sábado, 19 de novembro de 2016

[323] TURISTAS SOFREM EM SÃO LUÍS E ALCÂNTARA. Fatos de fev.2013.

Av. dos Africanos, via arterial primária que liga o Centro Histórico ao Aeroporto SLZ, caminho mais frequentes dos Turistas. Foto: Ronald Almeida, Acervo ARS; 15mai2011.

São Luís, 19.fev.2013.

TURISTAS SOFREM EM SÃO LUÍS & ALCÂNTARA
Carnaval da Capital da Alergia, Fevereiro 2013.

CARTA ABERTA ÀS AUTORIDADES RESPONSÁVEIS PELO TURISMO NO BRASIL E NO MARANHÃO.

Senhora Governadora do Maranhão, ROSEANA SARNEY;

Caro GASTÃO VIEIRA, Ministro de Estado do Turismo;

Caro FLÁVIO DINO, Presidente da EMBRATUR.

Caro JURA FILHO, Secretário de Estado do Turismo do Maranhão;

Caro Prefeito de São Luís, EDIVALDO HOLANDA Junior.

Caros amigos;

MATILDE MATHEUS é arquiteta formada na FAU-UFRJ em 1972 e reside no Rio de Janeiro. Somos colegas de turma e em Nov. 2012 comemoramos nossos 40 anos de formatura.
Ela esteve em viagem turística ao Maranhão durante o Carnaval 2013 e teve muitos dissabores e riscos em São Luís e Alcântara e desistiu de ir aos Lençóis Maranhenses. Seu triste relato segue ao final.
Como o assunto é recorrente e em sendo Matilde - a pessoa que relata - experiente em viagens por todo o Brasil e no exterior, e ainda sensata e equilibrada, vejo amplas razões para levar esses fatos lamentáveis ao conhecimento das instituições que cuidam do Turismo no Maranhão e no Brasil, pois todos os problemas podem ser corrigidos.
É o que esperamos, maranhenses natos ou por adoção, como eu, e todos os turistas que sonham em conhecer esse pedaço importante da História, da Geografia, da Ecologia, da Cultura, da Música, da Literatura e da Poesia e da Socioeconomia do Brasil.
Grato pela atenção,

Ronald de Almeida Silva

Arquiteto Urbanista [FAU-UFRJ 1972; CREA-RJ 21.900-D]

Endereço para correspondência: Rua Gov. Sebastião Archer, 17, bairro Olho d’Água, São Luís, MA, Brasil, CEP 65065-480.
pedrofreire@oimparcial.com.br; borges@oimparcial.com.br; redacao@oimparcial.com.br; aqui-ma@oimparcial.com.br, aquilesemir@oimparcial.com.br; rosanamiranda@oimparcial.com.br; coordenadores@pacotilha.com.br; nerespinto@oimparcial.com.br

ANEXO 1: CARTA e-mail de RONALD ALMEIDA [arquiteto FAU-UFRJ 1972], carioca residente em São Luís desde 1976, para sua colega de turma, MATILDE MATHEUS residente no Rio de Janeiro.

São Luís, São Luís, 19.fev.2013.

Prezada colega Matilde,

Lamento não ter tido podido lhe orientar sobre a sua vinda e de seus amigos a São Luís [+ de 400 Anos]. Resido aqui desde 1976 e sei como são e funcionam as coisas do Turismo em São Luís e Alcântara. De um lado, propagandas, realidades virtuais e filmes belíssimos e, de outro lado, realidades paupérrimas, em termos de serviço, qualidade e profissionalismo.

Em muitos casos, o carnaval de São Luís esteve mais para Capital da Alergia do que da Alegria, fruto de banheiros fedidos da maioria dos bares e de esgoto correndo a céu aberto. São Luís é um município onde 90 % dos esgotos são lançados in natura nos rios, ruas e praias.

Infelizmente seu relato sobre as mazelas e infortúnios enfrentados por seu grupo e outros milhares de turistas desavisados que escolheram São Luís como DESTINO TURÍSTICO pode ter o mesmo título do filme que Orson Welles fez no “Brazil” em 1942: “IT’S ALL TRUE”. É TUDO VERDADE!!!

Mas, paciência e perseverança, minha colega Matilde, nem tudo está perdido. Seu relato sincero e objetivo nos servirá de alerta e deverá mexer com os brios dos responsáveis pelo Turismo no Maranhão e no Brasil.

