quinta-feira, 12 de novembro de 2015

[136.b] BARRAGENS E SEGURANÇA HÍDRICA: DILMA CHEGA TARDE EM MARIANA, MG, CENA DA MAIOR CATÁSTROFE SOCIOAMBIENTAL DO PAÍS NOS ÚLTIMOS 50 ANOS.


 

Uma semana depois da tragédia, Dilma decide sobrevoar Mariana [11nov2015]
Governo estuda maneiras de delegar à Samarco os custos com a reconstrução das regiões atingidas
Fonte: Portal Veja. 11/11/2015 às 17:56 - Atualizado em 11/11/2015 às 17:57
http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/uma-semana-depois-da-tragedia-dilma-decide-sobrevoar-mariana

 


A presidente Dilma Rousseff vai sobrevoar nesta quinta-feira - uma semana depois do rompimento da barragem que destruiu o distrito de Bento Rodrigues e matou ao menos oito pessoas - a cidade mineira de Mariana. Dilma passará também por Colatina, no Espírito Santo, que deve ser atingida nos próximos dias pela lama vinda pelo Rio Doce.
Dilma tem sido cobrada a sobrevoar a região, palco da maior tragédia ambiental da história de Minas Gerais, desde o último final de semana. Ela viajará ao lado da ministra do Meio Ambiente Izabella Teixeira.




Em entrevista nesta quarta-feira, Izabella confirmou que o governo analisa punições às empresas envolvidas - e prometeu uma resposta dura. "A responsabilidade ambiental é da empresa", afirmou a ministra, acrescentando que os governos federal e estadual estão estudando a base legal para tomar as providências.
O ministro da Casa Civil, Jaques Wagner, se reunirá com o ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, para tratar da situação em Mariana. O governo quer encontrar meios de responsabilizar a Samarco e a Vale pela reconstrução das cidades atingidas e pela manutenção do abastecimento de água em toda a região. A Samarco é uma joint venture da Vale com a mineradora anglo-australiana BHP Billiton.
Uma decisão da Justiça de Minas Gerais determinou que a empresa mantenha o abastecimento de Governador Valadares, uma das cidades banhadas pelo rio Doce, que foi contaminado pela lama da barragem destruída.
(Com agência Reuters): LEIA TAMBÉM:




DEBATES NO FACEBOOK

 

E a Dilma? Já foi a Mariana?

 

RAS COMPARTILHA: 

PIOR QUE A PATÉTICA OMISSÃO DO GOVERNO FEDERAL É A AUSÊNCIA IMORAL E ESTRONDOSA DO GOVERNO DE MINAS GERAIS NO ENFRENTAMENTO DAS MINERADORAS, TUDO DOMINADO PELA MÃO INVISÍVEL DA VALE. (Ronald Almeida).

 

Ver artigo e crítica de LUIZ CARLOS AZENHA 

nº [135] no Blog Ronald.Arquiteto.

BASTIDORES DE UMA TRAGÉDIA: OS RELAÇÕES PÚBLICAS DA SAMARCO [e da VALE e BHP Billiton] DÃO UMA SURRA NO ESTADO BRASILEIRO, QUE SUCUMBE AO PODER ECONÔMICO

Fonte: Portal Viomundo; por Luiz Carlos Azenha;

publicado em 09 de novembro de 2015 às 21:02

http://www.viomundo.com.br/denuncias/bastidores-de-uma-tragedia-os-relacoes-publicas-da-samarco-dao-uma-surra-no-estado-brasileiro-que-sucumbe-ao-poder-economico.html

 

 Só faltam responsabilizar a Dilma pela tragédia ! Ela tem se mostrado solidária em todas tragédias , e enchentes no Pais , afora . Porque não seria agora ? Eu heim !
Descurtir· Responder· 1· 20 h
Helio Da Silva Maia Filho Maia
Helio Da Silva Maia Filho Maia Só lembrando . O IBAMA , já aplicou multas milionárias a Empresa Mineradora .
Descurtir· Responder· 1· 20 h

 

RESPOSTA RAS

Dilma chegou muito atrasada para checar a catástrofe, ou seja, só apareceu sete dias = uma semana depois do ocorrido e de muito sofrimento por parte das vítimas e comunidades atingidas.

Dilma se limitou a mandar reunir um comitê de crise e o IBAMA dar uma multinha de R$ 250 milhões, ridícula quantia no valor de 10% do faturamento só da SAMARCO em 2014, ou menos de 1 % do faturamento combinado das 3 mineradoras - as brasileiras Samarco e Vale e a australiana BHP Billiton. 

10% é Gorjeta pra garçom.

A mitigação e reversão dos danos ambientais, sociais e patrimoniais devem superar a casa de US$ 5 bilhões se computados todos os impactos diretos e efeitos colaterais e indenizações, inclusive lucros cessantes da população afetada em vários municípios, enquanto durar os trabalhos de reparação, o que pode levar mais de duas décadas.

O Governo federal, o IBAMA e o Ministério de Minas e Energia e seu DNPM tem sido mais que coniventes com essas e outras mineradoras. 

Os poderes públicos (e a grande imprensa) nada comentam ou minimizam e nem tomaram providência alguma objetiva e concreta com relação à terceira barragem da Samarco, a GERMANA, que não ruiu mas está sob suspeição de instabilidade.

Elas financiam campanhas e a VALE é parceira incondicional de LULA, Dilma, Pimentel, FHC, Aécio Neves, dentre tantos outros caciques políticos de todos os partidos.

Leiam artigo de LUIZ CARLOS AZENHA nº [135] no Blog Ronald.Arquiteto.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário