segunda-feira, 10 de outubro de 2016

[303] FERROVIAS AFRICANAS CONSTRUÍDAS PELA CHINA (by XINHUA); [CHINA IN AFRICA] ETHIOPIA-DJIBOUTI ELECTRIC RAILWAY LINE OPENS (by BBC). 06oct2016


FERROVIAS AFRICANAS CONSTRUÍDAS PELA CHINA
2011-2016




Facebook Ronald Almeida.
Postagem em 10out2016.

(1787) CHINA TRABALHANDO FIRME NO CONTINENTE AFRICANO: DADOS E NÚMEROS DAS FERROVIAS CONSTRUÍDAS PELA CHINA NA ÁFRICA
Fonte: Agência de notícias XINHUA português; 2016-10-06 18:30:5
Site: portuguese.xinhuanet.com
(Xinhua/Zhou Xiaoxiong)


Uma etíope exibe um bilhete de passagem durante a cerimônia de inauguração da ferrovia Adis Abeba-Djibouti, em Adis Abeba, capital da Etiópia, em 5 de outubro de 2016. 

A Etiópia (com 102 milhões de habitantes) e o Djibouti (com 900 mil habitantes) inauguraram na quarta-feira a primeira ferrovia eletrificada moderna da África que liga as suas respectivas capitais e a ferrovia construída por empresas chinesas é saudada como o testemunho mais recente da amizade sino-africana.

A estrada de ferro que liga os dois países africanos, Etiópiae Djibouti, com 752,7 km de extensão, também conhecida como a ferrovia que liga a capital da Etiópia ao Porto de Doraleh, na capital de mesmo nome do Djibouti, foi inaugurada na capital etíope de Adis Abeba, com uma grande cerimônia. 

(Fonte: Agência de notícias chinesa Xinhua Português / Repórter: Zhou Xiaoxiong)

Nairobi, 6 out 2016 (Xinhua)

ETHIOPIA - DJIBOUTI RAILWAY AT A GLANCE (Overview by wikipedia)
System
Status
In trial service
Termini
Port of Doraleh, Djibouti
Operation
Opened
5 October 2016
Technical
Line length
756 km (470 mi)
1,435 mm (4 ft 8 12 in) standard gauge
Overhead line 25 kV AC
Operating speed
160 km/h (99 mph)





[1] -- Ferrovia Adis Abeba – Djibouti; ETIÓPIA.
A ferrovia construída pela China que liga Adis Abeba, a capital da Etiópia, com o porto de Djibouti, a primeira ferrovia eletrificada moderna da África, foi inaugurada na quarta-feira em Adis Abeba.
A construção da ferrovia de 752,7 quilômetros, com uma velocidade projetada de 120 quilômetros por hora, levou seis anos. O Grupo de Ferrovias da China e a Companhia de Construção de Engenharia Civil da China foram responsáveis pela construção com um investimento total de US$ 4 bilhões.
Espera-se que a nova ferrovia proporcione à Etiópia o acesso mais rápido ao mar e acelere o processo de industrialização.
A ferrovia reflete o fortalecimento da cooperação entre a China e a África, e é uma continuação da cooperação amistosa entre a China e África em infraestrutura ferroviária. Os seguintes são alguns outros projetos ferroviários importantes construídos pela China na África nos últimos anos.

[2] -- Ferrovia Tanzânia-Zâmbia (TAZARA)
Conhecida como um monumento para a amizade entre a China e a África, a TAZARA é a principal linha ferroviária que conecta o leste da África com as partes no centro e sul do continente. A China financiou e construiu a TAZARA que tem uma extensão total de 1.860,5 quilômetros e se estende de Dar-Es-Salaam na Tanzânia, no leste, para New Kapiri Mposhi, no centro da Zâmbia, no oeste.
A China destinou mais de 50 mil trabalhadores, junto com os operários da Tanzânia e Zâmbia para concluir a construção do projeto em cinco anos e oito meses antes de sua inauguração oficial em 1976.

[3] -- Ferrovia Lobito-Luau em Angola
Em 2015, foi finalizado e entrou em operação um projeto ferroviário de 1.344 quilômetros em Angola.
A linha, construída pela Companhia de Construção de Ferrovias da China, é a de maior velocidade de viagem no país e servirá como um significativo corredor econômico ali.
A ferrovia, que liga a cidade litorânea de Lobito no oeste com a cidade de Luau que faz fronteira com a República Democrática do Congo, é a segunda maior ferrovia construída por uma companhia chinesa para a África depois da TAZARA. A ferrovia estará conectada no futuro com a ferrovia Angola-Zâmbia e com a ferrovia Tanzania-Zâmbia.

[4] -- Ferrovia Abuja-Kaduna na Nigéria
A ferrovia, construída pela Companhia de Construção de Engenharia Civil da China, tem uma extensão de 186,5 quilômetros e liga a capital Abuja com o estado noroeste de Kaduna. Está integrada por nove estações e tem uma velocidade projetada de 150 quilômetros por hora.
Construída em 2011, a ferrovia entrou em operação em julho de 2016. É parte da iniciativa de modernização ferroviária da Nigéria que busca substituir o existente sistema de bitola estreita por um sistema de bitola ampla padrão, enquanto permite operações de trens de alta velocidade na rede ferroviária.

[5] -- Ferrovia de Bitola Padrão no Quênia
Em maio de 2014, a China assinou um contrato para construir uma ferrovia entre Mombasa e Nairobi no Quênia, com um valor de US$ 3,8 bilhões. Com uma extensão de cerca de 480 quilômetros, espera-se que o projeto fique concluído em 2017.
O projeto, que marca a primeira fase de uma linha que se espera cobra uma distância de cerca de 2.935 quilômetros e eventualmente ligue Uganda, Ruanda, Burundi e Sudão do Sul, facilitará o transporte e impulsionará o comércio na região do Leste Africano.
A linha ferroviária conta com trens de passageiros com uma velocidade de 120 quilômetros por hora e trens de carga projetados para percorrer a uma velocidade de 80 quilômetros por hora.

[6] -- Trânsito Ferroviário Ligeiro de Adis Abeba (AA-LRT) na Etiópia
O AA-LRT eletrificado foi a primeira ferrovia de trem ligeiro no continente africano com duas linhas de uma extensão total de 34 quilômetros. O projeto, construído pelo Grupo de Ferrovias da China, entrou em operação em setembro de 2015.
O serviço de trem, estimado a transportar 60 mil passageiros por dia, ajuda a facilitar as viagens das pessoas na capital etíope.





Foto [1]:  Uma etíope exibe um bilhete de passagem durante a cerimônia de inauguração da ferrovia Adis Abeba-Djibouti, em Adis Abeba, Etiópia, em 5 de outubro de 2016. A Etiópia e o Djibouti inauguraram na quarta-feira a primeira ferrovia eletrificada moderna da África que liga as suas respectivas capitais e a ferrovia construída por empresas chinesas é saudada como o testemunho mais recente da amizade sino-africana. A ferroviária Etiópia-Djibouti, de 752,7 km de extensão, também conhecida como ferrovia Adis Abeba-Djibouti, foi inaugurada na capital etíope de Adis Abeba, com uma grande cerimônia. (Xinhua/Zhou Xiaoxiong)


Foto [2]:  Comissárias de bordo chinesas tiram uma "selfie" antes da partida do primeiro trem de passageiros da ferrovia Adis Abeba-Djibouti, em Adis Abeba, Etiópia, em 5 de outubro de 2016. A primeira ferrovia eletrificada moderna da África que liga as suas respectivas capitais e a ferrovia construída por empresas chinesas é saudada como o testemunho mais recente da amizade sino-africana. A ferroviária Etiópia-Djibouti, de 752,7 km de extensão, também conhecida como ferrovia Adis Abeba-Djibouti, foi inaugurada na capital etíope de Adis Abeba, com uma grande cerimônia. (Xinhua/Sun Ruibo)


Foto [3]: O condutor de trem chinês, Liu Ji (e), e seu colega etíope Geto (d), apertam as mãos antes da partida do primeiro trem de passageiros da ferrovia Adis Abeba-Djibouti, em Adis Abeba, Etiópia, em 5 de outubro de 2016. A primeira ferrovia eletrificada moderna da África que liga as suas respectivas capitais e a ferrovia construída por empresas chinesas é saudada como o testemunho mais recente da amizade sino-africana. A ferroviária Etiópia-Djibouti, de 752,7 km de extensão, também conhecida como ferrovia Adis Abeba-Djibouti, foi inaugurada na capital etíope de Adis Abeba, com uma grande cerimônia. (Xinhua/Li Baishun)


Foto [4]: Uma etíope experimenta o primeiro trem de passageiros da ferrovia Adis Abeba-Djibouti, em Adis Abeba, Etiópia, em 5 de outubro de 2016. A primeira ferrovia eletrificada moderna da África que liga as suas respectivas capitais e a ferrovia construída por empresas chinesas é saudada como o testemunho mais recente da amizade sino-africana. A ferroviária Etiópia-Djibouti, de 752,7 km de extensão, também conhecida como ferrovia Addis Abeba-Djibouti, foi inaugurada na capital etíope de Adis Abeba, com uma grande cerimônia. (Xinhua/Sun Ruibo)


Foto [5]: O motorista de trem chinês, Liu Ji (d), e seu colega etíope Geto (e), cumprimentam antes da partida do primeiro trem de passageiros da ferrovia Adis Abeba-Djibouti, em Adis Abeba, Etiópia, em 5 de outubro de 2016. A primeira ferrovia eletrificada moderna da África que liga as suas respectivas capitais e a ferrovia construída por empresas chinesas é saudada como o testemunho mais recente da amizade sino-africana. A ferroviária Etiópia-Djibouti, de 752,7 km de extensão, também conhecida como ferrovia Adis Abeba-Djibouti, foi inaugurada na capital etíope de Adis Abeba, com uma grande cerimônia. (Xinhua/Sun Ruibo)


Foto [6]:
Xu Shaoshi (d-frente), enviado do presidente da China, Xi Jinping, e chefe do mais alto orgão  planejamento econômico da China, a Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma, o primeiro-ministro da Etiópia, Hailemariam Desalegn (c-frente), e o presidente do Djibouti, Ismail Omar Guelleh (e-frente), assistem à cerimônia de inauguração da ferrovia Adis Abeba-Djibouti, em Adis Abeba, Etiópia, em 5 de outubro de 2016. A primeira ferrovia eletrificada moderna da África que liga as suas respectivas capitais e a ferrovia construída por empresas chinesas é saudada como o testemunho mais recente da amizade sino-africana. A ferroviária Etiópia-Djibouti, de 752,7 km de extensão, também conhecida como ferrovia Adis Abeba-Djibouti, foi inaugurada na capital etíope de Adis Abeba, com uma grande cerimônia. (Xinhua/Sun Ruibo)


Foto [7]:
A comissária etíope Yanet recebe passageiros na estação de Lebu em Adis Abeba, capital da Etiópia, em 5 de outubro de 2016. O projeto ferroviário construído pela China fará uma contribuição importante para o desenvolvimento econômico e a transferência de tecnologia, disse um funcionário etíope. A ferrovia eletrificada de 752,7 quilômetros que liga a capital cidade da Etiópia, Addis Abeba, com o porto do Djibuti, foi inaugurada na quarta-feira em uma cerimônia realizada na Etiópia. O trem oferece serviços de passageiros e de carga, tem uma velocidade de projeto de 120 quilômetros por hora e pode reduzir o tempo de viagem entre Addis Abeba e Djibouti de sete dias para cerca de dez horas. (Xinhua/Sun Ruibo)


Foto [8]: Li Chenglin (c), líder da tripulação do trem, oferece biscoitos a passageiros na ferrovia Etiópia-Djibouti, na Etiópia, em 5 de outubro de 2016. O projeto ferroviário construído pela China fará uma contribuição importante para o desenvolvimento econômico e a transferência de tecnologia, disse um funcionário etíope. A ferrovia eletrificada de 752,7 quilômetros que liga a capital da Etiópia, Adis Abeba, com o porto do Djibuti, foi inaugurada na quarta-feira em uma cerimônia realizada na Etiópia. O trem oferece serviços de passageiros e de carga, tem uma velocidade de projeto de 120 quilômetros por hora e pode reduzir o tempo de viagem entre Addis Abeba e Djibouti de sete dias para cerca de dez horas. (Xinhua/Sun Ruibo)


Foto [9]: Comissárias estíopes participam da cerimônia de inauguração da ferrovia Etiópia-Djibouti na estação de Lebu em Adis Abeba, capital da Etiópia, em 5 de outubro. O projeto ferroviário construído pela China fará uma contribuição importante para o desenvolvimento econômico e a transferência de tecnologia, disse um funcionário etíope. A ferrovia eletrificada de 752,7 quilômetros que liga a capital da Etiópia, Adis Abeba, com o porto do Djibuti, foi inaugurada na quarta-feira em uma cerimônia realizada na Etiópia. O trem oferece serviços de passageiros e de carga, tem uma velocidade de projeto de 120 quilômetros por hora e pode reduzir o tempo de viagem entre Adis Abeba e Djibouti de sete dias para cerca de dez horas. (Xinhua/Sun Ruibo)


