segunda-feira, 26 de outubro de 2015

[127] FUTEBOL - ARTIGO ACADÊMICO: O ESPETÁCULO FUTEBOLÍSTICO E O ESTATUTO DE DEFESA DO TORCEDOR


O ESPETÁCULO FUTEBOLÍSTICO E O ESTATUTO DE DEFESA DO TORCEDOR [2008; Introdução]

AUTORA: Dra. HELOISA HELENA BALDY DOS REIS
Doutora em educação – Unicamp Professora associada, Faculdade de Educação Física – Unicamp (São Paulo – Brasil)
RBCE v31 n3 final.indd 112 29/7/2010 16:48:20 Rev. Bras. Cienc. Esporte, Campinas, v. 31, n. 3, p. 111-130, maio 2010 113

RESUMO Este artigo é resultante de uma pesquisa qualitativa e tem como tema o espetáculo futebolístico no Brasil e o Estatuto de Defesa do Torcedor. A pesquisa foi realizada com enfoques bibliográfico, documental e de campo, e aborda as inaplicabilidades do Estatuto de Defesa do Torcedor. Esta pesquisa conclui que aproximadamente 50% dos artigos e incisos da lei n. 10.671/03 ainda não são cumpridos, situação pela qual a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), algumas federações afiliadas e o Poder Público são corresponsáveis.
PALAVRAS-CHAVE: Espetáculo futebolístico; legislação esportiva; Estatuto do Torcedor.

VERSÃO INTEGRAL EM:

INTRODUÇÃO

  1. Os temas centrais deste artigo são o espetáculo futebolístico no Brasil e a lei n. 10.671/2003, mais conhecida como o Estatuto do Torcedor. O objetivo dele é analisar o cumprimento da lei pelas autoridades responsáveis.
  2. A pesquisa foi desenvolvida com metodologia qualitativa, com enfoques bibliográficos, documental e de campo.
  3. Na pesquisa de campo, foram realizadas observações sobre o cumprimento dos artigos e incisos da lei, o que nos permitiu quantificar o número de artigos e incisos cumpridos e não cumpridos.
  4. O enfoque bibliográfico foi utilizado durante todo o período da pesquisa (que durou cinco anos), por meio dos estudos da literatura acadêmica sobre os temas: futebol, esporte espetáculo e direito esportivo.
  5. Todos esses temas foram pesquisados nas bases de dados das três universidades públicas paulistas, além dos acervos particulares; os materiais encontrados foram listados como levantamento bibliográfico e, ao longo da pesquisa, foram sendo lidos e fichados.
  6. O enfoque documental também foi utilizado ao longo de toda a pesquisa; os documentos utilizados constam das referências do artigo, e pela natureza desta pesquisa foi necessário revisitá-los várias vezes. Isso porque uma análise qualitativa cuidadosa, rigorosa e profunda demanda novas leituras e reinterpretações constantes, assim como o cotejamento e novas análises com base nos dados de campo.
  7. Os dados de campo foram coletados em 14 visitas técnicas aos estádios de futebol (sendo duas no Brinco de Ouro da Princesa, quatro no Morumbi, duas no Pacaembu, duas no Parque Antártica, duas no Mineirão, duas no Maracanã), entre os anos de 2003 e 2008.
  8. A maioria das visitas durou cinco horas cada – com exceção das do Maracanã, que tiveram duração de duas horas cada –, totalizando 64 horas de observação na pesquisa.
  9. Os estádios foram escolhidos seguindo o critério de representatividade e importância. Outro dado determinante na escolha é que os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais lideram o ranking de estados brasileiros com maior número de mortes em dias de jogos (Reis, 2009).
  10. As visitas tiveram como objetivo analisar as condições dos estádios em dias de jogos (com exceção do Maracanã, onde as duas visitas técnicas ocorreram em dias sem jogos por motivo de acessibilidade e oportunidade), o que se deu por meio de observação não participante, com anotações em um diário de campo das irregularidades verificadas contra as determinações do Estatuto de Defesa do Torcedor, em relação às condições de numeração dos assentos nos estádios – foram tiradas algumas fotos do Parque Antártica, do Brinco de Ouro da Princesa e do Morumbi (critério de acessibilidade) – e às condições das instalações sanitárias e sua manutenção – no setor mais popular dos estádios frequentado pelas torcidas organizadas.
  11. A pesquisa contou também com três reuniões com o promotor público de São Paulo, dr. Paulo Castilho (membro do Juizado Especial Criminal, Jecrim – SP); com a delegada da polícia civil, dra. Margarette Barreto (delegada da Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância – Degradi –, responsável pela delegacia móvel em dias de clássicos); com os comandantes do policiamento militar (nos dias dos jogos); e com o ex-comandante de policiamento em estádios de São Paulo e atual diretor de segurança da Federação Paulista de Futebol, tenente-coronel Marcos Cabral Marinho; a fim de obter informações sobre o funcionamento do Jecrim em São Paulo, e sobre o planejamento da segurança em dias de jogos na capital paulista.
  12. Além dos procedimentos descritos, foram realizadas pesquisas semanais nos sites da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e da Federação Paulista de Futebol (FPF), com o intuito de investigar novas normas para a organização do espetáculo futebolístico, ou para consultar borderôs de jogos, locais de vendas de ingressos, relação de pessoas impedidas de entrar nos estádios etc. – conforme determinam os capítulos II e V do Estatuto de Defesa do Torcedor.
  13. A pesquisa beneficiou-se também das trocas com a sociedade civil (jornalistas, cronistas esportivos, operadores do direito, telespectadores de mesas esportivas, coordenador executivo da Consegue) e com colegas acadêmicos, principalmente da área de direito esportivo, tanto do Brasil como da Espanha, nas várias ocasiões em que fui convidada para apresentar e debater o tema, seja em eventos científicos, seja em governamentais, ou ainda em programas televisivos ou radiofônicos.
  14. O presente artigo organiza-se da seguinte forma: a introdução teve por finalidade apresentar o tema, o objetivo e o método da pesquisa.
  15. A seguir, no segundo item, será desenvolvida a análise dos dados dos enfoques de campo e documental, sempre referenciados nos estudos bibliográficos e documentais realizados.
  16. E, no terceiro item, será apresentada uma breve síntese com as considerações finais do artigo e as sugestões oriundas da pesquisa.
  17. VERSÃO INTEGRAL EM:

Nenhum comentário:

Postar um comentário