terça-feira, 24 de janeiro de 2017

[350] PARCERIA TRANSPACÍFICO: O QUE É O TRANS-PACIFIC STRATEGIC ECONOMIC PARTNERSHIP AGREEMENT (TPP)



 

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Acesso RAS em 24jan2017

PARCERIA TRANSPACÍFICO

Líderes dos países membros na cúpula de 14nov2010*
Tipo de tratado
Esboçado
5 de outubro de 2015[1][2]
Partes
Acordo de 2006
Outros
Depositário
Governo da Nova Zelândia
Línguas
inglês e espanhol.
(*) Foto 01:
Description
Español: Una reunión con Líderes miembros del Trans-Pacific Strategic Economic Partnership Agreement (TPP).
English: A summit with leaders of the (then) negotiating states of the Trans-Pacific Strategic Economic Partnership Agreement (TPP). Pictured, from left, are NAOTO KAN (Japan), NGUYỄN MINH TRIẾT (Vietnam), JULIA GILLARD (Australia), SEBASTIÁN PIÑERA (Chile), LEE HSIEN LOONG (Singapore), BARACK OBAMA (United States), JOHN KEY (New Zealand), HASSANAL BOLKIAH (Brunei), ALAN GARCÍA (Peru), and MUHYIDDIN YASSIN (Malaysia).
Six of these leaders represent countries that are currently negotiating to join the group.
Date
Source
Author

Parceria Transpacífico, também referido como TPP (do inglês Trans-Pacific Partnership) é um acordo de livre-comércio estabelecido entre doze países banhados pelo Oceano Pacífico e relativo a uma variedade de questões de política e econômicas. O acordo foi alcançado em 5 de outubro de 2015 após sete anos de negociações. Seus objetivos declarados são: "promover o crescimento econômico; apoiar a criação e manutenção de postos de trabalho, reforçar a inovação, a produtividade e a competitividade; elevar os padrões de vida, reduzir a pobreza em nossos países, e promover a transparência, a boa governança e proteção ambiental."[3]
O acordo é semelhante ao Acordo de Parceria Transatlântica de Comércio e Investimento (TTIP), proposto entre os Estados Unidos e União Europeia.
Historicamente, a Parceria Transpacífico é uma expansão do Acordo de Parceria Econômica Estratégica Trans-Pacífico (TPSEP, também referido como P4), que foi assinado por Brunei, Chile, Nova Zelândia e Singapura em 2005. A partir de 2008, outros países aderiram à discussão para um acordo mais amplo: Austrália, Canadá, Japão, Malásia, México, Peru, Estados Unidos e Vietnã, elevando o número total de países que participam das negociações para doze.
As negociações deveriam estar concluídas em 2012, mas vários pontos controversos, sobretudo referentes a agricultura, propriedade intelectual, serviços (incluindo serviços financeiros, telecomunicações, infraestrutura, entre outros) e investimentos fizeram com que as negociações se prolongassem. Os membros finalmente chegaram a um acordo em 5 de outubro de 2015.
No entanto, as negociações têm suscitado críticas e protestos por parte de especialistas mundiais de saúde, ativistas da liberdade na Internet, ambientalistas, sindicatos, grupos de advocacy e políticos, em grande parte devido ao sigilo das negociações, à amplitude do escopo do acordo e às cláusulas controversas das versões preliminares, que vazaram para o público. A proposta apresentada pelos Estados Unidos foi criticada por ser excessivamente restritiva, no que se refere a medidas de proteção à propriedade intelectual, e por conter regras ainda mais severas do que as previstas pelo acordo de livre-comércio entre Coreia do Sul e Estados Unidos (conhecido como KORUS FTA) e pelo Acordo Comercial Anticontrafação (ACTA). A proposta chegou a ser comparada ao polêmico projeto de lei Stop Online Piracy Act (SOPA). Além disso, segundo os críticos, as medidas propostas poderiam afetar a disponibilidade de medicamentos genéricos nos países em desenvolvimento.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou aos 23/01/2017 um decreto determinando a retirada do país da Parceria Transpacífico, ainda não implementada.

Membros do TPP

Doze países participaram das negociações para a Parceria Transpacífico:
  Membros
  Interessados em aderir
País/região
Status (acordo de 2005)
Status
Início das negociações
Membro
Acordo alcançado
Fevereiro de 2008
Membro
Acordo alcançado
Fevereiro de 2008
Membro
Acordo alcançado
Fevereiro de 2008
Membro
Acordo alcançado
Fevereiro de 2008
Não membro
Acordo alcançado
Fevereiro de 2008
Não membro
Acordo alcançado
Novembro de 2008
 Peru
Não membro
Acordo alcançado
Novembro de 2008
Não membro
Acordo alcançado
Novembro de 2008
Não membro
Acordo alcançado
Outubro de 2010
Não membro
Acordo alcançado
Outubro de 2012
Não membro
Acordo alcançado
Outubro de 2012
Não membro
Acordo alcançado
Maio de 2013

 

Ver também

·         ACTA

Nenhum comentário:

Postar um comentário