quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

[163] FORUM CLIMA: Guia Metodológico para Inventário de Emissões de GEE na Engenharia e Construção abril.2013

Guia Metodológico para Inventário de Emissões de GEE na Engenharia e Construção


Grupo de Trabalho da Engenharia e Construção Civil


http://forumempresarialpeloclima.ethos.org.br/o-forum/grupo-de-trabalho-da-engenharia-e-construcao-civil/

Desde a assinatura da CARTA ABERTA AO BRASIL 2009, as empresas Andrade Gutierrez, Camargo Corrêa, OAS e Odebrecht, participantes do Fórum Clima, desenvolvem processos internos de gestão de emissões, incluindo a elaboração e publicação de inventários. Os resultados até então alcançados permitiram constatar alguns efeitos causados pela falta de um alinhamento de metodologia disponível para o setor que atuam – dupla contagem de emissões, categorizações distintas de escopo, diferentes critérios de inclusão/exclusão de fontes e atividades, diferentes formas de publicação.
Comprometidas com o tema e como meio de contribuir para um avanço consistente na prática de inventários e na gestão de emissões em suas áreas de atuação, as quatro empresas formaram em 2011 um grupo de trabalho no âmbito do Fórum Clima. Além de discutir e preparar um guia metodológico específico para o setor de engenharia e construção, o grupo tem como objetivos apoiar empresas do setor na elaboração dos inventários de GEE, subsidiar clientes e governos sobre as peculiaridades do setor e oferecer referência para maior alinhamento e uniformização de critérios adotados, no Brasil e em países onde operam as construtoras brasileiras.

Elaboração de Guia Metodológico para Inventário de Emissões de GEE na Construção
Em março de 2012, o grupo de trabalho contratou uma consultoria para a elaboração do Guia Metodológico para Inventário de Emissões de GEE na Engenharia e Construção e a definição de indicadores para gestão de emissões com base nas metodologias reconhecidas internacionalmente e nas características e peculiaridades inerentes ao setor.
Essa ferramenta tem como propósitos contribuir para avanço do tema de gestão de gases de efeito estufa na engenharia e construção; promover a discussão e convergência de conceitos e metodologias para permitir melhor comparabilidade e clareza nos inventários corporativos de emissões de GEE; auxiliar as empresas do setor na identificação e acompanhamento de indicadores adequados para orientação de seus programas de gestão de emissões; e avaliar a aplicabilidade de indicadores de intensidade carbônica que possibilitem a gestão das emissões considerando cada tipo de obra e suas particularidades.
Como parte da construção desse Guia, em setembro de 2012 o grupo deu início às articulações com importantes atores envolvidos com o tema das mudanças climáticas e inventário de emissões, para se chegar a uma metodologia robusta e com alta credibilidade.


Conheça o Guia Metodológico para Inventário de Emissões de GEE na Engenharia e Construção clicando aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário