segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

[746] FLAMENGO - NOTÍCIA 01: PRONUNCIAMENTO DO CEO DO CLUBE REINALDO BELOTTI SOBRE A TRAGÉDIA DO CT NINHO DO URUBU; 09fev2019.



TRAGÉDIA DO CT NINHO DO URUBU DO CLUBE DE REGATAS DO FLAMENGO, RIO, RJ. 05:10h; 08fev2019.

REINALDO BELOTTI, 
Diretor Executivo = CEO do FLAMENGO, 
dá entrevista de 16:33 min (em 09fev2019; ver na FLA TV YouTube*), faz frio relatório verbal burocrático sobre as providências após-tragédia; sofisma sobre a documentação e fiscalização dos órgãos públicos e não pede desculpas por ter sido negligente e superficial na verificação do check list da documentação, técnica, legal e administrativa do CT NINHO DO URUBU e nem a respeito das condições efetivas de segurança dos contêineres de alojamento do atletas das divisões de base.

Ronald de Almeida Silva, 71 anos
Arquiteto Urbanista FAU-UFRJ 1972
CAU-BR A.107-150-5
São Luís, MA 11fev2019.

(*) link Youtube FLA TV Tube: https://youtu.be/t9_e6KR64dw


**************************************************************


SITE OFICIAL DO CLUBE DE REGATAS DO FLAMENGO:
TRAGÉDIA DO CT NINHO DO URUBU: NOTÍCIA 01

PRONUNCIAMENTO DO CEO DO CLUBE REINALDO BELOTTI 
[SOBRE A TRAGÉDIA DO CT NINHO DO URUBU; 09fev2019]

Ø Confira a íntegra da fala a respeito da tragédia no Ninho do Urubu

Fonte: Site oficial do CR FLAMENGO; Por Comunicação Flamengo - em 09/02/2019 às 17:34
http://www.flamengo.com.br/noticias/futebol/pronunciamento-do-ceo-do-clube-reinaldo-belotti
Acesso RAS 2019-02-11


O CEO do Clube de Regatas do Flamengo, REINALDO BELOTTI.

O CEO [Diretor Executivo] do Clube de Regatas do Flamengo, REINALDO BELOTTI, fez um pronunciamento no final da tarde deste sábado a respeito da tragédia no Centro de Treinamento George Helal, que vitimou 10 atletas [e feriu outros 3, sendo um gravemente] da categoria de base do clube, na madrugada de sexta-feira [05:10h de 08fev2019].

Sem aberturas para perguntas de jornalistas, BELOTTI abordou vários assuntos que estão sendo tratados em redes sociais e pela imprensa, esclarecendo pontos importantes. 

Seguem abaixo alguns pontos do pronunciamento de REINALDO BELOTTI. 

[1] ATENDIMENTO AOS FAMILIARES
1.     Gostaria de falar a respeito daquilo que mais investimos desde que o acidente ocorreu. E não medimos esforços para atender os familiares das vítimas. A partir do momento deste trágico acidente, nós providenciamos trazer para o Rio os familiares, providenciamos ir buscá-los onde estavam chegando, fosse no aeroporto ou na rodoviária.

2.     Com psicólogos e assistentes sociais, levamos todos para um centro de acolhimento num hotel confortável no Recreio, que desse a privacidade necessária para que suportassem esse momento. Qualquer movimentação era feita com nosso apoio. Assim foi feito e assim está sendo feito.

3.     Hoje identificamos cinco corpos e estamos providenciando o traslado para onde as famílias decidirem, de avião de carreira, se houver, ou de jato fretado, se for necessário. Paralelamente a isso, temos três atletas hospitalizados. também trouxemos os familiares para cá, estamos acompanhando todo o desenvolvimento de seu tratamento nos diversos hospitais, utilizando médicos, assistentes sociais e o que for necessário.

4.     Para o que está em estado mais grave, temos dia e noite médicos nossos e rezamos para que ele saia dessa. Estamos confiantes. As primeiras 72 horas são essenciais e estamos confiantes de que em breve teremos esse caso resolvido. Os jogadores que estavam lá e não tiveram ferimentos, nós mandamos para suas casas, com um representante do clube com cada um, até entregá-los a seus representantes legais. Isso tudo está registrado. Mantemos diariamente contato com eles, via psicólogos, para garantir que estão sendo bem atendidos e não sofram consequências.

[2] DOCUMENTAÇÃO
5.     O Centro de Treinamento, suas licenças, seu alvará e suas multas. Isso não tem nada a ver com o acidente que ocorreu. Nós temos algumas providências a serem tomadas para deixar o CT plenamente legalizado. Estamos trabalhando arduamente nisso, com o corpo de bombeiros. Nós precisávamos de nove certificados para conseguir o alvará, já temos oito. Estamos trabalhando com o corpo de bombeiros para conseguir o alvará.

