segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

[747] TRAGÉDIA DO CT NINHO DO URUBU DO FLAMENGO, RIO, RJ. 05:10h de 08fev2019. OS CONTÊINERES DA MORTE




TRAGÉDIA DO CT NINHO DO URUBU DO FLAMENGO, RIO, RJ. 05:10h de 08fev2019.


VÍDEO GLOBO NEWS reconstitui com imagens virtuais os momentos cruciais de de escape de 13 meninos ilesos, o salvamento de 3 feridos e as causas da morte de 10 outros. Veja no link:

************************************************
OS CONTÊINERES DA MORTE!



O que se pode deduzir até agora, à luz das notícias e depoimentos dos sobreviventes e do vídeo GNEWS.

Ronald Almeida, arquiteto urbanista
São Luís, 11fev2019.


Os 6 contêineres do dormitório provisório dos atletas menores de idade das divisões de base no CT NINHO DO URUBU DO FLAMENGO não tinham saídas de emergência e nem extintores de incêndio e as janelas eram reforçadas com grades externas, o que impedia seu uso como saída de emergência alternativa. 


Essa impossibilidade de fuga pelas janelas foi fatal para os 10 meninos que não conseguiram acessar o único corredor de saída.


Além disso as portas de saída dos 6 (seis) contêineres davam para um único corredor com uma única porta estreita, que já no exterior tinha uma coluna metálica bem em frente. 


Essa porta única dá acesso a um pátio coberto atulhado de vários tipos de caixas e objetos, e até um carrinho elétrico tipo de golfe, o que torna o ambiente uma improvável rota de fuga e de eventual acesso doso Bombeiros.


O monitor Ferreira ajudou os 3 sobreviventes a escapar, ainda que com queimaduras, quebrando as grades das janelas por fora. 



Ainda tentou salvar os outros nos quartos 1, 2 e 3 mas a fumaça tóxica e tórrida e o fogo violento se espalharam muito rapidamente, em poucos minutos, impedindo o salvamento dos outros 10 meninos.


Quando os militares do CORPO DE BOMBEIROS chegaram no CT DO FLAMENGO cerca de 15 a 20 minutos depois da chamada, era muito tarde: só restava apagar o incêndio brutal e resgatar 10 corpos carbonizados, irreconhecíveis. 


Os contêineres - ótimos quando bem usados - se tornaram armadilhas mortais em função de:
projetos mal dimensionados, revestimentos comburentes; instalação e manutenção precária de aparelhos de AC; falta de extintores de incêndio em cada unidade; falta de treinamento; falta de brigadistas; falta certificado de aprovação do Corpo de Bombeiros etc.

Deve ser destacada, também, a gestão temerária das Diretorias atuais e anteriores que gastaram R$ 23 milhões na modernização das áreas profissionais e negligenciaram a segurança dos 26 meninos que estavam alojados nos 6 contêineres CT! 

Os alojados nos contêineres 3 a 6 conseguiram se salvar.

Sobretudo, ressalta a OMISSÃO e a negligência dos órgãos fiscalizadores dos poderes públicos nos 3 níveis de governo, ao longo do tempo, que nunca fizeram fiscalizações diligentes e aplicaram 31 multas sem cobrança de respostas efetivas para supressão das muitas não conformidades. 

Os alojados no contêiner 1 não conseguiram se salvar; idem 2 e 3.

Tudo, portanto, conspirando pelas mentes humanas contra as vidas e sonhos de 10 meninos e 10 famílias, agora desesperadas com as perdas irreversíveis de seus filhos.

Como diria Gabriel Garcia Márquez:
CRÔNICA DE UMA MORTE ANUNCIADA.



*********************************


AVISO AOS NAVEGANTES! Internet civilizada:
NOTAS DO EDITOR do Blog Ronald.Arquiteto e do Facebook Ronald Almeida Silva:

[1] As palavras e números entre [colchetes]; os destaques sublinhados, em negrito e amarelo bem como nomes próprios em CAIXA ALTA e a numeração de parágrafos – se presentes nos textos ora publicados - NÃO CONSTAM da edição original deste documento (mensagem, artigo; pesquisa; monografia; dissertação; tese ou reportagem). Os mencionados adendos ortográficos foram acrescidos meramente com intuito pedagógico de facilitar a leitura, a compreensão e a captação mnemônica dos fatos mais relevantes da mensagem por um espectro mais amplo de leitores de diferentes formações, sem prejuízo do conteúdo cujo texto está transcrito na íntegra, conforme a versão original.

[2] O Blog Ronald Arquiteto e o Facebook RAS são mídias independentes e 100% sem fins lucrativos pecuniários. Não tem anunciantes, apoiadores, patrocinadores e nem intermediários. Todas as publicações de textos e imagens são feitas de boa-fé, respeitando-se as autorias e respectivos direitos autorais, sempre com base no espírito e nexo inerentes à legislação brasileira, em especial à LEI-LAI – Lei de Acesso à Informação nº 12.257, de 18nov2011. O gestor das mídias RAS nunca teve e não tem filiação partidária e nem exerce qualquer tipo de militância político-partidária.

[3] A eventual republicação de matérias de sites e blogs que vedam a retransmissão de suas publicações deve ser considerada como ato proativo não doloso de desobediência civil (tipo Soft Wikileak) em favor da Transparência Total e da Melhor Democracia na comunicação privada e pública, no espírito e com base na LEI-LAI, visando apenas ampliar o universo de internautas que buscam informações gratuitas na rede mundial.

[4] Para usuários de correio eletrônico - e-mail, Facebook e blog: O Emitente desta mensagem é responsável pelas opiniões de sua autoria, mas não se responsabiliza pelo conteúdo elaborado por terceiros, embora tenha agido com zelo e descortino na seleção de textos e imagens que reproduz nas mídias citadas, evitando propagar fakes e informações injuriosas ou ilegais. Cabe ao Destinatário cuidar quanto ao tratamento e destino adequados da mensagem recebida, respeitando sempre as normas do marco regulatório brasileiro da internet. Caso a pessoa que recebeu esta mensagem não seja o Destinatário de fato da mesma, solicitamos devolvê-la ao Remetente e apagá-la posteriormente. Agradecemos a compreensão e a colaboração de todos quanto ao uso correto, ético e civilizado das mensagens e documentos tramitados por meios eletrônicos.

RONALD DE ALMEIDA SILVA
Rio de Janeiro, RJ, 02jun1947; reside em São Luís, MA, Brasil desde 1976.
Arquiteto Urbanista FAU-UFRJ 1972 / Registro profissional CAU-BR A.107.150-5
Blog Ronald.Arquiteto (ronalddealmeidasilva.blogspot.com)
Facebook ronaldealmeida.silva.1




2 comentários:

  1. Como disse Boechat, os meninos eram considerados “mercadorias” pelo Flamengo guardadas em containers. Lá eram guardados a espera da valorização.

    ResponderExcluir
  2. Deu vergonha ver aquelas imagens aéreas da “gambiarra” do Flamengo circulando nos principais noticiários internacionais. Que covardia, Flamengo!

    ResponderExcluir