quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

[188] PORTOS / LOGÍSTICA: TERMINAL DE USO PRIVADO – TUP DO COMPORT - COMPLEXO PORTUÁRIO DE SÃO LUÍS, MARANHÃO (anunciado em 06jan2016)


COMPORT - COMPLEXO PORTUÁRIO DE SÃO LUÍS, MARANHÃO.



TERMINAL DE USO PRIVADO – TUP
Sinopse do
Projeto WPR-SLZ-GPT Ltda.
Anunciado formalmente pelo ministro da Secretaria de Portos da Presidência da República, Helder Barbalho, em 06jan2016 (matéria anexa)

Valor estimado inicial; preço base 22out2014:
R$ 780.290.000,00 / US$ 315.906.000,00
Responsável pelo TUP / Diretor: José Hagge Pereira

Prazo de implantação: 2.050 dias (5 anos e meio)

Áreas do projeto (pág 7; pdf):
Área do terreno (alodial)
1.747.933 m²
Área em terra do terminal:
2.000.000 m²
Área em terra aforada
252.067 m²
Área de acostagem:
1.337.950 m²
1.337.950 m²
ÁREA TOTAL DO PROJETO
3.337.950 m²
3.337.950 m²

AUTORIZAÇÃO: ANTAQ – AGÊNCIA NACIONAL DE TRANSPORTES AQUAVIÁRIOS
PROCESSO Nº 50.300.002462/2014-69 – VOLUME: 1
DATA E HORA DO PROTOCOLO: 05/11/2014; 11:31:20h

PARTE: [RAZÃO SOCIAL]

WPR São Luís Gestão de Portos e Terminais Ltda.

CNPJ: 18.729.181/0001-57
Nome: WPR São Luís Gestão de Portos e Terminais Ltda.
Sede / Endereço: R Funchal, 418, Andar: 7; Sala: 3; Vila Olímpia, São Paulo, SP, CEP 04551-060, Brasil; Telefone: (11) 31.38.15.70; (11) 37.59.30.35
Filial: Rua dos Abacateiros, Qd. 02, casa 24, São Francisco, São Luís, MA, CEP 65076-010
tel. [11] 37.59.30.35; (21) 999.98.20.14; Fax: (11) 37.59.30.35

SÓCIOS DIRETORES:
WALTER TORRE JUNIOR, Presidente do Conselho de Administração.
PAULO REMY GILLET NETO, Presidente Executivo, CEO.
Capital Social em 16set2014:
Sócios
Quotas
Valor
Walter Torre Junior
1
R$ 1,00
Paulo Remy Gillet Neto
1
R$ 1,00
WPR Participações Ltda.
6.966.363
R$ 6.966.363,00
TOTAL
6.966.365
R$ 6.966.365,00

RAZÃO SOCIAL ANTERIOR: LUTI PARTICIPAÇÕES LTDA.

CLASSIFICAÇÃO: TERMINAL DE USO PRIVADO. CONSTRUÇÃO, EXPLORAÇÃO E AMPLIAÇÃO DE TERMINAL PORTUÁRIO.

RESUMO: Autorização para construção de Terminal de Uso Privado [TUP]

PROCESSO ANTAQ DISPONÍVEL EM:
http://www.antaq.gov.br/portal/PDF%5CAnunciosPublicos%5C2015%5C07%5C04ComplementacaoRequerimento%5CComplementacao_do_Requerimento_0072015.pdf
ALODIAL: adjetivo de dois gêneros; jur livre de vínculo, foros, pensões ou qualquer outro encargo (diz-se de propriedade imóvel, bens).



LOCALIZAÇÃO: Distrito Industrial de São Luís – DISAL; Complexo Portuário da Ilha de São Luís - COMPORT, Zona Oeste do Município de São Luís, MA.

PRAZO DA CONCESSÃO DE USO: O contrato tem vigência de 25 (vinte e cinco) anos, contados da data da assinatura, e é prorrogável por períodos sucessivos, como previsto na Lei dos Portos (Lei n.º 12.815), de 2013.

PRAZO DE IMPLANTAÇÃO: 2050 dias [5 anos e meio]

INVESTIMENTO INICIAL: R$ 780.290.000,00. Investimentos totais superiores a R$ 1 bilhão.

PERFIL E ESTIMATIVA DE VOLUME DE CARGAS A SEREM MOVIMENTADAS:
Fonte: Processo Antaq; 2014, pdf.
CARGA
FASE 1
FASE 2
FASE 3
Celulose
1.440.000 t/ano
2.400.000 t/ano
n/a
Contêineres e Carga Geral
350.000 t/ano
1. 200.000 t/ano
2.400.000 t/ano
Farelo
810.000 t/ano
1.620.000 t/ano
n/a
Fertilizantes
1.848.000 t/ano
3.696.000 t/ano

Granéis líquidos
7.920.000 t/ano
n/a
n/a
Grãos
3.880.000 t/ano
9.064.000 t/ano
n/a
TOTAL
16.248.000 t/ano
n/a
24.800.000 t/ano*
Legenda: n/a: não disponível (non available)

INFRAESTRUTURA DO TUP**: O Porto São Luís terá seis berços de atracação com calado natural de 18 metros.

ESTIMATIVAS DE CARGAS**: A capacidade de movimentação será distribuída da seguinte forma:
Ø  6 milhões de toneladas de grãos;
Ø  2,2 milhões de toneladas de fertilizantes;
Ø  1,5 milhão de toneladas de celulose e
Ø  2,4 milhões de metros cúbicos de litros de combustível.
Nota RAS: As informações da Ficha Cadastral do Projeto no Processo Antaq são divergentes das publicadas no Blog Gilberto Leda.
(** - Fonte: Blog Gilberto Leda, Valor Econômico)

Compilação e edição: Ronald de Almeida Silva

Arquiteto Urbanista

MODELO : TERMINAL DE GRÃOS DO PORTO DO ITAQUI 
Fonte: 
http://www.maranhaodagente.com.br/wp-content/uploads/2016/01/KGE_Inaugura%C3%A7%C3%A3o-do-Terminal-de-Gr%C3%A3o-do-Maranh%C3%A3o-TEGRAM_Fotos_Karlos-Geromy-6.jpg

WPR São Luís Gestão de Portos e Terminais Ltda.


http://www.cnpjbrasil.com/e/cnpj/wpr-sao-luis-gestao-de-portos-e-terminais-ltda/18729181000157

CNPJ: 18.729.181/0001-57
Nome: WPR São Luís Gestão de Portos e Terminais Ltda.
Endereço: R Funchal, 418, Andar: 7; Sala: 3;, Vila Olímpia, São Paulo, SP, CEP 04551-060, Brasil
Telefone: (11) 3138-1570



Governo autoriza construção de terminal portuário de R$780 milhões no Maranhão
Fonte; Portal FENAMAR*; Postado em 07jan2015

SÃO PAULO (Reuters) – O governo federal vai autorizar a construção e exploração de um novo TERMINAL DE USO PRIVADO (TUP) em São Luís, no Maranhão, a ser operado pela, WPR São Luís Gestão de Portos e Terminais Ltda., do grupo WTorres, em um investimento de cerca de 780 milhões de reais.
A autorização será dada pelo ministro Helder Barbalho, da Secretaria de Portos da Presidência da República, em solenidade na tarde desta quarta-feira [06jan2015], segundo nota da Secretaria dos Portos.
O Maranhão é um dos novos canais de escoamento de produtos agrícolas ao norte do país, colaborando para reduzir os gargalos logísticos da exportação, especialmente de soja.
Já operam na região o Terminal de Grãos do Maranhão (Tegram), que começou suas atividades no local em março do ano passado, e a VLI, empresa de logística que tem a Vale como principal acionista.

[*] A Federação Nacional das Agências de Navegação Marítima é uma entidade sindical patronal de grau superior com atuação em todo o território nacional na coordenação e proteção dos interesses da categoria econômica do Agenciamento Marítimo, é formada atualmente por 13 Sindicatos de Agências de Navegação Marítima em representação a 14 estados brasileiros.
http://www.fenamar.com.br/?page_id=43



INFRAESTRUTURA

Governo autoriza novo Terminal de Uso Privado no Maranhão

Setor portuário

O porto será construído na cidade de São Luís (MA), e o investimento previsto para a realização do empreendimento é da ordem de R$ 780 milhões.

Fonte: por Portal Brasil (Governo Federal);
Publicado: 06/01/2016 17h38Última modificação: 06/01/2016 19h34
Foto: MPA
Ainda neste mês vamos autorizar novos terminais de uso privado em outras regiões", disse o ministro Helder Barbalho
Ainda neste mês vamos autorizar novos terminais de uso privado em outras regiões", disse o ministro Helder Barbalho

Para ampliar a capacidade de escoamento de produção no Maranhão, o ministro da Secretaria de Portos, Helder Barbalho, assinou, nesta quarta-feira (6), a autorização para construção e exploração de um novo Terminal de Uso Privado (TUP) no Estado.
O porto será construído na cidade de São Luís (MA), e o investimento previsto para a realização do empreendimento é da ordem de R$ 780 milhões. Quando estiver concluído, o TUP será operado pela WPR São Luís Gestão de Portos e Terminais – do grupo WTorre. 
A estimativa da empresa responsável é que cinco mil empregos diretos sejam criados graças ao novo terminal. Já a previsão do governo federal para investimentos no setor portuário do Maranhão nos próximos anos é de R$ 1,782 bilhão, entre arrendamentos, prorrogações de contratos e autorizações de TUPs.
"Essa é uma primeira agenda que está sendo viabilizada, além de outras que serão anunciadas nos próximos meses. Ainda neste mês, vamos autorizar novos terminais de uso privado em outras regiões", disse o ministro Helder Barbalho, citando investimentos em Aracruz (ES), estimados em R$ 279 milhões, e em Candeias (BA), com previsão de investimentos de R$ 850 milhões.
Barbalho disse que os novos empreendimentos revelam a grande demanda existente no País para mais terminais portuários e afirmou que o setor vai continuar colaborando para o crescimento e desenvolvimento brasileiro.

Fonte: Portal Brasil
Itens relacionados



Ministro Helder Barbalho autorizará investimento de R$ 780 milhões no [TUP do] Maranhão
Aviso de Pauta
Fonte: Portal da Secretaria de Portos da Presidência da República
Por: Assessoria de Comunicação Social; Última modificação: 06/01/2016 09h46
http://www.portosdobrasil.gov.br/home-1/noticias/ministro-helder-barbalho-autorizara-investimento-de-r-780-milhoes-no-maranhao


O ministro Helder Barbalho, da Secretaria de Portos da Presidência da República, participa hoje, quarta-feira (06.01.2016), de solenidade de assinatura de contrato autorizando a construção e exploração de um novo TERMINAL DE USO PRIVADO (TUP) em São Luís, no Maranhão, a ser operado pela WPR São Luís Gestão de Portos e Terminais – do grupo WTorres.
Será um investimento de aproximadamente R$ 780 milhões.
ASSINATURA DE CONTRATO DE AUTORIZAÇÃO PARA CONSTRUÇÃO DE TERMINAL DE USO PRIVADO NO MARANHÃO
ONDE: Secretaria de Portos da Presidência da República
QUANDO: 06 de janeiro de 2016
ORÁRIO: 15h

Assessoria de Comunicação Social
Secretaria de Portos - SEP/PR
twitter.com/portosoficial
Fone: +55 (61) 3411 3702/3714



SECRETARIA DE PORTOS

Assinado contrato para construção de terminal [TUP] no MA

Com prazo de implantação de três anos - prorrogável por mais três - a unidade funcionará em uma área de 2,190 milhões de metros quadrados
Fonte: Estadão Conteúdo; 06/01/2016 às 15h41
http://imirante.com/mobile/oestadoma/noticias/2016/01/06/secretaria-de-portos-assina-contrato-para-construcao-de-novo-terminal-no-maranhao.shtml



Ministro de Portos, Helder Barbalho, durante assinatura; Walter Torre (WTorre), Simplício Araújo (Governo do MA), senador Edison Lobão e o deputado Hildo Rocha participaram da cerimônia (Foto: ED FERREIRA/SEP.)

BRASÍLIA - O ministro da Secretaria Especial de Portos (SEP), Helder Barbalho, assinou nesta quarta-feira (6), o contrato para a construção e operação de um novo Terminal de Uso Privado (TUP), em São Luís, onde a WPR São Luís Gestão de Portos e Terminais - do grupo WTorre - irá investir R$ 780 milhões.
Com prazo de implantação de três anos - prorrogável por mais três - a unidade funcionará em uma área de 2,190 milhões de metros quadrados [21,9 hectares]. Com acessos pela BR-135 e pelas ferrovias Carajás e Transnordestina, o terminal terá capacidade de movimentação de 24,8 milhões de toneladas por ano de granéis líquidos e sólidos, além de carga geral.
"Os investimentos da WTorre permitirão um incremento na operação portuária do Maranhão. Isso vem de encontro ao interesse do governo em garantir maior competitividade no setor, com a maior oferta possível de agentes nesse mercado", destacou Barbalho. "Os exportadores poderão assim escolher o melhor caminho para escoarem sua produção", completou.
Para Walter Torre, a decisão de investir no Maranhão foi "muito fácil", devido à localização do porto em São Luís e o interesse do mercado pela região. "A demanda está espetacular e já estamos pensando em uma segunda fase de ampliação do projeto. Conseguiremos reduzir em até 40% o custo da exportação de grãos por essa rota. Estamos seguros do nosso investimento", declarou.
O ministro lembrou que a SEP prevê investimentos de R$ 1,782 bilhão no setor portuário nos próximos anos somente no Maranhão, que irão elevar a capacidade de escoamento do Estado em 32,5 milhões de toneladas por ano. Além dos TUPs, esse montante inclui sete áreas de arrendamentos portuários a serem licitadas, com projetos orçados em R$ 810,61 milhões, além de três prorrogações contratuais cujos processos já estão em andamento, com investimentos previstos de R$ 191,1 milhões.
Além disso, Barbalho citou outros dois terminais privados cujos contratos serão assinados pela SEP este mês, totalizando quase R$ 2 bilhões em projetos anunciados em janeiro. A Nutripetro irá fazer investimentos de R$ 279 milhões em uma área em Aracruz (ES), para apoio offshore para movimentação de carga geral e granéis líquidos. Já a Bahia Terminais fará um projeto ainda maior para carga geral em Candeias (BA), orçado em R$ 850 milhões.
"É um momento oportuno para os investimentos no setor portuário. O setor vai continuar contribuindo para que o Brasil cresça. Tivemos 4,8% de crescimento na movimentação de cargas em 2015 e esse movimento continuará", acrescentou Barbalho.

