segunda-feira, 26 de outubro de 2015

[130] FUTEBOL: Seminário Sul-Americano de Combate à Violência nos Eventos de Futebol 2013



Seminário Sul-Americano debate em São Paulo violência no futebol [6_7jun2013]


Fonte: site do Ministério Público de Pernambuco.
http://www.mppe.mp.br/arquivodenoticias/?p=8568

1.       Na condição de presidente da Comissão Nacional de Combate à Violência nos Estádios de Futebol, por indicação do Conselho Nacional de Procuradores Gerais (CNPG), e integrante da comissão de juristas que está regulamentando o Estatuto do Torcedor, o procurador-geral de Justiça de Pernambuco, Aguinaldo Fenelon de Barros, vai participar do Seminário Sul-Americano de Combate à Violência nos Eventos de Futebol, que acontecerá amanhã (6) e sexta-feira (7), no Memorial da América Latina (Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 664, Barra Funda).
2.       O seminário tem como objetivo aprofundar as discussões sobre a segurança dos torcedores não somente durante os jogos dos campeonatos locais, mas principalmente nos jogos da Copa das Confederações, que terão início no dia 15 deste mês. O evento promovido pelo Ministério do Esporte, através da Secretaria Nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor, em parceria com o Memorial da América Latina, será aberto pelo ministro Aldo Rebelo às 10h desta quinta-feira.
3.       À tarde, Fenelon estará coordenando mesa de debates sobre o tema Legislação. Dos debates, participarão o presidente del Consejo Superior de Deportes de Espanha, Miguel Cardenal Carro; o professor de Direito Desportivo da UFGO, Wladimyr Vinycios Camargos; professor da Universidad Nacional de la Plata (Argentina), Jorge Szeinfeld; professor da Universidade de Chile, Enrique Oviedo; a professora de Direito Internacional da USP, Maristela Basso; e o diretor do Departamento de Defesa do Torcedor do Ministério do Esporte, Paulo Sérgio Castilho.
4.       A programação da sexta-feira será aberta às 8h30 com a mesa de debates sobre Segurança, sob a coordenação do professor argentino Wladimyr Camargos. Participarão desses debates o procurador-geral de Justiça, Aguinaldo Fenelon; o tenente-coronel do Grupamento de Policiamento em Estádios (Rio de Janeiro), João Guimarães; o secretário extraordinário de Segurança para Grandes Eventos, Valdinho Caetano; a titular da Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância de São Paulo, Margarete Barreto; o comandante do 2º Batalhão de Choque de São Paulo, tenente-coronel José Balestiero; o professor colombiano David Quitian Roldan; e o ex-presidente da Comisión Antimáfia del Parlamento Europeo.
5.       Os trabalhos terão continuidade às 14h, com a terceira mesa de debates sobre Sociologia do Futebol. Os debates coordenados pelo professor Edivaldo Góis, da Universidade Estadual de Campinas, contará como debatedores os professores Pablo Alabarces, da Universid de Buenos Aires; Fernando Carrión, do Departamento de Estudios Políticos de Ecuador; Aldo Panchifi, chefe do Departamento de Ciências Sociales de La Pontificia Universid Católica Del Peru; Felipe Tavares Lopes e Heloísa Helena Baldy Reis, da Universidade Estadual de Campinas (SP); Alejandro Villanueva Bustos, da Universid Pedagógica Nacional de Colômbia e Universidad de La Gran Colômbia.
6.       O encontro será encerrado às 17h pelo secretário de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor, o jornalista Antônio José Carvalho do Nascimento.
This entry was posted in 007 - Junho 2013 by Kleber Victor Gomes da Silva. Bookmark the permalink.





Fonte: Site do Memorial da América Latina, Barra Funda, São Paulo, SP.; jun 07, 2013
http://www.memorial.org.br/2013/06/ministro-encerra-seminario-sobre-violencia-no-futebol/


1.       O Ministro dos Esportes Aldo Rebelo encerrou o Seminário Sul Americano de Combate à Violência nos Eventos de Futebol, na tarde desta sexta, 7 de junho 2013, na Fundação Memorial da América Latina.
2.       Estavam também presentes a Vice-Prefeita de São Paulo, Nádia Campeão, e o Presidente do Memorial, cineasta João Batista de Andrade, entre outras autoridades, intelectuais, pesquisadores, representantes de torcidas e interessados no tema em geral.
3.       Além da parceria neste seminário internacional, João Batista de Andrade colocou o Memorial à disposição para apoiar mais e melhor outros eventos preparativos tanto para a Copa do Mundo como para as Olimpíadas. E confirmou que o Memorial publicará um livro bilíngue (português e espanhol) com os anais desse seminário.
4.       O ministro Aldo Rebelo iniciou seu arrazoado lembrando que o futebol se firmou no Brasil à margem do mercado e do Estado. É uma das poucas instituições brasileiras sobre a qual se pode afirmar isso. Na virada dos séculos XIX e XX o desequilíbrio social brasileiro era ainda mais perverso do que agora. Jovens pobres, jovens negros tinham ainda menos acesso a uma vida melhor.
5.       Foi o futebol que deu aos pobres e aos negros as suas primeiras celebridades, como o atacante paulistano Arthur Friedenreich, “El Tigre”, campeão da Copa Sul Americana de 1919, que brilhou nos anos 20 ou o maranhense Fausto, que ficou célebre na Copa do Uruguai de 1930 como a “Maravilha Negra”. Por isso que Aldo Rebelo entende que o torcedor é fundamental, sem ele, os clubes perdem importância.
6.       Não se combate a violência no futebol banindo instituições da sociedade, como a torcida organizada. Deve-se tomar cuidado para os episódios de violência não serem usados para reprimir setores pobres da sociedade. As torcidas organizadas são formadas por jovens com pouco sentido de pertencimento, não fazem parte de partidos políticos, sindicatos ou outras organizações da sociedade. A violência os estigmatiza, diminui sua capacidade de intervir na própria sociedade. Só oferece pretexto para repressão e vai legitimando o processo atual de transformação do esporte em espetáculo para os ricos.
7.       Antes de se perguntar o que o mercado deu ao futebol, o ministro alerta: “Se o futebol perder a sua característica principal que é a presença popular, não sei se o conteúdo que sempre teve resiste. É necessário permanecer a rua raiz”. Segundo ele, o mercado deu ao futebol melhores salários aos jogadores e campos de futebol mais bem estruturados. Isso é bom. Mas até aonde iria esses benefícios, se pergunta?
8.       “Se o futebol se transformar em mercadoria e a torcida em consumidores, acabou”, responde. “Eu não sou consumidor, sou torcedor.  É diferente. O consumidor tem uma expectativa, se não é atendido, muda de mercadoria. O torcedor, não. É uma relação de afeto. Você se apega mais aos que têm dificuldades e precisam ser mais cuidados. Como um time de futebol que nem sempre ganha…”

9.       Por fim, o ministro Aldo Rebelo citou os atuais times globais, como o Barcelona, que têm torcidas em lugares distantes da sua sede, como na China e no Brasil. “Isso existe para ser vendido mercadorias, como camisetas e outros produtos”. É uma estratégia de marketing. Ora, o futebol é muito mais que isso. Pelo menos no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário