[1] Frente Parlamentar em Defesa das Rodovias Federais recebe diretor do DNIT neste sábado (09abr2016)
Fonte: Portal Assembleia; Glaucione Pedrozo/ Agência Assembleia; 08/04/2016 16h08
http://www.al.ma.gov.br/noticias/30201
Acesso RAS em 08abr2016
Neste sábado, às 10h, a Frente Parlamentar em Defesa das Rodovias Federais do Maranhão receberá o diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), VALTER CASEMIRO SILVEIRA, para tratar da situação das rodovias federais no Maranhão.
Durante o encontro, que acontecerá no auditório do Complexo de Comunicação da Assembleia Legislativa do Maranhão, os deputados estaduais, junto com o líder da bancada maranhense na Câmara, deputado André Fufuca, irão discutir soluções para os trechos caóticos das BR’s no estado.
Logo após a discussão com os parlamentares, Valter Casemiro estará disponível para falar com a imprensa. Às 15h, os deputados e o diretor-geral do DNIT seguirão para inspeção aos trechos da BR-135.
A Audiência com o diretor-geral do DNIT foi solicitada pela Frente Parlamentar em Defesa das Rodovias Federais do Maranhão, presidida pelo deputado Fábio Macedo (PDT).
PROGRAMAÇÃO:(Sábado, 09abr2016)
10H- Reunião com o líder da bancada federal, André Fufuca e Frente Parlamentar junto com o diretor geral do DNIT, Valter Casimiro Silveira
Local: Auditório do Complexo de Comunicação
10H40 – Coletiva de Imprensa
11H – Visita aos trechos críticos da BR-135 (KM 04 em frente à Oleama e KM 15, próximo ao posto da Polícia Federal) , duplicação em Campo de Perizes e viaduto de Bacabeira.
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[2] AJUDA-MEMÓRIA AOS DEPUTADOS FEDERAIS E ESTADUAIS DO MA:
BR-135. ESTRADA DA MORTE. ESTRADA DA LAMA. ESTRADA DOS BURACOS. ESTRADA CAMPEÃ MUNDIAL DE QUEBRA MOLAS.
Ronald Almeida. abril 2016.
1. Até meados dos anos 60 a BR-135 era apenas um fio de estrada coberto de lama, piçarra ou areia, dependendo do trecho e das chuvas.
2. Após inaugurada como rodovia pavimentada no final dos anos 60, pelo Governador do Estado José Sarney, a BR-135 se tornou a principal rodovia federal no Maranhão em termos geopolíticos, pois é o único acesso à Capital do Estado - São Luís - e outros três municípios da Ilha de São Luís.
3. De lá pra cá centenas de contratos de manutenção foram feitos pelo antigo DNER e depois pelo atual DNIT, a custos até hoje incalculados.
4. Pode-se estimar empiricamente que supera a casa de um R$ 1 bilhão a soma de todos os contratos de remendação, tapa-buracos, roço e limpeza que os órgãos federais já jogaram nessa BR-135.
6. O problema extrapola em muito à buraqueira recorrente, à sujidade, a falta de visão a respeito da rodovia como principal via terrestre do Eixo Logístico que liga SLZ a Bacabeira e aos demais municípios do Maranhão no continente: o pior são as milhares de mortes e e acidentes graves que ocorrem todos os dias no Maranhão, Piauí, Bahia e Minas Gerais, onde a BR-135 termina em BH, em seus 2.657 km de extensão total.
7. A morte por assassinato a sangue frio da Professora e Bailarina ANA DUARTE em 26mar2016, retida pelas crateras imensas no trecho da BR-135 no seu quilômetro 14, dentro da Ilha, foi o estopim de uma indignação geral da população maranhense.
8. Publicamos essas fotos 102 que fizemos nos 25 km (distância do Aeroporto de SLZ = marco zero; até eixo das pontes do estreito dos Mosquitos) de rodovia BR-135 nos trechos de ida e volta dentro da ILha de São Luís.
9. Nessa data o famigerado e ineficiente serviço de tapa-buraco estava em seu segundo dia.
10. Em pleno Século XXI, é uma vergonha nacional, uma aberração administrativa e tecnológica, ainda se fazer operações tapa-buracos em rodovias federais a guisa de paliativo para o restauro definitivo.
11. Nunca se fez um planejamento econômico para o desenvolvimento sustentável do Eixo Logístico da BR-135 e nem de nenhuma outra rodovia federal no Maranhão. O trecho de 18 km no Campo de Perises é um matadouro rodoviário devido ao excesso de velocidade dos motoristas, animais na pista, ausência de polícia rodoviária no trecho, à falta de sinalização, falta de acostamento e falta de vergonha.
12. Em nenhum lugar civilizado do mundo uma rodovia federal (BR-135) é construída na faixa de domínio de uma ferrovia federal de longo curso (antiga RFFSA, depois CFN, hoje Transnordestina), com trens, ônibus e caminhões passando a menos de dois metros um do outro. Um crime que afronta a inteligência e o Código Brasileiro de Trânsito e que perdura intocável desde os anos 60. Não existe acostamento no sentido Estiva-Perises. Uma loucura.
13. Nos anos 80 o Governador João Castelo autorizou a colocação da Adutora Italuís, com canos de 1.40 m de diâmetro em cima do acostamento no sentido Perises-Estiva, ainda dentro da faixa de domínio da ferrovia federal da RFFSA. . Mais um garrote vil na já espremida BR-135. Enfim, nenhum Governador, nenhum Presidente da República se ocupou de mandar reparar esses erros graves congênitos. Milhares morreram e dezenas de milhares ficaram feridos nestes últimos 50 anos de uso intensivo dessa rodovia federal.
14. Nos trechos urbanos e semi-urbanos as vias de acesso laterais nunca foram pensadas, as faixas de domínio são invadidas e estão cheias de lama e lixo. O canteiro central está, como sempre, cheio de mato obstruindo a visão das placas. Dezenas de passagens gambiarras cortam o canteiro central para fazer retornos perigosos e proibidos..
15. Que a morte de ANA DUARTE não vire apenas mais uma estatística fatal e que doravante o DNIT-MA e o DNIT-BR não sejam tão mais omissos como o tem sido por décadas.
16. Que o Governo FLÁVIO DINO tenha o discernimento de estadualizar a gestão da BR-135, para melhorar a gestão (e fazer uma rodovia como a da foto abaixo), assim como nos moldes do convênio de Delegação de Competências com o governo federal para estadualizar a gestão do Porto do Itaqui, o que o faz desde 1ºfev2001.
17. Que as demais BRs no Maranhão também tenham gestão estadualizada, em especial a BR-010, Belém-Brasília, entre Açailândia e Estreito.
18. O DNIT é um paciente terminal, como já provou no caso da BR-135. Como disse em 14 de março passado o deputado Vinicius Louro no plenário da Assembleia Legislativa do Maranhão:
O DNIT tem as mãos sujas de sangue.
Ronald Almeida Silva
Arquiteto Urbanista, 68 anos.
FAU-UFRJ 1972 [44 anos de graduação em 2016]
CAU-BR A.107.150-5
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REPLAY de postagem anterior:
FACEBOOK 04abr2016
https://www.facebook.com/ronaldalmeida.silva.1
[3] (Facebook 1371)
BR 135. ESTRADA DA MORTE. ESTRADA DA LAMA. ESTRADA DOS BURACOS. ESTRADA CAMPEÃ MUNDIAL DE QUEBRA MOLAS.
A PRINCIPAL RODOVIA DO MARANHÃO. É ISSO AÍ MESMO QUE VOCÊS ESTÃO VENDO.
Foto Rodrigo Figueiredo
Resultado da omissão criminosa do DNIT Brasília, do Ministério dos Transportes e da maioria dos parlamentares da bancada do Maranhão no Congresso Nacional, que há décadas apoia, incondicionalmente, presidentes e presidenta sem compromisso com a vida dos maranhenses.
Não podemos esquecer que o Presidente da República JOSÉ SARNEY (1986-91; em cinco anos de mandato) e seu Ministro dos Transportes JOSÉ REINALDO deveriam ter duplicado a BR 135 pelo menos até ao sul do Maranhão, pois esta é uma rodovia federal que vai até Belo Horizonte. Deveriam também ter duplicado a outra Estrada Assassina, a BR 010 Belém Brasília no trecho Açailândia até Estreito.
OS GOVERNADORES DO MARANHÃO NAS ÚLTIMAS 4 DÉCADAS POUCO OU NADA FIZERAM PARA ACABAR COM O MORTICÍNIO NA ESTRADA DA MORTE. BR 135.
SOLUÇÃO POSTERGADA HÁ DÉCADAS:
A única solução é estadualizar [por convenio de delegação de competência] a gestão da BR 135 assim como foi feito com o Porto Federal do ITAQUI, administrado desde 01.02.2001 pelo governo do Maranhão através da EMAP.
FINALIZANDO:
No Brasil temos rodovias assim, padrão internacional, como a dos Imigrantes em SP. Por que o Maranhão se contenta com "serviços" de tapa-buracos que o DNIT oferece como migalhas de atendimento ao povo maranhense?
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