quarta-feira, 11 de novembro de 2015

[134] BARRAGENS E SEGURANÇA HÍDRICA: A TRAGÉDIA COM DEZENAS DE MORTES NO MUNICÍPIO DE MARIANA, MG, CAUSADA PELO ROMPIMENTO DAS BARRAGENS DO FUNDÃO E SANTARÉM DA MINERADORA SAMARCO, empresa de Propriedade da VALE S.A. e BHP Billiton.

[134] BARRAGENS E SEGURANÇA HÍDRICA: A TRAGÉDIA COM DEZENAS DE MORTES NO MUNICÍPIO DE MARIANA, MG, CAUSADA PELO ROMPIMENTO DAS BARRAGENS DO FUNDÃO E SANTARÉM DA MINERADORA SAMARCO, empresa de Propriedade da VALE S.A. e BHP Billiton.

A TRAGÉDIA DE MARIANA, MG, 05nov2015;
CATÁSTROFE VEM SENDO MINIMIZADA PELA SAMARCO E SUAS CONTROLADORAS VALE E BHP BILLITON (sócias 50%/50%)


PREFÁCIO


Até 11nov2015, seis dias após a tragédia de alto impacto e extensa devastação em dois estados – MG e ES - decorrente do rompimento das Barragens de Rejeitos do FUNDÃO e SANTARÉM [ocorrido em 05nov2015] temos a seguinte situação:


A) Pelo lado do setor público:


I. O Governo de Minas tem sido muito complacente com as empresas responsáveis, e não tomou atitude alguma firme e tempestiva para mostrar à sociedade o que deveria ser feito para mitigar essa catástrofe gigantesca;
II. O Governo Federal emitiu notinhas protocolares, mas até 11nov a Presidente Dilma não tinha ido ao local da tragédia, nem tomado qualquer medida contundente referente ao assunto.
III. As Prefeituras dos municípios afetados nos estados de MG e ES não se uniram para enfrentar o gigantesco contencioso contra as duas maiores mineradoras do mundo que se omitiram na prevenção da catástrofe.

B) Pelo lado das empresas responsáveis, a SAMARCO (= VALE 50% / BHP BILLITON 50%) não dispõe de e/ou não providenciou:

Ø Diretor de Planejamento e Gestão Sustentável: (em contratação, informa o site)
Ø Comitê de Gestão Ambiental
Ø Plano de Contingências e de Ação de Emergência.
Ø Sistemas de Alarme Sonoro em situações de Emergência.
Ø Plano de Abastecimento Emergencial de Água Potável para todas pessoas, comunidades e cidades atingidas pelo imenso mar de lama da Samarco [180 milhões de m³ de rejeitos contaminados lançados no vale do Rio Doce];
Ø Ações mitigadoras sociais e ambientais consistentes e proporcionais à dimensão da tragédia e ao poder econômico da VALE S.A. e da BHP BILLITON [multinacional australiana].
Ø Laudo técnico estrutural da 3ª barragem, Germana, que não ruiu mas ainda está sob suspeição de instabilidade.





Barragens se rompem e enxurrada de lama destrói distrito de Mariana

 

Acidente foi em Bento Rodrigues e bombeiros confirmam uma morte.

Localidade está sendo esvaziada; MP vai investigar causa do acidente.


FONTE: PORTAL - Do G1 MG
05/11/2015 17h14 - Atualizado em 06/11/2015 01h25
http://g1.globo.com/minas-gerais/noticia/2015/11/barragem-de-rejeitos-se-rompe-em-distrito-de-mariana.html

O rompimento de duas barragens [Fundão e Santarém]de rejeitos da mineradora Samarco causou uma enxurrada de lama que inundou várias casas no distrito de Bento Rodrigues, em Mariana, na Região Central de Minas Gerais, na tarde desta quinta-feira (5nov2015).
O Corpo de Bombeiros de Ouro Preto, que tem equipes no local, confirmou uma morte e 15 desaparecidos até o momento. A vítima seria um homem que teve um mal súbito quando houve o rompimento. A identidade dele ainda não foi divulgada. 

O diretor do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Extração de Ferro e Metais Básicos de Mariana (Metabase), Valério Vieira dos Santos, afirma que entre 15 e 16 pessoas teriam morrido e 45 estão desaparecidas, mas ainda não há números oficiais de vítimas.
Um dos sobreviventes da tragédia, Andrew Oliveira, que trabalha como sinaleiro na empresa Integral, uma terceirizada da Samarco, disse que, na hora do almoço, houve “um abalo”, mas os empregados continuaram trabalhando normalmente.
"Começou a praticamente ter um terremoto", disse sobre o momento que as barragens se romperam. (veja depoimento abaixo)

Feridos
Quatro feridos foram levados para o Hospital de Pronto-Socorro João XXIII, em Belo Horizonte, referência em atendimento de urgência. De acordo com a Fhemig, três delas foram levadas de helicóptero e uma de ambulância.
Dentre os feridos está uma criança de 3 anos. Não se sabe se estes feridos estavam internados no hospital de Mariana e foram transferidos. Nesta unidade, quatro feridos tinham sido atendidos.
Mais de 200 pessoas da Guarda Municipal, dos bombeiros, das polícias Civil e Militar, da Defesa Civil e da mineradora trabalham nas buscas.

Desabrigados que tiveram que deixar suas casas por causa de rompimento de barragem estão na Arena Mariana (Foto: Lucas Prates/Hoje em Dia/Estadão Conteúdo)

O secretário de Defesa Social de Mariana, Brás Azevedo, disse que a situação no local é muito grave e há riscos de mais desmoronamentos. A orientação para os moradores que deixam Bento Rodigues é que sigam para o distrito de Camargos, que é mais alto e mais seguro.

Empresa
O diretor-presidente da Samarco, Ricardo Vescovi, em comunicado divulgado no perfil da empresa no Facebook por volta das 23h desta quinta, afirmou que o rompimento ocorreu em duas barragens – e não em uma, como informava nota divulgada pela mineradora no fim da tarde. (Veja a nota no fim da reportagem)
Segundo Vescovi, romperam-se as barragens de Fundão e Santarém, na unidade industrial de Germano, localizada entre os municípios de Mariana e Ouro Preto – a cerca de 100 km de Belo Horizonte.
O diretor-presidente da empresa diz que o rompimento foi identificado na tarde desta quinta e, imediatamente, foi acionado o plano de ação emergencial de barragens para priorizar o atendimento das pessoas que trabalham no local ou que vivem próximo às barragens. (veja no vídeo abaixo)
"Lamentamos profundamente e estamos muito consternados com o acontecido, mas estamos absolutamente mobilizados para conter os danos causados por esse acidente", finalizou.

Resgate
A Prefeitura de Mariana informou que muitas pessoas ainda estão ilhadas, e os acessos por terra estão todos bloqueados. Um helicóptero vai fazer o resgate, porém, a aeronave não pode voar à noite.
Os desabrigados estão sendo levados para a Arena Mariana, que é um complexo esportivo do município. Doações de roupas, água mineral, colchões e produtos de higiene pessoal podem ser entregues no centro de convenções de Mariana, na Rua Juscelino Kubitschek.
Segundo a prefeitura, o distrito de Bento Rodrigues tem cerca de 600 moradores, em 200 imóveis. Mas como outras localidades podem ter sido atingidas pelo mar de lama, a estimativa é de 2 mil pessoas afetadas.
Um vídeo mostra o desespero de moradores pouco depois do rompimento da barragem e a lama a avançando sobre o vilarejo. Assista abaixo:
Segundo a Polícia Militar de Meio Ambiente, a mineradora foi fiscalizada há dois anos e nenhum problema foi encontrado na barragem.
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e de Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais(Semad) criou um comitê de crise para cuidar do acidente e uma equipe de emergência foi enviada para o local para avaliar a situação.
De acordo com o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), órgão responsável pela fiscalização de barragens de rejeitos, a barragem de Fundão é considerada de baixo risco, e o rejeito de minério, inofensivo para a saúde.

Rompimento da barragem de Fundão, em Bento Rodrigues, distrito de Mariana (Foto: Luis Eduardo Franco/TV Globo)

Governo estadual
Quatro helicópteros do governo de Minas Gerais partiram para Bento Rodrigues com grupamentos do Batalhão de Emergências Ambientais e Respostas a Desastres (Bemad).
Em nota oficial, o governador, Fernando Pimentel, disse que recebeu com consternação a notícia do desastre. "A Defesa Civil e outros órgãos competentes estão envidando todos os esforços para prestar os primeiros socorros e todo atendimento necessário à população do distrito, ainda de difícil acesso em razão dos estragos causados pela inundação", diz o texto.
O ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, informou que vai viajar para Mariana nesta sexta-feira para acompanhar a assistência às vítimas. Unidades do Exército em Belo Horizonte e em São João Del Rei estão de prontidão, caso haja necessidade de ajuda nas buscas por sobreviventes.
Ministério Público
Representantes do Núcleo de Combate aos Crimes Ambientais do Ministério Público Estadual de Minas Gerais estão em Bento Rodrigues e será instaurado um inquérito civil para apurar as causas do rompimento da barragem, afirmou o promotor de Justiça do Meio Ambiente, Carlos Eduardo Ferreira Pinto.
Segundo o promotor, a partir desta sexta (6nov2015), o MP pretende levantar e identificar as causas do acidente e propor uma ação contra os responsáveis. Ele afirmou que nenhuma barragem se rompe por acaso, mas ressaltou que é prematuro dizer qual é a causa.








Barragens e Reservatórios

SAMARCO MINERAÇÃO S.A.


Razão Social: SAMARCO MINERAÇÃO S.A.

CNPJ: 16.628.281/0003-23

Data da abertura: 17/02/1975

Status da empresa: Ativa

Natureza jurídica: 205-4 - Sociedade Anônima Fechada

[Acionistas: 50% VALE / 50% BHP BILLITON]

Endereço: MINA GERMANO, S N; Bairro null; Cidade Mariana; CEP 35.420-000

Acesso RAS em 11nov2015.

SAMARCO

[THE COMPANY: HOME PAGE INFORMATION]

 

  1. Fundada em 1977, a Samarco é uma empresa brasileira de mineração, de capital fechado, controlada em partes iguais por dois acionistas: BHP Billiton Brasil Ltda. e Vale S.A.
  2. Nosso principal produto são pelotas de minério de ferro, produzidas a partir da transformação de minerais de baixo teor em um produto nobre, de alto valor agregado, e comercializado para a indústria siderúrgica mundial.
  3. Somos essencialmente uma empresa exportadora, que figura há anos entre as maiores do país, ocupando, em 2014, a 10ª posição, de acordo com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). Nossas vendas de pelotas de minério de ferro e finos abrangem mercados como Américas, Oriente Médio, Ásia e Europa, em 19 países.
  4. Desde a inauguração da Quarta Pelotização, no primeiro semestre de 2014, nossa capacidade nominal produtiva caminha para o patamar de 30,5 milhões de toneladas anuais. Geramos cerca de 6 mil empregos diretos e indiretos.
  5. Possuímos três concentradores, instalados na unidade de Germano, em Minas Gerais, que beneficiam o minério e aumentam o seu teor de ferro. Nossa estrutura conta ainda com quatro usinas de pelotização (que transformam o minério em pelotas) na unidade de Ubu, no município de Anchieta, no Espírito Santo.
  6. As duas unidades industriais são interligadas por três minerodutos, com quase 400 quilômetros de extensão cada, que transportam a polpa de minério de ferro entre os dois estados e passam por 25 municípios. Somos pioneiros nesse tipo de transporte.
  7. Contamos com um terminal marítimo próprio, localizado em Ubu (ES), por onde escoamos toda a nossa produção, além de escritórios de vendas, em Belo Horizonte (MG) e Vitória (ES), e dois internacionais, em Amsterdam (Holanda) e Hong Kong (China).
  8. Possuímos também uma usina hidrelétrica em Muniz Freire (ES) e participamos do consórcio da usina hidrelétrica de Guilman-Amorim, em Antônio Dias e Nova Era (MG). Juntas, as duas usinas respondem por 14,5%  do consumo anual de energia elétrica da Samarco.

http://www1.samarco.com/modules/system/viewPage.asp?P=1063&VID=default&SID=475308465763275&S=2&A=closeall&C=7736

 

DEVASTAÇÃO TOTAL E LETAL DO PATRIMÔNIO DOS MORADORES DO DISTRITO DE BENTO RODRIGUES, MUN. MARIANA, MG, NAS ÁREAS ATINGIDAS, SEM ALERTA, PELO TSUNAMI DE LAMA CONTAMINADA DAS BARRAGENS DA SAMARCO. 05nov2015.







SAMARCO: GOVERNANÇA CORPORATIVA

[who’s who]

http://www1.samarco.com/modules/system/viewPage.asp?P=1075&VID=default&SID=260479622341792&S=1&C=1677

A Samarco possui uma estrutura de governança corporativa moderna, constituída pelos acionistas BHP Billiton e Vale, Conselho de Administração, Comitês de Assessoramento, Diretoria Executiva, Auditoria Interna e Auditoria Independente. Isso permite aos acionistas uma administração eficiente do negócio, acompanhamento adequado dos resultados gerados pela Samarco, garantia de conformidade legal e estatutária e direcionamento dos valores, objetivos e estratégias da empresa. A nossa governança busca garantir transparência à administração, equilíbrio entre informações recebidas pelos dois acionistas, responsabilidade corporativa e uma prestação de contas objetiva e completa.

ACIONISTAS

BHP Billiton Companhia anglo-australiana, é a maior mineradora diversificada do mundo, tendo como principais produtos minério de ferro, diamante, carvão mineral, petróleo, bauxita, cobre, níquel e urânio.

Vale Com sede no Brasil, é líder mundial na produção e exportação de minério de ferro e pelotas e figura entre as principais produtoras no mundo de diversos outros minerais, tais como concentrado de cobre, bauxita, alumina, alumínio, potássio, caulim, manganês, ferro-ligas e níquel.

DIRETORIA SAMARCO
Ø  Diretor-presidente: RICARDO VESCOVI DE ARAGÃO
Ø  Diretor de Projetos e Ecoeficiência: Maury de Souza Junior
Ø  Diretor e Operações e Infraestrutura: Kleber Luiz Mendonça Terra
Ø  Diretor Comercial: Roberto Lúcio Nunes de Carvalho
Ø  Diretoria Financeira e de Suprimentos: Eduardo Bahia Martins Costa
Ø  Diretoria de Planejamento e Gestão Sustentável: em contratação
Posição em 11nov2015.

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO
Principal órgão da governança corporativa da Samarco, o Conselho de Administração é composto por quatro membros efetivos e quatro suplentes, representantes dos dois acionistas. Possui como principais atribuições:
Ø  - orientação estratégica e geral dos negócios;
Ø  - acompanhamento dos resultados da empresa;
Ø  - garantia da integridade da gestão da empresa;
Ø  - escolha do CEO e avaliação dos membros da diretoria executiva;
Ø  - escolha da auditoria independente;
Ø  - orientação e aprovação do plano de negócio e orçamento da companhia, incluindo planos de investimento, distribuição de dividendos aos acionistas e reinvestimentos;
Ø  - deliberação sobre alterações de estrutura societária e alterações relevantes na estrutura de capital (aquisições e vendas de ativos, fusões e vendas de ativos), que são posteriormente aprovados pelos acionistas;
Ø  - manutenção da conformidade legal, estatutária e com o acordo de acionistas;
Ø  - definição das diretrizes gerais dos negócios e da estratégia da Empresa;
Ø  - aprovação da distribuição de dividendos aos acionistas e reinvestimentos.

Os membros do Conselho têm mandatos de três anos, com possibilidade de reeleição, revezamento entre representantes dos acionistas nos cargos de liderança e se reúnem a cada quatro meses.

COMPOSIÇÃO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO
Membros efetivos
Peter Poppinga (Chairman)
Pedro Rodrigues
James John Wilson (vice-Chairman)
Tony Ottaviano

Suplentes
Stephen Michael Potter
Marcelo Botelho Rodrigues
Sérgio Consoli Fernandes
Margaret Beck

COMITÊS DE ASSESSORAMENTO
A governança corporativa da Samarco possui quatro comitês de assessoramento, que possuem agenda própria e têm a prerrogativa de estabelecer subcomitês para o tratamento de temas específicos, que podem ter caráter permanente ou temporário.
        I.            Comitê de Finanças e Estratégia: apoio ao Conselho de Administração em assuntos estratégicos econômicos e financeiros.
      II.            Comitê de Operações: apoio ao Conselho de Administração em assuntos técnicos e relacionados às operações.
    III.            Comitê de remuneração: apoio ao Conselho de Administração na definição de políticas de remuneração dos principais executivos da Samarco e políticas gerais de recursos humanos.
    IV.            Comitê de Auditoria: suporte ao Conselho de Administração acerca das questões relacionadas a controles e compliance.

ACESSE TAMBÉM NOSSO:

 

NOTAS RAS:  11nov2015

 

Até 11nov2015, seis dias após a tragédia de alto impacto e extensa devastação em dois estados – MG e ES - decorrente do rompimento das Barragens de Rejeitos do FUNDÃO e SANTARÉM [ocorrido em 05nov2015] a SAMARCO (= VALE 50% / BHP BILLITON 50%) não dispõe de e/ou não providenciou:

Ø  Diretor de Planejamento e Gestão Sustentável: (em contratação, informa o site)

Ø  Comitê de Gestão Ambiental

Ø  Plano de Contingências e de Ação de Emergência.

Ø  Sistema de Alarme Sonoro em situações de Emergência.

Ø  Plano de Abastecimento Emergencial de Água Potável para todas pessoas, comunidades e cidades atingidas pelo imenso mar de lama da Samarco [180 milhões de m³ de rejeitos contaminados lançados no vale do Rio Doce];

Ø  Ações mitigadoras sociais e ambientais consistentes e proporcionais à dimensão da tragédia e ao poder econômico da VALE S.A. e da BHP BILLITON [multinacional australiana],



SAMARCO INFORMA

Posição em 11nov2015; 15:00h


Diante do acidente das barragens de Fundão e de Santarém, na unidade industrial de Germano, localizada nos municípios de Mariana e Ouro Preto, em Minas Gerais, identificada na tarde do dia 5 de novembro [2015], a Samarco informa que está mobilizando todos os esforços necessários para priorizar o atendimento aos atingidos pelo acidente e mitigar os danos ambientais.
Reforçamos o nosso compromisso com a integridade das pessoas e com a transparência no fornecimento de informações.

Ações Assistenciais
Comunicamos que, até às 15h desta quarta-feira, 11 de novembro, 637 pessoas – representando 185 famílias – já foram alocadas em hotéis e pousadas da região pela Samarco e ressaltamos que:
– Há sete helicópteros disponíveis.
– Foram entregues 600 kits de emergência, com colchões, lençóis, toalhas, cobertores e materiais de higiene pessoal.
– 2 mil cestas básicas distribuídas.
– 5 mil lanches disponibilizados
– 96 mil litros de água entregues. [equivalentes a 96 m³ ou 16 caminhões pipa (6m³ cada)]
Agradecemos a ajuda da sociedade e as manifestações de apoio que têm sido direcionadas aos atingidos pelo acidente da Barragem de Fundão e Santarém.

PALAVRA DO PRESIDENTE
Confira o pronunciamento do diretor-presidente da Samarco, RICARDO VESCOVI, sobre o rompimento das barragens da empresa nos municípios de Mariana e Ouro Preto (MG).
http://www.samarco.com/index.php/palavra-do-presidente/


 
SAMARCO: COMUNICADOS OFICIAIS

FALE COM A ASSESSORIA DE IMPRENSA

Adriane Ahlers – adrianeahlers@rp1.com.br / (11) 98151-9595
Ana Paula Doné – anapauladone@rp1.com.br / (31) 99635-8658
Bruno Costa – brunocosta@rp1.com.br / (11) 99187-5984
Camila Vernier – camilavernier@rp1.com.br / (11) 5501-4655
Karina Souza – karinasouza@rp1.com.br /(11) 5501-4655
Marcia Glogowski – marciaglogowski@rp1.com.br / (11) 5501-4655
Manuela Ferreira – manuelaferreira@rp1.com.br / (27) 99783-2686
Mariana Cesena – marianacesena@rp1.com.br / (11) 5501-4655
Sandra Dalton – sandradalton@rp1.com.br / (27) 99970-3230
Silvia Vasconcelos – silviavasconcelos@rp1.com.br / (11) 5501-4655

COMUNICADO 1
A Samarco informa que houve um acidente em sua barragem de rejeitos, denominada Fundão, localizada na unidade de Germano, nos municípios de Ouro Preto e Mariana (MG).
A organização está mobilizando todos os esforços para priorizar o atendimento às pessoas e a mitigação de danos ao meio ambiente.
As autoridades foram devidamente informadas e as equipes responsáveis já estão no local prestando assistência.
Não é possível, neste momento, confirmar as causas e extensão do ocorrido, bem como a existência de vítimas.
Por questão de segurança, a Samarco reitera a importância de que não haja deslocamentos de pessoas para o local do ocorrido, exceto as equipes envolvidas no atendimento de emergência.

COMUNICADO 2
A Samarco informa que colocou em ação, juntamente com Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e outras instituições competentes, todas as ações previstas no seu Plano de Ação Emergencial de Barragens – validado pelos órgãos competentes, em função do rompimento das barragens de Fundão e Santarém, localizadas no distrito de Bento Rodrigues, em Mariana (MG), ocorrido na tarde desta quinta-feira, 5 de novembro. A mineradora está mobilizando todos os esforços necessários para priorizar o atendimento e a integridade das pessoas que estavam trabalhando no local ou que residem próximas às Barragens, além das ações para conter os danos ambientais. As operações da Samarco na unidade de Germano estão paralisadas.
Até o momento, não é possível confirmar número de vítimas e desaparecidos. Todas as pessoas resgatadas com ferimentos estão sendo encaminhadas para pronto atendimento no hospital do município de Mariana e demais municípios próximos e, os desabrigados, para um ginásio de Mariana onde equipes prestam auxílio a todos. Neste momento, não há confirmação das causas e a completa extensão do ocorrido. Investigações e estudos apontarão as reais causas do ocorrido.
As barragens da Samarco são compostas por quatro estruturas: barragens de Germano, Fundão, Santarém e Cava de Germano. Todas possuem Licenças de Operação concedidas pela Superintendência Regional de Regularização Ambiental (SUPRAM) – órgão que, nos recorrentes processos de fiscalização, atesta o comportamento e a integridade das estruturas. A última fiscalização ocorreu em julho de 2015 e indicou que as barragens encontravam-se em totais condições de segurança. A Samarco também realiza inspeções próprias, conforme Lei Federal de Segurança de Barragens, e conta com equipe de operação em turno de 24 horas para manutenção e identificação, de forma imediata, de qualquer anormalidade.
Informações da Samarco sobre a composição do rejeito de minério de ferro
O rejeito é inerte. Ele é composto, em sua maior parte, por sílica (areia) proveniente do beneficiamento do minério de ferro e não apresenta nenhum elemento químico que seja danoso à saúde.

COMUNICADO 3
A Samarco está atenta a qualquer repercussão no Espírito Santo e em constante contato com as autoridades competentes em função do acidente ocorrido nas barragens de Fundão e Santarém, em Minas Gerais. A expansão da mancha que avança no Rio Doce está sendo permanentemente monitorada pela empresa. A Samarco está tomando todas as providências possíveis para mitigar os impactos ambientais gerados e, em caso de necessidade, auxiliar prefeituras e as comunidades em eventuais ocorrências. A coleta de amostras de água nos trechos impactados já foi iniciada e terá continuidade até a normalização da situação. É importante mencionar que a empresa está, no momento, concentrando seus esforços no atendimento às pessoas atingidas.
As operações da empresa na Unidade de Germano/Minas Gerais estão paralisadas. Na Unidade de Ubu, em Anchieta/Espírito Santo, as operações industriais serão paralisadas ao final dos estoques de minério, bem como as operações de embarque, que serão interrompidas ao término dos estoques de produtos.
http://www.samarco.com/index.php/2015/11/08/comunicado-3/

COMUNICADO 4
Informamos que continuamos totalmente envolvidos na execução do Plano de Ações Humanitárias coordenado pela Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Secretaria de Assistência Social da prefeitura de Mariana.
Até o momento, mais de 300 profissionais da Samarco, entre psicólogos, assistentes sociais, médicos, enfermeiros, bombeiros, socorristas, engenheiros, veterinários e biólogos, entre outros, atuam no atendimento às comunidades, nos serviços de busca e resgate de pessoas e animais e nas ações de monitoramento e contenção da lama.

COMUNICADO 5
Avanço da mancha
Estamos tomando todas as providências possíveis para mitigar as consequências ambientais geradas com o avanço da mancha ao longo do Rio Doce. A coleta de amostras de água nos trechos afetados já foi iniciada e terá continuidade até a normalização da situação. Cabe ressaltar que o material é inerte e não tóxico.
Números atualizados
Continuamos empenhados na assistência às pessoas impactadas pelo acidente das barragens. No total, são 612 pessoas — representando 162 famílias — alojadas pela empresa em hotéis e pousadas da região de Mariana.
Licença remunerada
Neste momento, a nossa prioridade é o suporte ao resgate e ao atendimento de todos os que foram impactados. Portanto, informamos a decisão de conceder licença remunerada aos empregados que não estão diretamente envolvidos nas atividades relacionadas ao acidente.

COMUNICADO 6
Atendimento às comunidades
Temos oferecido todo o apoio necessário às comunidades,  disponibilizando água, cestas básicas, itens de higiene pessoal, material e equipamentos de limpeza, caminhões-pipa e ração animal.
Em Barra longa, por exemplo, as 21 pessoas desabrigadas já estão acomodadas e fizemos a distribuição de 300 cestas básicas, 8 mil litros de água potável, materiais de limpeza e 1.000 colchões. O serviço de limpeza do município e a abertura da estrada foram iniciados com o apoio de três caminhões basculantes, carregadeira, retroescavadeira e três caminhões-pipa fornecidos pela Samarco.
PLANO DE RESPOSTA DE EMERGÊNCIA
Conforme prevê o plano de resposta de emergência da barragem, solicitado pela defesa civil, a Samarco iniciou ontem a comunicação presencial com as comunidades, informando que, de forma preventiva, foram mobilizadas caminhonetes com sirene, disponíveis 24 horas por dia, para alertar sobre qualquer necessidade. Foram avisadas as comunidades de Camargos, Pedras, Paracatu de Baixo, Paracatu de Cima, em Mariana, e a comunidade de Gesteira, no município de Barra Longa.
http://www.samarco.com/index.php/2015/11/10/comunicado-6/


COMUNICADO 7
Samarco inicia intervenção preventiva na área das barragens
Entre as medidas adicionais de monitoramento e segurança que a Samarco vem tomando, a empresa inicia nesta quarta-feira, 11 de novembro, uma mobilização para realizar intervenções nas estruturas remanescentes das áreas de barragens, as quais vão proporcionar maior grau de estabilidade, mitigando efeitos decorrentes do rompimento e prevenindo eventuais problemas futuros. Portanto, as autoridades competentes recomendam a restrição do acesso à área impactada.
Reforçamos que a Samarco, juntamente com os órgãos públicos, continua absolutamente mobilizada para atuar no resgate e acolhimento aos impactados.

