segunda-feira, 17 de abril de 2017

[395] ARQUITETURA E URBANISMO: MARIA ARAGÃO E OSCAR NIEMEYER: UM MEMORIAL DOS BRASILEIROS. Ronald Almeida- 17abr2017.

MARIA ARAGÃO E OSCAR NIEMEYER:
UM MEMORIAL DOS BRASILEIROS

Dois grandes humanistas brasileiros que uniram seus nomes no projeto do MEMORIAL MARIA ARAGÃO no Centro Histórico de São Luís do Maranhão.

REVISÃO_01. 21abr2017

Foto 01: Detalhe da Sede do Memorial Maria Aragão, fachada posterior oeste;
Foto: arq. Ronald Almeida; 21mai2006

Texto, fotos e edição: RONALD DE ALMEIDA SILVA
Arquiteto Urbanista FAU-UFRJ 1972; CAU-BR nº A.107.150-5
Blog Ronald.Arquiteto / Facebook: ronalddealmeidasilva
E-mail: ronald.arquiteto@gmail.com

São Luís, MA, 17abr2017.

 

OBS: Ver Notas citadas por números entre (parênteses) ao final do texto.


 

Foto 02: Maria José Camargo Aragão; São Luís, MA, 10fev1910 – São Luís, MA, 23jun1991.

Foto 03: Oscar Ribeiro de Almeida Niemeyer Soares Filho. Rio de Janeiro, 15dez1907; Rio, RJ, 05dez2012.

 


MARIA ARAGÃO E OSCAR NIEMEYER: UM MEMORIAL DOS BRASILEIROS

Ø  Dois grandes humanistas brasileiros que uniram seus nomes no projeto do MEMORIAL MARIA ARAGÃO no Centro Histórico de São Luís do Maranhão.

Ronald de Almeida Silva*

            Graças ao descortino cultural do médico Jackson Kepler Lago (1), Prefeito de São Luís em três mandatos (2), nosso maior mestre da arquitetura nacional, Oscar Niemeyer, projetou o belo conjunto de edificações que integram o Memorial Maria Aragão, homenagem física e metafísica à grande personalidade que foi a Dra. Maria José Camargo Aragão (3).
         

Foto 04: Memorial Maria Aragão, Centro Histórico de São Luís; inaugurada em 06jun2004; À esquerda ainda existentes os galpões remanescentes das antigas oficinas da RFFSA; Foto: arq. Ronald Almeida



O local desse especial empreendimento urbanístico é privilegiado: situa-se na área da antiga Praia do Prego, ocupando um terço de uma estratégica franja de terra de cerca de 5 hectares entre a foz do Rio Anil e a parte elevada do bairro dos Remédios. 

Nessa gleba encimada qual mini-acrópole se consolidou o célebre e festivo Largo dos Amores, também conhecido como Praça Gonçalves Dias, ou Praça dos Remédios, nome do histórico bairro em função de ali ter sido construída a Igreja de Nossa Senhora dos Remédios. 

Dali se descortina o encontro dos Rios Anil e Bacanga, onde suas águas adentram a Baía de São Marcos e, daquela praça ornada de palmeiras onde cantam os sabiás, temos um ponto de vista excepcional brindado com os mais fulgurantes pores-do-sol, quando o astro rei, engalanado de ouro que se transmuta lentamente no veludo escuro da noite, mergulha mansamente no horizonte continental.

Foto 05: Praça Gonçalves Dias; ou Largo dos Amores; ou Praça dos Remédios; Foto: arq. Ronald Almeida. 08out2004; data da reinauguração pelo Prefeito Tadeu Palácio.

DO RIO ANIL AO RIO PARNAÍBA: O TREM QUE QUEIMAVA LENHA E SOLTAVA BRASA

Logo abaixo desse poético logradouro, com acesso por duas grandes escadarias e pela Rua Barão de Itapary, chegamos à área que abriga o honroso Memorial Maria Aragão. Esse generoso espaço, como se sabe, foi local de barulho e fumaça e do ranger diuturno de ferros e madeiras e de grandes viagens, sonhos, choros e despedidas.

Ali, desde 1921 começaram a chegar e partir os comboios ferroviários, vagões puxados por locomotivas marias-fumaça da saudosa EFSLT – Estrada de Ferro São Luís – Teresina (depois encampada pela RFFSA em 1957). 

Em 15nov1929 foi modernizado o sistema e acelerada a viagem: naquela data foram inauguradas a Estação Terminal Urbano Santos (depois Estação João Pessoa, até hoje) e a Ponte Benedito Leite, na Estiva. Essa obra de 240 m de comprimento com engenhosa estrutura metálica permitiu, pela primeira vez, a transposição férrea sobre o Estreito dos Mosquitos e a viagem direta até a margem esquerda do Rio Parnaíba, na então cidade de Cajazeiras, depois Flores, hoje Timon. A viagem terminava ali, pois ainda não havia a ponte férrea para Teresina, a qual só foi aberta em 1939. A Estação Terminal João Pessoa, de São Luís, foi desativada em 1984 (as viagens de passageiros a partir da estação do Tirirical foram encerradas em 1991).

Assim durante cerca de 70 anos, após viagem de 453 km que durava um dia inteiro, passageiros moídos, sujos de fuligem e felizes, cruzavam o Rio Parnaíba, entrando em Teresina, no Piauí irmão, partindo do pátio ferroviário à beira do Rio Anil onde se situa desde 2004 a mais nova praça do Centro Histórico de São Luís Patrimônio Mundial.

Fotos 06 e 07: Antigo Pátio da EFSLT-RFFSA-SLZ; c.1950; foto: internet; IBGE



FATOS RECENTES: FINS DO SÉCULO XX

Em 1984 a RFFSA decidiu eliminar o trecho ferroviário da antiga EFSLT que cruzava vários bairros adensados e avenidas na zona urbana da capital maranhense, em virtude dos altos riscos e dos vários acidentes causados em face ao crescente volume de veículos e habitações na faixa de domínio da ferrovia. Para isso o Governo federal permutou a sua área no Centro Histórico por outra cedida pela Prefeitura de São Luís, no Tirirical, junto ao km zero da rodovia BR-135, defronte ao Aeroporto Mal. Cunha Machado. 

O Prefeito Mauro Fecury (1979-80 e 1983-85), negociador hábil que garantiu o pátio da RFFSA para o município, mandou também elaborar um estudo para aproveitamento do leito desativado da via férrea (16 km) visando a criar o modal de TCVE – Transporte Coletivo em Via Exclusiva (para Ônibus), empreendimento ainda por vingar.

Em seguida a área do pátio da RFFSA foi aterrada, removidos os trilhos, desativada a estação João Pessoa e as oficinas. Abriu-se espaço para a conclusão do trecho norte do Anel Viário de São Luís, ligando a Camboa a Av. Beira-mar. Construiu-se nas fímbrias externas do Largo dos Amores uma edificação cultural: o Centro de Artes Japiaçu, que ali funcionou por vários anos em boa e dedicada missão.

FOTO 08: Complexo da antiga RFFSA, vista aérea c.1990. Praça Gonçalves Dias, no alto à esquerda. Centro da foto: Praça com Palco elevado (no local do antigo Centro de Artes Japiaçu, já demolido). Oficinas da RFFSA à direita, que foram demolidas em 03nov2014. Trecho do Anel Viário na parte de baixo, junto à margem esquerda do Rio Anil. Foto: Edgar Rocha; Acervo Ronald Almeida.


MARIA ARAGÃO: UMA MULHER DE FIBRA

Na segunda e terceira passagens do Dr. Jackson Lago à frente da Prefeitura de São Luís (1997-2002), foram feitos os primeiros contatos com o escritório Oscar Niemeyer visando a criação de um memorial em homenagem a Dra. Maria Aragão, um dos grandes baluartes da luta pelos direitos humanos como axioma da democracia e, mais firme e decisivamente, pela saúde da mulher e das crianças maranhenses (5).     

Nessa luta de décadas a médica maranhense negra e de origem pobre, firmou-se tanto como grande profissional da medicina, como aguerrida militante intelectual comunista, o que lhe granjeou a amizade e admiração de expoentes como Luiz Carlos Prestes e Oscar Niemeyer. 

Por outro lado, essa posição sociopolítica causou a ira dos conservadores poderosos e de áulicos da Ditadura Militar (1964-1984) que muito tentaram infernizar e impedir a militância da Dra. Maria Aragão, que muito sofreu, mas nunca se abateu ante os arbítrios reiterados e torturas infames que lhe foram impostas.


FOTO 09: Maria José Camargo Aragão; São Luís, MA, 10fev1910 – São Luís, MA, 23jun1991.
FOTO 10: Capa do livro de E.M. Neto (4)



A PRIMEIRA ETAPA DO PROJETO

Na segunda e terceira passagens do Dr. Jackson Lago à frente da Prefeitura de São Luís (1997-2002), foram feitos os primeiros contatos com o escritório Oscar Niemayer visando a criação de um memorial em homenagem a Dra. Maria Aragão, um dos grandes baluartes da luta pelos direitos humanos como axioma da democracia e, mais firme e decisivamente, pela saúde da mulher e das crianças maranhenses (4). 

Nessa luta de décadas a médica maranhense negra e de origem pobre, firmou-se tanto como grande profissional da medicina, como aguerrida militante intelectual comunista, o que lhe granjeou a amizade e admiração de expoentes como Luiz Carlos Prestes e Oscar Niemeyer. 

Por outro lado, essa posição sociopolítica causou a ira dos conservadores poderosos e de áulicos da Ditadura Militar (1964-1984) que muito tentaram infernizar e impedir a militância da Dra. Maria Aragão, que muito sofreu, mas nunca se abateu ante os arbítrios reiterados e torturas infames que lhe foram impostas.

No final dos anos 90 o projeto do Memorial Maria Aragão teve sua primeira fase concluída e as obras iniciadas. No entanto, problemas orçamentários e burocráticos impediram a conclusão da obra na gestão do Dr. Jackson Lago. Isso só veio a ocorrer na gestão do Prefeito Tadeu Palácio, que tomou a pulso o desafio e repôs a obra em andamento. A primeira etapa do Memorial Maria Aragão foi inaugurada em 24jun2004, com grande presença de público e show musical.

A partir de 2004, o Centro Histórico de São Luís, já na condição de Bem Cultural da Lista do Patrimônio Mundial da Unesco (desde 06dez1997), passou a ter no Memorial Maria Aragão o seu mais prestigioso e mais qualificado espaço ao ar livre para as celebrações e festividades públicas.

A Orquestra Sinfônica Brasileira ali se apresentou várias vezes; as primeiras FELIS – Feiras do Livro de São Luís foram lá realizadas; os Arrais das Festas Juninas da Prefeitura de São Luís todos anos tem ali seu epicentro; a grande árvore de Natal de São Luís é instalada na área de estacionamento; eventos de várias religiões e feiras comerciais também acontecem com frequência devido a flexibilidade, dimensões e acessibilidade do espaço.

            A primeira etapa do Memorial Maria Aragão integra os seguintes elementos:
Ø  Praça: esplanada pavimentada com cerca de 8.000 m²;
Ø  Edícula de Serviços: sanitários fixos
Ø  Sede do Memorial: salão de exposições, secretaria e teatro.
Ø  Área de estacionamento.

FOTO 11: Memorial Maria Aragão; 31set2007; Foto: arq. Ronald Almeida; Acervo ARS

FOTOS 12 e 13: Memorial Maria Aragão; 31set2007; Foto: arq. Ronald Almeida; Acervo ARS

FOTO 14: Mapa da área do MMA. Fonte: Internet



O MONUMENTO COM BUSTO DE MARIA ARAGÃO

Destaca-se ainda a existência de um monumento agregado ao MMA, mandado erigir pela Prefeitura de São Luís, na parte noroeste da Esplanada da Praça. Compõe-se de um busto de Maria Aragão e placa alusiva ao evento, junto à escadaria norte, o qual é cercado por uma pequena mureta. [Obs: não é projeto de ON]. Esse monumento foi dilapidado e a placa e o busto roubados por vândalos criminosos.

FOTOS 15 e 16: Fotos: arq. Ronald Almeida. 17nov2005



A SEGUNDA ETAPA DO PROJETO: O MAC-SLZ, MUSEU DE ARTE CONTEMPORÂNEA DE SÃO LUÍS.

Já na condição de Governador (6), o Dr. Jackson Lago retomou os contatos com o Escritório Oscar Niemeyer e autorizou a conclusão do projeto arquitetônico do Memorial Maria Aragão, integrando a última e mais volumosa peça do conjunto: o Museu de Arte Contemporânea de São Luís – MAC-SLZ. (7)

Em 04ago2008, conforme reportagem de 1ª página do jornal O Imparcial (8) o Dr. Jackson Lago, acompanhado do Secretário Municipal de Fazenda Aziz Santos e do Eng. Luiz Raimundo Azevedo, estiveram no escritório de Oscar Niemeyer em Copacabana. 

Na ocasião, o Governador JKL recebeu formalmente das mãos do arq. Jair Valera o Projeto do MAC-SLZ, o principal e maior elemento arquitetônico do Memorial Maria Aragão.

FOTO 17: Jornal O Imparcial, edição de 06ago2008, 1ª página. Fonte: Acervo ARS.


Desenho 01: Detalhes do MAC-SLZ, Fonte: NIEMEYER, Oscar. Oscar Niemeyer: 1999-2009. Rio de Janeiro: 7Letras, 2009. p.86.

Sobre esse notável complemento arquitetônico do MMA registrou com afeto em um de seus livros o autor, dileto amigo de Maria Aragão:

“Este projeto localizado na cidade de São Luís situa-se ao lado de uma praça que projetei uns dez anos atrás, com pequenas edificações e um amplo espaço para a população. 
Desenhei, então, uma passarela, ligando-a ao museu, o que permitiu duplicar a Praça Maria Aragão. O museu [de arte contemporânea] se destaca por sua forma curva, compreendendo dois pavimentos sobre pilotis. 
Eis um projeto que me agrada em especial – um museu moderno, capaz de cumprir as suas relevantes funções culturais e educativas, atendendo plenamente ao programa apresentado.”

Fonte: NIEMEYER, Oscar. Oscar Niemeyer: 1999-2009. Rio de Janeiro: 7Letras, 2009. p.86.

O projeto do MAC-SLZ, elaborado em 2006-2008 com a assistência dos arquitetos Ana Niemeyer e Jair Valera, está disponível para que a Prefeitura de São Luís conclua a primeira obra de um dos maiores arquitetos do mundo no Maranhão. 

Quando concluída será um dos 14 projetos de Oscar Niemeyer edificados em sete estados do Nordeste e pode entrar, em alto nível, no circuito turístico-cultural desta região.

Desenho 02: Os cinco elementos arquitetônicos projetados por Oscar Niemeyer para o Memorial Maria Aragão:

(i) Esplanada; (ii) Edícula de serviços; (iii) Palco; (iv) Sede do MMA; (v) MAC-SLZ.

Centro Histórico de São Luís; Primeira etapa: Inaugurada em 06jun2004; Fonte: Livro ON 1999-2009



ESPERANÇAS PARA UM GRANDE MEMORIAL

A EFSLT acabou, os trens silenciaram e se perderam nos desvãos da massa falida da RFFSA. Portanto, nem João do Vale (9), se vivo fosse, poderia cantar sua mais célebre música nos vagões fumarentos do nosso “trenzinho caipira”, como diria Villa-Lobos. Maria Aragão faleceu em 1991, Jackson Lago em 2011 e Oscar em 2012. 

Mas quem apurar os ouvidos de madrugada no meio do Memorial Maria Aragão poderá ainda ouvir o inesquecível tinir de rodas de aço nos trilhos e o apito da última viagem de trem de São Luís a Teresina.

Então, é preciso que a sociedade maranhense reaja e lute para a conclusão do MMA, não deixando o projeto de Oscar no limbo eterno das gavetas do poder público. Mãos à obra: queremos ouvir também o ranger das máquinas de concreto nas obras do MAC-SLZ e levar nossos filhos e netos ao primeiro museu de arte contemporânea do Maranhão. Maria Aragão lá no céu agradecerá e nós aqui na terra ludovicense também.
            
É só querer.

RAS
São Luís, MA, abril 2017.

Sobre o autor:
RONALD DE ALMEIDA SILVA, é arquiteto urbanista pela FAU-UFRJ 1972. Reside em São Luís, MA, desde nov. 1976. Foi o primeiro Coordenador Geral do PPR-CHSL – Programa de Preservação e Revitalização do Centro Histórico de São Luís – Projeto Praia Grande (1980-81) e Coordenador adjunto (1996-97) da proposta de inclusão de São Luís na Lista dos Bens Culturais do Patrimônio Mundial da Unesco. É coautor (com Luiz Phelipe Andrès e Rafael Moreira) do livro “Centro Histórico de São Luís Patrimônio Mundial” editado em 1998 pelo Governo do Maranhão em parceria com a Unesco. Organizador e curador do ARS – Acervo Arquiteto Ronald de Almeida Silva. Tem 4 filhos e dois netos.

NOTAS:
(1)     Jackson Kepler Lago; Pedreiras, MA, 01nov1934; São Paulo, 04abr2011;
(2)     JKL como Prefeito de São Luís: Primeira gestão: 01jan1989 a 31dez1992; 2ª gestão: 01jan1997 a 31dez2000 e 3ª gestão: 01jan2001 a 05abr2002, sendo sucedido pelo Vice-prefeito Tadeu Palácio;
(3)     Oscar Ribeiro de Almeida Niemeyer Soares Filho; Nasceu no Rio de Janeiro, RJ, em 15 de dezembro de 1907. Faleceu no Rio de Janeiro, RJ, em 05 de dezembro de 2012, aos 104 anos de idade, faltando apenas 10 dias para completar os 105 anos. Arquiteto brasileiro e humanista convicto por toda a sua longeva e profícua vida, Oscar é considerado uma das figuras-chave no desenvolvimento da arquitetura moderna mundial no Século XX.
(4)     Maria José Camargo Aragão; São Luís, MA, 10fev1910 – São Luís, MA, 23jun1991.
(5)     Ver saga detalhada da vida de Dra. Maria Aragão no livro “Maria por Maria ou A Saga da Besta Fera nos porões do Cárcere e da Ditadura” (Engenho, 2015), de Euclides Moreira Neto.
(6)     Gestão do Gov. JKL: 1º de janeiro de 2007 a 16 de abril de 2009.
(7)     MAC-SLZ: sigla própria para não confundir com o MAC de Niterói, RJ, um dos maiores ícones da obra de ON;
(8)     Jornal O Imparcial, edição de 06ago2008,
(9)     João Batista do Vale nasceu em Pedreiras, MA, em 11out1934; faleceu em São Luís, MA (Hospital UDI) em 06dez1996.




Projeto original (1997-2006) do MMA - Memorial Maria Aragão, de Oscar Niemeyer, em São Luís, ainda não concluído. Falta construir o MAC-SLZ.


FOTO 17: Local  de Implantação do Projeto do MMA / MAC-SLZ na área do antigo Pátio da RFFSA, vendo-se nová área livre ao Sul ,no local após demolição dos 3 galpões das oficinas, Fonte: google earth. 17abr2017.




Desenho 03: Visão tridimensional do MAC-SLZ, Fonte: NIEMEYER, Oscar. Oscar Niemeyer: 1999-2009. Rio de Janeiro: 7Letras, 2009. Posicionado entre as Ruas Barão de Itapary e Coelho Neto.

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