sexta-feira, 27 de outubro de 2017

[511] ESPANHA E CATALUNHA COLIDEM: SENADO ESPANHOL APROVA INTERVENÇÃO NA CATALUNHA [27out2017]. PARTE 3.


SENADO ESPANHOL APROVA INTERVENÇÃO NA CATALUNHA [27out2017]

 

Ø Decisão é resposta da Espanha à declaração de independência do Parlamento catalão

Fonte: Revista VEJA; Por Da redação Publicado em 27 out 2017, 12h43
RAS access_time: 27out 2017, 17h10 -


O primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, fala no Parlamento após a votação da independência da Catalunha, em Madri, na Espanha - 11/10/2017 (Pablo Blazquez Dominguez / Getty Images)

O Senado da Espanha aprovou a aplicação do artigo 155 da Constituição, que permite ao governo intervir na autonomia da Catalunha e destituir todos os membros do governo catalão. A decisão, que teve 214 votos a favor, 47 contra e uma abstenção, acontece logo após o Parlamento catalão ter declarado mais cedo nesta sexta-feira a independência da região.

A declaração da câmara catalã aconteceu enquanto o Senado espanhol debatia as medidas propostas pelo governo espanhol para assumir competências do Executivo regional. No debate no Senado, o primeiro-ministro Mariano Rajoygarantiu hoje que  “não há alternativa”, porque é preciso “recorrer à lei para fazer cumprir a lei” perante a “violação clara e evidente da democracia e dos direitos de todos”.


O chefe do governo espanhol afirmou ainda que o presidente do Executivo catalão, Carles Puigdemont, é o único responsável pela ativação dessas medidas, de acordo com a Constituição espanhola. “Ele e apenas ele”, ressaltou Rajoy, que,  em sua conta no Twitter, pediu também “tranquilidade a todos os espanhóis”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário