quinta-feira, 15 de outubro de 2015

[121] AVIAÇÃO HUB: Fortaleza, Recife e Natal disputam sede de HUB internacional de R$ 4 bilhões [da LATAM] no Nordeste - 26jun2015

[121] AVIAÇÃO HUB: Fortaleza, Recife e Natal disputam sede de HUB internacional de R$ 4 bilhões [da LATAM] no Nordeste - 26jun2015.

O MARANHÃO NÃO PODE FICAR FORA DA DISPUTA DO HUB LATAM!!!

A importância da Região Nordeste é muito grande para o setor. O turista europeu ama o Nordeste. Alemães e ingleses, por exemplo, às vezes descem até Guarulhos para poder pegar outro voo para cidades nordestinas. 
Cláudia Musa Fay


São Luís, Patrimônio Cultural Nacional e Mundial, Maranhão. 15out2015.

[121] AVIAÇÃO HUB: Fortaleza, Recife e Natal disputam sede de HUB internacional de R$ 4 bilhões [da LATAM] no Nordeste - 26jun2015
FACEBOOK 15out2015
https://www.facebook.com/ronaldalmeida.silva.1


MARANHÃO URGENTE. NORDESTE URGENTE.
INVESTIMENTOS DE GRANDE PORTE EM AVIAÇÃO CIVIL E INFRAESTRUTURA AERONÁUTICA. 

APORTES DE ALTA TECNOLOGIA.

MAIS EMPREGOS DE QUALIDADE.
MAIS TURISMO.
MAIS NEGÓCIOS INTERNACIONAIS.
PROJETO DE R$ 4 BILHÕES DA LATAM [TAM + LAN] VISA A INSTALAR HUB AEROPORTUÁRIO NO NORDESTE.
Ø  CEARÁ, RIO GRANDE DO NORTE E PERNAMBUCO FIRMES NA DISPUTA.
DEVEMOS INICIAR O MOVIMENTO MARANHÃO PARA SAIR DA CRISE.
MARANHÃO NÃO SE APRESENTOU ATÉ O MOMENTO!!!
Mas ainda dá tempo. Assunto para reunião de Emergência do CEMA – Conselho Empresarial do Maranhão. URGENTE, Ronald Almeida, 15out2015.

AVIAÇÃO – HUBs – INDÚSTRIA
NOTÍCIA DA SECRETARIA DE AVIAÇÃO CIVIL DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA.

FORTALEZA, RECIFE e NATAL disputam sede de HUB internacional de R$ 4 bilhões [da LATAM] no Nordeste
Controladora da Lan e TAM – LATAM – investirá R$ 4 bilhões para concentrar conexões em voos internacionais na região que tem turismo cada vez mais forte.
Serão 14 voos diários para a Europa e 46 para a América do Sul a partir do HUB.
Expectativa é de criação de 10 mil empregos

AVIAÇÃO – HUBs AEROPORTUÁRIOS


Fortaleza, Recife e Natal disputam sede de HUB internacional de R$ 4 bilhões [da LATAM] no Nordeste
Ø  Controladora da Lan e TAM – LATAM – investirá R$ 4 bilhões para concentrar conexões em voos internacionais na região que tem turismo cada vez mais forte.
Ø  Serão 14 voos diários para a Europa e 46 para a América do Sul a partir do HUB.
Ø  Expectativa é de criação de 10 mil empregos

DESENVOLVIMENTO


Fonte: Secretaria Nacional da avição; presidência da rePública
Por: Publicado: 26/06/2015; 11h32; Última modificação: 26/06/2015 11h32
http://www.aviacao.gov.br/noticias/2015/06/fortaleza-recife-e-natal-disputam-sede-de-HUB-internacional-no-nordeste-1


Iniciativa deve ampliar a atuação em voos entre a América do Sul e a Europa

[VANTAGENS COMPARATIVAS]
1.       Localização geográfica, infraestrutura do aeroporto e potencial de crescimento do terminal. Esses são os principais critérios que serão levados em conta pela Latam – controladora da brasileira TAM e chilena Lan – para a escolha do seu futuro HUB (centro de conexões de voos) no Nordeste.
2.       A companhia vai escolher entre os aeroportos de Fortaleza, Natal e Recife para instalação de seu HUB – aeroporto que se caracteriza pela dimensão e atração de grande número de voos ou, também, onde uma companhia aérea possui sede, hangares ou terminais dedicados.
3.       O grupo já iniciou análises de viabilidade para a iniciativa que pretende ampliar a atuação em voos entre a América do Sul e a Europa, considerando a posição geográfica estratégica da região. Serão 14 voos diários para a Europa e 46 para a América do Sul a partir do HUB.
4.       Nessa disputa aberta, FORTALEZA entrou recentemente no novo pacote de concessões de aeroportos. NATAL é o ponto mais próximo da Europa. Já RECIFE sedia o aeroporto que foi eleito pelos passageiros o melhor do Brasil no prêmio “Aeroportos + Brasil 2015”, promovido pela Secretaria de Aviação Civil.
5.       Com investimento previsto de até R$ 4 bilhões, a Latam deve definir o início da implementação do HUB ainda neste ano. Já as operações devem iniciar em dezembro de 2016. Há outros fatores determinantes, como custos menores e incentivos fiscais, como redução na alíquota do ICMS sobre o querosene de avião.
6.       No RIO GRANDE DO NORTE, por exemplo, a base de cálculo do ICMS sobre o querosene de aviação é de 17%. Há redução da alíquota para 12% e, adicionalmente, para 9% para as empresas que criarem voos internacionais. No Ceará, a base de cálculo do ICMS sobre o querosene é de 25%. Há redução para 12% mediante criação de rota para o exterior e para aeronaves de 80 assentos de companhias com linhas regulares nas regiões Norte e Nordeste. Em Pernambuco, a base de cálculo é de 25%.


TURISMO
7.       O novo HUB na Região Nordeste – seja no Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves/São Gonçalo do Amarante (Natal), no Aeroporto Internacional Pinto Martins (Fortaleza) ou no Aeroporto Internacional dos Guararapes (Recife) – oferecerá tempo bem menor de voos entre o Brasil e a Europa, na comparação com São Paulo e Rio de Janeiro, além de distribuir melhor as conexões e horários. A ideia é aproveitar melhor os aviões e dar mais opções aos clientes. O aeroporto de Guarulhos, em São Paulo (SP), é o principal HUB internacional da companhia.
8.       Em 2014, mais de 62 milhões de turistas fizeram 206 milhões de viagens pelo país – 80% do turismo brasileiro é de litoral e o Nordeste lidera entre as escolhas dos viajantes. Quatro entre cada dez brasileiros que pretendem viajar nos próximos seis meses querem ir para o Nordeste, segundo recente pesquisa do Ministério do Turismo. O Nordeste, por sua vez, é o destino de 30% das viagens no Brasil e recebeu 450 mil estrangeiros no ano passado. Nesse contexto, o programa de aviação regional da Secretaria de Aviação Civil tem sua importância, pois vai construir ou reformar 270 aeroportos no interior do Brasil. Do total, 64 estão no Nordeste.
9.       Para a professora de História da Aviação da Faculdade de Ciências Aeronáuticas da PUC-RS, Cláudia Musa Fay, a região nordeste tem no turismo um grande atrativo para a instalação de um HUB internacional, o que encurtará viagens internacionais. “A importância da Região Nordeste é muito grande para o setor. O turista europeu ama o Nordeste. Alemães e ingleses, por exemplo, às vezes descem até Guarulhos para poder pegar outro voo para cidades nordestinas”, analisa Claudia. Para ela, a evolução da qualidade da hotelaria nordestina também tem melhorado. “Há alguns anos, isso era inimaginável. Os hotéis e o turismo em geral não tinham estrutura. Um HUB impactaria bastante no turismo”, acredita a especialista em aviação.


PROJETO
10.   A presidente executiva da TAM S.A. e da TAM Linhas Aéreas, CLAUDIA SENDER, explica que o projeto do HUB no Nordeste ampliará a capilaridade das operações das empresas do grupo no Brasil, na América do Sul e no mercado internacional, aumentando principalmente os destinos atendidos na Europa. “Também reforçará a liderança do Grupo na América Latina, incrementará a conectividade oferecida aos clientes e otimizará a cobertura do fluxo de passageiros e de carga de/para o Brasil com outros mercados”, afirma Claudia Sender.
11.   Segundo ela, as operações do novo HUB serão realizadas com a frota que o Grupo Latam já tem contratada. Ou seja, não será necessário haver encomendas adicionais de aeronaves. “Serão feitos contatos com as autoridades para viabilizar os requisitos necessários que permitirão a escolha de uma das três capitais. Alguns fatores, como a existência de infraestrutura adequada e a competitividade de custos, vão nortear a definição e serão determinantes para a concretização do projeto”, aponta.
12.   Os destinos a partir do HUB serão definidos ao longo do processo de implementação. A iniciativa possibilitará tornar o Nordeste referência geográfica de atratividade e conectividade internacional, fomentando o desenvolvimento da região. "Acreditamos no potencial da região, por sua posição geográfica privilegiada e vocação para o turismo. Vários países têm explorado oportunidades semelhantes, criando destinos e gerando riqueza e desenvolvimento, por meio da criação de HUBs, como em nações do Oriente Médio e América Central. Em alguns casos, os HUBs foram desenvolvidos a tal ponto que países hoje têm mais passageiros que habitantes”, comentou Sender.


INFRAERO
13.   De acordo com a Infraero, que administra o aeroporto de RECIFE, o terminal não receberá modificações específicas para se adequar a uma eventual escolha da Latam. O Aeroporto de Guararapes já opera, segundo a Infraero, abaixo da sua capacidade. O terminal recebeu 7,1 milhões de embarques e desembarques em 2014 e tem capacidade para receber 16,5 milhões de passageiros por ano.
14.   Ainda segundo a Infraero, as obras previstas para o Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza, estão relacionadas à ampliação da capacidade do aeroporto para atender à demanda atual e futura, não estando relacionadas ao HUB da Latam.
15.   No caso do aeroporto de Natal, que é 100% concedido para o consórcio INFRAMÉRICA, com o aumento do número de viagens, seria necessário aumentar o número de fingers. Hoje, o terminal possui seis fingers com capacidade para até oito aviões. Segundo análise do aeroporto, esse número deverá ser duplicado. O presidente do consórcio, JOSÉ LUÍS MENGHINI, adianta que o consórcio tem planos de ampliação para o terminal e ressalta a possibilidade de expansão da área interna do aeroporto.

Fonte: Assessoria de Imprensa; Secretaria de Aviação Civil [da Presidência da República]
Telefone: (61) 3311.7376




 

United Hub
Um dos HUBs da United

Fonte: POrtal AVIÕES E MÚSICA
http://www.avioesemusicas.com/HUB-o-centro-de-logistica-de-uma-empresa-aerea.html
Acesso RAS em 15out2015

Alexandre Conrado, Piauiense, amando e pesquisando aviação comercial desde 1982, dedicando-se profissionalmente em Aeroportos e Manutenção há 14 anos. É apaixonado por hélices, poucos jatos e música eletrônica. Consultor na ACW Consultoria em Aviação e Hotelaria

HUB! Você sabe o que é um HUB?
1.       Pois bem, não estou falando daquele aparelhinho onde entra um cabo ADSL e você pode conectar 4, 8, 12, 16, enfim vários computadores utilizando a mesma conexão! Aliás eu estou atrasado, afinal hoje temos wireless! Mas o HUB que estou falando é o HUB aeroportuário! Muita gente fala sobre HUBs, mas pouca gente entende do que se trata!
2.       Antigamente, o HUB não era algo tão comum nas empresas e quando a palavra surgiu, confundiram com aeroporto onde a empresa mantinha a grande maioria de seus vôos! O HUB no entanto é algo mais grandioso, é uma engenharia complexa que determina o sucesso ou fracasso de uma empresa aérea.
3.       Vamos imaginar o seguinte cenário: As 06:00 da manhã decola um vôo de Salvador da empresa ABC para Belo Horizonte, que pousará na capital mineira as 07:30. No entanto na faixa de 08:30 até 10:30 a empresa ABC mantém dezenas de vôos em Belo Horizonte, dezenas! Então o baiano que saiu de Salvador para BH, chega na capital mineira e tem pela ABC vôos partindo para Brasília, Vitória, São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Porto Alegre, Cuiabá, Porto Velho, Manaus! Ou seja, um leque de oportunidades comerciais para a ABC oferecer, utilizando para tal um vôo de SSA para BHZ. Onde fica o HUB? Em BHZ! É a partir dali que a empresa fará todas as suas conexões.
4.       Ah, bacana, entendi o que é um HUB! Mas quem é HUB de quem pelo Brasil? Simples, vamos falar de Azul.
5.       A Azul tem seu HUB principal em Campinas/Viracopos, o camarada que sai em um vôo da Azul de Belo Horizonte para Campinas, ao chegar lá tem conexão praticamente para toda a malha da empresa. Já a TRIP tem seu HUB principal em Belo Horizonte/Confins, dai é possível sair por exemplo de Uberlândia em um ATR72-500 e ao chegar em Confins e embarcar em um E-JET para Cuiabá, Goiânia, Marabá, Belém, São Luís e Manaus de forma imediata. As grandes empresas como TAM e GOL têm seus HUBs basicamente em São Paulo. Outro HUB interessante é o da Passaredo que proporciona em Ribeirão Preto uma gama de conexões. Ainda existem os HUBs secundários, a Azul por exemplo fez de Belo Horizonte um HUB secundário, assim como a TRIP tem em Guarulhos e Cuiabá possibilidades de conexões diversas, mas não tão abundantes quanto as presentes em VCP (Azul) e CNF (TRIP).

6.       A fórmula do HUB fez crescer muitas empresas aéreas e posso afirmar que é uma verdadeira célula de sobrevivência destas. É só imaginar um desmonte de VCP ou CNF, para a Azul e TRIP e eu quero ver se o número de ambas não despenca verticalmente.
Uma que pratica HUB de forma visível é a AVIANCA BRASIL no Aeroporto de Brasília. Posso ir além, vamos ao passado, quando a malha que a saudosa VASP praticava em GRU, SSA, REC após 2000 era a sobrevivência da companhia, tanto que até os últimos dias apesar da redução drástica de vôos, foi o que a sustentou até o triste 27 de Janeiro de 2005.
7.       Qual ponto negativo do HUB? A concentração de muitas conexões e aeronaves em solo torna-se um desafio para qualquer equipe de aeroportos, manutenção e handling, pois elas devem ter como compromisso número 1 a pontualidade dos seus vôos, caso contrário o HUB torna-se uma fileira de dominós que cairá um sobre o outro, destruindo a malha da empresa em questão de minutos.
8.       Depois da pontualidade, ou melhor para manter a mesma, a sincronia e harmonia das equipes têm que ser imensas, com muita entrega, profissionalismo e dedicação. Ah e claro, o HUB, sofre com fatores externos como infraestrutura do aeroporto e condições de tempo. Imaginem um HUB fechando por chuva ou mau tempo! Destrói a malha da empresa naquele dia.
Delta em fila para decolagem


Aviões da Delta em fila para decolagem em um HUB da empresa





[Min. Joaquim] Levy deixa transparecer preferência do Governo sobre HUB da TAM [no Ceará]

Fonte: Portal MERCADO & EVENTOS
Por: Rafael Massadar; Publicado em: 14/10 - 19:01
http://mercadoeeventos.com.br/site/noticias/view/122459/levy-deixa-escapar-que-governo-quer-levar-HUB-da-tam-para-o-ce


O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, falou em sessão do Congresso Nacional sobre as ações da pasta, nesta quarta-feira (14out2015), que o Governo Federal estava operando para levar o HUB da TAM para Fortaleza (CE). Além do Ceará, disputam o empreendimento privado os estados do Rio Grande do Norte e Pernambuco. O estado é governado pelo petista Camilo Santana.

Na ocasião, o ministro respondia a um questionamento do deputado Moroni Torgam, do Democratas do Ceará. Oficialmente, a definição final da Latam sobre o estado sede do novo centro de conexões de voos será anunciada até o mês de dezembro. O projeto da central de distribuição de voos prevê investimentos da ordem de US$ 1 bilhão e geração de 10 mil novos empregos.

Em seu twitter pessoal, o ministro do Turismo, Henrique Alves, afirmou que a posição Governo Federal é de total neutralidade. "Reafirmo que a posição do Governo é de respeito à decisão privada e técnica da Tam. Sem interferência ou simpatias. Vencerá a melhor proposta à Empresa", postou Alves.

Em viagem a Brasília, nesta quarta-feira, o secretário de Turismo do Estado, Felipe Carreras, inicialmente disse não acreditar que o ministro tenha dito tal fala e afirmou também não acreditar na informação do ministro. “Em todo caso, cabe ao governo Dilma responder. O colega dele, o ministro Armando Monteiro Neto (PTB) ou o líder do governo no Senado Humberto Costa (PT).”




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