Estou enviando seu relato aos maranhenses que comandam o Ministério do Turismo, a EMBRATUR, a Secretaria Estadual de Turismo do Maranhão, a Secretaria Municipal de Turismo de São Luís, o São Luís Convention Bureau, as Câmaras Municipais de São Luís e Alcântara, a Assembleia Legislativa do Maranhão e, também, por certo, será enviado à Governadora Roseana Sarney e aos Prefeitos de São Luís, Alcântara [e Barreirinhas].

Para não perder o fôlego, vou colocar também no Facebook [ronaldalmeida.silva1] e vamos esperar que as coisas melhorem, pois, pode não parecer, já estamos no Século XXI!!!
Em breve lhe escreverei com mais detalhes sobre as repercussões de seu relevante testemunho e espero que alguma autoridade lhe envie um pedido de desculpas e a convide, um dia, para ver São Luís e Alcântara com esgoto tratado e cozinhas, ruas e banheiros limpos.

De minha parte, peço-lhe desculpas reverentes por não ter podido colaborar mais do que fiz para mudar essa triste realidade. Mas, como diz o nosso combativo e brilhante escritor maranhense JOSÉ LOUZEIRO, continuo tentando!

Abraços do seu colega que lhe admira há 45 anos [incluindo tempo de faculdade],
Ronald Almeida

O desabafo de uma turista…

Fonte: Blog Jorge Aragão; Sistema Mirante; 20 fev 2013

O Blog recebeu um e-mail do arquiteto urbanista Ronald Almeida, onde na oportunidade ele fez questão de publicizar um outro e-mail recebido de um amiga que optou por passar o carnaval 2013 em São Luís, mas voltou decepcionada com atendimento dado ao turista na capital maranhense.
A autora do desabafo é Matilde Matheus que também é arquiteta formada na FAU-UFRJ em 1972 e reside no Rio de Janeiro. O Blog faz questão de publicar o e-mail na íntegra para servir de alerta as nossas autoridades e que tentem evitar que situações como essas voltem a acontecer afastando assim os turistas do Maranhão

Rio de Janeiro, 15.fev.2013
Caro Ronald,
Fui à São Luís, neste carnaval. Fui com 5 amigos e ficamos no Hotel Luzeiros, muito bom. São Luís é uma cidade agradável e com locais aprazíveis no entorno. Entretanto todos ficamos muito decepcionados com o atendimento ao turista.
Fizemos os passeios 3 em 1, city tour e Alcântara. Desistimos de ir aos Lençóis e rio Preguiça, pelo depoimento de outros turistas com os quais trocamos informações e impressões – todas negativas!!!
Quero deixar claro que estou escrevendo a titulo de contribuição, porque creio que a cidade teria um fluxo muito maior de turistas, se houvesse uma política de estímulo para que empresas mais qualificadas se instalassem no lugar.
Amigos que já tinham ido a S. Luís, quando souberam que eu ia, haviam se decepcionado e não recomendavam o passeio.
O passeio à Alcântara com uma AGÊNCIA SLZ, nos sentimos trapaceados. Nos colocaram num catamarã pequeno, sem o mínimo conforto, e creio até inseguro. Ficamos muito irritados quando vimos que havia um barco grande com ar condicionado e que a passagem custava R$24,00 ida e volta. Pagamos R$70,00, acreditando que iríamos ter um atendimento diferenciado – para melhor obviamente!!! Mas como disse um amigo, Alcântara é bonita mas a travessia nesse catamarã é punk.
O guia, Carlos Magno, despreparado, demonstrando má vontade, nos induziu à fazer a reserva, num restaurante, que disse ter a melhor comida de Alcântara. Uma pessoa do restaurante se encontrou conosco no meio do caminho, pegou o nosso nome para “garantir” a reserva, que fizemos acreditando que a agencia teria algum critério. Além de alguns hospedes do Luzeiros, havia turistas que estavam no Hotel Pestana.
O restaurante que era Pousada e restaurante do Jacaré. Você conhece? chamar de espelunca já é elogio. Banheiros precários, o masculino não tinha porta, a comida de 5ª categoria.
Quando cheguei e pesquisei na internet as outras opções, como a pousada Bela Vista e Guara, e os restaurantes Cantaria e Palácio dos Nobres aumentou a minha indignação.
Essa [agência] SLZ deveria ser descredenciada.
O passeio no Centro histórico, com a CVC, também foi com um guia mal preparado, que passou informações incorretas.
Ronald, tomei a liberdade de te relatar as nossas péssimas experiências, porque creio que você, que já ocupou cargo importante no governo, teria condições de colaborar para tentar mudar esse quadro.
S. Luís, que é um balneário aprazível, merece incentivos para melhorar a infraestrutura e o atendimento ao turista. Porque a partir das nossas experiências, não temos como recomendar para ninguém.
Um forte abraço.
Matilde

32 Comentários

[1] MACABEU; 20/02/2013 às 15:13
Isto é culpa de quem?, culpa eu, não aceito. Culpa de Roseana e seu secretario de Turismo(ñ prepara, ñ qualifica ninguém), que não entende de nada mesmo, nadica de nada!. Agora vão por a culpa em Edivaldo Holanda1. Culpa de Castelo tb. Eita lugar desgovernado!

