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Ronald Almeida.
Postagem em 10out2016.
(1787) CHINA
TRABALHANDO FIRME NO CONTINENTE AFRICANO: DADOS E NÚMEROS DAS FERROVIAS
CONSTRUÍDAS PELA CHINA NA ÁFRICA
Fonte: Agência de notícias XINHUA português; 2016-10-06
18:30:5
Site: portuguese.xinhuanet.com
(Xinhua/Zhou
Xiaoxiong)
Uma etíope exibe um bilhete de passagem durante a cerimônia de inauguração da ferrovia Adis Abeba-Djibouti, em Adis Abeba, capital da Etiópia, em 5 de outubro de 2016.
A Etiópia (com 102 milhões de habitantes) e o Djibouti (com 900 mil habitantes) inauguraram na quarta-feira a primeira ferrovia eletrificada moderna da África que liga as suas respectivas capitais e a ferrovia construída por empresas chinesas é saudada como o testemunho mais recente da amizade sino-africana.
A estrada de ferro que liga os dois países africanos, Etiópiae Djibouti, com 752,7 km de extensão, também conhecida como a ferrovia que liga a capital da Etiópia ao Porto de Doraleh, na capital de mesmo nome do Djibouti, foi inaugurada na capital etíope de Adis Abeba, com uma grande cerimônia.
(Fonte: Agência de notícias chinesa Xinhua Português / Repórter: Zhou Xiaoxiong)
Nairobi, 6 out 2016 (Xinhua)
ETHIOPIA - DJIBOUTI RAILWAY AT A GLANCE (Overview
by wikipedia)
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System
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Status
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In
trial service
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Termini
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Port
of Doraleh, Djibouti
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Operation
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Opened
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5
October 2016
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Technical
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Line
length
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756
km (470 mi)
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1,435 mm (4 ft 8 1⁄2 in) standard gauge
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Overhead
line 25 kV AC
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Operating
speed
|
160 km/h
(99 mph)
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[1] -- Ferrovia Adis Abeba –
Djibouti; ETIÓPIA.
A ferrovia construída pela China
que liga Adis Abeba, a capital da Etiópia, com o porto de Djibouti, a primeira
ferrovia eletrificada moderna da África, foi inaugurada na quarta-feira em Adis
Abeba.
A construção da ferrovia de 752,7
quilômetros, com uma velocidade projetada de 120 quilômetros por hora, levou
seis anos. O Grupo de Ferrovias da China e a Companhia de Construção de
Engenharia Civil da China foram responsáveis pela construção com um
investimento total de US$ 4 bilhões.
Espera-se que a nova ferrovia
proporcione à Etiópia o acesso mais rápido ao mar e acelere o processo de
industrialização.
A ferrovia reflete o
fortalecimento da cooperação entre a China e a África, e é uma continuação da
cooperação amistosa entre a China e África em infraestrutura ferroviária. Os
seguintes são alguns outros projetos ferroviários importantes construídos pela
China na África nos últimos anos.
[2] -- Ferrovia Tanzânia-Zâmbia (TAZARA)
Conhecida como um monumento para
a amizade entre a China e a África, a TAZARA é a principal linha ferroviária
que conecta o leste da África com as partes no centro e sul do continente. A
China financiou e construiu a TAZARA que tem uma extensão total de 1.860,5
quilômetros e se estende de Dar-Es-Salaam na Tanzânia, no leste, para New
Kapiri Mposhi, no centro da Zâmbia, no oeste.
A China destinou mais de 50 mil
trabalhadores, junto com os operários da Tanzânia e Zâmbia para concluir a
construção do projeto em cinco anos e oito meses antes de sua inauguração
oficial em 1976.
[3] -- Ferrovia Lobito-Luau em Angola
Em 2015, foi finalizado e entrou
em operação um projeto ferroviário de 1.344 quilômetros em Angola.
A linha, construída pela
Companhia de Construção de Ferrovias da China, é a de maior velocidade de
viagem no país e servirá como um significativo corredor econômico ali.
A ferrovia, que liga a cidade
litorânea de Lobito no oeste com a cidade de Luau que faz fronteira com a
República Democrática do Congo, é a segunda maior ferrovia construída por uma
companhia chinesa para a África depois da TAZARA. A ferrovia estará conectada
no futuro com a ferrovia Angola-Zâmbia e com a ferrovia Tanzania-Zâmbia.
[4] -- Ferrovia Abuja-Kaduna na Nigéria
A ferrovia, construída pela
Companhia de Construção de Engenharia Civil da China, tem uma extensão de 186,5
quilômetros e liga a capital Abuja com o estado noroeste de Kaduna. Está
integrada por nove estações e tem uma velocidade projetada de 150 quilômetros
por hora.
Construída em 2011, a ferrovia
entrou em operação em julho de 2016. É parte da iniciativa de modernização
ferroviária da Nigéria que busca substituir o existente sistema de bitola
estreita por um sistema de bitola ampla padrão, enquanto permite operações de
trens de alta velocidade na rede ferroviária.
[5] -- Ferrovia de Bitola Padrão no Quênia
Em maio de 2014, a China assinou
um contrato para construir uma ferrovia entre Mombasa e Nairobi no Quênia, com
um valor de US$ 3,8 bilhões. Com uma extensão de cerca de 480 quilômetros,
espera-se que o projeto fique concluído em 2017.
O projeto, que marca a primeira
fase de uma linha que se espera cobra uma distância de cerca de 2.935
quilômetros e eventualmente ligue Uganda, Ruanda, Burundi e Sudão do Sul,
facilitará o transporte e impulsionará o comércio na região do Leste Africano.
A linha ferroviária conta com
trens de passageiros com uma velocidade de 120 quilômetros por hora e trens de
carga projetados para percorrer a uma velocidade de 80 quilômetros por hora.
[6] -- Trânsito Ferroviário Ligeiro de Adis
Abeba (AA-LRT) na Etiópia
O AA-LRT eletrificado foi a
primeira ferrovia de trem ligeiro no continente africano com duas linhas de uma
extensão total de 34 quilômetros. O projeto, construído pelo Grupo de Ferrovias
da China, entrou em operação em setembro de 2015.
O serviço de trem, estimado a
transportar 60 mil passageiros por dia, ajuda a facilitar as viagens das
pessoas na capital etíope.
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Foto [1]: Uma etíope
exibe um bilhete de passagem durante a cerimônia de inauguração da
ferrovia Adis Abeba-Djibouti, em Adis Abeba, Etiópia, em 5 de outubro de
2016. A Etiópia e o Djibouti inauguraram na quarta-feira a primeira
ferrovia eletrificada moderna da África que liga as suas
respectivas capitais e a ferrovia construída por empresas chinesas
é saudada como o testemunho mais recente da amizade sino-africana. A
ferroviária Etiópia-Djibouti, de 752,7 km de extensão, também conhecida como
ferrovia Adis Abeba-Djibouti, foi inaugurada na capital etíope de Adis Abeba,
com uma grande cerimônia. (Xinhua/Zhou Xiaoxiong)
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Foto [2]: Comissárias de bordo chinesas tiram uma
"selfie" antes da partida do primeiro trem de passageiros da
ferrovia Adis Abeba-Djibouti, em Adis Abeba, Etiópia, em 5 de outubro de
2016. A primeira ferrovia eletrificada moderna da África
que liga as suas respectivas capitais e a ferrovia construída por
empresas chinesas é saudada como o testemunho mais recente da
amizade sino-africana. A ferroviária Etiópia-Djibouti, de 752,7 km de
extensão, também conhecida como ferrovia Adis Abeba-Djibouti, foi inaugurada
na capital etíope de Adis Abeba, com uma grande cerimônia. (Xinhua/Sun Ruibo)
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Foto [3]: O
condutor de trem chinês, Liu Ji (e), e seu colega etíope Geto (d), apertam as
mãos antes da partida do primeiro trem de passageiros da ferrovia Adis
Abeba-Djibouti, em Adis Abeba, Etiópia, em 5 de outubro de 2016. A
primeira ferrovia eletrificada moderna da África que liga as suas
respectivas capitais e a ferrovia construída por empresas chinesas
é saudada como o testemunho mais recente da amizade
sino-africana. A ferroviária Etiópia-Djibouti, de 752,7 km de extensão,
também conhecida como ferrovia Adis Abeba-Djibouti, foi inaugurada na capital
etíope de Adis Abeba, com uma grande cerimônia. (Xinhua/Li Baishun)
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Foto [4]: Uma
etíope experimenta o primeiro trem de passageiros da ferrovia Adis
Abeba-Djibouti, em Adis Abeba, Etiópia, em 5 de outubro de 2016. A
primeira ferrovia eletrificada moderna da África que liga as suas
respectivas capitais e a ferrovia construída por empresas chinesas
é saudada como o testemunho mais recente da amizade
sino-africana. A ferroviária Etiópia-Djibouti, de 752,7 km de extensão,
também conhecida como ferrovia Addis Abeba-Djibouti, foi inaugurada na
capital etíope de Adis Abeba, com uma grande cerimônia. (Xinhua/Sun
Ruibo)
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Foto [5]: O motorista
de trem chinês, Liu Ji (d), e seu colega etíope Geto (e), cumprimentam
antes da partida do primeiro trem de passageiros da ferrovia Adis
Abeba-Djibouti, em Adis Abeba, Etiópia, em 5 de outubro de 2016. A
primeira ferrovia eletrificada moderna da África que liga as suas
respectivas capitais e a ferrovia construída por empresas chinesas é saudada
como o testemunho mais recente da amizade sino-africana. A
ferroviária Etiópia-Djibouti, de 752,7 km de extensão, também conhecida como
ferrovia Adis Abeba-Djibouti, foi inaugurada na capital etíope de Adis Abeba,
com uma grande cerimônia. (Xinhua/Sun Ruibo)
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Foto [6]:
Xu
Shaoshi (d-frente), enviado do presidente da China, Xi
Jinping, e chefe do mais alto orgão planejamento econômico da
China, a Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma, o primeiro-ministro
da Etiópia, Hailemariam Desalegn (c-frente), e o presidente do Djibouti,
Ismail Omar Guelleh (e-frente), assistem à cerimônia de inauguração da
ferrovia Adis Abeba-Djibouti, em Adis Abeba, Etiópia, em 5 de outubro de
2016. A primeira ferrovia eletrificada moderna da África
que liga as suas respectivas capitais e a ferrovia construída por
empresas chinesas é saudada como o testemunho mais recente da amizade
sino-africana. A ferroviária Etiópia-Djibouti, de 752,7 km de extensão,
também conhecida como ferrovia Adis Abeba-Djibouti, foi inaugurada na capital
etíope de Adis Abeba, com uma grande cerimônia. (Xinhua/Sun Ruibo)
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Foto [7]:
A
comissária etíope Yanet recebe passageiros na estação de Lebu em Adis Abeba,
capital da Etiópia, em 5 de outubro de 2016. O projeto ferroviário construído
pela China fará uma contribuição importante para o desenvolvimento econômico
e a transferência de tecnologia, disse um funcionário
etíope. A ferrovia eletrificada de 752,7 quilômetros que liga a
capital cidade da Etiópia, Addis Abeba, com o porto do Djibuti, foi
inaugurada na quarta-feira em uma cerimônia realizada na Etiópia. O trem
oferece serviços de passageiros e de carga, tem uma velocidade de projeto de
120 quilômetros por hora e pode reduzir o tempo de viagem entre Addis Abeba e
Djibouti de sete dias para cerca de dez horas. (Xinhua/Sun Ruibo)
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Foto [8]: Li
Chenglin (c), líder da tripulação do trem, oferece biscoitos a
passageiros na ferrovia Etiópia-Djibouti, na Etiópia, em 5 de outubro de
2016. O projeto ferroviário construído pela China fará uma contribuição
importante para o desenvolvimento econômico e a transferência de tecnologia,
disse um funcionário etíope. A ferrovia eletrificada de 752,7
quilômetros que liga a capital da Etiópia, Adis Abeba, com o porto do
Djibuti, foi inaugurada na quarta-feira em uma cerimônia realizada na
Etiópia. O trem oferece serviços de passageiros e de carga, tem uma
velocidade de projeto de 120 quilômetros por hora e pode reduzir o tempo de
viagem entre Addis Abeba e Djibouti de sete dias para cerca de dez
horas. (Xinhua/Sun Ruibo)
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Foto [9]: Comissárias
estíopes participam da cerimônia de inauguração da ferrovia Etiópia-Djibouti
na estação de Lebu em Adis Abeba, capital da Etiópia, em 5 de outubro. O
projeto ferroviário construído pela China fará uma contribuição importante
para o desenvolvimento econômico e a transferência de tecnologia, disse um funcionário
etíope. A ferrovia eletrificada de 752,7 quilômetros que liga a
capital da Etiópia, Adis Abeba, com o porto do Djibuti, foi inaugurada
na quarta-feira em uma cerimônia realizada na Etiópia. O trem oferece
serviços de passageiros e de carga, tem uma velocidade de projeto de 120
quilômetros por hora e pode reduzir o tempo de viagem entre Adis Abeba e
Djibouti de sete dias para cerca de dez horas. (Xinhua/Sun Ruibo)
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Foto [10]: Etíopes
viajam na recém-inaugurada ferrovia na estação de Lebu em Adis Abeba, capital
da Etiópia, em 5 de outubro de 2016. O projeto ferroviário construído pela
China fará uma contribuição importante para o desenvolvimento econômico e a
transferência de tecnologia, disse um funcionário
etíope. A ferrovia eletrificada de 752,7 quilômetros que liga a
capital da Etiópia, Adis Abeba, com o porto do Djibuti, foi inaugurada
na quarta-feira em uma cerimônia realizada na Etiópia. O trem oferece
serviços de passageiros e de carga, tem uma velocidade de projeto de 120
quilômetros por hora e pode reduzir o tempo de viagem entre Adis Abeba e
Djibouti de sete dias para cerca de dez horas. (Xinhua/Li Baishun)
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Foto [11]: Um
etíope viaja na recém-inaugurada ferrovia na estação de Lebu em Adis Abeba,
capital da Etiópia, em 5 de outubro de 2016. O projeto ferroviário construído
pela China fará uma contribuição importante para o desenvolvimento econômico
e a transferência de tecnologia, disse um funcionário
etíope. A ferrovia eletrificada de 752,7 quilômetros que liga a
capital da Etiópia, Adis Abeba, com o porto do Djibuti, foi inaugurada na quarta-feira
em uma cerimônia realizada na Etiópia. O trem oferece serviços de passageiros
e de carga, tem uma velocidade de projeto
de 120 quilômetros por hora e pode reduzir o tempo de viagem entre Adis Abeba
e Djibouti de sete dias para cerca de dez horas. (Xinhua/Li Baishun)
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XINHUA, Português; 06oct2016
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Fonte: portuguese.xinhuanet.com
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[CHINA
IN AFRICA] ETHIOPIA-DJIBOUTI ELECTRIC RAILWAY LINE OPENS
Source: BBC; 5 October 2016
http://www.bbc.com/news/world-africa-37562177
From the sectionAfrica
Ethiopia
and Djibouti have launched the first fully electrified cross-border railway
line in Africa.
It
links Ethiopia's capital, Addis Ababa, to the Red Sea port of Djibouti - a
stretch of more than 750 km (466 miles).
Travelling
at 120 km/h, the new service cuts the journey time down from three days by road
to about 12 hours.
The
$3.4bn (£2.7bn) project was built with the help of funding from a Chinese bank
and will have Chinese staff.
The
track runs parallel to the abandoned Ethio-Djibouti railway, built more than
100 years ago.
The
BBC's Emmanuel Igunza in Addis Ababa says the new track will initially only run
freight services.
The
passenger trains - which will run each way daily - are to start in three
months' time and ticket prices will be announced nearer the time.
'It
will transform my business'
Getachew
Betru, chief executive of Ethiopia Railways, says it will be much cheaper and
more reliable than travelling to Djibouti by road.
"In
Ethiopia currently if you want to bring your container from Hong Kong to
Djibouti it will take you maybe two, three weeks. But it will take you more
than that to take it from Djibouti to Addis Ababa. It will now take us one day
or more," he said.
At
the opening ceremony on Wednesday, Ethiopian Prime Minister Hailemariam
Desalegn said that the rail line would be a boost to the economy.
"It
will provide huge benefits to the industrial parks and modern farms that will
be built in the future," he said.
Chinese
conductors are at the helm of the new fleet. Chinese staff are contracted to
manage the trains for five Years
A
test run on Wednesday, invited guests were taken on a short ride of one of the
trains
A
businessman at the opening told the BBC that the railway "would
transform" his trade in transporting livestock.
"It
will be easier, more efficient," he said.
The
railway was 70% financed by China's Exim Bank and built by China Railway Group
and China Civil Engineering Construction.
Chinese
controllers, technicians and station masters are among those staffing the
services for the next five year after which Ethiopians will be employed.
Mr
Getachew told the AFP news agency that their local counterparts are in
training.
Local
counterparts will be trained during that time
Djibouti
is important to landlocked Ethiopia which currently imports and exports nearly
90% of its goods through its port.
Before
construction was completed freight services transported food to areas affected
by drought last year.
The
rail line starts off with freight services
The
railway is the first step in a vast 5,000km-long network of rail which Ethiopia
hopes to build by 2020, connecting it to Kenya, Sudan and South Sudan.
The dream is that one
day the railway will extend from Djibouti's coast all the way across
Africa to the Atlantic Ocean. The trains go through Adama train station in the
Oromia region of Ethiopia
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