segunda-feira, 13 de agosto de 2018

[678] CENTRO HISTÓRICO DE SÃO LUÍS PATRIMÔNIO MUNDIAL UNESCO (desde 06dez1997). MEMÓRIAS DO MARANHÃO: CASO DO SUMIÇO DO PAINEL DE ARTE DE ROSILAN GARRIDO, QUANDO DA DEMOLIÇÃO DO CENTRO DE ARTES JAPIAÇU PARA CONSTRUÇÃO DA PRAÇA MARIA ARAGÃO.


VISTA GERAL DO BAIRRO DOS REMÉDIOS COM O PÁTIO E OFICINAS DA ANTIGA RFFSA E A PRAÇA GONÇALVES DIAS EM PRIMEIRO PLANO, em área lindeira à margem esquerda do Rio Anil.
Foto: Edgar Rocha (?); c.1990; Arquivo Ronald de Almeida Silva.




FACEBOOK RAS nº 3.872 (13ago2018): 
RECORDAR BEM É VIVER MELHOR.
CENTRO HISTÓRICO DE SÃO LUÍS PATRIMÔNIO MUNDIAL UNESCO (desde 06dez1997).
MEMÓRIAS DO MARANHÃO.

CASO DO SUMIÇO DO PAINEL DE ARTE DE ROSILAN GARRIDO, QUANDO DA DEMOLIÇÃO DO CENTRO DE ARTES JAPIAÇU PARA CONSTRUÇÃO DA PRAÇA MARIA ARAGÃO.


POST PROTESTO DE Uimar Junior; 8 de agosto · 2018.

Foto 01: CENTRO DE ARTES JAPIAÇU, c. 1990, entre a Praça Gonçalves Dias e o Pátio da antiga RFFSA, no espaço aberto antes da construção da Praça Maria Aragão.
VISTA GERAL DO BAIRRO DOS REMÉDIOS COM O PÁTIO E OFICINAS DA ANTIGA RFFSA E A PRAÇA GONÇALVES DIAS EM PRIMEIRO PLANO, em área lindeira à margem esquerda do Rio Anil.
Foto: Edgar Rocha (?); c.1990; Arquivo Ronald de Almeida Silva.

UIMAR JR. Bem amigos . Quando postei a obra era mesmo para chamar atenção de todos. O nome da obra chama-se MULHER .[FOTO 2] 





O Painel foi retirado da Praça Maria Aragão sem que pelo menos a autora do projeto( Rosilan Garrido), fosse avisada . Uma grande falta de respeito a Maria Aragão e a artista. Não lembro a gestão. — com Katia Bogea, Ronald Almeida Silva e Euges Lima.

COMENTÁRIOS:

GUILHERME ALVES GARRIDO Um desrespeito para com a sociedade e a cultura brasileira.
Uimar Junior Precisamos chamar atenção dos nossos vereadores para criarem uma lei municipal que obra pública para ser retirada só com autorização judicial..
Uimar Junior respondeu · 2 Respostas

EDUVALDO PEREIRA FERNANDES PEREIRA A cidade está sendo mutilada lembrar dos bancos da beira mar alguem tem alguma foto lembro tinha umas cabeças nos braços dos bancos mutilaram todos e ninguém fez nada daqui um tempo ninguém nem lembra mais e as futuras gerações nem vão ter ideia do que era os monumentos da cidade.

MÁRIO DE JESUS SILVA DE MENEZES Lembro desse painel, ele ficava atrás do palco onde havia os eventos... Esse desrespeito com os artistas locais e desprezo por suas obras e criações acabam tornando o rosto dessa cidade desfigurado e o povo desacreditado. Não estou querendo dizer que reformas sejam desnecessárias, mas apagar certos símbolos e monumentos culturais, é usurpar boa parte da história e essência de um povo.

ANAMARIA PIORSKY Deram fim em todas as obras da cidade isso deveria ser alvo de uma ação civil pública exigindo que se retornasse e se desse satisfação para a sociedade afinal todos pagamos por elas não podem simplesmente sumir com todas assim sem sequer uma desculpa ou consulta pública!

FLAVIA MOCHEL Lembro-me desse painel. Lindíssimo!

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CENTRO DE ARTE JAPIAÇU - CAJ
Da Fundação Municipal da Cultura (Func) do Município de São Luís, MA.
http://japiacu.blogspot.com/
fonte: CAJ; terça-feira, 24 de setembro de 2013
Acesso RAS 2018-08-13


O Centro de Artes Japiaçu (Caj) continua com inscrições abertas para o curso de Desenho Artístico, até a próxima sexta-feira, 27 de setembro. O curso será ministrado pela artista Simone Almeida e terá um período de dois meses de duração, com início em 1º de outubro, sempre às terças e quintas-feiras, das 14h às 16h.

Tendo como público alvo jovens na faixa etária a partir dos 12 anos, o curso tem como objetivo desenvolver e estimular o gosto pelas artes por meio de técnicas de desenho, assim como ampliar a visão cromática distributiva, proporcional dos elementos e ambientes, com o intuito de tornar simples e rápida a reprodução e criação de elementos artísticos.

Os interessados devem confirmar a participação na sede do CAJ, localizado na Rua Travessa do Dirceu, 35, bairro Diamante, em posse de documento de identificação. No caso o candidato ser menor de 18 anos, é necessário a assinatura do responsável. As vagas são limitadas, contemplando 15 alunos. As inscrições são gratuitas.

O CAJ é um equipamento cultural vinculado à Fundação Municipal da Cultura (Func). Mais informações pelo telefone (98) 3212 8295, das 13h às 18h.

terça-feira, 18 de setembro de 2012

 Centro de Artes Japiaçu comemora 40 anos revelando talentos em São Luís. Em cursos de pintura, escultura, xilogravura, por exemplo, pessoas da comunidade se descobrem artistas e ainda garantem uma fonte de renda extra.
Mãos que moldam, que pintam. Mãos que produzem arte, dessas de encher os olhos. 

É assim no Centro de Artes Japiaçu, que acaba de completar 40 anos. Binho da Chinca, como ficou conhecido o artista plástico e artesão, era adolescente quando começou a frequentar o Centro, onde aprendeu muito com artistas famosos da época. “Foi realmente bom porque a gente entende os objetivos de ser um artista plástico, então o contato com o Centro de Arte, a experiência do Centro de Arte, a experiência com outros artistas que eu vim a conhecer através dele, me consolidaram realmente nas artes plásticas. Fizeram acentuar mesmo o meu interesse e com que eu buscasse mais conhecimento”, conta ele.

Hoje, aos anos 40 de idade, ele mostra talento também na escultura. Uma foto antiga é o suficiente para inspirar a produção. “O conhecimento em anatomia, pois eu já fui professor de anatomia em artes, me permite fazer esses cálculos da proporção a partir da fotografia. Então, você tem que ter noção da volumetria, um conhecimento de luz e sombra, um conhecimento de textura e dominar também o material para você ter mais controle e conseguir um resultado mais propício”, explica Binho.

Para Beth Ewerton, a coordenadora do Centro, esses 40 anos têm sido marcados pelas descobertas da arte por parte de centenas, talvez milhares de pessoas que, além disso, descobriram também uma forma de ganhar uma renda extra. “Nós trabalhamos muito com o objetivo de geração de emprego e renda, pegar aquela pessoa que tem vontade de ganhar um dinheiro extra, ou mesmo por necessidade para ter uma renda familiar, a gente ensina uma profissão, capacita ele em algum tipo de artesanato e ele sai daqui produzindo”, afirma ela.



Um comentário:

  1. Há tempos procurava uma imagem desse painel,eu era bem jovem quando o vi e fiquei impressionado com sua beleza.Fico indignado com a retirada e sumiço dessa obra.

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