terça-feira, 15 de dezembro de 2015

[177] OPERAÇÃO LAVA JATO: Cunha, Alves, Lobão: veja quem são os alvos da Operação Catilinárias [15dez2015]


OPERAÇÃO LAVA JATO 2015.

Cunha, Alves, Lobão: veja quem são os alvos da Operação Catilinárias


Polícia Federal cumpre um total de 53 mandados de busca e apreensão determinados pelo ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal.



Fonte: Portal IG – Ultimo Segundo; Por iG São Paulo | 15/12/2015 12:11 - Atualizada às 15/12/2015 12:43
Acesso RAS 15dez2015

 





Eduardo Cunha, Henrique Alves, Celso Pansera. Os nomes que se tornaram alvos da Polícia Federal por suposta tentativa de obstrução de investigações decorrentes da Operação Lava Jato têm, além de enorme peso dentro do PMDB, grande força também no governo federal, já que se tratam de ministros do Estado cujos cargos foram assumidos por indicação da presidente Dilma Rousseff. 

Além do mandado de busca e apreensão na residência oficial do presidente da Câmara em Brasília e no Rio de Janeiro, a PF fez buscas em endereços dos ministros do


Ø Turismo (Henrique Alves, também ex-presidente da Câmara) e de


Ø Ciência, Tecnologia e Inovação (Celso Pansera),

Ø o que levou o Planalto a inclusive divulgar nota a respeito.

No total, a Polícia Federal cumpre 53 mandados de busca em apreensão no Distrito Federal (9), São Paulo (15), Rio de Janeiro (14), Pará (6), Pernambuco (4), Alagoas (2), Ceará (2) e Rio Grande do Norte (1) como parte da Operação Catilinárias, deflagrada hoje (15) por determinação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki.

A ação faz parte da Operação Lava Jato. Veja quem são os principais alvos da operação deflagrada pela Polícia Federal:

Também foram alvo da operação o:

Ø deputado federal ANÍBAL GOMES (PMDB-CE); o


Ø senador e ex-ministro de Minas e Energia EDISON LOBÃO (PMDB-BA); o


Ø senador FERNANDO BEZERRA COELHO (PSB-PE), em Petrolina (PE); além da

Ø chefe de gabinete de Cunha, DENISE SANTOS; e do

Ø ex-vice-presidente de Fundos de Governo e Loterias da Caixa FÁBIO FERREIRA CLETO, indicado pelo presidente da Câmara para o cargo – ele foi exonerado por Dilma na semana passada.

Ø Outro mandado foi cumprido na sede do PMDB em Alagoas e na casa do primeiro tesoureiro do partido no Estado, JOSÉ WANDERLEY NETO.

Ø O prefeito de Nova Iguaçu e ex-deputado NELSON BORNIER (PMDB), aliado de Cunha, também é alvo da ação.


Ø A Polícia Federal também cumpriu mandados no Ceará e no Rio de Janeiro em endereços relacionados ao ex-presidente da Transpetro SÉRGIO MACHADO.

TÉRMINO

As buscas na casa do presidente da Câmara terminaram no início da manhã, por volta das 11h20. Durante a ação, um chaveiro foi chamado para abrir um cofre. A assessoria de Cunha informou que o deputado está tranquilo, apesar do momento tenso, e que ele deverá ir à Câmara após o almoço para participar da reunião de líderes, marcada para as 14h30.

Ainda segundo sua assessoria, Cunha se reuniu, no final da manhã desta terça-feira, com seus advogados.

GOVERNO

Em nota, o governo diz esperar que “todos os fatos investigados na nova fase da Operação Lava Jato envolvendo Ministros de Estado e outras autoridades sejam esclarecidos o mais breve possível, e que a verdade se estabeleça”.

Confira a íntegra da nota do governo federal:
O Governo Federal espera que todos os fatos investigados na nova fase da Operação Lava Jato envolvendo Ministros de Estado e outras autoridades, sejam esclarecidos o mais breve possível, e que a verdade se estabeleça. Que todos os investigados possam apresentar suas defesas dentro do princípio do contraditório, e que esse processo fortaleça as instituições brasileiras.
Secretaria de Imprensa
Secom/Presidência da República

Leia também

Ø Conselho de Ética rejeita pedido de vista e processo sobre Cunha continua

Ø Dilma pede agilidade em investigações de ministros: "Que verdade se estabeleça"

Ø Advogado de Cunha no Conselho de Ética admite que buscas da PF preocupam



Nenhum comentário:

Postar um comentário