quarta-feira, 21 de março de 2018

[618] RESÍDUOS SÓLIDOS: PROGRAMA DE ECOPONTOS DA PREFEITURA DE SÃO LUÍS, MA. Madalena Bruzaca e Ronald Almeida. Março 2018

FACEBOOK AMBIENTAL:

Maria Madalena Bruzaca Pereira adicionou 2 novas fotos. 21mar2018; 7 h · 
ECONOMIA CIRCULAR BRASIL - #PRESERVEOSRECURSOSNATURAIS
NÃO JOGUE LIXO NAS VIAS PÚBLICAS - JÁ TEMOS 9 (NOVE) ECOPONTOS EM SÃO LUIS - PROCURE O ECOPONTO MAIS PRÓXIMO DE SUA RESIDÊNCIA.
PRECISAMOS DE UMA CIDADE LIMPA, SEM DOENÇAS CAUSADAS PELO LIXO NO LUGAR INADEQUADO.
FAÇA SUA PARTE - COLABORE COM A LIMPEZA PÚBLICA.







PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE LANÇAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS NAS VIAS PÚBLICAS [COMBATE AO LIXO URBANO]

PREFEITURA DE SÃO LUÍS, MA.
O MUNICÍPIO JÁ CONTA COM 9 ECOPONTOS [21mar2018]


SLZ-MA; 21mar2018; ATENÇÃO LUDOVICENSES;

A Engª MADALENA BRUZACA, pesquisadora de diagnósticos e soluções em RESÍDUOS SÓLIDOS, dá mais uma contribuição relevante, ressaltando o programa de ECOPONTOS da Prefeitura de São Luís, MA. O município já conta com 9 ECOPONTOS.

Para quem só tinha e ainda tem LIXÕES e LIXEIRINHOS espalhados em todos os bairros da zonas Norte, Sul, Leste e Oeste, 9 ECOPONTOS são um bom começo.

Ainda falta muito a fazer, mas esse primeiro passo é um avanço. Basta agora que as dezenas de milhares de sujeitos e sujeitas sujadores e sujadoras que emporcalham todas as ruas da cidade, todos os dias, passarem a ter uma pitada de civilidade e levar seus resíduos sólidos para os ECOPONTOS, quando não estiver disponível o sistema público de coleta.

ISTO SE CHAMA EDUCAÇÃO SOCIOAMBIENTAL e não é um favor. Jogar LIXO nos logradouros públicos é CRIME AMBIENTAL passível de multa e até prisão, principalmente em tempos virulentos de FEBRE AMARELA, DENGUE, CHIKUNGUNYA, ZIKA VÍRUS.

Os infratores reincidentes deveriam sofrer a mesma punição aplicada no País mais avançado do mundo em saúde pública: SINGAPURA. Lá esses impenitentes e infratores são chibateados em praça pública.
Obrigado pela atenção.
Ronald Almeida.
Arquiteto urbanista. desde 1972.



Privadas “públicas” no bairro Angelim-Altos; Condomínios Novo Tempo e IPEM-Angelim, apesar de já existir o ECOPONTO ANGELIM.






COMENTÁRIOS:

Bento Moreira Lima Neto: Muito bom Ronald, mas no caminho para o Itaqui que percorro diariamente, o povo joga lixo diariamente em vários pontos da avenida, uma calamidade! Fico revoltado!

Ronald de Almeida Silva: Caro amigo BENTO XVII: Você sempre atento e bem informado Observador crítico, culto e proativo desta mui bela cidade patrimônio mundial, mas maltratada e desprezada por muitos, percorre os caminhos da Ilha do [Des]Amor com olhos clínicos, vendo o que muitos enxergam mas não vêem: a falta grave, recorrente e empedernida de Educação e de Civilidade dos habitantes (incluindo as ditas Autoridaes Públicas) de uma URBS que já foi modelo de cidade no Brasil.
Mas a vida continua e como Drummond SOU OTIMISTA NO LONGO PRAZO!!!!

Bento Moreira Lima Neto:  obrigado amigo, nós sempre fomos apaixonados por São Luís.

Ronald Almeida Silva: Caro amigo Bento XVII: Continue amando e protegendo sua cidade e um dia chegaremos a um bom porto. Saúde e longa vida. RAS




PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO LUÍS, MA.

ECOPONTOS

http://www.saoluis.ma.gov.br/projetos.asp?id_projeto=32

 

Parceria Público-Privada (PPP), na modalidade de concessão para execução de serviços de limpeza pública e manejo de resíduos sólidos, firmada pela Prefeitura com a empresa São Luís Engenharia Ambiental.


O projeto de criação dos Ecopontos foi desenvolvido para atender os geradores e transportadores de pequena quantidade de resíduos, com volumes inferiores a 2m³, transportados por veículos como pick-up, carrinhos de mão ou carroças. Os condutores de veículos de tração animal são os grandes usuários destas unidades, pois têm como principal atividade o transporte de resíduos.

A instalação dos Ecopontos atende, ainda, aos ditames estabelecidos na Parceria Público-Privada (PPP), na modalidade de concessão para execução de serviços de limpeza pública e manejo de resíduos sólidos, firmada pela Prefeitura com a empresa São Luís Engenharia Ambiental.

Entre outras finalidades, a ação tem ainda como objetivo contribuir para a proteção da saúde pública e da qualidade ambiental; o descarte correto de pequenos volumes; a extinção dos lixões; além de estimular o reaproveitamento e a reciclagem de materiais descartáveis e propiciar à população um local específico para fazer a destinação do lixo reciclável acumulado em sua casa. 

Materiais recebidos nos Ecopontos: plástico, vidro, papel, metal (até 200 kg/dia por pessoa), gesso, resíduos de construção civil,  resíduos de poda, móveis velhos (até 2m³/dia por pessoa), pneus (2 unidades/dia por pessoa), óleo de cozinha (4 litros/dia por pessoa). 

Horário de funcionamento: segunda à sexta das 7h às 18h.
  1. Ecoponto da Avenida dos Africanos - Av. dos Africanos, S/N , bairro de Fátima, entrada do Parque Amazonas;
  2. Ecoponto do Angelim – Rua 27, s/n (antes do Makro, próximo ao Restaurante Chico Noca);
  3. Ecoponto do Bequimão - Av. 1, S/N Bequimão;
  4. Ecoponto Turu - Travessa G, S/N, Habitacional Turu;
  5. Ecoponto Jardim América -Avenida 03, S/N, Jardim América (Ao lado da União de Moradores);
  6. Ecoponto Jardim Renascença - Rua Netuno (próximo à Paróquia de São Paulo Apóstolo);
  7. Ecoponto Residencial Esperança - Rua Doutor Ribeiro, s/nº, Residencial Esperança (próximo à feira do bairro Cantinho do Céu);
  8. Ecoponto Cidade Operária: Avenida Este 203, s/nº, Cidade Operária, próximo ao Campo do Real;
  9. Ecoponto São Francisco: Avenida Ferreira Gullar (ao lado da Estação da Caema).


FOTOS DOS ECOPONTOS: SITE DA PREFEITURA SLZ-MA.

SÃO LUÍS, MA, março.2018: Foto 01: ECOPONTO CIDADE OPERÁRIA
http://www.saoluis.ma.gov.br/projetos.asp?id_projeto=32

SÃO LUÍS, MA, março.2018: Foto 02: ECOPONTO ANGELIM
http://www.saoluis.ma.gov.br/projetos.asp?id_projeto=32

SÃO LUÍS, MA, março.2018: Foto 03: ECOPONTO AV. DOS AFRICANOS
http://www.saoluis.ma.gov.br/projetos.asp?id_projeto=32

SÃO LUÍS, MA, março.2018: Foto 04: ECOPONTO AV. DOS AFRICANOS
http://www.saoluis.ma.gov.br/projetos.asp?id_projeto=32


SÃO LUÍS, MA, março.2018: Foto 05: ECOPONTO AFRICANOS
http://www.saoluis.ma.gov.br/projetos.asp?id_projeto=32

SÃO LUÍS, MA, março.2018: Foto 06: ECOPONTO AFRICANOS
http://www.saoluis.ma.gov.br/projetos.asp?id_projeto=32

SÃO LUÍS, MA, março.2018: Foto 07: ECOPONTO JARDIM RENASCENÇA
http://www.saoluis.ma.gov.br/projetos.asp?id_projeto=32

SÃO LUÍS, MA, março.2018: Foto 08: ECOPONTO JARDIM AMÉRICA
http://www.saoluis.ma.gov.br/projetos.asp?id_projeto=32

SÃO LUÍS, MA, março.2018: Foto 09: ECOPONTO RESIDENCIAL ESPERANÇA
http://www.saoluis.ma.gov.br/projetos.asp?id_projeto=32


SÃO LUÍS, MA, março.2018: Foto 10: ECOPONTO SÃO FRANCISCO
http://www.saoluis.ma.gov.br/projetos.asp?id_projeto=32




*********************************

AVISO AOS NAVEGANTES!
NOTAS DO EDITOR do Blog Ronald.Arquiteto e do Facebook Ronald Almeida Silva:

[1] As palavras e números entre [colchetes]; os destaques sublinhados, em negrito e amarelo bem como nomes próprios em CAIXA ALTA e a numeração de parágrafos – se presentes nos textos ora publicados - NÃO CONSTAM da edição original deste documento (mensagem, artigo; pesquisa; monografia; dissertação; tese ou reportagem). Os mencionados adendos ortográficos foram acrescidos meramente com intuito pedagógico de facilitar a leitura, a compreensão e a captação mnemônica dos fatos mais relevantes da mensagem por um espectro mais amplo de leitores de diferentes formações, sem prejuízo do conteúdo cujo texto está transcrito na íntegra, conforme a versão original.

[2] O Blog Ronald Arquiteto e o Facebook RAS são mídias independentes e 100% sem fins lucrativos pecuniários. Não tem anunciantes, apoiadores, patrocinadores e nem intermediários. Todas as publicações de textos e imagens são feitas de boa-fé, respeitando-se as autorias e respectivos direitos autorais, sempre com base no espírito e nexo inerentes à legislação brasileira, em especial à LEI-LAI – Lei de Acesso à Informação nº 12.257, de 18nov2011. O gestor das mídias RAS nunca teve e não tem filiação partidária e nem exerce qualquer tipo de militância político-partidária.

[3] A eventual republicação de matérias de sites e blogs que vedam a retransmissão de suas publicações deve ser considerada como ato proativo não doloso de desobediência civil (tipo Soft Wikileak) em favor da Transparência Total e da Melhor Democracia na comunicação privada e pública, no espírito e com base na LEI-LAI, visando apenas ampliar o universo de internautas que buscam informações gratuitas na rede mundial.

[4] Para usuários de correio eletrônico - e-mail, Facebook e blog: O Emitente desta mensagem é responsável pelas opiniões de sua autoria, mas não se responsabiliza pelo conteúdo elaborado por terceiros, embora tenha agido com zelo e descortino na seleção de textos e imagens que reproduz nas mídias citadas, evitando propagar fakes e informações injuriosas ou ilegais. Cabe ao Destinatário cuidar quanto ao tratamento e destino adequados da mensagem recebida, respeitando sempre as normas do marco regulatório brasileiro da internet. Caso a pessoa que recebeu esta mensagem não seja o Destinatário de fato da mesma, solicitamos devolvê-la ao Remetente e apagá-la posteriormente. Agradecemos a compreensão e a colaboração de todos quanto ao uso correto, ético e civilizado das mensagens e documentos tramitados por meios eletrônicos.

RONALD DE ALMEIDA SILVA
Rio de Janeiro, RJ, 02jun1947; reside em São Luís, MA, Brasil desde 1976.
Arquiteto Urbanista FAU-UFRJ 1972 / Registro profissional CAU-BR A.107.150-5
Blog Ronald.Arquiteto (ronalddealmeidasilva.blogspot.com)
Facebook ronaldealmeida.silva.1


Nenhum comentário:

Postar um comentário