTRE BTG E DONO DO AVIÃO CONTESTA PLÁGIO DO GLOBO [21jan2017]

 

 

Ø  "A notícia original de O Globo sobre Teori Zavascki e o BTG Pactual - baseada na minha notícia publicada ontem no site De Olho nos Ruralistas - foi enviada aos editores do jornal carioca, pelos repórteres, com crédito. Que depois foi retirado. Desde o início enfatizo o papel do jornal, da empresa, nessa omissão. Ele se chama O Globo. Mesmo que o editor tenha (e tem) responsabilidade. Evidente que não foi uma 'distração'. E sim um desrespeito profissional - para dizer o mínimo", diz o jornalista Alceu Castilho, que noticiou a ligação entre Carlos Filgueiras, dono avião que transportou Teori Zavascki, e o BTG Pactual


Por Alceu Castilho, em seu Facebook

1.       A notícia original de O Globo sobre TEORI ZAVASCKI e o BTG Pactual - baseada na minha notícia publicada ontem no site De Olho nos Ruralistas (leia aqui o original) - foi enviada aos editores do jornal carioca, pelos repórteres, com crédito. Que depois foi retirado (confira aqui a versão do Globo, sem crédito).

2.       Desde o início enfatizo o papel do jornal, da empresa, nessa omissão. Ele se chama O Globo. Mesmo que o editor tenha (e tem) responsabilidade. Evidente que não foi uma "distração". E sim um desrespeito profissional - para dizer o mínimo.

3.       Importante assinalar que o site do Jornal do Brasil deu crédito para o De Olho. Revista Forum, Diário do Centro do Mundo, Caros Amigos reproduziram o texto do Brasil 247 - o primeiro a perceber a importância da notícia. Assinalando, como deve ser, quem produziu o furo.

4.       Muito resumidamente, temos o seguinte. TEORI ZAVASCKI viajava num avião com um empresário que era sócio do BTG Pactual, investigado na Lava-Jato. O BTG do banqueiro ANDRÉ ESTEVES, solto no ano passado pelo ministro.

5.       As informações são de interesse público. Concluam o que quiserem a partir delas. Quem faz denúncia ou investiga é o Ministério Público, a polícia. Eu acho um monte de coisas sobre isso. Mas me ative às informações.

6.       Jornalistas informam. Não é trabalho que caia do céu. Temos técnicas, procedimentos. Trabalhamos, nos esforçamos, temos memória, de vez em quando fazemos uma ou outra sinapse.

7.       E merecemos crédito por isso.

8.       O jornal O Globo não conseguirá corrigir o plágio - este é o nome - na reportagem impressa. Ainda espero que faça a correção virtual.

9.       Basta pensar no seguinte: se o furo tivesse sido dado pelo New York Times eles deixariam de dar o crédito?

10.   Como jornalista profissional, exijo respeito dos meus colegas. É o mínimo.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário