REFORMA DA PREVIDÊNCIA, DÍVIDAS PÚBLICAS E O MECANISMO DO BIG
BANKING BRAZIL.
Ronald Almeida, São Luís, MA, 27mar2019.
*****
A MISTIFICAÇÃO E O FATALISMO CATASTRÓFICO DAS CAMPANHAS
MIDIÁTICAS PELA RDP - REFORMA DA PREVIDÊNCIA SEM O DEVIDO EQUACIONAMENTO PRÉVIO
DA DÍVIDAS PÚBLICAS, A MAIOR E MAIS LONGEVA TRAGÉDIA ECONÔMICA BRASILEIRA.
*****.
MARIA LÚCIA FATTORELLI, coordenadora da entidade AUDITORIA CIDADÃ DA DÍVIDA [PÚBLICA], demonstra convicta os FUNDAMENTOS DA REAL CRISE ECONÔMICA BRASILEIRA, cujo tronco principal é formado pela péssima GESTÃO DA DÍVIDA PÚBLICA, visando a gerar vantagens bilionárias em favor do Sistema Financeiro Privado, O MECANISMO DO BIG BANKING. (ver vídeo publicado anteriormente nesta coluna)
*****
Mostra ainda que para manter essa sangria descomunal o MECANISMO alicia as máfias políticas e produz projetos cortina-de-fumaça tipo PROER (Presidente FHC) e REFORMA DA PREVIDÊNCIA, invenção do banqueiro HENRIQUE MEIRELLES (“capitão-do-mato” do BIG BANKING BRAZIL) assumida por MICHEL TEMER e agora por GUEDES & BOLSONARO.
****
A Grande MÍDIA, vinculada ao BIG BANKING, infla todo o noticiário com bombásticas previsões catastróficas visando a consolidar a estratégia a favor da aprovação – na marra e à fórceps - da RDP, ocultando os números reais e impedindo AUDITORIAS e CPI da DÍVIDA PÚBLICA, enquanto promove campanhas portentosas para criar o mito do fatalismo e da falsa urgencia da REFORMA DA PREVIDÊNCIA que tomou talidomida.
Ronald Almeida 27marMAR2019
##########*****.
MARIA LÚCIA FATTORELLI, coordenadora da entidade AUDITORIA CIDADÃ DA DÍVIDA [PÚBLICA], demonstra convicta os FUNDAMENTOS DA REAL CRISE ECONÔMICA BRASILEIRA, cujo tronco principal é formado pela péssima GESTÃO DA DÍVIDA PÚBLICA, visando a gerar vantagens bilionárias em favor do Sistema Financeiro Privado, O MECANISMO DO BIG BANKING. (ver vídeo publicado anteriormente nesta coluna)
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Mostra ainda que para manter essa sangria descomunal o MECANISMO alicia as máfias políticas e produz projetos cortina-de-fumaça tipo PROER (Presidente FHC) e REFORMA DA PREVIDÊNCIA, invenção do banqueiro HENRIQUE MEIRELLES (“capitão-do-mato” do BIG BANKING BRAZIL) assumida por MICHEL TEMER e agora por GUEDES & BOLSONARO.
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A Grande MÍDIA, vinculada ao BIG BANKING, infla todo o noticiário com bombásticas previsões catastróficas visando a consolidar a estratégia a favor da aprovação – na marra e à fórceps - da RDP, ocultando os números reais e impedindo AUDITORIAS e CPI da DÍVIDA PÚBLICA, enquanto promove campanhas portentosas para criar o mito do fatalismo e da falsa urgencia da REFORMA DA PREVIDÊNCIA que tomou talidomida.
Ronald Almeida 27marMAR2019
O ROMBO DAS CONTAS PÚBLICAS ESTÁ NO SISTEMA DA DÍVIDA, E NÃO
NA PREVIDÊNCIA SOCIAL
|
MONITORAMENTO
TRANSPARENTE DAS DÍVIDAS PÚBLICAS:
1.
DÍVIDA
INTERNA FEDERAL - DIF
2.
DÍVIDA
EXTERNA TOTAL - DET
DIVIDÔMETRO BRASIL
FONTE: Associação AUDITORIA CIDADÃ DA DÍVIDA
https://auditoriacidada.org.br/
Acesso RAS 2019-03-27
[A] QUANTO PAGAMOS (JUROS E AMORTIZAÇÕES) PELA
DPF = DÍVIDA PÚBLICA
FEDERAL?
Ø
EM 2017
R$
986.110.833.381,00 = 2,7
BI / DIA
(986 bilhões, 110 milhões, 833 mil reais)
Ø
EM 2018 - ATÉ 31/12
R$
1.065.725.301.673 = 2,9 BI
/ DIA
(1 trilhão, 65 bilhões, 725 milhões, 301
mil reais)
[B] QUANTO “DEVEMOS”?
ENTENDA ESSES
NÚMEROS DAS DÍVIDAS
[1] DIF = DÍVIDA INTERNA FEDERAL (DEZ/2018)
R$
5.523.121.023.828,08 (= 5 trilhões, 523 bilhões, 121 milhões, 23 mil reais)
[2] DET = DÍVIDA EXTERNA TOTAL (DEZ/2018)
US$ 556.326.219.643,40
(= 556
bilhões, 326 milhões, 219 mil dólares)
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FONTE: Associação AUDITORIA CIDADÃ DA DÍVIDA; ACD; fevereiro/2019
https://auditoriacidada.org.br/conteudo/o-rombo-das-contas-publicas-esta-no-sistema-da-divida-e-nao-na-previdencia-social/
Acesso RAS
2019-03-27
Muitas
mentiras são ditas para convencer o povo brasileiro de que o país estaria
quebrado; que existiria déficit na Previdência e que nosso patrimônio teria que
ser privatizado...
Tudo isso são sombras, como as da caverna do mito contado por
Platão. Na verdade, o Brasil é a 8a maior economia mundial e possui imensas
riquezas naturais (petróleo, nióbio e outros minerais, água, florestas,
matrizes energéticas, clima favorável, terras agricultáveis etc.) e riquezas
financeiras.
Em
dezembro/2018, possuíamos, por exemplo:
• R$ 1,27
TRILHÃO no caixa do Tesouro Nacional
• R$ 1,13
TRILHÃO no caixa do Banco Central e
• US$ 375 bilhões
(R$ 1,453 TRILHÃO) em Reservas Internacionais!
Deveríamos estar em outro patamar de desenvolvimento
socioeconômico, mas a subserviência do Brasil aos interesses financeiros
determina que toda essa montanha de dinheiro sirva ao Sistema da Dívida!
Esse privilégio financeiro ficou escancarado na Emenda Constitucional nº 95, que
estabeleceu teto para todos os investimentos sociais e gastos com a manutenção
do Estado por 20 anos, deixando fora do teto os gastos com a dívida pública e
com as novas empresas estatais criadas para operar o esquema da Securitização de Créditos Públicos.
Vamos sair da caverna e enxergar a nossa realidade de
abundância!!!
O BRASIL É RICO E TEM IMENSAS POSSIBILIDADES
ECONÔMICAS, MAS É INJUSTO NA DISTRIBUIÇÃO DAS RIQUEZAS.
PARA
PRIVILEGIAR AINDA MAIS O PAGAMENTO DA QUESTIONÁVEL DÍVIDA PÚBLICA, QUE NUNCA
FOI AUDITADA, COMO MANDA A CONSTITUIÇÃO, OS DIREITOS SOCIAIS ESTÃO SOB AMEAÇA:
[1] REFORMA
DA PREVIDÊNCIA
Pretende aumentar a idade para aposentadoria e dificultar o acesso
aos poucos direitos da classe trabalhadora. A Previdência Social faz parte da
Seguridade Social, que acumulou um SUPERÁVIT de mais de R$ 1 TRILHÃO entre 2005
e 2016!
As finanças da Seguridade Social poderiam melhorar ainda mais com
o combate à sonegação; a cobrança dos ricos devedores; o fim das desonerações
injustificáveis, isenções e anistias; o fim da DRU, entre outras medidas.
A aposentadoria dos servidores públicos faz parte de outro regime
e também não tem déficit. O rombo das contas públicas está nos gastos sigilosos
com a dívida pública, que beneficia principalmente grandes bancos e
investidores, e não na Previdência.
[2] SECURITIZAÇÃO
DE CRÉDITOS PÚBLICOS (PLP 459/2017)
Com esse mecanismo fraudulento, bancos privilegiados irão se
apoderar de parte da arrecadação tributária federal, estadual, distrital ou
municipal durante o percurso dos recursos pela rede bancária, de tal forma que
tais recursos sequer alcançarão os cofres públicos.
Ou seja, você vai pagar impostos, mas o dinheiro não chegará ao
orçamento público! Para esconder esse roubo, criaram uma engenharia financeira
complicada que cria dívida pública ilegal, além de extremamente onerosa!
Representa um grande rombo de recursos públicos! E tudo é sigiloso, pois
acontece na rede bancária arrecadadora, protegida pelo sigilo bancário.
Em Belo Horizonte, onde este esquema já foi implantado por meio da
estatal PBH ATIVOS S/A, só se conseguiu acessar documentos e descobrir os
graves prejuízos gerados para o município porque houve uma CPI.
O Estado de Minas Gerais está quebrado por causa do desvio de
recursos pela estatal MGi INVESTIMENTOS S/A. Vejam que infâmia: enquanto
privatizamos estatais estratégicas, centenas de novas estatais estão sendo
criadas para operar esse esquema financeiro fraudulento!
[3] REMUNERAÇÃO
DA SOBRA DE CAIXA DOS BANCOS (PL 9.248/2017)
Você sabia que de 2014 a 2017, o Banco Central gastou quase meio
TRILHÃO de Reais para remunerar a sobra de caixa dos bancos? Sim!
Isso quer dizer: como os bancos cobram juros altos demais, acaba
sobrando dinheiro em seu caixa. Essa sobra é depositada no Banco Central, que
em troca lhes entrega títulos da dívida pública, remunerados diariamente com
juros exorbitantes.
É por causa
de benesses como essa que os juros de mercado são tão elevados no Brasil. Imagine se
o BC parasse com essa remuneração, que usa de forma ilegal as “Operações
Compromissadas”. Os bancos ficariam abarrotados de dinheiro e teriam que
reduzir os juros para conseguir emprestar.
Só essa medida já colocaria fim à crise que estamos enfrentando,
pois a economia passaria a ser irrigada com mais de UM TRILHÃO DE REAIS a juros
baixos; empresas voltariam a investir e gerar emprego e renda.
O PL 9.248/2017 cria o Depósito
Voluntário Remunerado pelo BC, para tentar “legalizar” esse esquema
fraudulento. Temos dinheiro sobrando para isso?
[4] PRIVATIZAÇÕES
O governo quer privatizar todas as empresas estatais estratégicas
e lucrativas (inclusive Eletrobras, Petrobras, Banco do Brasil, Caixa Econômica
Federal) para usar o dinheiro para pagar a chamada dívida pública, que nunca
foi auditada e que é repleta de ilegalidades e ilegitimidades.
Coordenação Nacional da Auditoria
Cidadã da Dívida
SAUS, Quadra 5, Bloco N, 1º andar – Brasília/DF
CEP: 70.070-939
Edifício Ordem dos Advogados do Brasil
Telefone
(61) 2193-9731
E-mail:
contato@auditoriacidada.org.br
auditoriacidada@gmail.com
PARTICIPE DA AUDITORIA CIDADÃ DA DÍVIDA CHEGA
DE MENTIRAS E DE PRIVILÉGIO PARA BANCOS! EXIGIMOS AUDITORIA DA DÍVIDA COM
PARTICIPAÇÃO SOCIAL, PARA QUE OS RECURSOS SE DESTINEM AOS INVESTIMENTOS
SOCIAIS!
ACD; fevereiro/2019
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vídeos no Youtube e entenda melhor como funciona o Sistema da Dívida.
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O ROMBO DAS CONTAS
PÚBLICAS ESTÁ NO SISTEMA DA DÍVIDA, E NÃO NA PREVIDÊNCIA SOCIAL
|
AUDITORIA
CIDADÃ DA DÍVIDA é uma associação, sem fins lucrativos, que possui os seguintes
objetivos, conforme Estatuto Social:
Art.
2º. A Associação tem como objetivos:
I – Realizar, de forma cidadã, auditoria da
dívida pública brasileira, interna e externa, federal, estaduais e municipais.
II – Demonstrar a necessidade do
cumprimento do disposto no artigo 26 do ADCT da Constituição Federal de 1988,
que prevê a realização da auditoria da dívida externa.
III – Exigir a devida transparência no
processo de endividamento brasileiro, de forma que os cidadãos conheçam a
natureza da dívida, os montantes recebidos e pagos, a destinação dos recursos e
os beneficiários dos pagamentos de juros, amortizações, comissões e demais
gastos.
IV – Exigir a devida transparência do
orçamento fiscal, de forma que os cidadãos conheçam detalhadamente todas as
fontes de recursos públicos e sua respectiva destinação.
V – Mobilizar a sociedade em ações
coordenadas para a exigência do cumprimento do dispositivo constitucional que
determina a realização da auditoria da dívida.
VI – Promover estudos e pesquisas
relacionados com o tema do endividamento público brasileiro.
VII – Popularizar a discussão do
endividamento público por meio da elaboração de publicações, manutenção de
página na internet e promoção de eventos.
VIII – Estabelecer relações com outras
entidades e redes nacionais e internacionais com o objetivo de realizar
estudos, cooperar com processos de auditoria da dívida em outros países,
divulgando a auditoria como ferramenta de investigação do processo de
endividamento e como meio para articulação internacional de países endividados.
As atividades da AUDITORIA CIDADÃ DA DÍVIDA se iniciaram logo após o Plebiscito Popular da Dívida Externa,
realizado no Brasil em setembro 2000, em
3.444 municípios do País, organizado por diversas entidades da sociedade
civil brasileira, especialmente pela Campanha
Jubileu Sul.
Naquela ocasião 6.030.329 [mais de 6 milhões de] cidadãos participaram do
Plebiscito, sendo que mais de 95% votaram NÃO à manutenção do Acordo com o FMI;
NÃO à continuidade do pagamento da dívida externa sem a realização da auditoria
prevista na Constituição Federal, e NÃO à destinação de grande parte dos
recursos orçamentários aos especuladores.
A auditoria da dívida está prevista na
Constituição Federal – artigo 26 do ADCT – até hoje não cumprido.
Em respeito à Constituição Federal e ao
voto dos milhões de cidadãos que participaram do Plebiscito, a AUDITORIA CIDADÃ DA DÍVIDA vem
realizando, desde 2001, estudos,
publicações, eventos, além de atividades para a mobilização de entidades da
sociedade civil nacional e internacional.
Desde o início de seu funcionamento a AUDITORIA CIDADÃ DA DÍVIDA vem sendo
coordenada por MARIA LUCIA FATTORELLI,
de forma totalmente voluntária e cidadã. Conta também com o trabalho voluntário
e a colaboração, apoio e participação de grande número de cidadãos e entidades
da sociedade civil que vem se integrando ao movimento desde o seu nascedouro em
2001.
A AUDITORIA
CIDADÃ DA DÍVIDA é uma entidade aberta à participação de todas as entidades
e cidadãos preocupados com o agravamento dos problemas nacionais dentre os
quais o endividamento público exerce papel preponderante.
*************************************
AVISO AOS NAVEGANTES! Internet civilizada:
NOTAS DO EDITOR do Blog Ronald.Arquiteto e do Facebook
Ronald Almeida Silva:
[1] As palavras e números entre [colchetes]; os destaques sublinhados, em negrito e
amarelo
bem como nomes próprios em CAIXA ALTA
e a numeração de parágrafos – se
presentes nos textos ora publicados - NÃO CONSTAM da edição original deste documento (mensagem, artigo; pesquisa; monografia; dissertação;
tese ou reportagem). Os mencionados adendos ortográficos foram
acrescidos meramente com intuito pedagógico de facilitar a leitura, a
compreensão e a captação mnemônica dos fatos mais relevantes da mensagem por um
espectro mais amplo de leitores de diferentes formações, sem prejuízo do
conteúdo cujo texto está transcrito na íntegra, conforme a versão original.
[2] O Blog Ronald
Arquiteto e o
Facebook RAS são
mídias independentes e 100% sem fins lucrativos pecuniários. Não tem
anunciantes, apoiadores, patrocinadores e nem intermediários. Todas as publicações de textos e imagens são
feitas de boa-fé, respeitando-se as autorias e respectivos direitos autorais,
sempre com base no espírito e nexo inerentes à legislação brasileira, em
especial à LEI-LAI – Lei de Acesso à
Informação nº 12.257, de 18nov2011. O gestor das
mídias RAS nunca teve e não tem filiação partidária e nem exerce qualquer tipo
de militância político-partidária.
[3] A eventual republicação
de matérias de sites e blogs que vedam a retransmissão de suas publicações deve
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RONALD DE ALMEIDA SILVA
Rio de Janeiro, RJ, 02jun1947; reside em São
Luís, MA, Brasil desde 1976.
Arquiteto Urbanista FAU-UFRJ 1972 / Registro
profissional CAU-BR A.107.150-5
e-mail: ronald.arquiteto@gmail.com
Blog Ronald.Arquiteto (ronalddealmeidasilva.blogspot.com)
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