sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

[9] JUSTIÇA & DIREITO (5) - ADVOGADOS FILIPE AUGUSTO DE NOGUEIRA E SILVA E NELSON MANDELA [06dez2013]

FILIPE AUGUSTO DE NOGUEIRA E SILVA E NELSON MANDELA, advogados.

São Luís, Patrimônio Cultural Nacional e Mundial, Maranhão; 06.dez.2013

 

Querido filho caçula Filipe Augusto

FELIZ ANIVERSÁRIO!!!

 

Hoje é dia de seu aniversário de 25 anos. Uma bela data de um quarto de século, o qual espero que vivas por inteiro com muita saúde, sabedoria, sucesso profissional e família amorosa, sendo sempre um brilhante advogado defensor da cidadania, da liberdade e da democracia.

 

Hoje também é dia do 16º ano de inclusão do Centro Histórico de São Luís na Lista dos Bens Culturais do Patrimônio Mundial da UNESCO, em cerimônia que se deu em 1997, em Nápoles, Itália. Por isso, estando lá como Coordenador executivo da proposta oficial, junto com Luiz Phelipe Andrès [Coordenador Geral], e membro da Missão Oficial do Maranhão, não pude estar presente ao seu aniversário de 9 anos.

 

Hoje também é dia de aniversário de 33 anos do advogado Luiz Francisco (Kiko), filho de Maria Helena Duboc e Luiz Phelipe Andrès, condição esta que forma completa uma muito feliz impressionante coincidência, pois eu e LPA estávamos em Nápoles comemorando o tão esperado [por mais de 20 anos] “prêmio nobel” do Patrimônio Histórico Mundial e, ao mesmo tempo, nos brindando mutuamente pelos aniversários de nossos filhos, na mesma data: 06 de dezembro!!!!

 

Ontem faleceu, aos 95 anos, NELSON MANDELA, nascido em 18/07/1918, na tribo Thembu, no Transkey, África do Sul. Advogado de profissão, passou 10.000 dias na prisão por lutar contra a segregação e a violência racial dos brancos e nunca esmoreceu. Em 1990 foi libertado após ficar preso por 27 anos. Em 1994 foi eleito como primeiro Presidente negro da África do Sul. Não quis se reeleger – não tinha ganas do Poder - e preferiu trabalhar em prol da Paz, da Cidadania e da Solidariedade entre os povos, etnias e nações. Embora não sendo a perfeição de ser humano, até divorciou-se, Mandela deixou um imenso legado de coragem, firmeza de caráter, temperança, inteligência social e visão política praticamente inigualável, um exemplo para todo o mundo, uma reserva moral que deveria ser considerada por todos como Patrimônio Mundial da Humanidade.

Por isso, como um de seus presentes de aniversário, estou lhe enviando uma sinopse que compilei hoje na internet sobre a vida e a obra de MADIBA, “aquele que promove a conciliação”, apelido de infância do advogado Nelson Rolihlahla Mandela, o homem sereno e bem humorado, que escrevia muito, dançava bem, amava as pessoas e não tinha medo de morrer por seus ideais.

 

Beijos do seu pai que o ama e quer vê-lo um homem honrado e advogado digno de ser também um Madiba.

 


Ronald

Nenhum comentário:

Postar um comentário