Comentário do Blog: Jorge Aragão; 20/02/2013 às 15:20
Em parte vc tem razão MACABEU, mas ai não é apenas a falta de preparo, pois parece que também existiu má fé;

É TUDO VERDADE QUE FOI FALADO SOBRE ALCÂNTARA, MOREI LÁ E CONHEÇO ALGUNS GUIAS TURÍSTICOS, TODOS GANHAM COMISSÃO PARA LEVAR AOS BARES QUE ELES INDICAREM E ESSE BAR DO JACARÉ DEVERIA SER ERA INTERDITADO, POIS LÁ É NOJENTO.

[3] JUSSARA GAVINO; 20/02/2013 às 16:19
Uma lástima, sou natural do Rio de janeiro, mas minha mãe era maranhense, conheço São Luís desde minha tenra idade, que vai longe, rsrsrs, nos últimos doze anos viajei regularmente para está terra abençoada, pois minha mãe retornou para morar com uma tia, ambas já passaram para outra dimensão. Fui notando a precariedade de São Luiz com o passar dos anos, no último ano então conta de dezembro de 2011, nem aeroporto a cidade tinha, estava em obras já havia vários meses. Durante minhas estadas só ouvi relatos depreciativos dos próprios moradores. Triste, pois a população merece mais.

Infelizmente não levamos o turismo a serio no Maranhão e olha que temos o ministro do Turismo e o presidente da Embratur, imagina se não tivéssemos .

[5] OLINDA SAUL; 20/02/2013 às 17:13
Matilde, faço minha as tuas palavras em relação ao Rio de Janeiro! Uma cidade que eu amo, ja morei e todas as vezes que levei amigos pra fazer passeios turísticos, aconteceu o mesmo que aconteceu com vc aqui em São Luis. Só indo fazer turismo no Reino da Dinamarca, Pq aqui no Brasil há algo de podre…Temos que escrever para EMBRATUR reclamando!

[6] ANDRESON; 20/02/2013 às 17:22
Pessoal do turismo daqui, só se preocupa com propaganda, já a infra-estrutura, segurança, atendimento, etc, ninguém liga. A melhor propaganda é a aquela do turista satisfeito, ele sempre indica o lugar pra duas ou três pessoas. Simples assim…

[7] Sindicato Estadual dos Guias de Turismo do Estado do Maranhão; 20/02/2013 às 17:38
O Sindicato dos guias de turismo , vem através deste comunicar que o rapaz citado no e-mail não pertence a nossa instituição e não é guia de turismo. O guia de turismo é profissional amparado pela lei regulamentadora nº. 8.623/93 de 28 de janeiro de 1993. A credencial de identificação atestará a competência do guia, dando credibilidade ao profissional. No crachá, feito de material especial para evitar falsificações , está impresso o número do cadastro, idiomas , categoria em que está cadastrado e prazo de validade da credencial. Recentemente realizamos uma campanha contra pirataria em nosso estado. Apoiamos esse tipo iniciativa da turista pois, só assim, denunciando, iremos acabar com esse tipo de prática que denigre o nosso turismo. Aproveitando o espaço, gostaríamos de denunciar um rapaz que fica na Igreja da Sé, realizando passeios sem ter o mínimo preparo e que não é um guia de turismo.
Quem quiser conhecer nossos guias credenciados pelo Ministério do Turismo, entre em nosso site: http://www.sindegturma.com.br

Comentário do Blog: Jorge Aragão; 20/02/2013 às 19:00
Parabéns ao Sindicato por ter se posicionado sobre o assunto. Entendo ainda que o próprio Sindicato poderia tentar denunciar a situação às autoridades competentes, pois mesmo que a pessoa citada não integre o Sindicato, ele se passa por tal e acaba difamando a categoria;

Verdade… Fato semelhante aconteceu comigo em Natal – RN… Acho que fui enrolado por lá!!!

MAIS UMA VERGONHA PARA O NOSSO MARANHÃO

[10] JOHN DOE; 20/02/2013 às 18:55
D.Matilde é bondosa e educada, o Maranhão é muito pior que isso. Ela foi a cidades ditas “Turísticas”. Vá ver o Maranhão profundo em Matinha, Buritucupu, Carutapera e qualquer outra cidade média. São todas péssimas, sujas, poeirentas, fedem a esgoto, não há onde comer, não há onde dormir, é tudo primitivo. O turista vem aqui e nunca mais volta, o Maranhão é muito ruim.

[11] CLEIDE; 20/02/2013 às 20:05
Moro aqui em São Luiz há três anos costumo dizer que Sao Luiz é propaganda enganosa, quando vim pra pra ca achei que era o paraíso ! Alcântara é horrível eles não fazem nada para atrair turista, e as praias de Sao Luiz um horror!! Enfim São Luís precisa de muita coisa para se de verdade uma cidade turística!!

Esses turistas precisam é se informar e escolher melhor as companhias de turismo. Os problemas relatados dizem respeito especificamente ao atendimento e práticas de agência de turismo particular e seus funcionários. Não critica a cidade objetivamente nem a política de governo de turismo. O problema relatado inclusive pode ser resolvido na esfera do direito do consumidor. Ela deveria ter procurado informações com os órgãos oficiais de turismo da prefeitura e do Estado, e não ficar escutando disse me disse em saguão de hotel.

[13] RAFAEL; 21/02/2013 às 00:06
O turismo como atividade economica em Sao Luís e no Maranhão todo tem muito ainda a crescer, mas isso nao apaga o nosso enorme potencial, as nossas infinitas belezas naturais, o calor e alegria do povo, a nossa riquíssima história e a nossa multi- facetada e diversificada cultura. Com todos os nossos problemas (onde nao tem?), nao troco a minha Sao Luís e o meu Maranhão por nenhum outro lugar!

Sao luis e bela,atraente e cheia de pessoas educadas. Infelizmente, nao tem u a estrutura de sp e rj. pior e o rj q e cheio de favela, povo mal educado, gente q gosta de enrolar turista, muito assalto …ta bom pq vou falar do rj ate amanha. Faça um favor turista: nao venha mais a slz.

[15] KARINE; 21/02/2013 às 08:45
O pior de tudo isso, é que São Luís é patrimônio da humanidade, o nosso maranhense mais “ilustre” e um dos mais influentes no cenário federal, é pai da governadora do Estado e comanda o ministério do turismo, através de seu aliado politico o também maranhense Gastão Vieira, Ministro do turismo, ludovicense, que se auto intitula um grande intelectual, mas que até agora não fez nada de concreto por sua cidade e Estado.

[16] V.GONÇALVES; 21/02/2013 às 13:41
É triste para nós o relato da turista, sabemos que em todos os Estados do Brasil existem situações como essas no setor de turismo, porém aqui em São Luís e em outros pontos como Alcântara e Barreirinhas é demais. Nossa realidade é outra totalmente diferente da realidade vendida e apresentada pelas autoridades ao mundo, com números que não sei de onde eles tiram, para tanto basta vermos os gatos pingados que aqui andavam no período de carnaval, e olha que ainda são os nossos vizinhos que cansados de suas Cidades, vem a procura de belezas naturais que por lá não encontram. Esclareçam por favor, aonde vai parar tanta verba para cursos de qualificação disso e daquilo e investimento do governo Federal para o turismo que vem para São Luís, e nada vemos. Ha só lembrando e o aeroporto de barreirinhas se os turistas descobrem que nem existe para a ANAC e é clandestino pasmem, com todo o dinheiro que foi gasto para pousar até avião com turistas vindo de todo as partes em voos diretos. Acordemos todos, pois parece mesmo que estamos todos dormindo. V.gonçalves; São Luis.

[17] RONALD ALMEIDA; 21/02/2013 às 23:20
Prezado JORGE ARAGÃO
Agradeço sua atenção para as informações que lhe enviei. Pelo que li acima e ouvi de outras pessoas o seu blog prestou um bom serviço de comunicação, alertando a todos sobre as deficiências crônicas do Turismo na Ilha do Amor e em Alcântara e nos demais 212 municípios maranhenses. Essas deficiências obviamente poderão ser corrigidas se os poderes públicos e a sociedade entenderem que isso é necessário. O grande mérito é que você ajudou a colocar esse tema em discussão pública. Muito obrigado. Ronald Almeida; arquiteto urbanista.

