segunda-feira, 30 de novembro de 2015

[157] POESIA E PRAÇA: Governo FD entrega Praça Nauro Machado reformada e com estrutura de segurança [12jun2015]




Governo entrega Praça Nauro Machado reformada e com estrutura de segurança [12jun2015]


PINHEIRO; FOTO; 13jun2015; 07:34




Uma das praças mais importantes do Centro Histórico de São Luís foi revitalizada e entregue à população na tarde desta sexta-feira (12jun2015). A reforma da Praça Nauro Machado foi um investimento do Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura de São Luís, a fim de melhor receber turistas e frequentadores do Centro Histórico. Durante a cerimônia, além do novo ambiente da Praça, o governador Flávio Dino entregou a Base Comunitária, instalada no local e que deverá reforçar a segurança na região do Centro Histórico.




“Este espaço, que é Patrimônio da Humanidade, deve ser visto principalmente como patrimônio do povo. Por isso mesmo, recuperar uma praça é valorizar a população. Além disso, o turismo é um importante motor da economia do nosso Estado, e a valorização do centro histórico significa a geração de emprego e renda”, destacou o governador Flávio Dino, ressaltando ainda, como ponto importante, a renovação da homenagem ao poeta que dá nome à praça. “Sublinhamos a importância da revitalização da homenagem ao poeta Nauro Machado, que é uma referência da cultura maranhense e que agora tem uma homenagem a altura da sua belíssima trajetória de vida e sua bela obra poética”.



O prefeito Edivaldo Holanda Júnior destacou o empenho conjunto entre Governo do Estado e a Prefeitura de São Luís como ponto crucial para a entrega da reforma, a tempo da praça receber as festividades juninas. “É mais um fruto da parceria entre Prefeitura de São Luís e Governo do Estado. Tenho sempre dito que o Maranhão e São Luís vivem um novo momento”, defendeu o prefeito de São Luís.




Com a revitalização, orçada em mais de R$ 670 mil, a Nauro Machado ficará mais atraente para turistas e terá espaço mais amplo para manifestações culturais. Agora, além do posto policial, a praça contará com uma iluminação luminotécnica, uma iluminação especial que realça a beleza da praça, e com banheiros masculinos, femininos e para pessoas com deficiência. 


“Foi um esforço muito grande, um desafio enorme estipulado pelo governador Flávio Dino. Foi um dos primeiros locais que visitou após assumir o governo e identificou de imediato a necessidade de uma reforma nesta praça que tem uma simbologia muito forte para cidade. E nós assumimos esse desafio com muito trabalho e dedicação”, apontou o secretário estadual de Infraestrutura, Clayton Noleto.

Quem trabalha nos arredores também aprovou a obra, como é o caso do servidor Agnaldo Filho. Ele trabalha no Tribunal de Justiça e garantiu que a partir de agora seus finais de tarde serão na Praça Nauro Machado. “Dia de sexta, quando descer do serviço virei para cá. Espero que as pessoas zelem esse lugar como se fosse a sua casa”, afirmou.



Mais Segurança

Para garantir mais segurança aos turistas, frequentadores, comerciantes e moradores da Praia Grande, foi instalada na Praça Nauro Machado a Base Comunitária que atenderá toda a região do Centro Histórico e bairros adjacentes.

“Esta inauguração atende a uma reivindicação da população. Teremos a partir de agora um atendimento completo não só de policiamento, mas de policiamento especializado, com profissionais capacitados para atender aos turistas e aos maranhenses que frequentam o Centro Histórico”, assinalou o secretário de Segurança Pública, Jefferson Portela.

Para o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Marco Antônio Alves, a inauguração atende não somente aos anseios da população, mas também
garante melhores condições para o exercício do trabalho do policial. “Os empresários e a população fixa e flutuante reclamavam a efetiva instalação de uma base comunitária da Polícia Militar. Aqui tinha um trailer, retirado ano passado em decorrência da estrutura, e a população clamava a volta do policiamento fixo. Agora consolida o sonho da população e a realização dada Policia Militar com melhores condições para garantir a segurança da população”, afirmou.

No posto serão empregados, diariamente, em regime de plantão, dois militares que permanecerão fixos 24 horas. Além destes, o restante do efetivo percorrerá as ruas do Centro Histórico realizando abordagens e encaminhamentos das prisões nas delegacias de Polícia Civil.
Trocando os Trailers, no qual os militares não tinham condições para exercer o trabalho, a Base Comunitária da CpTur conta com ambientes modernos, com sala de atendimento ao cidadão, alojamentos, banheiros e com uma mobília nova visando, assim, oferecer conforto ao cidadão e ao policial. E para atender turistas estrangeiros, um dos diferenciais da nova base é que o efetivo da CpTur é formado por militares que falam línguas estrangeiras como Inglês, Francês e Espanhol e até Chinês.

Estiveram presentes na cerimônia de entrega na reforma da Praça Nauro Machado o senador Roberto Rocha, os secretários estaduais de Segurança, Jefferson Portela, de Articulação Política e Assuntos Federativos, Márcio Jerry, de Cultural, Ester Marques, de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Bira do Pindaré, o presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária, Ted Lado, o procurador geral do estado Rodrigo Maia e o delegado-geral da Polícia Civil, Augusto Barros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário