segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

[595] CIDADES COM MELHOR QUALIDADE DE VIDA NO MUNDO EM 2017: 'The Global Liveability Report 2017'; by Economist Intelligence Unit / 'The Economist'



CIDADES COM MELHOR QUALIDADE DE VIDA NO MUNDO EM 2017

 

'The Global Liveability Report 2017'

Pesquisa em 140 cidades realizada anualmente pela Economist Intelligence Unit, instituição ligada à revista inglesa 'The Economist'.

O ranking das cidades mais habitáveis do mundo 2017.

 

http://www.eiu.com/Handlers/WhitepaperHandler.ashx?fi=Liveability-Ranking-Free-Summary-Report-August-2017.pdf&mode=wp&campaignid=Liveability17

Edição e compilação: Ronald de Almeida Silva.



 

O ranking das cidades mais habitáveis do mundo 2017

Fonte original: Economist Intelligence Unit, 08/09/201716h02
Acesso RAS em 2018-02-05

Quais são as melhores cidades para se viver no mundo? Responder à pergunta - e também à oposta a ela, ou seja, quais são as piores - é o objetivo da pesquisa realizada anualmente pela Economist Intelligence Unit, instituição ligada à revista inglesa 'The Economist'.

O levantamento leva sempre em conta questões relacionadas à QUALIDADE DE VIDA, como:
(i)    Estabilidade (Segurança Pública) = peso 25%;
(ii)   Acesso à  Saúde = peso 20%;
(iii)  Acesso à Cultura e Meio Ambiente = peso 25%;
(iv)  Acesso à Educação = peso 10%; e
(v)   Infraestrutura = peso 20%.

O 'The Global Liveability Report 2017' avaliou 140 cidades em todo mundo.

O ranking das melhores continua o mesmo do ano passado, mas, segundo os resultados da pesquisa, a volatilidade das pontuações tem sido consequência da maior instabilidade mundial.

Na Europa, a ameaça do terrorismo afetou os índices de habitabilidade de algumas cidades, por exemplo. Mesmo assim, o resultado geral da pesquisa apontou para um progresso no campo da qualidade de vida. 

AMSTERDÃ, na Holanda, e REYKJAVIK, na Islândia, são exemplos disso: ambas aumentaram o acesso à cultura e conseguiram diminuir os índices de criminalidade.


Nota RAS:
PAÍSES COM MAIOR NÚMERO DE CIDADES NO TOP 10 CGL:
Nº de cidades
AUSTRÁLIA
3
CANADÁ
3
ALEMANHA
1
ÁUSTRIA
1
FINLÂNDIA
1
NOVA ZELÂNDIA
1

CGL = City Global Liveability


Menção honrosa: AMSTERDÃ, capital dos Países Baixos (Holanda)
AMSTERDÃ, na Holanda, e Reykjavik, na Islândia, são exemplos disso: ambas aumentaram o acesso à cultura e conseguiram diminuir os índices de criminalidade.
Foto:Fabian Bimmer/Reuters



Menção honrosa: REYKJAVIK, capital da Islândia
REYKJAVIK, na Islândia, [e Amsterdã] são exemplos disso: ambas aumentaram o acesso à cultura e conseguiram diminuir os índices de criminalidade.
Foto:Tiago Queiroz/Estadão



CGL = City Global Liveability
Ranking CGL 10. Hamburgo (Alemanha)
Nota 95. Segunda maior cidade da Alemanha e um dos maiores centros comerciais do país, Hamburgo manteve a mesma pontuação de 2016. Localizada ao norte, é destino certo para os próprios alemães em busca de descanso e diversão. Suas notas foram: 90 em estabilidade (sua nota mais baixa mais uma vez); 100 na saúde; 93.5 em cultura e meio ambiente; 91.7 na educação; 100 em infraestrutura. 
Foto:Christian Charisius/Reuters