COMUNICADO 8
Estão circulando alguns boatos, especialmente nas redes sociais, a respeito da instabilidade da Barragem de Germano, em Mariana (MG). A Samarco reitera que todos os seus mecanismos de controle não apontam qualquer indício de abalo na estrutura.

ÚLTIMO COMUNICADO

COMUNICADO 9

11/Nov - 2015

NOTA OFICIAL DO GOVERNO DE MINAS GERAIS
O Governo do Estado de Minas Gerais esclarece à população que não houve rompimento da barragem Germano. Haverá uma intervenção no dique desta barragem. Durante esse período será realizado um replanejamento das buscas e que possivelmente algumas famílias, por medida de segurança, serão realocadas.
Esclarecemos que as buscas continuam bem como todos os trabalhos de assistência que vinham sendo realizados. Reforçamos que o realocamento dessas famílias trata-se de uma medida de prevenção, que visa garantir a segurança dos moradores.
Pedimos à população que siga às orientações dos órgãos de segurança, evitando o pânico ou qualquer tipo de tumulto.
Assessoria de Comunicação
Governo do Estado de Minas Gerais


Premiação IEL/Findes [para CEO Samarco]

Ricardo Vescovi recebeu a premiação durante evento de lançamento do Anuário 200 Maiores Empresas do Espírito Santo

O Instituto Euvaldo Lodi (IEL), entidade que ligada à Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), homenageou na última quinta-feira, 29 de outubro [2015], o diretor-presidente da Samarco, RICARDO VESCOVI. Pelo segundo ano consecutivo, ele foi eleito Executivo Destaque. O prêmio foi entregue no evento de lançamento do anuário 200 Maiores Empresas do Espírito Santo, em noite que reuniu empresários, executivos e autoridades em cerimônia no Itamaraty Hall.

A escolha do Executivo Destaque do Ano é feita por voto eletrônico, com a participação de empresários, jornalistas, presidentes de sindicatos, representantes de órgãos de apoio e fomento, autoridades e pessoas consideradas formadoras de opinião. O prêmio representa o reconhecimento pela importante colaboração que Ricardo Vescovi tem dado ao desenvolvimento do Estado em suas ações diante da gestão da Samarco. Na presença da esposa e dos filhos, Ricardo ressaltou a importância do bom exemplo, da ética e da integridade. “Quando vocês reconhecem a mim como executivo destaque vocês estão reconhecendo os meus valores, e os valores da empresa onde eu trabalho há 23 anos.

O anuário IEL

O Anuário 200 Maiores Empresas do Espírito Santo, que está em sua 19ª edição, publicado nas versões em Português e Inglês e considerado uma das principais publicações de referência econômica e empresarial sobre o Estado do Espírito Santo. A edição, além de conter o ranking das 200 maiores empresas do Estado, apresenta uma avaliação do desempenho econômico-financeiro dos principais setores produtivos. A revista traz ainda artigos assinados por especialistas que abordam temas relacionados às áreas de gestão, finanças, economia, inovação, negócios, entre outros assuntos relevantes para o cenário capixaba. 

O Anuário apresenta também a lista dos homenageados no ano nas categorias Prêmio IEL de Gestão, Empresa Destaque, Executivo Destaque e Empresário Destaque de 2015.


 


SAMARCO: Responsabilidade Ambiental

http://www1.samarco.com/modules/system/viewPage.asp?P=1316&VID=default&SID=475308465763275&S=1&A=closeall&C=7736

A Gestão Ambiental é essencial para a consolidação da sustentabilidade da Samarco e para a manutenção das nossas atividades. Tudo isso, de forma coerente com a nossa Missão, Visão e Valores. Para nós, preservação do meio ambiente é uma preocupação constante e está contemplada em todas as estratégias de negócio. Somente em 2013, investimos mais de R$ 183 milhões em iniciativas capazes de aprimorar cada vez mais nossa gestão ambiental por meio de ações  voltadas para temas como emissões, água, energia e biodiversidade.

EMISSÕES ATMOSFÉRICAS
Nos últimos anos, a atuação da Samarco ligada ao controle atmosférico tem sido marcada por importantes iniciativas, como a conclusão, em 2013, das ações previstas no Termo de Compromisso Ambiental (TCA) firmado voluntariamente em 2009 pela Samarco e pelo Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), com a interveniência técnica do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IEMA). Foram investidos cerca de R$ 250 milhões em sete iniciativas que aprimoraram o controle e reduzem a emissão  de material particulado em Ubu (ES).  A inauguração das  barreiras de vento (Wind Fence), para cercar os pátios de estocagem de finos e pelotas de minério de ferro no ES e a entrega da ampliação e modernização da Rede Automática de Monitoramento da Qualidade do Ar na região de Anchieta (ES).  marcam a conclusão do TCA. 
GASES DE EFEITO ESTUFA
Desde 2007, realizamos nosso inventário de emissões de gases de efeito estufa (GEE), com base na metodologia do GHG Protocol. Em 2014, registramos um aumento de 19,7% nas emissões, em comparação com o ano anterior. As emissões dos escopos 1, 2 e 3 tiveram aumento de 24,6%, 77,8% e 19,1%, respectivamente. Este acréscimo nas emissões de GEE era esperado, por conta do início de operação da quarta usina de pelotização.
Já a taxa de intensidade de emissões de gases de efeito estufa alcançou 92 kg CO2e/t de pelotas e finos produzidos (gases incluídos no cálculo: CO2, CH4, N2O, HFCs, PFCs, SF6 e NF3).
O inventário da Samarco passou, em 2012, a incluir o escopo 3 – emissões indiretas –, conforme a nova metodologia do GHG Protocol, que contempla as estimativas de emissões para a pelota transportada e processada no cliente. Os escopos 1 e 2 dizem respeito às emissões de responsabilidade da Samarco, pela autoprodução de energia e pela aquisição de energia elétrica. Em 2014, o inventário de emissões recebeu Selo Ouro, atestando a qualidade e abrangência das informações.
P4P: primeiro projeto carboneutro do Brasil
O balanço das emissões de gases de efeito estufa durante a fase de construção do Projeto Quarta Pelotização foi igual ou inferior a zero. Foram adotadas medidas de compensação como o plantio de seringueiras e espécies nativas da Mata Atlântica e a reabilitação de áreas protegidas, com investimento total de R$ 1,9 milhão.

BIODIVERSIDADE
O Brasil é um dos países detentores de megadiversidade, congregando em seus ecossistemas de 15 a 20% do número total de espécies da Terra. Dentre esses ecossistemas, a Mata Atlântica destaca-se por configurar o terceiro maior bioma brasileiro, depois da Amazônia e do Cerrado.
Atuamos em regiões que são caracterizadas pela presença de Mata Atlântica, onde sabemos que o trabalho de conservação deve ser consistente e eficaz. Esse bioma contém uma das mais ricas biodiversidades do mundo e hoje possui somente 7% de sua área original.
Espírito Santo
O principal foco de atenção com relação à biodiversidade no Espírito Santo é a perda e a fragmentação de habitat, ocasionadas por projetos agropecuários, gestão ineficaz de áreas protegidas, incêndios, caça e comércio de animais, lançamento de efluentes e introdução de espécies exóticas.
A Samarco desenvolveu, em Ubu, um estudo que gerou o Plano de Manejo e a Recategorização da Unidade de Conservação denominada Reserva de Desenvolvimento Sustentável Municipal de Papagaio. O objetivo é contribuir para garantir a preservação do bioma manguezal e das comunidades em seu entorno, como catadores de caranguejos e pescadores e o Plano de Manejo da Área de Preservação Ambiental das Tartarugas (APA Tartarugas).

Para minimizar esses impactos, são realizados estudos, diagnósticos e monitoramento da fauna nas áreas de influência das nossas operações, além de estratégias de prevenção e gestão dos habitats naturais adjacentes às nossas operações.

Há também o Programa de Reforço do Estoque Pesqueiro na Lagoa de Mãe-Bá, em Anchieta (ES), com a introdução e o monitoramento de espécies de peixes nativos, e que já contabiliza a criação de 250 mil alevinos desde o início do projeto. Outro programa que apoiamos, desde 1995, é o de conservação das tartarugas marinhas, também em Anchieta, inserido nas atividades do Projeto TAMAR/ICMBio.

Minas Gerais
Mantemos programas permanentes de monitoramento de espécies da fauna: Avifauna (pássaros), Mastofauna (mamíferos), Ictiofauna (peixes) e Herptofauna (répteis) a fim de verificar as interferências das atividades da empresa nas comunidades faunísticas. Nesses monitoramentos, avalia-se, por exemplo, parâmetros como riqueza de espécies, dentre outros.

As áreas de reserva legal foram instituídas com base na Legislação Ambiental, com o objetivo de cumprir funções ecológicas, como uso sustentável dos recursos naturais, conservação e reabilitação dos processos ecológicos, conservação da biodiversidade e abrigo e proteção da fauna e da flora.

A Samarco está elaborando seu Plano Corporativo Diretor da Biodiversidade em 2014, atualizando seus aspectos e impactos sobre essa temática, visando propor ações de conservação e manejo sustentável de forma sistémica e integrada ma gestão da empresa.

RESÍDUOS
Além da reestruturação do Plano Corporativo de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, a Samarco aposta em iniciativas realizadas a partir da utilização da metodologia  LEAN SEIS SIGMA, visando à redução de  dos custos com gestão de resíduos.

A coleta seletiva de resíduos é realizada em todas as unidades, diariamente ou em dias específicos, conforme o tipo de material. As áreas têm locais pré-definidos para esse descarte, que têm uma destinação adequada, seja industrial, doméstico, tecnológico ou de outras tipologias.

Buscamos, continuamente, novas alternativas de reaproveitamento de resíduos, como compostagem de materiais orgânicos, reciclagem de óleo de cozinha, co-processamento de resíduos oleosos e reaproveitamento de diversos resíduos industriais em processos de outras empresas.

Os resíduos domésticos, após separação, são doados para associações de catadores em Ouro Preto (MG) e Guarapari (ES), gerando ocupação e renda para as comunidades. Os resíduos que não podem ser tratados internamente são destinados a empresas homologadas pela Samarco e licenciadas por órgão ambiental, onde são reciclados, reutilizados ou tratados.

EFICIÊNCIA ENERGÉTICA
Os minerodutos transportam o minério de ferro com baixo impacto e baixo custo. O gasto com energia é reduzido a partir da metade do percurso, quando a polpa do minério de ferro é levada com o auxílio da gravidade.

Para aprimorarmos a nossa eficiência energética, novos projetos que envolvam grande consumo de energia passam por uma avaliação de nossa área de gestão de energia. Além disso, monitoramos continuamente a nossa utilização das redes de transmissão de energia sob concessão de órgãos públicos, para buscarmos sempre a melhor utilização.

Cerca de 19% do consumo de energia da Samarco é proveniente  de nossas duas usinas hidrelétricas de autoprodução - Muniz Freire (ES) e Guilman-Amorim (Antônio Dias e Nova Era - MG) – essa em consório com ArcelorMittal. O restante da energia é adquirido por meio de contratos de longo prazo com geradoras de energia por fontes renováveis, lastreado por empreendimentos hidrelétricos. Portanto, 100% da energia elétrica que consumimos provêm de fontes renováveis.

REABILITAÇÃO DE ÁREAS ALTERADAS
Temos, na Samarco, um Programa de Reabilitação de Áreas Alteradas, com foco de atuação permanente. Anualmente, as Gerências de Meio Ambiente, Mineração e Geotecnia e Barragens se reúnem para mapear as áreas que serão sujeitas a reabilitação. Com base nesse levantamento, são elaborados projetos e são feitas licitações para contratação de empresas especializadas.

Em 2009, foi feita a revisão do Plano de Fechamento das Unidades Operacionais da Samarco, exigência dos acionistas e prevista pela própria empresa. Esse tipo de plano, existente em empresas que têm uma responsabilidade socioambiental apurada, é de grande importância para o negócio. Revisado a cada três anos, o plano considera a vida útil do empreendimento, os recursos necessários, a estratégia de fechamento e a solução a ser adotada para a reabilitação da área envolvida, contemplando toda a operação da Samarco.

Ao longo dos minerodutos, atuamos na recuperação e manutenção da faixa de servidão, numa extensão de aproximadamente 400 km, por meio de um programa de revegetação das áreas alteradas.

ÁGUA E OUTROS RECURSOS NATURAIS
O uso da água no processo da Samarco sempre foi pensado de maneira integrada, considerando toda a operação. As plantas industriais contam com tratamento total de esgoto e efluentes industriais, reaproveitando de mais 90% da água utilizada e gerando energia.

No que diz respeito à nossa gestão de recursos hídricos, temos três grandes diretrizes: diminuir a captação de água nova, aumentar o reaproveitamento de água com relação ao lançamento de efluentes e assegurar a adequada qualidade da água a ser descartada dos sistemas de tratamento de efluentes.


Barragem [da Samarco] rompe em Mariana, na região central de MG, e deixa mortos e desaparecidos

Leia mais em: http://zip.net/bysk45

 

http://noticias.bol.uol.com.br/fotos/imagens-do-dia/2015/11/05/barragem-rompe-em-mariana-na-regiao-central-de-minas-gerais-e-deixa-mortos-e-desaparecidos.htm#fotoNav=1

 

5.nov.2015 - O rompimento da barragem da mineradora Samarco Fundão, no subdistrito de Bento Rodrigues, em Mariana (a 115 km de Belo Horizonte, em Minas Gerais). O acidente aconteceu entre 15h30 e 16h desta quinta-feira (5nov2015). Até o momento, o Corpo de Bombeiros confirmou uma morte Mais Hugo Cordeiro/ Agência Nitro/ Estadão Conteúdo
Leia mais em: http://zip.net/bysk45

 



 

VALE diz lamentar rompimento de barragens em Minas Gerais


FONTE: REVISTA EXAME - NEGÓCIOS06/11/2015 15:42
Reuters
Barragem cede em MG: a Vale ofereceu apoio e assistência às equipes da Samarco e autoridades locais que estão trabalhando nas barragens

Brasília - A mineradora Vale informou hoje, por meio de nota, que “lamenta profundamente o grave acidente ocorrido nas barragens de rejeitos nos municípios de Mariana e Ouro Preto, em Minas Gerais, e solidariza-se com os empregados, suas famílias e as comunidades atingidas”.
A Vale é acionista da mineradora Samarco, em associação com a empresa BHP.
Localizadas no distrito de Bento Rodrigues, em Mariana, as barragens de Fundão e Santarém se romperam na tarde dessa quinta-feira (5), inundando a região com lama, rejeitos sólidos e água usados no processo de mineração.
O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais informou hoje que pelo menos 13 pessoas seguem desaparecidas. Duas pessoas morreram.
Segundo a nota da mineradora, desde o acionamento do plano emergencial da Samarco, para garantir a integridade das pessoas, a Vale vem oferece apoio e assistência às equipes da empresa e autoridades locais que estão trabalhando nas barragens.
"Gostaríamos de expressar nossa solidariedade a todos os atingidos por este lamentável acidente nas barragens de rejeitos da Samarco em Minas Gerais. Não mediremos esforços para prestar todo o apoio necessário à Samarco e às autoridades neste triste momento para os empregados, seus familiares e as comunidades vizinhas", disse o presidente da Vale, Murilo Ferreira.

Tópicos: Acidentes de trabalho, Desastres naturais, Minas Gerais, Mineração, Setores,Indústria, Mortes, Empresas, Samarco, Vale, Siderúrgicas, Empresas brasileiras,Empresas abertas

 



 

Financial Impact of Brazil Dam Catastrophe Weighs on BHP Billiton
BHP says Samarco was responsible for ‘entirety’ of operations at iron-ore mine

Source: The Wall Street Journal, New Yrok, USA.
http://www.wsj.com/articles/dam-burst-costs-could-break-1-billion-analyst-says-1447043902

  1. Samarco said it hadn’t yet determined why the dams burst or the extent of the disaster. RICARDO MORAES/REUTERS
  2. Rescue workers at the site where the town of Bento Rodrigues once stood. Among the missing are 13 Samarco employees.FELIPE DANA/ASSOCIATED PRESS
  3. A general view of the destruction in Bento Rodrigues. DOUGLAS MAGNO/AGENCE FRANCE-PRESSE/GETTY IMAGES
  4. A car perches upon what were the roofs of houses in Bento Rodrigues. FELIPE DANA/ASSOCIATED PRESS
  5. The flooding left Bento Rodrigues largely inaccessible to authorities. FELIPE DANA/ASSOCIATED PRESS
  6. Onlookers survey the devastation. AGENCIA ESTADO/ZUMA PRESS
  7. Bento Rodrigues was smothered in thick, toxic mud from the iron-ore mine. DOUGLAS MAGNO/AGENCE FRANCE-PRESSE/GETTY IMAGES
  8. A man walks along a mudslide caused by the burst dams. RICARDO MORAES/REUTERS
  9. A horse makes its way through the mud and debris. FELIPE DANA/ASSOCIATED PRESS
  10. Two dogs stand amid the rubble of Bento Rodrigues. FELIPE DANA/ASSOCIATED PRESS
A view of what is left of Bento Rodrigues. DOUGLAS MAGNO/AGENCE FRANCE-PRESSE/GETTY

IMAGES
A rescue worker searches for those missing at the town of Bento Rodrigues, Brazil. Two dams holding mine waste failed Thursday, unleashing about 60 million cubic meters of water and iron-ore waste materials that flowed for miles. As many as 28 people were still missing after the disaster, prompting a rescue and salvage operation involving about 500 people.
RICARDO MORAES/REUTERS

By RHIANNON HOYLE And ANDREW PEAPLE
Updated Nov. 9, 2015 1:09 p.m. ET
SYDNEY [Australia]
1.       Investors continued to dump shares in BHP Billiton on Monday after last week’s deadly dam breach at its jointly owned iron-ore mine in Brazil, even as the company sought to clarify responsibility for the disaster that has already claimed the lives of three people.
2.       The mining company said Monday it hasn’t determined what caused one dam to fail and another to be “affected” last Thursday at the mine in Minas Gerais state. It said its chief executive, Andrew Mackenzie, and the head of its iron-ore business, Jimmy Wilson,would head to Brazil later this week to assess what further support it could provide toward the response effort.
3.       BHP also stressed in an emailed response to questions from The Wall Street Journal that Samarco Mineração S.A., the company it 50-50 owns with Vale SA of Brazil, was “responsible for the entirety” of the operations at the iron-ore mine.
  1. Investors continued to dump shares in BHP Billiton after the deadly dam breach at its jointly-owned iron-ore mine in Brazil. The WSJ's Andrew Peaple has more on the financial impact on BHP. Photo: Getty Images
5.       Samarco said the state Civil Defense authorities are in charge of the rescue operations, and that it is supporting those efforts. The company said in a written statement that it has rented seven helicopters for use by rescuers, delivered food and water, and found housing for 588 residents left homeless. Samarco didn’t respond to a request for additional comment.
6.       Vale didn’t reply to a request for comment.
7.       BHP appoints half of the directors on the board of Samarco, and receives “regular reports” on its operations, BHP said. It declined to comment further about the nature of its oversight of Samarco.
8.       Nonetheless, as more information about the extent of the damage caused by the dam burst emerges, analysts are trying to figure the potential bill for BHP and Vale. The dam breach was the largest spill of its kind to date, according to David Chambers, president of the nonprofit Center for Science in Public Participation, whose group has tracked these types of failures back to 1915.
9.       The cost to the companies, including for cleanup and rebuilding, could top US$1 billion, said Paul Young, a Sydney-based analyst at Deutsche Bank, who estimated the mine could be closed until about 2019. He described the dam burst as “catastrophic.”
10.   BHP’s Australian shares ended the day off 5.6%, taking total losses since news of the accident broke to over 7% and the stock to its lowest level in seven years. BHP is dual-listed in Australia and the U.K.
11.   Vale American depositary receipts were off 2.1% on the New York Stock Exchange at midday Monday.
12.   The uncertainty regarding cleanup and legal costs is likely to be an overhang on” shares, said Jefferies analyst Christopher LaFemina, who added that the reputations of BHP and Vale, which have relatively good safety records, would emerge damaged.
13.   BHP said there are three so-called tailings dams used to store mineral waste and water at the mining operation. One burst, spilling the contents into the collection of waste held back by a second—as well as across a rural swath of southeastern Minas Gerais, where it inundated the village of Bento Rodrigues. The third dam is being monitored by Samarco, the mine’s operator, BHP said.
14.   “At this time, there is no confirmation of the causes of the tailings release,” BHP said in its regulatory filing.
15.   Morgan Stanley analysts said it was unclear whether insurance would cover part of the cost for Samarco, which operates as an independent company. Samarco was holding US$700 million of cash and US$4.9 billion of debt on its balance sheet at the end of June, Morgan Stanley said.
16.   “Potentially, the Samarco joint venture will have to reapply for its operating and environmental licenses,” the Morgan Stanley analysts wrote in a note.
17.   Brazilian officials on Sunday raised the death toll to three people, two of whom were found in the path of the mud flow, and a third who died while receiving medical treatment. That number is expected to rise, as at least 28 people are now confirmed missing.
  1. Residents of Barra Longa, Brazil, worked to clean up on Saturday following an inundation of mud after a dam burst earlier in the week. Photo: AP
19.   “BHP Billiton will continue to work with Samarco, Vale, the local communities, local authorities, regulators and insurers to assess the full impact of this tragic incident,” BHP said.
20.   The shutdown will reduce BHP’s iron-ore production this fiscal year—cutting into profit when falling commodity prices already are already making it more difficult for the company to keep its promise to maintain or lift shareholder dividends. Samarco last year accounted for roughly 3% of BHP’s underlying earnings.
21.   Analysts also expressed concern that any costs borne by BHP for cleaning up after the dam spill could eat into its ability to pay a dividend, an attraction of the stock for investors. BHP aims to either maintain or boost its dividend each year.
22.   “This accident will add further pressure to BHP’s cash flow, growth and safeguarding of the progressive dividend,” said Deutsche Bank’s Mr. Young.
23.   The Anglo-Australian mining company said it is now reviewing its full-year iron-ore projections. Samarco had only recently ramped up output after an expansion that included the construction of a processing plant. The mining operation has the capacity to produce 30.5 million metric tons a year of iron-ore pellets, used in steel production.

Write to RHIANNON HOYLE at:
and ANDREW PEAPLE at:

 


RELATED

  

Deadly mudslide at BHP Billiton, Vale mine in Brazil

Source: The Sydney Morning Herald; Date: November 6, 2015; Peter Ker

http://www.smh.com.au/business/mining-and-resources/bhp-brazil-mining-jv-samarco-says-dam-burst-media-report-15-dead-20151105-gks6ft.html


Brazilian dam collapse: dozens feared dead

RAW FOOTAGE: Dozens are feared dead after a tailings dam bursts flooding a nearby town in waste from the Samarco mining project in Minas Gerais, Brazil.

A dam holding back waste water from an iron ore mine in south-eastern Brazil that is owned by BHP Billiton and Vale has burst, devastating a nearby town with mudslides, killing at least 17 people and injuring more than 50.
"The number of missing is going to surpass 40 but that is not official," said Adao Severino Junior, fire chief in the city of Mariana in south-eastern Minas Gerais, the famous Brazilian mining state.
The situation is grim. It is dark. There is a lot of mud. 
Fire chief Adao Severino Junior
The village of Bento Rodrigues near the dam was practically buried in mud, the fire chief said.
Samarco said it had not yet determined why the dam burst or the extent of the disaster. Photo: YouTube
"The situation is grim. It is dark. There is a lot of mud," Mr Severino said.
Television images showed a torrent of thick red mud several hundred metres long that had swamped houses as it surged down valleys in the hilly region near Mariana, a city of 58,000 residents. The incident has stunned a country that relies heavily on dams to produce electricity and on mining to generate export revenue.

'Serious incident'

Television images showed a torrent of thick red mud several hundred metres long that had swamped houses as it surged down valleys in the hilly region. Photo: YouTube

Samarco, a venture between BHP and Vale that has mining operations in Minas Gerais and pellet plants in Espirito Santo, said in a statement it had not yet determined why the dam burst or the extent of the disaster. It is yet to confirm whether there were any fatalities.
"We need rigour in determining what happened," Carlos Eduardo Ferreira Pinto, a prosecutor in Minas Gerais, told reporters on Thursday. "No dam bursts by chance."
Hydropower complexes provide about three-quarters of the country's electricity and much of the energy used to run some remote mining sites.
The city council told Globo News it was evacuating about 600 people to higher ground from the village of Banto. Photo: YouTube

A solemn BHP chief executive Andrew Mackenzie said the company did not yet fully understand what had caused the "very tragic circumstances" in Brazil, meaning he was unable to confirm speculation that a tailings dam had failed.
Nor was he able to comment on the number of fatalities.
"First and foremost our thoughts are with Samarco's employees and contractors and their families, and then the local community of Bento Rodrigues  which has been devastated by the flooding and we are deeply concerned for all their welfare," he said.
Globo reported more than 200 people were involved in the search effort. Photo: YouTube

"We still don't know the full extent of the situation, it happened shortly before dusk and of course it is still night there, but we are working very closely with Samarco and with Vale, who are our joint venture partner in Samarco so we can understand the circumstances better as quickly as practicable."
Mr Mackenzie said there had been some public speculation that weather or seismic activity may have played a role in the incident, but he said he did not want to participate in the speculation.
"We need to do a full investigation," he said.
"When day does break (in Brazil) our biggest imperative is to secure the safety of the community and obviously our workforce and then to start planning how we can restore the community to health in the wake of this terrible accident," he said.

Risk of more landslides

The city council told Globo News it was evacuating about 600 people to higher ground from the village of Banto, which was flooded as a result of the accident at about 4.20pm local time. Globo reported more than 200 people were involved in the search effort, which was continuing through the night. Brazilian army units nearby stood ready to help the search and rescue effort and the minister of national integration, Gilberto Occhi, planned to visit the state on Friday to provide assistance, according to a note from the presidency.
The situation was very serious and there was a risk of more landslides, Mariana's Secretary of Social Defence, Bras Azevedo, reportedly said.
The G1 news service of the Globo Media group initially reported that between 15 and 16 people had died and 45 others were missing, citing the local union. The civil defence arm for Mariana could not confirm casualty numbers but said numbers reported in Brazilian media were speculative.
The dam, which broke between the old colonial towns of Ouro Preto and Mariana, was holding so-called tailings, a mining waste product of metal filings, water and occasionally chemicals. It was located near the Gualaxo do Norte river, adding to fears of potential water contamination. 

River of mud

Aerial images broadcast on the Globo television network showed a river of mud stretching for several hundred metres in a valley near the dam.
"We have flown over the whole area. All the access routes are blocked by the torrent of mine waste," a member of the Mariana military police told AFP by phone.
Samarco said in a statement it was making "every possible effort to help people and minimise damage to the environment".
Samarco produced 29 million tonnes of iron ore pellets in the 2015 financial year, with 14.5 million tonnes of that belonging to BHP.
That result was about 33 per cent better than during the 2014 financial year, on the back of a fourth pellet plant being introduced and firing up to full capacity.

Workplace fatalities

BHP's global workforce suffered five fatalities in the 2015 financial year, with the deaths occurring in Chile, South Africa and Australia.
Despite those deaths the company's total recordable injury frequency performance was 2 per cent better than in the 2014 financial year.
​BHP chief executive Andrew Mackenzie spoke about the impact of workplace fatalities just two weeks ago at the company's annual meeting of London shareholders.
"We have engaged tens of thousands of our people across the company in discussions to upgrade their health and safety leadership, to make their workplaces healthier and safer, free from fatalities, serious injuries and long term health effects," he said.
BHP executives will front their Australian shareholders at the second annual meeting of shareholders in Perth on November 19.
with Reuters, AFP and New York Times



Read more: http://www.smh.com.au/business/mining-and-resources/bhp-brazil-mining-jv-samarco-says-dam-burst-media-report-15-dead-20151105-gks6ft.html#ixzz3rCRk0kPE 
Follow us: @smh on Twitter | sydneymorningherald on Facebook

 

 



 

http://www.bhpbilliton.com/aboutus/ourcompany

 

 

We are a leading global resources company. Our purpose is to create long-term shareholder value through the discovery, acquisition, development and marketing of natural resources. 
Across our global operations, we are committed to working in ways that are true to Our BHP Billiton Charter values of Sustainability, Integrity, Respect, Performance, Simplicity and Accountability. When we do, we continue to build on our success today and for tomorrow. 
We are among the world’s largest producers of major commodities, including iron ore, metallurgical coal, copper and uranium, and have substantial interests in conventional and unconventional oil and gas and energy coal. Our unrivalled portfolio of high quality growth opportunities will ensure we continue to meet the changing needs of our customers and the resources demand of emerging economies at every stage of their growth. 
The diversification of the BHP Billiton portfolio continues to be our defining attribute. The quality of our people, our asset base and our unchanged strategy of owning and operating large, long-life, low-cost, expandable, upstream assets diversified by commodity, geography and market, together with our ability and commitment to investing through the cycle and delivering projects on budget and to schedule, is what sets us apart from our peers. 
We can never take our performance for granted. Each day, we must safely operate all of our assets at capacity and continue to identify those resources we will leave to the next generation of BHP Billiton leaders. We are committed to the health and safety of our people, the environment and the communities in which we operate. The long-term nature of our operations allow us to establish long lasting relationships with our host communities where we work together to make a positive contribution to the lives of people who live near our operations and to society more generally. Our ability to grow our organisation safely and in an environmentally responsible way is essential. 
Our corporate strategy is based on owning and operating assets diversified by commodity, geography and market. To achieve this, we also need a workforce that reflects diversity in all forms, including gender, skills, experience and ethnicity. Embracing openness, trust, teamwork, diversity and relationships that are mutually beneficial, reflects our core value of Respect and is the focus of our people strategy. In all our efforts, we aim to be inclusive and build pride and loyalty in our workforce.

 



 

 

http://www.bhpbilliton.com/businesses/ironore


BHP Billiton Iron Ore is one of the world’s leading iron ore producers with operations in Australia and Brazil. We sell lump and fine product from Australia and iron ore pellets from our Samarco operation in Brazil.
Our principal iron ore operations are based in the Pilbara region of northern Western Australia. The operation comprises a complex integrated system of seven inland mining operations, more than 1,000km of rail, stock yards and two separate port facilities located in Port Hedland. Our operations are owned through a number of Joint Venture arrangements.
BHP Billiton Iron Ore is a 50:50 joint venture partner with Vale at the Samarco operations in Brazil.
Iron ore is a major component in many modern office towers, including iconic structures around the world.  It is also used extensively in motor vehicles, washing machines, refrigerators, ovens and other whitegoods.
In pursuing ongoing growth plans, BHP Billiton Iron Ore is committed to working with its local communities to support sustainable development in the region and ensure their needs are incorporated into the company’s expansion plans. ​

 


Jimmy Wilson, President, Iron Ore

Jimmy was appointed President, Iron Ore in March 2012.  He has had an extensive career in the mining industry and held key managerial and operating roles throughout BHP Billiton including President, Energy Coal (2009 – 2012) and President, Stainless Steel Materials (2007 – 2009).  Prior to these roles, Jimmy was President and Chief Operating Officer Nickel West, President and Chief Operating Officer Samancor Chrome and General Manager of Billiton's Bayside Aluminium.

 

A disciplined approach. A proven strategy.


Our strategy is to own and operate large, long-life, low-cost, expandable, upstream assets diversified by commodity, geography and market. Our strategy has remained unchanged for over a decade and has enabled us to deliver superior margins throughout economic and commodity cycles for many years.
Our diversified, low cost, tier one asset base enhances the resilience of our cash flow by reducing our exposure to any one commodity or currency and provides for more predictable and robust financial performance. It allows us to invest in and grow our business throughout economic cycles thereby delivering superior long-term value to our shareholders.
Our strategy is founded on diversification – by commodity, geography and market. To succeed, we need a workforce that reflects our values and the communities in which we operate. We aim to recruit from our host communities, to attract high calibre people who are committed to the success of our organisation and thrive on working in high performing teams. We are committed to developing the skills and capability of our people and believe this, underpinned by our tier one resource base, is what differentiates us from our competitors.
We are focused on developing and growing our diversified portfolio of tier one assets to continue to meet the changing needs of our customers. Our products are the raw materials fuelling not just today’s growth, but growth that will occur a century from now. We have a world-class portfolio of growth options that will ensure we are able to plan for the short and long term and continue to create value for our shareholders.

 



 

Update: Incident at Samarco

Source: BHP Billiton web site; 09 November 2015

http://www.bhpbilliton.com/investors/news/update-incident-at-samarco


This update provides further information on the incident at the Samarco Mineração S.A (Samarco) iron ore operation in Minas Gerais, Brazil on Thursday, 5 November 2015. Each of BHP Billiton and Vale holds a 50 percent interest in Samarco.
The Samarco operations include a three tiered tailings dam complex. Within this complex, the Fundão dam failed and the downstream Santarém dam has been affected. This resulted in a significant release of mine tailings, flooding the community of Bento Rodrigues and impacting other communities downstream. The third dam in the complex, the Germano dam, is being monitored by Samarco. At this time, there is no confirmation of the causes of the tailings release.

BHP Billiton’s Chief Executive Officer [CEO], ANDREW MACKENZIE, will go to Brazil this week to understand first-hand the human, environmental and operational impacts of the incident. Meanwhile, BHP Billiton has offered its full support to help the immediate rescue efforts and to assist with the investigation.
BHP Billiton’s immediate priority is the welfare of the Samarco workforce and the local communities.
Details are still emerging in relation to the Samarco employees and contractors impacted by the incident.  At this stage, Samarco has advised that there is at least one confirmed fatality with a further 13 members of the workforce missing.
The number of people in the communities impacted by the incident is yet to be confirmed, but the local authorities have reported that, at this stage there are at least 15 people from the communities unaccounted for.
BHP Billiton will continue to work with Samarco (operator), Vale, the local communities, local authorities, regulators and insurers to assess the full impact of this tragic incident. Further updates will be provided as soon as more information becomes available.
The Samarco operations have the capacity to produce 30.5 Mtpa of iron ore pellets and to process 32 Mtpa of concentrate. In the 2015 financial year, BHP Billiton’s share of production was 14.5 Mt and the contribution from Samarco was approximately 3 per cent of the BHP Billiton Group’s Underlying EBIT.
Following this incident, BHP Billiton’s iron ore production guidance for the 2016 financial year is under review.

  

http://www.bhpbilliton.com/

 http://www.bhpbilliton.com/investors/samarco-updates

 



 

See below for all BHP Billiton information in relation to Samarco.

9 Nov 2015

·         Update: Incident at Samarco
This update provides further information on the incident at the Samarco Mineração S.A (Samarco) iron ore operation in Minas Gerais, Brazil on Thursday, 5 November 2015.
·         Notícia Atualizada: Incidente na Samarco
Esta  nota tem por fim fornecer mais informações sobre o incidente ocorrido na operação de minério de ferro da Samarco Mineração S.A. (Samarco) em Minas Gerais, Brasil, na quinta-feira 5 novembro de 2015.

8 Nov 2015

·         Statement from the BHP Billiton Board of Directors: Samarco Incident
The BHP Billiton Board of Directors extends its deepest sympathies to all who have been affected by the tragic events at the Samarco iron ore operation in Minas Gerais, Brazil. The Board emphasised the Company would continue to provide Samarco with all the assistance necessary to support the response effort.
·         Comunicado do conselho de administração (Board of Directors) da BHP Billiton Incidente na Samarco
O Conselho de Administração (Board of Directors) da BHP Billiton oferece suas mais sinceras e profundas condolências a todos que foram afetados pelos eventos trágicos ocorridos nas operações da Samarco e vizinhanças no Estado de Minas Gerais, Brasil. O Conselho (Board) enfatizou que a Empresa continuará a fornecer à Samarco todo o apoio aos esforços de resposta emergencial que se fizerem necessários.

6 Nov 2015

BHP Billiton understands that a serious incident has occurred at the Samarco Mineração S.A’s iron ore operation in Minas Gerais, Brazil.

 



 

http://www.bhpbilliton.com/investors/news/ceo-statement-on-samarco

 

1.      As you know there has been a terrible incident at the Samarco iron ore operation in Minas Gerais, in south-east Brazil.

2.      First and foremost, our thoughts are with the Samarco employees, contractors, their families and the local community of BENTO RODRIGUES that has been devastated by the flooding.

3.      We are deeply concerned for their welfare.

4.      We still don’t know the full extent of the situation, but we are working closely with Samarco, and with Vale, to better understand the circumstances.

5.      I have spoken to the CEO of VALE, MURILO FERREIRA, and JIMMY WILSON, our President of Iron Ore has been speaking with his equivalent in VALE , PETER POPPINGA, as well as the CEO of Samarco, RICARDO VESCOVI DE ARAGAO.

6.      We have also offered our full assistance to the Samarco team, and the local authorities, to manage the immediate rescue efforts and help first with the clean-up and then the investigation.

7.      BHP Billiton and Vale are 50 per cent shareholders in the Brazilian company and joint venture, Samarco.

8.      As the operator, Samarco will continue to lead the more detailed communications and provide updates on the incident and the state of the operations.

9.       It is very important to me, and to all of employees and shareholders of BHP Billiton, that we speak today and offer our sympathies to the people of Minas Gerais.

 

[Português]

 

Como vocês sabem, houve um terrível acidente na operação de minério de ferro da Samarco, em Minas Gerais, sudeste do Brasil.

Em primeiro lugar, nossos pensamentos estão com os empregados da Samarco, os empreiteiros, suas famílias, entes queridos e a comunidade local de Bento Rodrigues, que foi gravemente afetada pelo rompimento das barragens.

Estamos profundamente preocupados com seu bem-estar.

Ainda não sabemos a extensão total da situação, mas estamos trabalhando junto com a Samarco e com a Vale para entender melhor a situação.

Conversei com o CEO da Vale, Murilo Ferreira, e Jimmy Wilson, Presidente da divisão de Minério de Ferro, tem falado com seu equivalente na Vale, Peter Poppinga, e também com o CEO da Samarco, Ricardo Vescovi de Aragão.

Também já oferecemos nossa assistência à equipe da Samarco e às autoridades locais para gerenciar os esforços de resgate imediato, assim como limpeza e restabelecimento da comunidade local e posterior identificação das causas do rompimento.

BHP Billiton e Vale são acionistas (ambos com 50% de participação) da empresa brasileira ejoint venture, Samarco.

Como operadora, a Samarco continuará liderarando as comunicações mais detalhadas e fornecerá atualizações sobre o incidente e o estado das operações.

É muito importante para mim, e para todos os funcionários e acionistas da BHP Billiton, poder falar com vocês hoje e oferecer nossa solidariedade com o povo de Minas Gerais.


 

 

Incident at Samarco

06 November 2015
http://www.bhpbilliton.com/investors/news/incident-at-samarco
BHP Billiton understands that a serious incident has occurred at the Samarco Mineração S.A’s iron ore operation in Minas Gerais, Brazil. BHP Billiton holds a 50% interest in that entity. Samarco Mineração S.A is the operator.

BHP Billiton is concerned for the safety of employees and the local community.

We are in the process of obtaining more details from Samarco Mineração S.A.

We will provide updated information on the situation as soon as we are in a position to do so.




 

Statement from the BHP Billiton Board of Directors: Samarco Incident

08 November 2015
http://www.bhpbilliton.com/investors/news/statement-from-the-bhp-billiton-board-of-directors-samarco-incident

The BHP Billiton Board of Directors extends its deepest sympathies to all who have been affected by the tragic events at the Samarco iron ore operation in Minas Gerais, Brazil.
The Board emphasised the Company would continue to provide Samarco with all the assistance necessary to support the response effort.
“Words cannot describe the impact of this tragedy on the employees and contractors of Samarco, their families and the community,” said BHP Billiton Chairman, Jac Nasser.
“Our thoughts are with the people of Samarco, the affected community and with the people of Brazil.”
BHP Billiton has extended immediate support to Samarco and continues to work closely with Vale, which is also a 50 per cent shareholder in the joint venture company.
BHP Billiton CEO, Andrew Mackenzie, will visit the incident site this week to meet with the Samarco response team, authorities and members of the community to understand first-hand the human, environmental and operational effects of the incident.
“Our first priority is to assist Samarco in safely and effectively responding to this terrible tragedy,” Mr Mackenzie said.
“BHP Billiton employees have been deeply affected by this tragic event and Samarco has our full support as it continues with the response effort.”
As operator, Samarco is providing updates on the response and the status of operations. Further information is available at: http://www.samarco.com

 


Comunicado do conselho de administração (Board of Directors) da BHP Billiton Incidente na Samarco

08 November 2015
O Conselho de Administração (Board of Directors) da BHP Billiton oferece suas mais sinceras e profundas condolências a todos que foram afetados pelos eventos trágicos ocorridos nas operações da Samarco e vizinhanças no Estado de Minas Gerais, Brasil.
O Conselho (Board) enfatizou que a Empresa continuará a fornecer à Samarco todo o apoio aos esforços de resposta emergencial que se fizerem necessários.
“Palavras não conseguem descrever o impacto desta tragédia para os empregados e terceirizados da Samarco, suas famílias e comunidades vizinhas, “ disse o Presidente do Conselho (Chairman) da BHP Billiton, Jac Nasser.
“Nossos pensamentos estão com as pessoas da Samarco, com a comunidade afetada, e com o povo Brasileiro.”
A BHP Billiton está estendendo suporte técnico e de gestão para a Samarco e continua a trabalhar juntamente com a Vale, que também é um acionista com 50% da joint-venture.
O CEO da BHP Billiton, Andrew Mackenzie, irá visitar o local do acidente esta semana e encontrar com a equipe de resposta emergencial da Samarco, autoridades e pessoas da comunidade para entender de perto os impactos humanos, ambientais e operacionais do incidente.
“Nossa mais alta prioridade é dar apoio à Samarco na provisão de uma resposta emergencial segura e efetiva à esta terrível tragédia”, disse o Sr. Mackenzie.
“Os empregados da BHP Billiton estão profundamente comovidos com este evento trágico e a Samarco tem nosso total apoio nos seus contínuos esforços de resposta emergencial.”
Como operadora, a Samarco continua a fornecer atualizações detalhadas em termos da resposta emergencial e status das operações.
Informações adicionais disponível no website: www.samarco.com


 

Joint Statement by Vale and BHP Billiton
11 November 2015

The below statement is attributable to the CEO of Vale, Murilo Ferreira, and the CEO of BHP Billiton, Andrew Mackenzie:

Together with Jimmy Wilson, BHP Billiton President Iron Ore and Peter Poppinga, Vale Executive Director, Ferrous Minerals, we spent this morning on site at the Samarco mine with CEO, Ricardo Vescovi De Aragão, and meeting with community leaders.
Our immediate priority is to understand the full extent of the consequences of the tailings dam breach and how we can provide further help.
We visited the tailings dam complex, including the site of the failed Fundão dam and affected downstream Santarém dam as well as the Germano dam which is being closely-monitored by Samarco.
We also met with the Samarco incident response teams and civil authorities who have worked tirelessly to evacuate the local community and search for missing people.
On behalf of all of the employees of Vale and BHP Billiton, we offer our profound sympathies to the family, friends and loved ones of the people who died as a result of this tragic incident. We are deeply concerned for the welfare of the employees, contractors and members of the local community who are still missing. Our thoughts are with you all in this distressing and uncertain time.
We were overcome when we saw the devastation in and around Bento Rodrigues. We cannot rebuild the lives of the families who have lost loved ones but we redouble our commitment to Samarco to support the response effort.
As an immediate step, Vale and BHP Billiton pledge to support Samarco in creating an Emergency Fund for rebuilding works and to help the affected families and communities. It is our intention to work with the authorities to get this fund functioning as soon as practicable.
Vale and BHP Billiton also have health, safety, environment and geotechnical experts onsite supporting Samarco’s response. We have also had discussions with Samarco and authorities about the additional support we can provide. Investigations are continuing and Samarco will provide further updates relating to the response and operations.
Again, as joint shareholders in Samarco, we would like to offer our sympathies and prayers to the people of Minas Gerais, Espírito Santo and the people of Brazil.

Murilo Ferreira

Andrew Mackenzie

Chief Executive Officer, Vale

Chief Executive Officer, BHP Billiton

 




Nenhum comentário:

Postar um comentário