terça-feira, 17 de novembro de 2015

[140] MEIO AMBIENTE - QUEIMADAS: MARANHÃO - INCÊNDIO SEM CONTROLE HÁ QUASE DOIS MESES AMEAÇA 143 ALDEIAS INDÍGENAS.




Ronald de Almeida Silva 16nov2015; postagem no Facebook; 09:45h

MIGUEL VEIGA ALERTA SOBRE OS INCÊNDIOS FLORESTAIS NAS RESERVAS INDÍGENAS E AMBIENTAIS NO MARANHÃO!

COM 21.000 FOCOS DE INCÊNDIO EM 2015, MARANHÃO É RECORDISTA NACIONAL DE QUEIMADAS.


INCÊNDIO SEM CONTROLE HÁ QUASE DOIS MESES
AMEAÇA 143 ALDEIAS INDÍGENAS.



QUASE METADE DA RESERVA FOI QUEIMADA: 
185.000 hectares destruídos = 45%.

enquanto tudo isso acontece no país de macunaíma....
O GOVERNO FEDERAL ESTÁ PREOCUPADÍSSIMO COM A SITUAÇÃO DE PARIS.

Incêndio já consumiu 45% da reserva Arariboia no Maranhão, diz Ibama

FONTE: Do G1 MA; 23/10/2015 09h56 - Atualizado em 23/10/2015 15h16

Fogo na reserva indígena já dura mais de 40 dias e ameaça 143 aldeias.
Combate conta com 253 brigadistas do Brasil e Chile, além de indígenas.

Brigadistas do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) – ligado ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) – e da Força Aérea do Chile (FACh), além de índios continuam no trabalho de combate ao incêndio florestal na reserva indígena Arariboia, no Maranhão, que já dura mais de 40 dias [posição em 23out2015].



Aviões reforçam combate a indêndio em reserva; indígena (Foto: Reprodução / TV Mirante)

Dos 415 mil hectares, cerca de 45% (185 mil hectares) já foram queimados, segundo dados do Ibama.
Para conter os focos de incêndio, 253 pessoas trabalham nas frentes de combate. Esse trabalho é reforçado com o auxílio de dois aviões que despejam água misturada a uma substância retardante, enviados pela FACh, nas regiões da reserva indígena onde a floresta é mais densa. Oito mil litros da substância já foram utilizados e 14 mil ainda estão no estoque.
O objetivo da operação é conter os focos de incêndio para impedir que eles alcancem a área mais preservada da floresta, onde a Fundação Nacional do Índio (Funai) acredita estar os índios Awá-Guajás, uma das últimas tribos nômades do mundo e que não tiveram contato com a civilização. Ao todo, oito mil índios de 143 aldeias são ameaçados pelo incêndio.

A presidente do Ibama, Marilene de Oliveira Ramos Murias dos Santos, visitou nessa quinta-feira (22out2015) a aldeia Guaruhu, dos índios Guajajaras, que tem servido de ponto de apoio aos brigadistas. Ela se comprometeu em incorporar um grupo de 60 índios chamados de ‘guardiões’ ao trabalho de fiscalização e combate à ação de madeireiros na reserva indígena.
“Esse compromisso aqui com as lideranças indígenas de ampliação dos guardiões indígenas, que são aqueles que estão presentes aqui no território, todos os dias, que sabem como é a ação desses criminosos, ela vai nos auxiliar muito. Então nós queremos um trabalho integrado e saímos aqui com um compromisso com as lideranças indígenas de incorporar os guardiões ao nosso trabalho de fiscalização permanente”, diz Marilene Ramos.


60 índios formam grupo de ‘guardiões’ da reserva Arariboia (Foto: Reprodução / TV Mirante)

O combate ao incêndio florestal ocorre em meio às investigações sobre a exploração ilegal de madeira na reserva, apontada pelo Ibama como uma das causas do incêndio, conforme explica o diretor de Proteção Ambiental do Ibama, Luciano Evaristo.
 “A ação de suporte de fiscalização que nós colocamos aqui durante as ações de combate ao incêndio florestal na terra Arariboia irritaram grupos criminosos que atuam aqui na área. Chegaram ao ponto de praticar uma emboscada contra as nossas equipes e atingiu um de nossos agentes”, afirma.
SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA
O governo do Maranhão por meio do Decreto nº 31.186, de 8 de outubro 2015, decretou situação de emergência em 11 terras indígenas [do] Estado – Arariboia, Geralda Toco Preto, Canabrava Guajajara, Governador, Krikati, Lagoa Comprida, Bacurizinho, Urucu, Juruá, Porquinhos e Kanela.
Nesta semana, representantes da Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), governo federal e de organizações indígenas se reuniram para avaliar o andamento das ações de combate ao incêndio.


FOCOS DE INCÊNDIO NO MARANHÃO
Mapa mostra focos de incêndio nas últimas; 24h (Foto: Inpe) em 23out2015

Órgãos do Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil e Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBM-MA), além do Batalhão de Bombeiros Ambiental (BBA) e do 3° Batalhão de Bombeiros de Imperatriz prestam apoio técnico e operacional ao Ibama. A Defesa Civil estadual presta assistência aos povos indígenas e um helicóptero do Grupo Tático Aéreo (GTA), da Polícia Militar do Maranhão (PM-MA) reforça o apoio dado às equipes.

ÍNDICE DE QUEIMADAS NO MARANHÃO
De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o Maranhão registrou em outubro de 2015, 5.649 focos de incêndio, acima da média histórica (1998-2015), que é de pouco mais de cinco mil focos. O Estado [do Maranhão] é o primeiro no ranking de queimadas em todo o país.
Ao todo, em 2015 já foram registrados 20.984 focos de incêndio no Maranhão.

saiba mais


Nenhum comentário:

Postar um comentário