quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

[186] FUTEBOL: CARTA AO AMIGO VIRGÍLIO ELÍSIO DA COSTA NETO - FALECIMENTO DE SUA MÃE - Da. LELIA em 21dez2015


[186] FUTEBOL: CARTA AO AMIGO VIRGÍLIO ELÍSIO DA COSTA NETO - FALECIMENTO DE SUA MÃE - Da. LELIA em 21dez2015.

São Luís, Patrimônio Cultural Nacional e Mundial, Maranhão.
Véspera de NATAL, 24dez2015.

Caro amigo Virgílio Elísio
Estimada Carminha
Cópia para queridos amigos Graça e Miranda, por usucapião afetivo de décadas;

Recebi ontem as suas mensagens de uatzap informando o falecimento (em 21dez2015) de sua queridíssima Mãe, Da. Lélia.

Em 26nov1986 recebi em SLZ telefonema de meu pai Walcyr informando o falecimento (repentino) de minha Mãe, Da. Albertina. Lá se vão 29 anos sem conviver fisicamente com a pessoa que mais amei na vida, mesmo às vezes não tendo a noção plena dessa dimensão.

Neste dezembro turbulento fui convidado para as cerimônias fúnebres em SLZ das Mães de dois bons amigos. Da. Lélia é a terceira!!!

Assim segue a Vida de quem vive mais, assistindo à partida de parentes, amigos, conhecidos e figuras públicas de que de um modo ou de outro faziam parte de nosso cotidiano e arredores. À medida em que avançamos nas décadas e envelhecemos, mais frequentes se tornam essas partidas de entes queridos e admirados!!! C’est la vie!!!

Quanto a esse paradoxo dramático da longevidade, sempre penso na serenidade beatífica de Oscar Niemeyer. Aos 104 anos, semblante de asceta, sentado em sua cadeira de balanço na cobertura do velho prédio da Av. Atlântica, Copacabana, frente à imensidão do Oceano Atlântico, Oscar repassa o filme de suas memórias centenárias. Todos mortos!!!. Avós, pais, irmãos, esposa (Annita Baldo), filha (Anna Maria). Todos os amigos de infância. Todos os colegas de faculdade. Todos seus correligionários de partido. Todos os companheiros da gigantesca saga de Brasília!!!! Todos mortos!!!. Quanta dor, quantas saudades, quantas memórias deveriam lacerar a alma do arquiteto mais famoso do Brasil e um dos mais importantes do mundo, ante tamanha solidão. Mas não. Ali, imerso nesse drama sensorial inexpugnável, vagueando nesse imenso e fantástico cemitério imaginário, o incansável e genial Oscar, pitando sua cigarrilha, olhava o horizonte com seus olhos baços, mas lúcidos, sonhava e traçava grandes planos para o futuro!!! Morreu em 05dez2012, dez dias antes de completar 105 anos, deixando a arquitetura mundial sem um dos seus maiores obreiros e o Brasil sem um dos seus mais corretos e importantes Homens.

Em uma das muitas vezes que fui a Salvador, não me lembro em que ano (2003 ou 2004?) você me levou ao apartamento de sua Mãe e tive a prazerosa oportunidade de conhecer Da. Lelinha, afável, espirituosa e simpática, qualidades pelo que vi como “traços de família” transmitidos ao filho amoroso.

Da. Lelinha nos recebeu com animação e em nossa conversa pude sentir o grau intenso e natural, espontâneo, de afeto recíproco entre Mãe e filho, o que guardei como um belo exemplo de joia de convivência familiar.

Pena que meu impertinente espírito de fotógrafo amador não tenha se manifestado e não tenho um registro físico desse momento afetuoso, dessa pessoa tão simples quanto nobre em sua essência. Assim penso em minha Mãe, Da. Albertina, nas recordações afetivas que guardo para a eternidade.

Ontem foi o momento mais difícil na sua vida, o sepultamento de sua Mãe. De hoje para amanhã será o segundo: passar o primeiro Natal sem Da. Lelinha.

Mas, resignemo-nos em paz: são os implacáveis encargos espirituais da vida transitória que temos e que segue seu curso inexorável rumo ao destino traçado de todos os seres vivos. Da. Lélia não gostaria de saber que Virgílio está angustiado. Embora não se possa estar feliz, a serenidade de aceitar o que não podemos mudar é um lenimento d’alma muito poderoso.

Envio minha solidariedade e carinho a você, seus filhos, neto e sua eterna amada e companheira Carminha.

Um grande abraço a todos, incluindo os gentis e fraternos amigos Graça e Miranda, insubstituíveis. Feliz Ano Novo 2016. Feliz Todos os Dias para Todos Nós. É uma utopia, mas não custa nada crer.

Do seu amigo, admirador e companheiro de jornada pelos estádios da vida e pela vida afora.

Ronald Almeida

P.S.: NIVER 71
Como todo fim de ano é sempre atribulado (apesar de todos os anos jurarmos que no próximo fim de ano que não vamos nos atribular), eu e Luiza lhe enviamos desde já, nossos parabéns antecipados pelos seus 71 anos vindouros em 04jan2016.
Feliz Aniversário 71, AMIGO VIRGILIO.

P.S.: RECORDAR É VIVER 01
Não poderei estar presente, como estive em 04jan2013 na Praia de Guarajuba, no seu niver 69, e nem pude comparecer ao mega niver 70. Espero que as fotos (anexas) de lembranças daqueles felizes e ensolarados momentos em Guarajuba [30dez2012-05jan2013] se transfiram para a emoção de 2016.


RONALD ALMEIDA - AGRADECIMENTOS AOS AMIGOS DA BAHIA E DO BAHEA 1 mensagem

Ronald de Almeida Silva <ronald.arquiteto@gmail.com>
7 de janeiro de 2014 14:41
Para: ANTONIO ALVARES MIRANDA FILHO <aamfo@oi.com.br>, Ronald de Almeida Silva <ronald.ouvidor@gmail.com>, "Ronald SILVA (ronald.arquiteto@hotmail.com)" <ronald.arquiteto@hotmail.com>, Virgílio Elisio da Costa Neto Virgilio <virgilio.elisio@cbf.com.br>
Cc: vecn <vecn@uol.com.br>

BAHIA DE TODOS OS SANTOS, PARAÍSOS PRAIANOS E AMIGOS
CAROS AMIGOS BAIANOS CARMINHA E VOVÔ VIRGÍLIO
CAROS AMIGOS BAIANOS GRAÇA E MIRANDA

Por Obra e Graça do Senhor do Bonfim e motivado por convite especial do MIRANDA de Graça (em telefonema que lhe fiz em dia 30/12), aproveitando ainda oportunidade de recesso "pralamentar" conjugal, terminei 2013 e iniciei 2014 nas terras abençoadas e ensolaradas sob céu de anil da Bahia, desfrutando (i) das delícias da Pousada H22 do Condomínio Mar Azul na Praia de Guarajuba em Camaçari, (31/12 a 5/01) e (ii) da Suíte Presidencial 1102 do Hotel Castor Itaigara Salvador (6 estrelas; dias 05 e 06.jan) e, obviamente, (iii) das excelsas mordomias gastronômicas e etílicas que ambos os casais me proporcionaram - lauta e diuturnamente -durante a minha hospedagem de "penetra" de última hora.

Desde a chegada no Aeroporto SSA-DLEM, recepcionado por Miranda e Graça (ao volante) com transfer direto para o Condomínio Mar Azul Pousada H22, na Praia de Gurajuba, foi só alegria!! De cara conheci a feliz novidade - ao vivo e em cores – que é o lindo FELIPE, filho de 4 meses de Bartira e Vinícius, do qual não sabia a existência.

Além do Reveillon supimpa sob um céu límpido e multi-estrelado e do reencontro com amigos do coração, pude conhecer um condomínio residencial de orla muito organizado e bem mantido, lindeiro a uma praia dadivosa – Guarajuba, litoral do Município de Camaçari -, a tão-somente 42 km de Salvador, com acesso rápido por uma Rodovia (BA099- Estrada do Côco / Via Linha Verde) pedageada, com muito boas condições de tráfego em pista dupla.

Melhor que isso foi festejar, no dia 04/01, com quase 40 pessoas, o niver 69 do amigo Virgílio Elísio, anfitrião mais que generoso e sempre esfuziante quando se trata de receber e agradar parentes e amigos do peito, com direito à deliciosa feijoada pantagruélica da Neide, à bacalhoada saborosa da Chef Graça de Miranda, à conhecer os diretores da Comissão Organizadora do BAHEA LIVRE 2015-2020, com final musical da seresta maviosa do simpático cantor e violeiro PAULINO Bispo de Oliveira, sua esposa Da. Diva Divina e do seu neto carismático, o sensacional ANSELMO Sanfoneiro, o mais jovem (3 anos) e tonitruante torcedor do BAHEA, filho de Marcio Kleber e Diana e irmão de Clarisse.

Por feliz desígnio do destino, fui com Miranda e Graça, no domingo dia 05/01, à PRAIA DO FORTE (Forte Garcia d’Ávila; monumento nacional; Município de Mata de São João; 53 km ao norte de Salvador) onde conheci também a família ALVIM de Feira de Santana – NAGIANA e LUIZ, fazendeiro e pecuarista multirregional – pais de Fabrício e Daniela, que é esposa de RICARDO, que são os pais de LUIZA (um aninho da candura e fofura), que é neta de Graça de Miranda. Os ALVINS têm uma bela casa amarela com muita madeira de lei no Condomínio Porto das Baleias e nos receberam com os melhores acepipes – bolinho de bacalhau, costeleta de carneiro, sarrabulho, farofa de carne de sol (a melhor da Bahia), tudo nota 10, e farta cerveja gelada.

Depois fizemos a caminhada tradicional pela Rua Principal da Vila de Praia do Forte. Voltamos à Pousada Mar Azul H22 para mais degustação das refeições que a Chef Carminha nos preparou com os RO do niver de Virgílio. Uma tarde tão boa prá não esquecer e prá fazer a gente voltar sempre.

Depois de tantos comes e bebes e músicas e praias retornamos a Salvador para o Grand Finale da jornada baiana. Fomos direto para o apartamento dos Mirandas e fui gentilmente hospedado na Suíte Presidencial 1102 do Hotel Castor Itaigara Salvador, com direito à café da manhã e almoço com salmão e filé mignon, tudo pelas mãos da subChef Nice.

Fiz um breve tour matinal na primeira segunda-feira do ano pelos shoppings Itaigara, Pituba Tricenter e Iguatemi, neste encontrando o que procurava, um MiniLab para ampliar e emoldurar as fotos de LUIZA  e ofertar meu presente tríptico para os excelentes anfitriões Graça e Miranda (com uma cópia para Ricardo e Daniela).

Esperando que meus amigos e anfitriões incansáveis Virgílio & Carminha tenham bons desfrutes dos singelos presentes que lhes levei (i) cooler vermelho fornido; (ii) caixa com 5 CDs das Golden Songs do JAZZ e (iii) o livro autobiográfico de Stephen Hawking, “Minha Breve História”, (já com dedicatória) uma lição de vida e coragem de um gênio das ciências e da cosmologia que há mais de meio século sobrevive audaciosamente num corpo que definha de modo grotesco e o paralisa brutalmente.

A todos vocês e mais Iara & Léo, Bartira & Vinícius & Felipe & Bia, aos Alvins, a Ricardo e Daniela, aos Oliveiras Paulino e Diva e às secretárias Lise, Késia, Neide e Nice, meus sinceros agradecimentos por estes sete dias no paraíso do litoral da Bahia, momentos de felicidade serena em que aproveitei para descansar e realimentar e refazer meu mundo com amigos para sempre.

Obrigado por tudo, em especial pelas incontáveis gentilezas.
Abraços e até o niver 70 de Virgílio Elísio, em 04/01/2015, em grande estilo.

Ronald Almeida

P.S.: RECORDAR É VIVER 02
Para quem fizer o discurso do seu niver 71, peço que leia o texto que enviei sobre os 11 Pontos a Ponderar sobre Virgilio Elísio da Costa Neto, que enviei como Ouvidor da Série A 2009 a um Torcedor ranzinza e malévolo que reclamava e acusava o Diretor de Competições da CBF de “influenciar a Comissão de Arbitragem da CBF para prejudicar o Vitória-BA.” Em anexo segue a cópia integral da resposta do Ouvidor ao infeliz Torcedor do Vitória.

3ª PARTE: O DIRETOR DE COMPETIÇÕES DA CBF 2001-2009: 11 pontos a ponderar

1)       O Eng. Químico Industrial Virgílio Elísio da Costa Neto, atual Diretor de Competições da CBF [antiga Diretoria Técnica], está no cargo desde nov. 2001, como toda a imprensa esportiva esclarecida do Brasil sabe.
2)       Acreditar ou supor que o Eng. Virgílio Elísio tem poderes para influenciar e manipular a CNAF é puro delírio, puro sentimento irracional de Torcedor “fanático = doente”, reclamando no calor das emoções, que acusa de “roubo”, com veemência, os Árbitros de futebol, por toda e qualquer penalidade aplicada, justa ou injustamente, contra seu clube do coração.
3)       O Eng. Virgílio Elísio é um notável e respeitadíssimo dirigente desportivo que foi, ainda muito jovem, comentarista esportivo em Salvador, BA; foi Conselheiro do Bahia-BA; foi Presidente da Federação Baiana de Futebol; foi idealizador, fundador e Presidente do Fórum Norte-Nordeste de Dirigentes de Futebol do Brasil; e não tem qualquer vínculo com o Esporte Clube Bahia S.A., embora ainda seja Torcedor leal dessa prestigiosa agremiação, nada mais do que isso;
4)       O Eng. Virgílio Elísio, mesmo nessa condição de apenas torcedor do Bahia e 100% Diretor de Competições da CBF, nunca extrapolou a jurisdição de suas competências e nunca prejudicou o VITÓRIA-BA, clube ao qual dedica grande respeito e admiração, e nem qualquer outro clube de futebol, pois não tem poderes e nem interesse algum em prejudicar ou privilegiar clube algum, não tendo qualquer tipo de influência junto à CNAF.
5)       O Eng. Virgílio Elísio, após uma jornada de mais de 40 anos de militância ativa em processos de comunicação, qualidade, organização, gestão, engenharia e modernização do futebol, é hoje um dos mais qualificados executivos profissionais (dirigentes técnicos) do futebol brasileiro e, além disso, é consultor “ad hoc” oficial da FIFA para inspeção de estádios no continente americano (exceto Brasil).
6)       O Eng. Virgílio Elísio, com apoio integral do Presidente Ricardo Teixeira, do Secretário Geral e dos demais membros da Diretoria da CBF tem sido o responsável técnico e intelectual de todos os eventos e normas visando a modernização do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil, nas áreas sob sua supervisão direta; e, também, desde 15mai2003, pela implementação do Estatuto de Defesa do Torcedor – EDT [Lei Federal nº 10.671, de 15mai2003];
7)       O Eng. Virgílio Elísio, em atenção à lei do EDT vem organizando e promovendo reuniões regulares de Grupos de Trabalho internos e externos (com apoio do Sistema CREA/CONFEA e do Ministério do Esporte) visando a aprimorar a redação, os protocolos e a observância dos LTVE – Laudos Técnicos de Vistoria de Estádios de futebol onde se realizam partidas do Campeonato Brasileiro; com o intuito de aumentar a consistência desses documentos e a modernização das praças esportivas mediante intervenções de obras e serviços dirigidos ao aumento da segurança e conforto dos Torcedores e à garantia dos direitos do Consumidor nos estádios e em pontos satélites de vendas de ingressos;
8)       O Eng. Virgílio Elísio, além organizar e supervisionar o Campeonato Brasileiro de Clubes, tem sido convocado pela Presidência da CBF para colaborar com a Diretoria de Seleções na condição de coordenador geral dos preparativos dos jogos da Seleção Brasileira nas Eliminatórias da Copa 2010;
9)       O Eng. Virgílio Elísio tem grande experiência profissional, em várias partes do Brasil e do mundo, como engenheiro químico, trabalhando em grandes empresas do ramo, durante a implantação do Pólo Petroquímico de Camaçari, um dos maiores do gênero no país, sendo ainda consultor especialista em gestão e processos de Qualidade Total;
10)   O Eng. Virgílio Elísio, químico industrial treinado no Japão e capacitado nas complexas tecnologias e multinacionais do Polo Petroquímico de Camaçari, como Diretor de Competições de Futebol continua sendo um profissional de amplo espectro, exigente dotado de meticulosa e extraordinária capacidade de trabalho, liderança e espírito de equipe, sendo sempre cordial, eficiente, competente e honesto em todas as suas atividades e funções;
11)   O Eng. Virgílio Elísio é um baiano tradicional de boa cepa com 64 anos (nascido no município de Cachoeira, no Recôncavo Baiano, em 04jan1945), dotado de grande cultura geral, com elevada capacidade de leitura, crítica e redação, inclusive sobre suas diletas atividades de lazer intelectual (como cinema, música, teatro e literatura) sendo, sobretudo, uma pessoa correta em todos os sentidos, seja como baiano católico e devoto fiel de Iemanjá, dirigente esportivo, pessoa física, eleitor, contribuinte, cidadão brasileiro, pai de família (dois filhos), esposo e amigo.

Finalizando, informamos que CBF não tem responsabilidade alguma pelo que é publicado na mídia nacional sobre arbitragens no Campeonato Brasileiro, exceto pelos documentos, informações, comentários e fotos que divulga no site oficial desta entidade: www.cbfnews.com.br.

Cordialmente,
Ronald de Almeida Silva
Arquiteto Urbanista, Inspetor de Estádios de Futebol – GT-Estádios-CBF
Ouvidor das Competições de Futebol da CBF – Campeonato Brasileiro Série A 2009 / Série D 2009


Nenhum comentário:

Postar um comentário