LEILÃO
O ministro disse também que o edital para o segundo leilão de arrendamentos portuários, com seis áreas no Pará, deve ser publicado pelo governo entre os dias 21 e 25 de janeiro. O leilão está previsto para ocorrer em março. Segundo ele, o novo edital terá ajustes na modelagem, como uma ampliação do prazo para a análise dos projetos.
O segundo leilão incluirá três áreas em Outeiro, duas em Santarém, além do terminal de Vila do Conde, que foi retirado do certame de dezembro do ano passado por falta de interessados. Na ocasião, o governo arrecadou R$ 430 milhões com o arrendamento de três áreas no Porto de Santos.
"Concluímos ontem as reuniões com a entidades e investidores interessados nas áreas no Pará e vamos fazer ajustes para tornar o edital mais atrativo. Vamos ampliar o prazo entre a publicação do edital e a apresentação das propostas para que haja mais tempo para a interlocução com investidores estrangeiros", afirmou Barbalho.

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Setor Portuário começa 2016 anunciando investimentos de R$ 2 bi


http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?p=129814192

O setor portuário caminha na contramão da crise e começa este ano atraindo mais recursos privados. Neste mês de janeiro, três empresas anunciam investimentos de quase R$ 2 bilhões em novos terminais privados:
Ø  em São Luís (MA), o grupo WTorre vai investir R$ 780 milhões;
Ø  em Aracruz (ES), a Nutripetro vai pôr R$ 279 milhões; e
Ø  em Candeias (BA), a Bahia Terminais fará o maior projeto, de R$ 850 milhões.
Em tempo de dinheiro curto, esses recursos são saudados pelo governo federal como um alívio. O primeiro investimento do mês na área portuária foi formalizado nesta quarta-feira (06.01.2016) na Secretaria de Portos da Presidência da República (SEP).
O estado do Maranhão vai ganhar seu quarto Terminal de Uso Privado (TUP). A unidade, que vai funcionar em São Luís, será operado pela WPR São Luís Gestão de Portos e Terminais – do grupo WTorre – e demandará investimentos de aproximadamente R$ 780 milhões. O ministro da Secretaria de Portos, HELDER BARBALHO, assinou nesta quarta-feira o contrato autorizando a construção e exploração do mais novo TUP do estado.
“Nesse momento estamos autorizando investimentos da ordem de R$ 780 milhões, investimentos privados, que permite à WTorre, através de um terminal de uso privado, incrementar a movimentação de carga da região em 24 milhões de toneladas em diversos perfis de operação portuária”, disse o ministro. “Isso vem ao encontro da estratégia do Governo Federal de garantir, espalhado pelo território nacional, a maior competitividade e ampliação de oferta aos demandantes da movimentação de carga para escoar a produção.”
O novo terminal terá prazo de implantação de 3 anos, prorrogável por igual período, a critério da SEP. A futura unidade portuária será erguida em uma área de 2,190 milhões de metros quadrados e terá capacidade de movimentação de granel líquido, sólido e carga geral de até 24,8 milhões de toneladas por ano.
“São investimentos que vão gerar emprego, renda e o fortalecimento econômico do Maranhão e dessa região do nosso país”, afirmou o ministro. “Essa é a primeira agenda. Ainda este mês, vamos liberar outros investimentos em terminais privados”.
O contrato tem vigência de 25 (vinte e cinco) anos, contados da data da assinatura, e é prorrogável por períodos sucessivos, como previsto na Lei dos Portos (Lei n.º 12.815), de 2013.
De acordo com o presidente da WTorre, Walter Torre, esse porto está gerando grande interesse nas grandes empresas. “Vamos exportar por um preço 40% abaixo do que o grão está saindo hoje”, contou ele. E comentou sobre a assinatura do contrato: “Essas assinaturas representam pelo menos 5 mil empregos diretos, 5 mil famílias que terão outro destino”. O presidente disse ainda que os R$ 780 milhões são apenas a primeira fase da obra no Porto de São Luís, que receberá investimentos totais superiores a R$ 1 bilhão.




WTorre estreia em portos com terminal [TUP] em São Luís


Fonte: Blog: por gilbertoleda; Publicado em  
Fonte original: Do Valor Econômico
http://gilbertoleda.com.br/arquivos/wtorre-estreia-em-portos-com-terminal-em-sao-luis
Acesso RAS em 07jan2015




1.      A empresa WPR São Luís Gestão de Portos e Terminais vai estrear no setor portuário. A Secretaria de Portos (SEP) assina, hoje, o contrato de autorização para a WPR instalar um TERMINAL DE USO PRIVADO (TUP) em São Luís (MA), batizado de “PORTO SÃO LUÍS”, conforme adiantou o VALOR PRO, serviço em tempo real do [jornal] Valor Econômico.
2.      A instalação será um complexo multiuso que reunirá a movimentação de granéis sólidos, granéis líquidos e carga geral com capacidade anual para movimentar 24,8 milhões de toneladas. A intenção da empresa é, no futuro, operar também contêineres.
3.      O empreendimento demandará investimentos de R$ 1 bilhão, sendo R$ 780 milhões na primeira fase da obra. Pelo contrato de adesão que será firmado com a SEP, a WPR terá até três anos, prorrogáveis por igual período, para construir o terminal.
4.      “É um investimento elevado que vai adicionar uma grande capacidade à região do cluster São Luís – Vila do Conde (PA)”, disse o ministro dos Portos, Helder Barbalho.
5.      O projeto será desenvolvido em uma área de 2 milhões de metros quadrados, com acesso direto à BR-135 (que liga o Maranhão a Minas Gerais) e às ferrovias Carajás e Transnordestina.
6.      A WPR tem em seu controle os acionistas PAULO REMY GILLET NETO e WALTER TORRE JR., respectivamente presidente executivo e presidente do conselho de administração do grupo WTorre. Apesar de o projeto ter nascido dentro do grupo, a empresa é hoje independente.
7.      Novata no setor, a WPR está selecionando um operador portuário para tocar o negócio. “Estamos em negociação com várias corporações, mas por questões de confidencialidade não podemos divulgar no momento. Vale ressaltar que o papel da WPR é o de investir e desenvolver. Nós não seremos um operador do segmento”, disse Gillet Neto.
8.      A capital maranhense foi escolhida pelas características geográficas privilegiadas. Está próxima aos mercados europeu, americano e asiático, via canal do Panamá – cuja expansão está próxima de ser inaugurada -, e tem infraestrutura de acesso.
9.      O Porto São Luís terá seis berços de atracação com calado natural de 18 metros. A capacidade de movimentação será distribuída da seguinte forma: 6 milhões de toneladas de grãos; 2,2 milhões de toneladas de fertilizantes; 1,5 milhão de toneladas de celulose e 2,4 milhões de metros cúbicos de litros de combustível.
10.  Atualmente, a WPR está estruturando o processo de captação de recursos junto a investidores estrangeiros e bancos de fomento local. “Por se tratar de um projeto estratégico e de infraestrutura, mesmo neste momento de crise, acredito que não teremos dificuldades para captar os recursos necessários”, afirmou Gillet Neto.
11.  Por ser um TUP – modalidade de terminal construído em área privada, fora do porto público -, a instalação do Porto São Luís dispensa licitação. O contrato de adesão será válido por 25 anos, podendo ser sucessivamente renovado. Para obter a prorrogação, contudo, a autorizada deverá apresentar o pedido 18 meses antes do fim do contrato.
12.  O Porto São Luís será o 11º TUP autorizado pela SEP desde o anúncio da segunda fase do Programa de Investimento em Logística (PIL 2), em junho de 2015, que prevê 63 novos TUPs.
13.  O ministro Helder Barbalho adiantou ao Valor que, ainda neste mês, mais dois TUPs serão aprovados. Um é o investimento de R$ 850 milhões da Bahia Terminais, em Candeias (BA), para um terminal de carga geral com capacidade para 3,6 milhões de toneladas por ano. O outro será uma instalação de apoio offshore da Nutripetro, em Aracruz (ES), que operará carga geral e granel líquido, com investimento de R$ 279 milhões.

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