COPO AMERICANO
71 anos em 20out2018
Indústria Nadir Figueiredo
Revisão_01-RAS
2018-10-25
O
ANIVERSÁRIO DE 70 ANOS DE UM ÍCONE DO BRASIL: O COPO AMERICANO [da Nadir
Figueiredo]
Conheça a
história e dez curiosidades sobre o produto que completou 70 anos de idade em 20out2017.
Fonte: Revista VEJA-SP; Por Roosevelt Garcia;
access_time20 out 2017, 10h18 - Publicado em 19 out 2017, 19h28
Acesso RAS 2018-10-25
|
(Reprodução/Veja
SP). Copo americano tradicional: Sua
capacidade oficial é de 190 mililitros, mas a Nadir Figueiredo já produz
outros tamanhos do ícone.
|
EM 20 de outubro 2017, um clássico nacional fez 70 anos
de idade. Em 1947, a Nadir Figueiredo, tradicional fabricante de utensílios de
vidro da capital, criou um copo que viria a se tornar o símbolo do país.
O “copo americano” como foi chamado, é na verdade, completamente
brasileiro. Foi idealizado para ser o copo multiuso do Brasil, pensado para o
nosso mercado, difícil de quebrar, barato e com um design chanfrado que lhe
dava mais firmeza.
O fato é que hoje em dia não há um bar, padaria, restaurante ou
lanchonete que não use esse tipo de copo. Ele é a medida oficial para a “média”
das manhãs, e chegou a ser eleito como o melhor copo para se tomar cerveja no
Brasil.
Presente também na grande maioria das residências, ele é a medida
oficial para receitas diversas. Sabe quando uma receita diz “um copo de
farinha”? Ela está se referindo ao copo americano.
Sua capacidade oficial é de 190 mililitros, mas a Nadir Figueiredo
já produz outros tamanhos do ícone. No site da empresa, além do tradicional de
190 mililitros, encontramos copos americanos de
50 mililitros [shot], de 300 e até de 450 mililitros [tipo long drinks], bom
pra quem gosta de doses generosas de cerveja, mas não abre mão do formato
confortável do copo.
|
FONTE: http://nadirfigueiredo.com.br/wp-content/themes/nadir/pdfs/Catalogo_CopoAmericano_bx.pdf
|
(Nadir
Figueiredo/Divulgação)
|
VEJA ABAIXO DEZ CURIOSIDADES SOBRE ESTE SÍMBOLO NACIONAL:
[1] A fábrica Nadir Figueiredo
completa 105 anos em 2017. É uma empresa que sempre foi 100% nacional. Abriu as
portas em 1912 no Cambuci. Em 1935, mudou-se para o bairro do Belém e, em 1946,
migrou para a Vila Maria. Foi lá que a produção do copo americano começou, no
ano seguinte. Atualmente, a fábrica é em Suzano, na Grande São Paulo.
[2] O copo foi concebido pelo
próprio Nadir Dias de Figueiredo (1891-1983), co-fundador da empresa, que
pensou em criar um produto multiuso e de baixo custo. Um autêntico Fusca dos
copos.
[3] O copo é totalmente nacional.
O nome “americano” fazia alusão ao maquinário usado para produzir as primeiras
unidades, importado dos Estados Unidos. Hoje, no entanto, as máquinas são
brasileiras.
[4] A Nadir Figueiredo tem mais
de 1000 produtos em fabricação. O americano ainda é o campeão de vendas.
|
(Nadir
Figueiredo/Divulgação)
|
[5] O copo americano é
considerado também um símbolo do design nacional. Em 2009, foi exposto no Museu
de Arte Moderna (MoMA) de Nova York, entre outros setenta produtos que
representavam o estilo de vida dos brasileiros.
[6] Desde sua criação, há setenta
anos [desde 1947], foram produzidos mais de 6 bilhões de copos americanos.
[7] A produção é quase que
totalmente destinada ao mercado nacional, mas a Nadir Figueiredo já exportou
copos americanos para países da América do Sul, da Europa e da África. O
produto chegou até ao mercado do Japão.
[8] A loja Tok & Stok, em
parceria com a própria Nadir Figueiredo, criou uma linha de copos americanos em
diversos tamanhos. O design é o tradicional, mas eles são feitos com vidros
coloridos.
|
(Tok
& Stok/Divulgação)
|
[9] Por se tratar de um ícone, é
natural que algumas pessoas o elevem a outro nível: não é incomum encontrar
gente que usou o desenho do copo americano como inspiração para uma tatuagem.
|
(Reprodução/Veja
SP)
|
[10] A data oficial de
aniversário do copo é 20 de outubro, data em que o americano chegou ao mercado,
em 1947.
VÍDEO DA NADIR FIGUEIREDO SOBRE O SEU PRODUTO MAIS QUERIDO
*****************************************************
Nadir Figueiredo
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Acesso RAS 2018-10-25
Nadir
Figueiredo Indústria e Comércio S/A
|
|
Cotação
|
|
Indústria
|
|
Gênero
|
|
Fundação
|
1912 (106 anos)
|
Fundador(es)
|
|
Sede
|
|
Produtos
|
Utilidades
domésticas em vidro
|
Websiteoficial
|
Nadir Figueiredo Indústria e Comércio S/A (BM&F Bovespa: NAFG3; NAFG4) é uma empresa brasileira fabricante de vidros.
É conhecida principalmente pela fabricação de copos e
outros artigos de vidro.
Constitui-se na maior fabricante
nacional de artigos de vidro para mesa e cozinha, entre os quais se destaca o
"copo americano".
Usa as marcas "NF Brazil", "Nadir NF" ou "NF".[1]
HISTÓRIA
Remonta
a uma pequena oficina de conserto e venda de máquinas de escrever e
equipamentos elétricos constituída por Nadir Dias de
Figueiredo em 1912, no Largo da Liberdade.
No ano seguinte (1913), recebe como sócio o irmão Morvan Dias de Figueiredo e,
com a colaboração de seis operários, passam a produzir artigos de iluminação e
aparelhos elétricos.
À época, na cidade, a energia elétrica começava
a substituir a iluminação a gás, e a empresa conhece um período de expansão,
para o que contribui grandemente as dificuldades de importação trazidas pelo
contexto da Primeira Guerra
Mundial. Mais tarde, em 1919,
o irmão mais novo, Zely Dias de Figueiredo, ingressa na sociedade e, em 1923,
inicia-se a construção de uma sede própria, à Rua Independência. Neste período
os negócios prosperam e se diversificam, chegando a empresa a produzir postes
para iluminação pública e material para iluminação de ferrovias.
Com a eclosão da Revolução
Constitucionalista (1932, a empresa suspendeu as
suas atividades normais e passou a produzir munições. Com o fim do conflito, recebeu mais
um sócio, Francisco de Gregório Spino. A crise de 1929 e a revolução levaram a que
um dos fornecedores de globos de vidro e outras peças de vidro para a empresa
venda-lhe a fábrica, o que redefiniu os rumos da Nadir S/A.
A Segunda Guerra
Mundial trouxe a escassez de combustíveis e os modernos fornos
de fundição da empresa necessitaram ser substituídos por fornos a lenha. Ao
final do conflito (1945) e empresa importou a mais avançada
tecnologia de vidro à época, iniciando-se a construção da atual fábrica à
avenida Morvan Dias de Figueiredo, com uma linha de produção totalmente automatizada.
Essa planta industrial supriria o mercado interno do país com uma extensa linha
de produtos de vidro para uso doméstico. Ainda nesta década de 1940 iniciou-se a produção do
copo americano.
A década de 1950 foi marcada pela
introdução do conceito de copos de vidro como embalagens, inicialmente para
geleias de frutas. Em 1958 o grupo adquiriu
uma nova fábrica, no Rio de Janeiro,
passando a produzir, além de artigos de vidro de uso doméstico, blocos e
venezianas do mesmo material.
No início da década de 1970 a empresa passou a
produzir peças em vidro para forno e mesa, resistentes a choque térmico,
surgindo assim a "Brasividro" (1971.
Em 1972 amplia a sua linha de produção
instalando duas máquinas automáticas do tipo LS, passando a fabricar garrafas e potes. Dois anos depois (1974,
incorporou a firma coligada "Louvidro Mercantil e Administradora
Ltda", ampliando a sua linha de produção e a sua produtividade.
Na década de 1980 as exportações da empresa
atendiam a 70 países, número que na década de 1990 chegou a mais de 120, nos
cinco continentes. Em 2002 conquistou o
"Prêmio Enaex – Empresa Destaque do Comércio Exterior", vindo a
participar das mais importantes feiras internacionais do setor, tais como as
de Frankfurt (Alemanha) e de Chicago (Estados Unidos. Neste período foi lançada a
linha de mesa em vidro colorido "Amber".
O seu fundador, Nadir Dias de Figueiredo, foi um dos
idealizadores da Fiesp e um dos líderes
industriais do país da década de 1950 até à sua morte.
ATUALIDADE
A empresa conta com sociedades com grupos da região
Nordeste do Brasil (CIV/Brennand) e do México (Vitro). Além disso, a sua
instalação na Argentina permitiu
o crescimento da marca na América Latina.[2]
Em 29 de setembro de 2011 anunciou
a aquisição da Vidraria Santa Marina,
indústria de vidros que pertencia ao grupo francês Saint-Gobain, passando assim a contar com mais
duas fábricas (uma na cidade de São Paulo e outra em Canoas/RS), além das
tradicionais marcas "Marinex", "Duralex" e
"Colorex".[3]
REFERÊNCIAS
3. ↑ Beatriz
Olivon (3 de Outubro de 2011). «Nadir Figueiredo compra divisão da Saint-Gobain Vidros». Consultado em 30 de Maio de 2012.
*********************************
AVISO AOS NAVEGANTES! Internet civilizada:
NOTAS DO EDITOR do Blog Ronald.Arquiteto e do Facebook
Ronald Almeida Silva:
[1] As palavras e números entre [colchetes]; os destaques sublinhados, em negrito e
amarelo
bem como nomes próprios em CAIXA ALTA
e a numeração de parágrafos – se
presentes nos textos ora publicados - NÃO CONSTAM da edição original deste documento (mensagem, artigo; pesquisa; monografia; dissertação;
tese ou reportagem). Os mencionados adendos ortográficos foram
acrescidos meramente com intuito pedagógico de facilitar a leitura, a
compreensão e a captação mnemônica dos fatos mais relevantes da mensagem por um
espectro mais amplo de leitores de diferentes formações, sem prejuízo do
conteúdo cujo texto está transcrito na íntegra, conforme a versão original.
[2] O Blog Ronald
Arquiteto e o
Facebook RAS são
mídias independentes e 100% sem fins lucrativos pecuniários. Não tem
anunciantes, apoiadores, patrocinadores e nem intermediários. Todas as publicações de textos e imagens são
feitas de boa-fé, respeitando-se as autorias e respectivos direitos autorais,
sempre com base no espírito e nexo inerentes à legislação brasileira, em
especial à LEI-LAI – Lei de Acesso à
Informação nº 12.257, de 18nov2011. O gestor das
mídias RAS nunca teve e não tem filiação partidária e nem exerce qualquer tipo
de militância político-partidária.
[3] A eventual republicação
de matérias de sites e blogs que vedam a retransmissão de suas publicações deve
ser considerada como ato proativo não doloso de desobediência civil (tipo Soft
Wikileak) em favor da Transparência Total e da Melhor Democracia na comunicação
privada e pública, no espírito e com base na LEI-LAI, visando apenas ampliar o
universo de internautas que buscam informações gratuitas na rede mundial.
[4] Para usuários de correio eletrônico - e-mail, Facebook e blog: O Emitente desta
mensagem é responsável pelas opiniões de sua autoria, mas não se responsabiliza
pelo conteúdo elaborado por terceiros, embora tenha agido com zelo e descortino
na seleção de textos e imagens que reproduz nas mídias citadas, evitando
propagar fakes e informações injuriosas ou ilegais. Cabe ao Destinatário cuidar
quanto ao tratamento e destino adequados da mensagem recebida, respeitando
sempre as normas do marco regulatório brasileiro da internet. Caso a pessoa que
recebeu esta mensagem não seja o Destinatário de fato da mesma, solicitamos
devolvê-la ao Remetente e apagá-la posteriormente. Agradecemos a compreensão e
a colaboração de todos quanto ao uso correto, ético e civilizado das mensagens
e documentos tramitados por meios eletrônicos.
RONALD DE ALMEIDA SILVA
Rio de Janeiro, RJ, 02jun1947; reside em São
Luís, MA, Brasil desde 1976.
Arquiteto Urbanista FAU-UFRJ 1972 / Registro
profissional CAU-BR A.107.150-5
e-mail: ronald.arquiteto@gmail.com
Blog Ronald.Arquiteto (ronalddealmeidasilva.blogspot.com)
Facebook ronaldealmeida.silva.1
Nenhum comentário:
Postar um comentário