Foto [10]: Etíopes viajam na recém-inaugurada ferrovia na estação de Lebu em Adis Abeba, capital da Etiópia, em 5 de outubro de 2016. O projeto ferroviário construído pela China fará uma contribuição importante para o desenvolvimento econômico e a transferência de tecnologia, disse um funcionário etíope. A ferrovia eletrificada de 752,7 quilômetros que liga a capital da Etiópia, Adis Abeba, com o porto do Djibuti, foi inaugurada na quarta-feira em uma cerimônia realizada na Etiópia. O trem oferece serviços de passageiros e de carga, tem uma velocidade de projeto de 120 quilômetros por hora e pode reduzir o tempo de viagem entre Adis Abeba e Djibouti de sete dias para cerca de dez horas. (Xinhua/Li Baishun)


Foto [11]: Um etíope viaja na recém-inaugurada ferrovia na estação de Lebu em Adis Abeba, capital da Etiópia, em 5 de outubro de 2016. O projeto ferroviário construído pela China fará uma contribuição importante para o desenvolvimento econômico e a transferência de tecnologia, disse um funcionário etíope. A ferrovia eletrificada de 752,7 quilômetros que liga a capital da Etiópia, Adis Abeba, com o porto do Djibuti, foi inaugurada na quarta-feira em uma cerimônia realizada na Etiópia. O trem oferece serviços de passageiros e de carga, tem uma velocidade de projeto de 120 quilômetros por hora e pode reduzir o tempo de viagem entre Adis Abeba e Djibouti de sete dias para cerca de dez horas. (Xinhua/Li Baishun)

XINHUA, Português; 06oct2016
Fonte: portuguese.xinhuanet.com







[CHINA IN AFRICA] ETHIOPIA-DJIBOUTI ELECTRIC RAILWAY LINE OPENS


Source: BBC; 5 October 2016
http://www.bbc.com/news/world-africa-37562177
From the sectionAfrica



Ethiopia and Djibouti have launched the first fully electrified cross-border railway line in Africa.
It links Ethiopia's capital, Addis Ababa, to the Red Sea port of Djibouti - a stretch of more than 750 km (466 miles).
Travelling at 120 km/h, the new service cuts the journey time down from three days by road to about 12 hours.
The $3.4bn (£2.7bn) project was built with the help of funding from a Chinese bank and will have Chinese staff.
The track runs parallel to the abandoned Ethio-Djibouti railway, built more than 100 years ago.



The BBC's Emmanuel Igunza in Addis Ababa says the new track will initially only run freight services.
The passenger trains - which will run each way daily - are to start in three months' time and ticket prices will be announced nearer the time.
'It will transform my business'
Getachew Betru, chief executive of Ethiopia Railways, says it will be much cheaper and more reliable than travelling to Djibouti by road.
"In Ethiopia currently if you want to bring your container from Hong Kong to Djibouti it will take you maybe two, three weeks. But it will take you more than that to take it from Djibouti to Addis Ababa. It will now take us one day or more," he said.



At the opening ceremony on Wednesday, Ethiopian Prime Minister Hailemariam Desalegn said that the rail line would be a boost to the economy.
"It will provide huge benefits to the industrial parks and modern farms that will be built in the future," he said.
Chinese conductors are at the helm of the new fleet. Chinese staff are contracted to manage the trains for five Years
A test run on Wednesday, invited guests were taken on a short ride of one of the trains
A businessman at the opening told the BBC that the railway "would transform" his trade in transporting livestock.
"It will be easier, more efficient," he said.



The railway was 70% financed by China's Exim Bank and built by China Railway Group and China Civil Engineering Construction.
Chinese controllers, technicians and station masters are among those staffing the services for the next five year after which Ethiopians will be employed.
Mr Getachew told the AFP news agency that their local counterparts are in training.
Local counterparts will be trained during that time



Djibouti is important to landlocked Ethiopia which currently imports and exports nearly 90% of its goods through its port.
Before construction was completed freight services transported food to areas affected by drought last year.
The rail line starts off with freight services
The railway is the first step in a vast 5,000km-long network of rail which Ethiopia hopes to build by 2020, connecting it to Kenya, Sudan and South Sudan.



The dream is that one day the railway will extend from Djibouti's coast all the way across Africa to the Atlantic Ocean. The trains go through Adama train station in the Oromia region of Ethiopia

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