quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

[170] FOTOGRAFIA: ÁLBUM MARANHÃO 1908 - FOTÓGRAFOS IRMÃOS CUNHA: CÂNDIDO E GAUDÊNCIO RODRIGUES DA CUNHA, paraenses.




[1] ÁLBUM MARANHÃO EM 1908.
Texto Facebook: Álbum de fotos encomendado ao fotógrafo GAUDÊNCIO CUNHA pelo Governador do Maranhão na época, Dr. Benedito Leite. O documento representou o Estado na Exposição Nacional realizada no Rio de Janeiro em 1908. É graças a este documento que podemos ver como era o Maranhão naquela época, essas fotografias são raridades. Existe apenas um exemplar deste Álbum que encontra-se no Museu Histórico e Artístico do Maranhão.

[2] Ronald Almeida Silva, 03dez2015. AVISO AOS NAVEGANTES:
Esse registro de autoria é de fundamental importância, pois muitos profissionais aproveitam as excelentes e raras fotos de GAUDÊNCIO CUNHA para reproduzir em variados projetos contemporâneos (gráficos, livros, decorativos, pôsteres, ambientação etc.) e nem sempre têm o cuidado de citar a fonte original.

[3] Por que 1908? 
Foi o ano do “Centenário da Abertura dos Portos Brasileiros às Nações Amigas”, ato original de Dom João VI. Para tal comemoração, [foi organizada uma Exposição Internacional, quando] construíram-se grandiosos pavilhões nas proximidades da Praia Vermelha, na Urca.
Desses pavilhões, somente um foi preservado integralmente: o Pavilhão dos Estados, ocupado atualmente pelo Museu das Ciências da Terra. O térreo e o primeiro pavimento do Pavilhão do Estado de Minas Gerais foram utilizados para a construção da Escola Municipal Minas Gerais. Os demais pavilhões foram derrubados após a exposição. Também para comemorar a data, foi construído um monumento na Praia do Russel, no bairro da Glória. O monumento era constituído por uma amurada e por duas estátuas femininas representando o comércio e a navegação.

[4] GAUDÊNCIO RODRIGUES DA CUNHA

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Gaud%C3%AAncio_Rodrigues_da_Cunha

Foto: Estabelecimento da Photographia União em São Luís, MA; 1908

Gaudêncio Rodrigues da Cunha (Pará, ? - São Luís, 1920[1] ) foi um fotógrafo paraense que viveu entre as décadas de 1890 e 1920 no Maranhão, estado do qual fez importantíssimos registros fotográficos. Gaudêncio ficou conhecido pela publicação do álbum Maranhão 1908, que possui mais de 150 fotografias de São Luís e do interior maranhense, encomendado pelo então governador Benedito Leite para a divulgação do estado na Exposição Nacional de 1908 no Rio de Janeiro.
O primeiro ateliê fotográfico de Gaudêncio Cunha em São Luís foi a Photographia União, inaugurada em 29 de agosto de 1895 e localizada na Rua da Cruz, nº 47, no Centro Histórico. A Photographia União foi transferida para a Rua do Sol, nº 30 em 1899.[2]

Referências



2.     SILVA FILHO, José de Oliveira da. Tramas do Olhar: a arte de inventar a cidade de São Luís do Maranhão pela lente do fotógrafo Gaudêncio Cunha. Fortaleza. 2009. p. 27

*****************************************


Autoria de Álbum do Maranhão em 1908 é colocada em dúvida

Pesquisa do historiador Antonio Guimarães revela que a produção de Gaudêncio Cunha, na verdade, foi feita pelo irmão dele Cândido Cunha

Fonte: Jornal O Estado do MA; José Reinaldo Martins; Especial para o Alternativo; terça-feira, 4 de dezembro de 2012
http://maranhaomaravilha.blogspot.com/2012/12/autoria-de-album-do-maranhao-em-1908-e.html
Acesso RAS 2018-08-31

O historiador ANTONIO GUIMARÃES OLIVEIRA, cuja obra São Luís: memória e tempo foi sucesso de vendagem na Feira do Livro de São Luís deste ano, apresentou um resultado surpreendente de minuciosa pesquisa realizada nos últimos 10 anos. 

Ele garante que o ÁLBUM DO MARANHÃO EM 1908, maior acervo iconográfico de imagens antigas do Maranhão, não foi elaborado pelo fotógrafo GAUDÊNCIO CUNHA, como todos pensam, mas, pelo irmão, CÂNDIDO CUNHA.