Comentário do Blog: Jorge Aragão; 21/02/2013 às 21:39
Foi um prazer meu amigo Ronald Almeida;

[18] FRANCISCO JOSE; 21/02/2013 às 22:31
Eita vergonha!!! Onde estam as autoridades??? O tao “competente” ministro do turismo?? Deve ta fazendo ” turismo” em outra freguesia…nao tem jeito para o Maranhao, cada vez pior, cada vez mais atrasado.

[19] CARLOS; 22/02/2013 às 21:07
Jorge, isso tudo é a imensa realidade da nossa cidade, do nosso Estado. Eu pediria até que você mostrasse este post pro pessoal do turismo. Nada aqui funciona! A vigilância sanitária não fiscaliza esses lugares. Você chega em um restaurante e parece que tá é mendigando. Raros são os lugares em que o garçom atende com presteza e a relação preço\quantidade\qualidade da comida?????? Não dá nem pra falar!!!! Falar em turismo aqui é falar em nada, nada, nada… E ainda falam quem o turista vinha ver o carnaval de passarela. kkkkk… dizer que vem pra São Luis é ser motivo de gozação

[20] MARCOS; 01/03/2013 às 09:52
Todos tem o direito de se expressar, mas, deve-se tomar cuidado com o que se fala. Agradar a todos é impossível, é necessário que haja feedback para que sejam corrigidos erros ou falta de acertos. No entanto, é inadmissível generalizar, pois já fiz muitas viagens nacionais e internacionais em que fui bem e mal tratado também, e nem por isso deixo de recomendar, pois sei que minhas expectativas são diferentes às de outros. As “belezas turísticas” maranhenses não foram inventadas, elas estão a disposição de quem quiser vê-las, e mais, a “turista Matilde” se sentiu lesada pelo preço de 70,00, mas informo que esse é o preço minimo praticado nas agências, nesse passeio por ela feito. A falha no serviço da agência citada deverá ser “concertada”, assim como de várias outras atuantes e a qualificação e infra-estrutura nunca devem ser esquecidas pelo poder público. Espero que a turista relatante mude sua má impressão, assim como os outros de mesma situação, pois todo ponto de vista é a vista de um ponto. Sou turismólogo e atuo diretamente no setor.

[21] FRANK MALLONE; 06/03/2013 às 09:30
Por que não fez o Passeio para Alcântara com a CVC, que foi a empresa que a trouxe e a qual City tour estava Incluso no Pacote? Simplesmente por que rara são as Empresas que se propõe a Fazer este roteiro “PUNK”. A travessia no catamarã é melhor que nas lanchas que fedem a óleo e demoram quase duas horas para concluir o percurso. o Ministério da Aeronáutica possui 3 lanchas muito confortáveis com capacidade para 120, passageiros e que gastam 30min apenas para chegar em Alcântara. Por que o governo não compra uma dessas? NA década de 90 o Governo construiu uma lancha muito boa a “Bate Vento” pena que naufragou. De lá pra cá nada fora feito para desenvolver o turismo no municipio. Alcântara é um roteiro tão bom que 90% dos ludovicenses nunca pisaram lá. A infra estrutura de Travessia é péssima, Isto é o mais relevante na reclamação. Os valores citados de R$24,00 refere se somente a passagem da Lancha, e R$70,00 é do serviço de traslado de ida e volta para o porto e o serviço de Guia, ou Condutor, que acredito ser o caso do rapaz Citado. O restaurante realmente não esta em condições para esta tipo de atendimento, o guia poderia sim ter levado em restaurantes melhores, como o Da dona Josefa, o da Zinha na pousada Bella vista, na Pousada dos Guarás , e do Desterro que tem uma vista linda para a baia de São Marcos e para a Ilha do Livramento. Utilize também a Internet para se informar sobre destinos turisticos, o que ? onde? quando? e Quanto? ajuda muito antes de decidir que serviço e quem o executará. Fica a Dica.

[22] RONALDO JORGE; 14/03/2013 às 18:32
ESTIVE EM 14.03.13 COM UMA TURMA, E, FOMOS ABORDADOS POR ESTA PESSOA, CARLOS MAGNO, QUE SE DIZ GUIA DE TURISMO, NO QUAL NOS LEVOU PARA ESTE RESTAURANTE, AONDE TODOS SE RECUSARAM A ALMOÇAR LÁ. , ENTÃO O TAL GUIA, MUDOU SEU COMPORTAMENTO, ENFIM, TOTALMENTE DESPREPARADO, DANDO INFORMÇÃO ERRADAS REFERENTE A CIDADE. O ATENDIMENTO PELO PRÓPRIO FOI H O R R Í V E L . NÃO ACEITE SER ATENDIDO POR CARLOS MAGNO. FICA A DICA. .

[23] MARLENE OLIVEIRA; 17/05/2013 às 21:14
1)       Sou turista independente, não viajo com agencia, isso quer dizer que pesquiso muito sobre os roteiros que monto.
2)       Acabamos de voltar dos Lençóis Maranhenses, ficamos 6 dias em Barreirinhas (20 a 26/04/13) e 4 em São Luiz (27 a 30/04/13), chegamos na capital a meia noite do dia 20 oriundos do sul do Brasil, fomos direto a Barreirinhas, com um táxi agendado direto da Cooperativa ao valor de 250,00.
3)       Viajei com o meu esposo e mais duas amigas, baseada nas pesquisas que fiz, saímos de casa sabendo que íamos ter alguns problemas e passar por dificuldades, mesmo assim é um roteiro que jamais deixaria de fazer.
4)       Nessa questão achei bem justo o comentário do “Marcos” quando fala: “As “belezas turísticas” maranhenses não foram inventadas, elas estão à disposição de quem quiser vê-las.”
5)       Antes de comentar o depoimento da “Matilde”, quero parabenizar o “v.gonçalves” pelo seu comentário. O que relatou é exatamente como penso, sobre o AEROPORTO (se dá para chamar assim) de Barreirinhas, a ANAC passou longe daquilo. Eu tinha no meu roteiro o sobrevoo dos lençóis.
6)       As informações e propagandas na internet sobre o sobrevoo são todas falsas e enganosas, a empresa operadora divulgada só existe nas pinturas das edificações lá. Quando fui marcar o sobrevoo, percebi logo que a realidade era outra. Mesmo sabendo que nada tinha licença e fiscalização, resolvemos arriscar e fizemos o sobrevoo. De tão perigoso e inseguro que é, nos reservamos o direito de chegar ao aeroporto, olhar para a aeronave e desistir. Tivemos muito medo, mas a vontade de viver aquilo falou mais alto e realmente é algo INDESCRITÍVEL.
7)       Hoje para nós, o sobrevoo faz parte de muitas piadas que contamos, principalmente a limpeza da pista(um batedor de moto tirando cavalo, vaca, galinha, passagem pela pista de pessoas, motoqueiros, ciclistas, etc…) Estão construindo uma pista nova perto da antiga, mas sabe-se lá quando estará operando.
8)       Voltei da viagem indignada, pensando exatamente como o “v.gonçalves” sobre verbas, pois Barreirinhas é um município pobre e desorganizado, com seu povo simpático, humilde e igualmente pobre. Ao mesmo tempo o município tem uma mina de ouro, o turismo no Parque dos Lençóis Maranhenses. Barreirinhas é conhecida como “O Portão de entrada dos Lençóis”. Percebe-se que entra muito dinheiro lá, baseado na quantia de turistas nacionais e estrangeiros que circulam. Todos os estrangeiros tinham queixas sobre o despreparo da cidade para recebê-los. Outra coisa distorcida na mídia é o atrelamento dos lençóis a São Luis e não a Barreirinhas.
9)       Para nós o maior choque foi a questão da HIGIENE no geral. Em Barreirinhas ainda encontram-se açougues que expõem a carne pendurada, fora do resfriamento, em contato com bactérias, carne que depois será consumida. A infraestrutura da cidade é bem precária. Tem somente duas agencias bancárias a do Banco do Brasil e da Caixa Federal.
10)   Outro grande problema lá é a comunicação ruim que o município possui, durante a nossa permanência, um dia ficou sem comunicação alguma, nem telefone convencional, nem celular e nem internet, com isso adeus pagar contas com cartão de crédito.
11)   A prefeitura nem site têm, a secretaria de turismo fica na entrada da cidade, bem afastado do centro. O município possui apenas um modelo de mapa turístico, enorme e somente do centro. Estou relatando tudo isso a título de informação, para talvez algum político influente melhorar algo por lá, jamais deixaria de conhecer os lençóis porque a cidade não tem infraestrutura.
12)   Para mim, turismo é sair da rotina em busca do novo, do belo, do desconhecido e da cultura diferente. Sempre falo: nós temos que nos adaptar ao local ou cidade visitada, porque o local ou cidade não se adaptarão a nós. Quando viajo, deixo o conforto da minha casa em casa.
13)   Por isso, por maiores que sejam as dificuldades, sempre tenho um resultado positivo nas viagens. Os lençóis não tem explicação, um ecossistema exótico, com 155 mil hectares de dunas e lagoas de água doce, 71 km de praias desertas, é o oásis brasileiro, faz qualquer um babar.
14)   Sobre o relato da “Matilde”, é uma pena, você foi mal informada, principalmente sobre Barreirinhas, você deixou de fora a parte principal do roteiro de São Luis ou vice-versa Barreirinhas. O passeio do “Rio Preguiça” é divino, envolve conhecimento sobre botânica, parada em seus bancos de areia para banho, depois parada na barraca da Graça em “Vassouras”(nos pequenos lençóis) com muitas brincadeiras com os mais ou menos 40 macacos prego de lá, haja banana!!!
15)   Mais uma parada em “Mandacarú”, para quem tem fôlego deve subir os 160 degraus do Farol, a vista é maravilhosa, e, por fim o “Caburé”, uma tira de areia entre o Rio Preguiça e o mar, onde há algumas pousadas e restaurantes rústicos, com opção de andar de quadriciclo nas pequenas dunas e entre as Pousadas.
16)   O passeio do Rio Preguiça é feito com uma lancha voadeira, totalmente seguro, tem coletes e o uso é obrigatório, também respeitam a tábua das marés. Normalmente sai pela manhã e retorna às 16 horas. O condutor da lancha está preparado como guia, passa um monte de informações sobre a região visitada. Mas tudo isso só será aprazível se você souber escolher uma boa agencia de turismo, entre as tantas existentes lá. Pesquisei muito e optei pela agencia “São Paulo Ecoturismo”, fomos maravilhosamente bem atendidos, bons veículos de transporte, guias preparados, ótimos preços e condições de pagamento. A dona da agencia Sra. Maria e sua filha Cássia, além de simpáticas, são muito atenciosas.
