terça-feira, 19 de maio de 2020

[899] LÍDERES DA CHINA: DENG XIAOPING, O REFORMADOR DA MAIOR NAÇÃO DO MUNDO


Foto wiki: DENG XIAOPING, estátua em Shenzen, ZEE vizinha de Hong Kong.


DENG XIAOPING, o reformador da maior nação do mundo!

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Acesso RAS 2020-05-19

DENG XIAOPING
Estátua em Shenzen, ZEE ao lado de Hong Kong.
DENG XIAOPING
Período
Vice
Sucessor
DADOS PESSOAIS
Nascimento
22 de agosto de 1904 Guang'an, Sichuan
Morte
19 de fevereiro de 1997 (92 anos) Pequim
Nacionalidade
Chinês
Cônjuge
Zhang Xiyuan (1928–1929)
Jin Weiying (1931–1939)
Zhuo Lin (1939-1997)
Filhos
5
Partido

DENG XIAOPING (em chinês tradicional 鄧小平, em chinês simplificado 邓小平, pinyin Dèng Xiǎopíng, em transcrição Wade-Giles Teng Hsiao-p'ing; 22 de agosto de 1904 — 19 de fevereiro de 1997) foi o Líder Político da República Popular da China entre 1978 e 1992.

Nesse período, introduziu diversas medidas que caracterizaram a reforma econômica, a "SEGUNDA REVOLUÇÃO", como ele dizia, responsável pela completa transformação do país. Foi o responsável da chamada economia de mercado socialista, regime vigente na China moderna.[1]

JUVENTUDE 1 [NA FRANÇA]
Em 1919, DENG formou-se na Escola Preparatória de Chongqing. Ele ganhou, então, uma bolsa de estudos na França. Na FRANÇA trabalhou como metalúrgico na fábrica da Renault em Billancourt, bombeiro e assistente de cozinheiro em Paris.

Nestes empregos ele ganhava apenas o suficiente para a subsistência. Muito desses empregos tinham condições de trabalho insalubres, com trabalhadores frequentemente se acidentando. DENG mais tarde afirmaria que foi na FRANÇA que primeiro experimentou os problemas da sociedade capitalista. Ele estudava em Bayeux e Chantillon. Durante os estudos teve contato com o Marxismo e entrou para a Juventude Comunista Chinesa em 1921.

[JUVENTUDE 2: NA URSS]
Em 1925-1926, DENG concluiu seus estudos em Moscou e retornou para a China.

[UM JOVEM POLIGLOTA COM VISÃO DE MUNDO VOLTA À CHINA]
DENG colaborou em várias missões políticas e militares durante a guerra civil no Sul (1930-1934) até que os comunistas fossem obrigados a fugir, derrotados por CHIANG KAI SHEK. Participou da Longa Marcha até o estabelecimento de uma nova base comunista em Yenan (1934-1936); nessa época, alinhou-se às teses defendidas por MAO ZEDONG dentro do Partido, que o colocou à cabeça do movimento quando MAO ganhou o controle em 1935.

Durante a guerra contra os japoneses (1937-1945), DENG atuou como comissário político no exército, estabelecendo estreitas relações com os chefes militares, que se revelariam decisivas para impulsionar sua carreira posterior.

LÍDER PARTIDÁRIO
Em 1945 entrou para o Comitê Central do Partido Comunista subiu à vice-presidência do governo e tornou-se secretário-geral do Partido e membro do Politburo. DENG logo mostrou-se um líder pragmático, nos anos do  Grande Salto Adiante (ou Grande Salto em Frente, 1958-1961).

PERSEGUIÇÃO MAOÍSTA
DENG caiu em desgraça durante a Revolução cultural, quando era secretário geral do PCC. A "revolução cultural", iniciada e liderada por MAO ZEDONG, levou a China ao caminho errado. Aproveitando a situação, um grupo de carreiristas e conspiradores chefiados por LIN BIAO e outro por JIANG QING tentaram usurpar a liderança do Partido e do Estado, trazendo um desastre sem precedentes ao Partido e ao povo.

Durante os dez anos de turbulência, DENG XIAOPING foi duas vezes desacreditado e afastado do cargo e passou pela provação mais dolorosa de sua carreira revolucionária.[2]

Assim que a "revolução cultural" foi lançada, LIU SHAOQI e DENG XIAOPING tornaram-se seus principais alvos. Em agosto de 1966, na Décima Primeira Sessão Plenária do Oitavo Congresso Nacional do Partido Comunista, quando MAO TSÉ-TUNG emitiu um dos seus famosos discursos , LIU e DENG foram injustamente criticados e repudiados e seus familiares foram implicados.

Seu filho mais velho, DENG PUFANG, então estudante de física na Universidade de Pequim, foi perseguido com tanta violência que recebeu ferimentos permanentes que o deixaram confinado a uma cadeira de rodas.[2]

A VOLTA AO PODER
Aproximou-se novamente do poderio. No final de 1975 tornou-se vice-primeiro ministro. Em 1976, foi expurgado novamente e mantido em prisão domiciliar, sendo que ainda no mesmo ano, com a morte de MAO TSÉ-TUNG, volta a ocupar posição de destaque no partido, tornando-se aos poucos, na prática, o novo líder chinês.

REFORMAS ECONÔMICAS 1978-1996 [EM 18 ANOS, DENG LIDEROU “A SEGUNDA REVOLUÇÃO CHINESA DO SÉCULO XX]

É DENG XIAOPING que põe em prática as reformas econômicas que fariam da China o país com maior crescimento econômico do planeta. Dentre essas reformas, destacam-se as quatro modernizações, nos setores da agricultura, indústria, comércio, ciência, tecnologia e na área militar.

Durante seu governo, a China passou por uma grande abertura diplomática. Em 1979, XIAOPING foi o primeiro líder chinês a visitar os Estados Unidos.

Buscando atrair investimentos estrangeiros, DENG cria diversas ZEE- Zonas Econômicas Especiais, onde empresas estrangeiras podem se instalar, desde que tenham parceria com empresas chinesas.

A diferença entre as reformas soviética (glasnost e perestroika) e chinesa deve-se ao fato de que Mikhail Gorbachev foi o único responsável pelas reformas da União Soviética, ao passo que DENG XIAOPING simplesmente oficializou diversas práticas criadas por autoridades municipais e/ou provinciais que estavam "fora" das diretivas de Pequim. DENG também era aberto a sugestões; as quatro modernizações, por exemplo, foram ideia de ZHOU ENLAI.

Em suma, as reformas econômicas de XIAOPING foram feitas de baixo para cima: primeiro as mudanças foram testadas nos municípios e nas províncias; só depois a reforma foi implantada, gradualmente, em todo o país.

##############################


LÍDERES CHINESES DESDE MAO ZEDONG [1949-2020]

1
MAO ZEDONG
01/12/1949
1976
2
HUA GUOFENG
1976*
1978
3
DENG XIAOPING
Líder de fato
Ver nota (*)
1978
1996
4
5
6
2012
Incumbente

 Montagem: Arquivo ARS by RAS. 2020-05-15
(*) DENG XIAOPING foi o último oficial que atuou nessas circunstâncias, ao passo em que nunca assumiu o posto de presidente ou secretário-geral do Partido (seu maior posto foi presidente da Comissão Militar Central).

##################################################

Secretário-Geral do Partido Comunista da China

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Acesso RAS 2020-05-19

Secretário-Geral do Comitê Central do Partido Comunista da China (chinês: 中国共产党中央委员会总书记) é o líder do Partido Comunista da China e o oficial de mais alta patente dentro da República Popular da China.[1] O secretário-geral é um membro permanente do Politburo e líder do Secretariado. O titular do cargo é geralmente considerado o Líder Político da China.[2]

Desde seu estabelecimento em 1921, o cargo passou por diversas reformulações, sendo renomeado diversas vezes. O titular do cargo já foi intitulado: secretário do Bureau Central (1921–1922), presidente (1922–1925, 1928–1931, e 1943–1982), e secretário-geral (1925–1928, 1931–1943, 1982 em diante).

Desde 1982, o Congresso Nacional do Partido Comunista tem sido o principal ambiente institucional no qual o líder do partido é eleito. No período de 1928 a 1945, o líder do partido era eleito por conferência, reuniões do Comitê Central do Partido Comunista da China ou por decisões do Politburo.[3] 

A última exceção à essa regra foi JIANG ZEMIN, que foi eleito na 4ª Sessão Plenária do 13º Comitê Central como consequência do Protesto na Praça da Paz Celestial em 1989. Atualmente, para ser nomeado ao cargo de secretário-geral, é necessário ser um membro do Comitê Permanente do Politburo do Partido Comunista da China.

Apesar de violar a constituição do partido, vários indivíduos foram líderes do partido de facto sem assumir posições formais de poder. WANG MING esteve brevemente no cargo em 1931 após XIANG ZHONGFA ser preso por forças do Kuomintang, enquanto LI LISAN é geralmente considerado como a verdadeira liderança na maior parte do mandato de XIANG.

DENG XIAOPING foi o último oficial que atuou nessas circunstâncias, ao passo em que nunca assumiu o posto de presidente ou secretário-geral do Partido (seu maior posto foi presidente da Comissão Militar Central[4]).

De acordo com a Constituição, o secretário-geral é considerado ex-membro do Comitê Permanente do Politburo. Desde 1989, o titular do cargo tem sido também, exceto em períodos de transição, o presidente da Comissão Militar Central, tornando-o o Comando Militar Supremo do Exército Popular de Libertação.

 

PODERES

Desde a abolição do posto de presidente do Partido Comunista no 12º Comitê Central em 1982, o secretário-geral tem sido a patente mais elevada dentro do Partido Comunista, Secretariado Geral, Bureau Político e do Comitê Permanente.

Após ressurgir em 1982, o posto do secretário-geral tem sido a posição de liderança de jure no governo, o cargo mais importante da República Popular da China, embora tenha se tornado o cargo mais importante de facto somente após a aposentadoria de DENG XIAOPING em 1990.

A dominância do Partido Comunista é tal que a China é efetivamente um estado de partido único, assim apenas o Partido Comunista Chinês detém o poder eficaz a nível nacional (ainda que hajam outros partidos no país).

Nesse sentido, o secretário-geral é quem detém o poder e a autoridade máxima sobre o estado e o governo. De todo modo, os titulares do cargo foram gradativamente perdendo seu poder a partir da morte de MAO ZEDONG. Desde o meio dos anos 90, o cargo tradicionalmente leva seu portador ao posto de Presidente da China.

A partir da ascensão de XI JINPING ao cargo, dois novos órgãos do Partido Comunista, a Comissão de Segurança Nacional e o Grupo de Condução Central para Aprofundamento das Reformas, foram estabelecidos, aumentando assim o poder do "líder político" num patamar que não se via desde DENG XIAOPING.[5] 


Esses departamentos foram encarregados de estabelecer a direção de políticas gerais para segurança nacional assim como um programa para reforma econômica. Ambos grupos são liderados pelo secretário-geral, de forma que seu poder torna-se ainda mais concentrado.[6]

#######################################################



Nenhum comentário:

Postar um comentário