segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

[190] URBANISMO: CICLOVIAS, BICICLETAS & CALÇADAS - O EXEMPLO DA EUROVELO - REDE EUROPEIA CICLISTA


EUROVELO

CICLOVIAS, BICICLETAS & CALÇADAS

 

Ciclovia de 70 mil quilômetros ligará 43 países europeus

 

Fonte: Revista EXAME;  07/09/2014 07:00

Site / page: http://exame.abril.com.br/mundo/noticias/ciclovia-de-70-mil-quilometros-ligara-43-paises-europeus#2


Acesso RAS em 04jan2015




São Paulo – Até 2020, a Europa terá uma ciclovia gigante com 70 mil quilômetros de extensão. No total, 14 grandes rotas irão interligar 43 países e poderão ser usadas por turistas que buscam viajar de uma forma alternativa ou pela população local para o deslocamento do dia a dia.
De acordo com a Federação Europeia de Ciclistas (ECF), cada uma das rotas recebeu um nome que reflete as paisagens e histórias que serão encontradas pelo trajeto. Segundo a entidade, os percursos vão ligar, por exemplo, o oceano Atlântico ao Mar Negro e o Ártico ao mar Mediterrâneo.
A maior delas terá mais de 10 mil quilômetros de extensão, a Eurovelo 13, que também é chamada de “Cortina de Ferro”, em alusão aos tempos em que o continente europeu era dividido em Europa Oriental e Ocidental.
Quem desejar viajar por ela irá atravessar 20 países. O percurso começa na cidade de Kirkenes, no norte da Noruega, e segue por países como a Rússia, Alemanha e Hungria até chegar ao pequeno vilarejo de Rezovo, que fica na fronteira entre a Bulgária e a Turquia.
Outra rota que promete belas paisagens é a Eurovelo 2, apelidada de Rota das Capitais. Ela terá mais de 5 mil quilômetros e irá ligar a cidade de Galway, na Irlanda, até Moscou, na Rússia.
Alguns trechos já estão prontos, como, por exemplo, o que liga Dublin (Irlanda) ao interior da Polônia. No meio deste caminho, os viajantes vão cruzar ainda Londres (Inglaterra), Haia (Holanda) e Berlim (Alemanha).
A estimativa é que a totalidade da ciclovia fique pronta apenas daqui seis anos. Contudo, basta acessar o  da entidade para planejar as aventuras nos trechos que já estão prontos. Além de um mapa interativo das rotas, por lá é possível também visualizar os principais pontos turísticos que vão aparecer pelo caminho.



Uma ciclovia gigante chamada “EuroVelo” vai ligar 43 países da Europa, incluindo Portugal, que terá uma ciclovia de 8168 km a ligar a cidade algarvia de Sagres ao norte da Noruega.

mapa: Rotas da EuroVelo








Fonte: Portal Noctula Channel

http://noctulachannel.com/eurovelo-ciclovia-europeia-ciclismo/

Acesso RAS em 04jan2015


Apesar de não ser utilizada no dia a dia em alguns países, 49% dos europeus usa a bicicleta regularmente. Este facto torna óbvia a criação de uma ciclovia que una os países da Europa nesta atividade.
A grande vantagem da REDE EUROPEIA CICLISTA reside na introdução de uma infraestrutura ciclável, consistente e de alta qualidade, em todos os países europeus, ajudando os cidadãos a deslocarem-se de bicicleta com mais segurança e conforto.
Composta por mais de 70.000 km de extensão, a ciclovia será construída até 2020. No entanto, partes da mesma já estão construídos e funcionais. A “EuroVelo” terá um total de 14 grandes rotas, que poderão ser usadas por turistas, a viajar de forma alternativa ou pela população local, para o deslocamento do dia a dia.
De acordo com a FEDERAÇÃO EUROPEIA DE CICLISTAS, cada uma das rotas recebeu um nome que reflete as paisagens e histórias que serão encontradas pelo trajeto. Por exemplo, a ciclovia que percorre Portugal tem o nome Rota da Costa Atlântica.
O maior percurso terá mais de 10.000 km de extensão e chamar-se-á “Cortina de Ferro”, em alusão aos tempos em que o continente europeu era dividido em Europa Oriental e Ocidental.
Segundo o site da EuroVelo, Portugal tem condições naturais maravilhosas para o ciclo turismo, sendo disso exemplo a Ecopista do Dão. Há centenas de ciclovias em todo o país, tanto para o turismo de bicicleta ou de mountain bike.
A EuroVelo 1 – Rota da Costa Atlântica percorrerá 200 km da costa do Algarve e ligará Portugal a Espanha, França, Irlanda, Reino-Unido e Noruega.

 

Ciclovia PanEuropa: Euro-Vision - Uma visão de Europa de bike
Todos os países da Europa crescendo juntos. A ciclovia Paneuropa tomou isso como exemplo e ligou várias rotas ciclísticas a uma rota de Paris até Praga.


Fonte: Portal Germany Travel
Acesso RAS em 04jan2015

O trecho alemão passa pela região central de Baden-Württemberg e da Baviera e, em seguida, da cidade de Kehl am Rhein até a fronteira da República Checa. Já na idade média havia uma "Goldene Straße" (estrada dourada) entre Paris e Praga, chamada de rota comercial. No caminho da rota histórica, você conhecerá muitas regiões, paisagens e rios, sendo que a sinalização de indicação da ciclovia Paneuropa sempre poderá ser consultada para verificar a direção correta. Com a natureza variada, as pequenas cidades medievais, Nurembergue e muitas paisagens esperam ser exploradas de bicicleta por você. E quem sabe isso desperte a sua curiosidade e você resolva continuar a viagem até Praga? Característica: a rota ciclística passa na maior parte do trajeto por caminhos asfaltados, mas também por trajetos com brita, cascalho ou areia. O perfil tem desde terrenos planos até trechos com colinas, o tráfego de veículos ocorre parcialmente pelo trajeto. Paisagem: a ciclovia Paneuropa passa por muitas regiões do sul da Alemanha, entre elas, as regiões de Baden, Palatinado, Francônia, a região de Hohenlohr e o alto Palatinado. O trajeto é marcado por paisagens com vinhedos, vales, várzeas de rios, e também com construções medievais.
Ø  Extensão: 653 quilômetros
Ø  Partida: Strasbourg/ Kehl am Rhein
Ø  Destino: Eslarn / Tillyschanz
Ø  Informações sobre o trajeto: grande parte de terreno plano, algumas colinas, bom para transitar com crianças
AdTech Ad

 

 






Nenhum comentário:

Postar um comentário