Ranking CGL 9. Helsinque (Finlândia)
Nota 95.6. A capital da Finlândia é outra cidade que manteve a mesma nota de 2016. Bem arborizada, portuária, repleta de belas construções e bastante tranquila, Helsinque é sempre elogiada por sua organização urbana. Suas notas foram: 100 na estabilidade; 100 na saúde; 88.7 em cultura e meio ambiente (mais uma vez sua nota mais baixa); 91.7 na educação; e 96.4 na infraestrutura. 
Foto:Ana Carolina Sacoman/Estadão



Ranking CGL 8. Auckland (Nova Zelândia)
Nota 95.7. Com a mesma nota do ano passado, Auckland é a maior cidade da Nova Zelândia e fica a 643 km da capital Wellington. Reserva boas praias para o surfe, assim como paisagens exuberantes. Como metrópole, também tem suas opções mais urbanas, como a famosa Sky Tower e os restaurantes da Federal Street. Suas notas foram: 95 em estabilidade; 95.8 em saúde; 97 em cultura e meio ambiente; 100 em educação; e 92.9 em infraestrutura.  
Foto:Tiago Queiroz/Estadão



Ranking CGL 7. Perth (Austrália)
Nota 95.9. Sem variações na nota de 2016, Perth abre novamente a boa participação da Austrália no ranking das melhores cidades para se viver. Localizada no extremo da costa ocidental australiana, no estuário do Rio Swam, oferece praias de águas esverdeadas ideais ao surfe (como a foto entrega), cruzeiros, vinícolas na região, áreas para pedalar e história nas ruas de Fremantle. Suas notas foram: 95 em estabilidade; 100 em saúde; 88.7 em cultura e meio ambiente; 100 em educação; e 100 em infraestrutura.  
Foto:Tim Clarke/EFE



Ranking CGL 6. Adelaide (Austrália)
Nota 96.6. Adelaide vem logo em seguida na dobradinha australiana. Capital da South Australia, tem agitada vida cultural (é famosa por seus muitos festivais), está repleta de estudantes intercambistas, gramados para curtir seu clima descontraído ao ar livre e um mercado central imperdível. Suas notas foram: 95 na estabilidade; 100 na saúde; 94.2 na cultura e meio ambiente (sua nota melhor em relação a Perth); 100 na educação; e 96.4 na infraestrutura (sua nota pior em relação a Perth).  
Foto:Dan Peled/APP



Ranking CGL 5. Calgary (Canadá)
Nota 96.6. Assim como em 2016, a canadense Calgary teve a mesma nota de Adelaide. A diferença entre elas continua sendo o fato de Calgary ter três notas máximas contra duas obtidas por Adelaide. Apesar de não ser muito conhecida entre os brasileiros, a cidade localizada ao sul da província de Alberta já foi cidade-sede dos Jogos Olímpicos de Inverno em 1988 e é uma das mais populosas do país. Possui um bom número de atrações turísticas, entre parques, museus e restaurantes. Suas notas foram: 100 em estabilidade (contra 95 de Adelaide); 100 em saúde; 89.1 em cultura e meio ambiente (nota mais baixa do que recebeu Adelaide); 100 em educação; e 96.4 em infraestrutura.   
Foto:Todd Korol/Reuters



Ranking CGL 4. Toronto (Canadá)
Nota 97.2. Toronto é a segunda cidade canadense das três que aparecem (seguidas) neste ranking. E a definição dada a ela no ano passado continua a mesma: tranquila, mas não pacata; cosmopolita, mas não excludente. Dona de uma miscelânea cultural que anda atraindo jovens brasileiros intercambistas, sobretudo, mas também famílias com crianças. Suas notas foram: 100 em estabilidade; 100 em saúde; 97.2 em cultura e meio ambiente; 100 em educação; 89.3 (nota que a afasta do topo) em infraestrutura.  
Foto:Renata Reps/Estadão



Ranking CGL 3. Vancouver (Canadá)
Nota 97.3. A melhor das cidades canadenses e a terceira melhor do mundo quando o assunto é qualidade de vida: muito prazer, Vancouver. Cercada de água - nosso colunista Mr. Miles a compara com o Rio de Janeiro -, está cheia de espaços de lazer ao ar livre e vive seu auge no verão, com seus bairros boêmios, arte na rua e áreas esportivas. Com 600 mil habitantes na costa oeste (2,5 milhões na região metropolitana) - e muitos intercambistas também - é turística dos pés à cabeça. Suas notas foram: 95 na estabilidade; 100 na saúde; 100 na cultura e meio ambiente; 100 na educação; e 92.9 na infraestrutura.  
Foto:Nathalia Molina/Estadão



Ranking CGL 2. Viena (Áustria)
Nota 97.4. Com a mesma nota do ano passado, Viena é a cidade que melhor representa o continente europeu no ranking. Além de seu charme natural - para onde quer que se olhe, a vista será bonita e a foto, nostálgica -, respira história em cada um de seus cantinhos e construções clássicas. Não faltam opções aos turistas, das caminhadas descomprometidas ou pedaladas a roteiros por museus, galerias, palácios e óperas. Suas notas foram: 95 em estabilidade; 100 na saúde; 94.4 em cultura e meio ambiente; 100 em educação; e 100 em infraestrutura.  
Foto:Adriana Moreira/Estadão



Ranking CGL 1. Melbourne (Austrália): The Best
Nota 97.5. Eis a melhor cidade para se viver no mundo: Melbourne. Dona da primeira posição há sete anos consecutivos, a cidade australiana não teve nenhuma nota abaixo de 95, mantendo a mesma pontuação do ano passado (como todos os outros destinos da lista). Capital do Estado de Vitória, tem se tornado queridinha dos turistas por seu bom número de hotéis e ótimos restaurantes, por sua natureza que mescla vida selvagem e urbana e por sua agenda cultural sempre viva. Uma novidade prestes a ser lançada (em outubro) é o voo direto da Latam entre Santiago (Chile) e Melbourne - serão 15 horas de duração e o voo mais longo da história da companhia aérea. Suas notas foram: 95 em estabilidade; 100 em saúde; 95.1 em cultura e meio ambiente; 100 em educação; e 100 em infraestrutura. 
Foto:Adriana Moreira/Estadão



***********************************************************


NOTA DO EDITOR do Blog Ronald.Arquiteto e do Facebook Ronald Almeida Silva:
As palavras e números entre [colchetes]; os destaques sublinhados, em negrito e amarelo bem como nomes próprios em CAIXA ALTA e a numeração de parágrafos que foram introduzidas na presente versão NÃO CONSTAM da edição original deste documento (artigo; pesquisa; monografia; dissertação; tese ou reportagem).
Esses adendos ortográficos foram acrescidos meramente com intuito pedagógico de facilitar a leitura, a compreensão e a captação mnemônica dos fatos mais relevantes do artigo por um espectro mais amplo de leitores de diferentes formações, sem prejuízo do conteúdo cujo texto está transcrito na íntegra e na forma da versão original.
O Blog Ronald Arquiteto e o Facebook RAS são mídias independentes e 100% sem fins lucrativos pecuniários. Não tem anunciantes ou apoiadores e nem patrocinadores. Todas as publicações de texto e imagem são feitas de boa-fé, respeitando-se as respectivas autorias e direitos autorais, sempre com base no espírito e nexo inerentes à legislação brasileira, em especial à LEI-LAI – Lei de Acesso à Informação nº 12.257, de 18nov2011.
O gestor do Blog e da página RAS no Facebook nunca teve e não tem filiação partidária e nem exerce qualquer tipo de militância político-partidária ou político-ideológica.

RONALD DE ALMEIDA SILVA
[Rio de Janeiro, RJ, 02jun1947; reside em São Luís, MA, desde 1976]
Arquiteto Urbanista FAU-UFRJ 1972
Registro profissional CAU-BR A.107.150-5
Blog Ronald.Arquiteto (ronalddealmeidasilva.blogspot.com)
Facebook ronaldealmeida.silva.1

Nenhum comentário:

Postar um comentário