17)   A agencia possui um site completo, inclusive relatando a complexidade dos passeios. No passeio a Tutóia e o Delta do Parnaíba(bate volta), permitiram que nós escolhêssemos o modelo de HILUX (cabine simples ou dupla). Alguém pode achar estranho, uma viajante independente optar por agencia, acontece que em Barreirinhas não tem como fazer os passeios aos lençóis sem agencia, pois é proibido entrar lá sem guia credenciado, e como fomos muito bem atendidos, optamos em fazer todos os passeios com a agencia São Paulo Ecoturismo. Montamos um pacotão de 5 passeios para quatro pessoas, incluindo o Circuito da Lagoa Azul, Rio Preguiça(Vassouras,Mandacarú e Caburé), Circuito da Lagoa Bonita, Tutóia e o Delta do Parnaíba e a Cardosa com o bóia cross.
18)   Ainda sobre o relato da “Matilde” quanto ao descaso com o turista, isso é muito real, em São Luis é um caos, os próprios moradores de lá são alheios a tudo, não sabem informar nada, não conhecem nada, fiquei pasma de ver tanta pasmaceira.
19)   Optamos por nos hospedar na área mais central, pois de lá podíamos fazer o centro histórico a pé, paramos na “Pousada dos Leões”, simples, limpa e confortável a não ser os forros das camas que eram muito gastos. Sabíamos que ali tínhamos a facilidade de acesso aos pontos turísticos por outro lado a alimentação ia ser um problema, principalmente o jantar, pois no centro de São Luis tem um único local descente e limpo, o Restaurante do SENAC, restaurante escola, portanto bem formal.
20)   Para o jantar nem sei se funcionava, não íamos nos expor ao perigo e a violência, ao contrário de Barreirinhas que é uma cidade bem tranquila. Para comprarmos um pão e afins, nos mandaram ao REVIVER, fala sério, nem vou entrar em detalhes, quem conhece ou conheceu aquilo à tardinha de uma sexta feira sabe do que estou falando. Depois indicaram uma padaria que nem existia mais, havia fechado a tempo. Estava anoitecendo, não queríamos nos intoxicar naqueles butecos imundos, aí apelei aos policiais de um trailer perto do REVIVER para indicarem um supermercado, pedi que mostrassem no meu mapa, falaram que não sabiam como me entendia com o mapa hahaha (para o taxista que nos levou de Barreirinhas a São Luis, tive que indicar o caminho da Pousada dos Leões, um detalhe, nunca tinha estado em São Luis).
21)   A procura ao supermercado seguiu com um único taxi que ainda estava em frente a Igreja do Carmo, o restante havia se recolhido, segundo informações motivados pela violência. Quando finalmente encontramos um supermercado, compramos pão para os 4 dias. Quanto aos almoços foi tranquilo, no primeiro dia almoçamos na praia São Marcos, depois no Restaurante do SENAC.
22)   Quanto a Alcântara, começo pelo Cais com aqueles catamarãs provavelmente todos sem licença e sem equipamentos adequados. Onde está o poder público para fiscalizar??? As vidas não valem nada??? Primeiro precisa acontecer uma tragédia para os politiqueiros se promoverem nas mídias??? Nós não pagamos 70,00, pagamos 24,00 por pessoa (ida e volta), foi nosso último passeio no roteiro de 10 dias, rolou muito stress, principalmente no retorno a São Luis. Fomos com o catamarã Lua Nova, exigi os nossos coletes ao embarcarmos, eles não iam fornecer se não pedíssemos, eram coletes imundos, mas melhor que nada, meu marido até brincou “não sei o que é pior: morrer afogado ou usar esses coletes imundos”.
23)   Afora isso a ida foi tranquila, a volta que foi o problema. Começou a chuva, enfiaram um monte de pessoas naquele catamarã, que não tinha nenhuma licença afixada constando o limite da lotação. Seguiu um bochicho que não tinham coletes suficientes.
24)   Desembarquei e pedi para falar com o responsável, indaguei o limite de ocupação do catamarã, fui informada que seriam 33 pessoas(ele falou não comprovou nada), já estava stressada, então ameacei que se não conseguisse coletes para nós o catamarão não sairia, aí apareceram 4 coletes, mas muitas pessoas ficaram sem e embarcaram mais de 33.
25)   A maré estava baixíssima, levou um tempão para conseguirem sair, em alto mar que a coisa ficou feia, ondas violentas chegavam levantar uma fresta no assoalho por onde batia água em nossos rostos, achei que íamos naufragar. Pelo que li depois, não seria o primeiro naufrágio desta empresa, houve um em 2011.
26)   Não bastando tudo isso, quando percebo estava atracando na praia da ponta da areia e não no cais. Então surtei e disse: se saímos pelo cais pelo cais retornaremos, nos negamos a desembarcar. Segui dizendo: voce conhece muito bem tábua de maré, sabia que no retorno a maré estaria baixíssima… a não ser que a tua empresa vem nos buscar aqui, respondeu: que as agencias vinham, aí o meu caso ia ficar como, pois estava viajando sem agencia. Foi uma confusão doida, somente 3 desembarcaram, então ele foi até ao lado do cais, colocaram uma escada da rua até o teto do catamarã e acabamos saindo por ali, com uma hora de atraso do horário de retorno previsto.
27)   Apesar de tudo, não deixem de visitar o Parque dos Lençóis Maranhenses!!! Futuramente penso em montar outro roteiro para Barreirinhas de tanta coisa linda que ficou de fora(Santo Amaro e outros) e pretendo repetir alguns passeios. São Luis é dispensável para uma segunda vez.
28)   Espero ter colaborado com meu extenso relato.
MUITAS COISAS DEVEM MUDAR EM BARREIRINHAS E SÃO LUIS, HÁ UM DESCASO ENORME COM O TURISMO, NA CONTRAPARTIDA MUITA PROPAGANDA LINDA NA MÍDIA.

[24] MARLENE OLIVEIRA [= 24; repetido / apagado]

[25] MARLENE OLIVEIRA; 20/05/2013 às 13:02
Putz!!! por um lapso devo ter clicado 2 X em enviar o meu texto, além de extenso, foi postado 2 vezes. Peço por gentileza ao Jorge Aragão que exclua um deles.
Comentário do Blog: Jorge Aragão; 20/05/2013 às 15:46
Sem problemas Marlene Oliveira;

Lamentável, uma cidade tão bonita rodeado de mau caráter por todos os lados, um verdadeiro abandono, administração ……. Me sinto lesado e envergonhado.
Comentário do Blog: Jorge Aragão; 21/02/2014 às 07:27
Comentário moderado Guilherme;

Bom dia! Em 2016 eu venho olhar estes terríveis relatos e fico triste de fato por falar de uma cidade que tanto amo e que passei maior parte da infância por lá. Minha família da parte do meu pai é de lá, inclusive tem uma pousada lá (nenhuma citada acima, GRAÇAS A DEUS). E É O MELHOR GUIA DE ALCÂNTARA: CLAUDIO DINIZ, registrado como guia. E realmente os superiores precisam OLHAR mais pra Alcântara. A cidade parou no tempo, a travessia é complicada, povo faz as coisas de tudo quanto é jeito não se importando com nossos visitantes.. Fico indignada com esta falta de respeito na travessia e cobrando mais de turistas. Os turistas que sustentam a cidade. EU Sonho um dia esta situação mudar. E VAI MUDAR!