A afirmativa de Antonio Guimarães Oliveira tem como lastro detalhado levantamento, na área de História da Fotografia, empreendido em várias cidades e diversos acervos. Ele participou de leilões de fotografia, exposições, pesquisou em arquivos públicos e particulares de várias cidades, principalmente em São Luís, Rio de Janeiro e São Paulo. Consultou colecionadores do Brasil e do exterior, entre os quais os consagrados Daltoso, Belchior e Raimundo Antônio Pereira.

O resultado da pesquisa permitiu que ele elaborasse o álbum São Luís: memória e tempo, a publicação mais vendida e comentada da feira. O trabalho inclui cerca de 5 mil imagens de São Luís, entre fotografias e tipografias e chama a atenção por reunir imagens de várias épocas da cidade, sendo aproximadamente 60 por cento inéditas.

O álbum está quase esgotado. O plano é lançar uma segunda edição com mais imagens. Professor da rede pública estadual, locado no Centro de Ensino de Educação Especial João Mohana, Antonio Guimarães Oliveira tem fotografias que não incluiu nessa primeira edição.

Entre as imagens, mapas antigos do Maranhão e, principalmente, representações de São Luís, desde a sua fundação. Há muitas fotografias panorâmicas, aéreas e de detalhes. As iconografias reproduzem momentos da cidade que remontam a sua fundação. A maioria, contudo, é resultado de trabalho realizado por fotógrafos, a partir da segunda metade do século XIX e no século XX.

Das ruas e praças da São Luís Imperial e das primeiras décadas da República, passando pelos desfiles de 7 de Setembro na Rua do Egito, na década de 1970, o Clube Social Jaguarema, que havia na área do Anil, ao casarão que ficava onde é hoje o Edifício Colonial (próximo ao Teatro Arthur Azevedo), o álbum passeia pela paisagem histórica da capital maranhense.

Entre os créditos e autorias, destaque para as livrarias:
[1] A. P. Ramos de Almeida (ficava na Rua da Palma,
{2] Livraria Moderna, a Coleção da Revista do Norte, Armazém Teixeira, entre outros.

Os suportes das imagens e os autores são diversos, incluíndo pintores, como Leone Righini, os fotógrafos Dreyfus Azoubel e os irmãos Cândido e Gaudêncio Cunha.

QUEM FEZ O ÁLBUM MA 1908?

Com relação ao Album do Maranhão em 1908, Antonio Guimarães reassalta que foi elaborado por Cândido da Cunha, pois, Gaudêncio Cunha estava fora de São Luís, desde 1904, em tratamento de uma moléstia identificada como bexiga e só retornou a São Luís em 1908, quando o álbum já estava concluído pelo irmão.

Cândido, irmão de Gaudêncio, era um dos vários artífices que integravam a equipe da Photographia União, de Gaudêncio Cunha, onde também, vários profissionais da cidade eram convocados para prestar serviço, inclusive na elaboração do álbum.

A base principal das interpretações de Antonio Guimarães são informações captadas em atas (balaustres) ao qual teve acesso na Loja Maçônica Renascença Maranhense, de São Luís, da qual Cândido e Gaudêncio Cunha faziam parte.

Quando Gaudêncio Cunha saiu de São Luís, em 1904, em busca de tratamento, deixou seu irmão, Cândido Cunha, à frente das atividades da Photographia União. Ao retornar para a cidade, o álbum já estava concluído. Mas a autoria permaneceu com Gaudêncio, que era o mentor do atelier. A interpretação de Antonio Guimarães promete provocar muitas polêmicas.

Gaudêncio Cunha foi um fotógrafo do Pará que trabalhou em São Luís na última década do século XIX até por volta de 1919/1920, período em que manteve a Photographia União. O álbum foi uma encomenda do Governo do Maranhão, na gestão de Benedito Leite, para ser uma das peças representantes do estado na Exposição Nacional de 1908, promovida pelo Governo Federal em comemoração aos 100 anos da Abertura dos Portos às Nações Amigas.

Há somente um exemplar que faz parte do acervo do Museu Histórico e Artístico do Maranhão. Na década de 1980, pensando em preservar este importante acervo e difundi-lo, o escritor Jomar Moraes conseguiu viabilizar a sua reprodução. Outra reprodução foi realizada, já neste século, pelo estúdio do fotógrafo Edgar Rocha.

Vários pesquisadores estão interpretando o álbum. Em algumas imagens, com as das praças João Lisboa e Deodoro, a cidade parece ser outra.

Na área central da Deodoro, por exemplo, em frente e na área da Biblioteca Benedito Leite, havia um quartel e nas proximidades de onde está, hoje, o relógio abandonado da Praça João Lisboa havia um chafariz.

Historiadores, antropólogos, artistas, fotógrafos e sociólogos apresentam versões sobre a obra, que tem muito a dizer sobre o passado de São Luís, do Brasil e do mundo. Um exemplo é o fotógrafo Albani Ramos, que fez o álbum São Luís, 1908 a 2008 a cidade no tempo, no qual coloca, lado a lado, imagens de São Luís que estão no álbum de 1908 e fotografias dos mesmos locais colhidas por ele em 2008.

O álbum reflete o momento da Belle Époque, na qual Paris era a cidade referência com suas largas avenidas. Era o tempo de grandes invenções e das revoluções no campo da pintura.

São Luís, contudo, tinha aspectos dos tempos coloniais e do Império, com ruas estreitas. No início do século XX, os então modernos bondes elétricos já rodavam em grandes centros urbanos do mundo. Os trilhos eram um símbolo de progresso, mas, em São Luís, circulavam, em trilhos, os lentos bondinhos puxados a burro. Cidades como o Rio de Janeiro estavam passando por grandes transformações urbanísticas, com o surgimento de largas avenidas e este era o espírito presente na Exposição de 1908.

No álbum, as ruas estreitas e coloniais de São Luís foram redimensionadas, na medida do possível, e a cidade parece mais larga. O álbum realçou São Luís espaçosa como a época pedia para apresentá-la na exposição de 1908, um tempo em que os largos bulevares parisienses eram o modelo ideal.



*********************************

AVISO AOS NAVEGANTES! Internet civilizada:
NOTAS DO EDITOR do Blog Ronald.Arquiteto e do Facebook Ronald Almeida Silva:

[1] As palavras e números entre [colchetes]; os destaques sublinhados, em negrito e amarelo bem como nomes próprios em CAIXA ALTA e a numeração de parágrafos – se presentes nos textos ora publicados - NÃO CONSTAM da edição original deste documento (mensagem, artigo; pesquisa; monografia; dissertação; tese ou reportagem). Os mencionados adendos ortográficos foram acrescidos meramente com intuito pedagógico de facilitar a leitura, a compreensão e a captação mnemônica dos fatos mais relevantes da mensagem por um espectro mais amplo de leitores de diferentes formações, sem prejuízo do conteúdo cujo texto está transcrito na íntegra, conforme a versão original.

[2] O Blog Ronald Arquiteto e o Facebook RAS são mídias independentes e 100% sem fins lucrativos pecuniários. Não tem anunciantes, apoiadores, patrocinadores e nem intermediários. Todas as publicações de textos e imagens são feitas de boa-fé, respeitando-se as autorias e respectivos direitos autorais, sempre com base no espírito e nexo inerentes à legislação brasileira, em especial à LEI-LAI – Lei de Acesso à Informação nº 12.257, de 18nov2011. O gestor das mídias RAS nunca teve e não tem filiação partidária e nem exerce qualquer tipo de militância político-partidária.

[3] A eventual republicação de matérias de sites e blogs que vedam a retransmissão de suas publicações deve ser considerada como ato proativo não doloso de desobediência civil (tipo Soft Wikileak) em favor da Transparência Total e da Melhor Democracia na comunicação privada e pública, no espírito e com base na LEI-LAI, visando apenas ampliar o universo de internautas que buscam informações gratuitas na rede mundial.

[4] Para usuários de correio eletrônico - e-mail, Facebook e blog: O Emitente desta mensagem é responsável pelas opiniões de sua autoria, mas não se responsabiliza pelo conteúdo elaborado por terceiros, embora tenha agido com zelo e descortino na seleção de textos e imagens que reproduz nas mídias citadas, evitando propagar fakes e informações injuriosas ou ilegais. Cabe ao Destinatário cuidar quanto ao tratamento e destino adequados da mensagem recebida, respeitando sempre as normas do marco regulatório brasileiro da internet. Caso a pessoa que recebeu esta mensagem não seja o Destinatário de fato da mesma, solicitamos devolvê-la ao Remetente e apagá-la posteriormente. Agradecemos a compreensão e a colaboração de todos quanto ao uso correto, ético e civilizado das mensagens e documentos tramitados por meios eletrônicos.

RONALD DE ALMEIDA SILVA
Rio de Janeiro, RJ, 02jun1947; reside em São Luís, MA, Brasil desde 1976.
Arquiteto Urbanista FAU-UFRJ 1972 / Registro profissional CAU-BR A.107.150-5
Blog Ronald.Arquiteto (ronalddealmeidasilva.blogspot.com)
Facebook ronaldealmeida.silva.1


Um comentário: