quinta-feira, 22 de março de 2018

[623] ONU ÁGUA: DÉCADA INTERNACIONAL DE AÇÃO, ÁGUA PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 2018-2028.

Água: ouro líquido para um ser humano com sede (ou para dessedentação de animais).RAS


ONU ÁGUA


DÉCADA INTERNACIONAL DE AÇÃO, ÁGUA PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 2018-2028.


© UNESCO/Dom João

Fonte: REPRESENTAÇÃO DA UNESCO NO BRASIL
http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/about-this-office/prizes-and-celebrations/2018-2028-international-decade-for-action-water-for-sustainable-development/
Acesso RAS 2018-03-19

Desenvolvimento sustentável e gestão integrada dos recursos hídricos para implementar o ODS 6 por meio da perspectiva de prevenção de conflitos. 

Precisamos de água segura, limpa e disponível para ter uma vida decente. No entanto, 844 hoje, milhões de pessoas hoje carecem desse elemento básico para viver dignamente. 



Precisamos de saneamento básico para uma boa saúde e bem-estar. Porém, mais de um quarto da população mundial não tem acesso a instalações sanitárias básicas. 

Quando há escassez de água e saneamento básico, todos nós sofremos porque somos forçados a comprometer nossa saúde e dignidade humana. No entanto, a desproporção do sofrimento das mulheres é ainda maior, pois elas também se encontram expostas à violência sexual. 




A Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou a década 2018-2028 como a DÉCADA INTERNACIONAL PARA AÇÃO, ÁGUA PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, que começa no Dia Mundial da Água, em 22 de março de 2018, e termina no Dia Mundial da Água, em 22 de março de 2028. 

O Projeto de Resolução da ONU enfatiza que o desenvolvimento sustentável e a gestão integrada dos recursos hídricos são cruciais para alcançar os objetivos sociais, econômicos e ambientais. 



O documento destaca a importância da implementação de tais programas e projetos, assim como da promoção de parcerias e do envolvimento de diversas partes interessadas para se cumprir a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, com foco na implementação do ODS 6 de “assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos”. 

A escassez da água – exacerbada pela mudança climática e por desastres relacionados à água – pode causar tensões que podem se tornar conflitos violentos entre pessoas, comunidades e países. O ODS 6 também é importante para prevenir conflitos e manter a paz. 



Como o presidente da 72ª Sessão da Assembleia Geral da ONU, Miroslav Lajčák faz a seguinte declaração sobre a implementação da década 2018-2018: 
“Devemos implementar o ODS 6 por meio da perspectiva da prevenção de conflitos. Quando bacias e córregos secam, as tensões se inflamam – entre comunidades e através das fronteiras. Precisamos estudar os bons exemplos que temos visto sobre gestão compartilhada de recursos hídricos – e replicá-los em outros contextos. Também precisamos investir em ‘hidrodiplomacia’ e em mediações relacionadas à água. Esforços maiores para implementar o ODS 6 terão impactos diretos na paz nacional, regional e até internacional”. 

Lajčák também destacou em seu discurso que:
“precisamos mais do que a ação dos governos para atingir o ODS 6. O fortalecimento das infraestruturas e sistemas hídricos custam muito. E precisamos de muito mais desse dinheiro, e de fontes diversas. Também precisamos criar ambientes nos quais a inovação e o empreendedorismo possam prosperar. Isso irá demandar o envolvimento de muitos parceiros: o Sistema das Nações Unidas, a sociedade civil, o setor privado, as instituições financeiras e as autoridades nacionais e locais […] Portanto, se observarmos para onde estamos caminhando, quero dizer que: depende de nós – pessoas que têm acesso garantido à água e ao saneamento – trabalhar ainda mais em nome daqueles que não podem ter esse acesso”.


DOCUMENTOS
LINKS
Projeto de Resolução (em inglês) 
http://undocs.org/A/C.2/71/L.12/Rev.1
https://nacoesunidas.org/pos2015/ods6/
https://www.un.org/pga/72/2017/09/19/towards-implementation-of-the-international-decade-of-action-water-for-sustainable-development-2018-2028/
http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/natural-sciences/environment/water-resources/#c1075745
http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/natural-sciences/environment/wwdr/#c1608174






*********************************

AVISO AOS NAVEGANTES!
NOTAS DO EDITOR do Blog Ronald.Arquiteto e do Facebook Ronald Almeida Silva:

[1] As palavras e números entre [colchetes]; os destaques sublinhados, em negrito e amarelo bem como nomes próprios em CAIXA ALTA e a numeração de parágrafos – se presentes nos textos ora publicados - NÃO CONSTAM da edição original deste documento (mensagem, artigo; pesquisa; monografia; dissertação; tese ou reportagem). Os mencionados adendos ortográficos foram acrescidos meramente com intuito pedagógico de facilitar a leitura, a compreensão e a captação mnemônica dos fatos mais relevantes da mensagem por um espectro mais amplo de leitores de diferentes formações, sem prejuízo do conteúdo cujo texto está transcrito na íntegra, conforme a versão original.

[2] O Blog Ronald Arquiteto e o Facebook RAS são mídias independentes e 100% sem fins lucrativos pecuniários. Não tem anunciantes, apoiadores, patrocinadores e nem intermediários. Todas as publicações de textos e imagens são feitas de boa-fé, respeitando-se as autorias e respectivos direitos autorais, sempre com base no espírito e nexo inerentes à legislação brasileira, em especial à LEI-LAI – Lei de Acesso à Informação nº 12.257, de 18nov2011. O gestor das mídias RAS nunca teve e não tem filiação partidária e nem exerce qualquer tipo de militância político-partidária.

[3] A eventual republicação de matérias de sites e blogs que vedam a retransmissão de suas publicações deve ser considerada como ato proativo não doloso de desobediência civil (tipo Soft Wikileak) em favor da Transparência Total e da Melhor Democracia na comunicação privada e pública, no espírito e com base na LEI-LAI, visando apenas ampliar o universo de internautas que buscam informações gratuitas na rede mundial.

[4] Para usuários de correio eletrônico - e-mail, Facebook e blog: O Emitente desta mensagem é responsável pelas opiniões de sua autoria, mas não se responsabiliza pelo conteúdo elaborado por terceiros, embora tenha agido com zelo e descortino na seleção de textos e imagens que reproduz nas mídias citadas, evitando propagar fakes e informações injuriosas ou ilegais. Cabe ao Destinatário cuidar quanto ao tratamento e destino adequados da mensagem recebida, respeitando sempre as normas do marco regulatório brasileiro da internet. Caso a pessoa que recebeu esta mensagem não seja o Destinatário de fato da mesma, solicitamos devolvê-la ao Remetente e apagá-la posteriormente. Agradecemos a compreensão e a colaboração de todos quanto ao uso correto, ético e civilizado das mensagens e documentos tramitados por meios eletrônicos.

RONALD DE ALMEIDA SILVA
Rio de Janeiro, RJ, 02jun1947; reside em São Luís, MA, Brasil desde 1976.
Arquiteto Urbanista FAU-UFRJ 1972 / Registro profissional CAU-BR A.107.150-5
Blog Ronald.Arquiteto (ronalddealmeidasilva.blogspot.com)
Facebook ronaldealmeida.silva.1



Nenhum comentário:

Postar um comentário