[3] "PUXADINHO"
6.     Nós não estamos falando de puxadinho, estamos falando de um alojamento. Além disso, nós fomos fiscalizados, esse alojamento foi fiscalizado e aprovado pelo Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, que emitiu certificado de regularidade, pela Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) e pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que emitiram o certificado de clube formador para o Flamengo, segundo a Lei Pelé. E eu queria aqui ler um pequeno trecho: 

7.     Essa fiscalização tinha que atender o seguinte: manter o alojamento e as instalações esportivas adequadas, em matéria de alimentação e higiene, segurança e salubridade. A partir do momento que tivemos esse certificado que acabei de falar, é porque todos os pré-requisitos foram atendidos.

8.     E não estamos falando de uma instituição. Estamos falando de duas, de três instituições [não governamentais]. E esse módulo era conhecido por todos. É provável que todos nessa sala já tenham visitado o CT.

9.     Não era um "puxadinho" que a gente escondia. Pelo contrário. Era um alojamento confortável, adequado e que nós mostrávamos para todos com orgulho.

10.                       A estrutura organizacional do Flamengo fez, preventivamente, uma vistoria em todos os ares-condicionados naquele imóvel. Temos isso registrado e podemos divulgar para quem quiser.

[4] CHUVA FORTE NO RIO DE JANEIRO
11.                       Na quinta-feira [07fev2019], vocês se lembram, caiu sobre o Rio de Janeiro praticamente um furacão, com ventos entre 110 e 120 km por hora. Apesar das instalações terem sido pouco atingidas, a região de Vargem Grande foi muito atingida.

12.                       Nós tivemos quedas de postes, atingiu-se a alimentação de energia elétrica pro CT. A suposição é que esses picos de energia tenham influenciado o funcionamento regular do ar-condicionado e ocasionado o princípio de incêndio. 

13.                       Esse incêndio começou e, infelizmente, quando tem um incêndio deste porte, com emissão de fumaça, as pessoas começam a desfalecer e você não tem mais o controle. A verdade é que aconteceu um acidente trágico. Não foi por falta de investimento do Flamengo, não foi por falta de cuidados do Flamengo. Afinal de contas, esse é o nosso maior ativo.

14.                       Aquela turma que estava dormindo lá era o nosso futuro. Nós prezamos muito por essa turma, muito. A ponto de que, você sabem, o time mais disputado, quando um garoto começa a se destacar no futebol, o sonho dele, independentemente do do time que torcer, é vir para o Flamengo.

[5] TRABALHO CONTÍNUO
15.                       Nós tivemos todo o cuidado e não poupamos esforços em dar o melhor para o nosso pessoal. Mas, infelizmente, foi uma sucessão de eventos após um dia catastrófico no Rio de Janeiro, que nos trouxe essa catástrofe ainda pior. No momento, o que temos para falar é isso.

16.                       Nós estamos trabalhando dioturnamente [sic] em cima de tudo o que aconteceu e estamos levantando toda a documentação. Temos pessoas de altíssima qualidade trabalhando nisso. Nossa prioridade continua ser atender os familiares das vítimas, os atlteas [sic] que estão feridos e aqueles que foram enviados para casa.

17.                       Essa é a prioridade absoluta. Todos nós, empregados do Flamengo, todos os vices, o presidente, a comunidade rubro-negra, a grande família rubro-negra, o futebol brasileiro e mundial estão de luto e sentimos muitíssimo por ter ocorrido conosco.

VÍDEO: Íntegra do pronunciamento de Reinaldo Belotti
Publicado em 9 de fev de 2019


*********************************

AVISO AOS NAVEGANTES! Internet civilizada:
NOTAS DO EDITOR do Blog Ronald.Arquiteto e do Facebook Ronald Almeida Silva:

[1] As palavras e números entre [colchetes]; os destaques sublinhados, em negrito e amarelo bem como nomes próprios em CAIXA ALTA e a numeração de parágrafos – se presentes nos textos ora publicados - NÃO CONSTAM da edição original deste documento (mensagem, artigo; pesquisa; monografia; dissertação; tese ou reportagem). Os mencionados adendos ortográficos foram acrescidos meramente com intuito pedagógico de facilitar a leitura, a compreensão e a captação mnemônica dos fatos mais relevantes da mensagem por um espectro mais amplo de leitores de diferentes formações, sem prejuízo do conteúdo cujo texto está transcrito na íntegra, conforme a versão original.

[2] O Blog Ronald Arquiteto e o Facebook RAS são mídias independentes e 100% sem fins lucrativos pecuniários. Não tem anunciantes, apoiadores, patrocinadores e nem intermediários. Todas as publicações de textos e imagens são feitas de boa-fé, respeitando-se as autorias e respectivos direitos autorais, sempre com base no espírito e nexo inerentes à legislação brasileira, em especial à LEI-LAI – Lei de Acesso à Informação nº 12.257, de 18nov2011. O gestor das mídias RAS nunca teve e não tem filiação partidária e nem exerce qualquer tipo de militância político-partidária.

[3] A eventual republicação de matérias de sites e blogs que vedam a retransmissão de suas publicações deve ser considerada como ato proativo não doloso de desobediência civil (tipo Soft Wikileak) em favor da Transparência Total e da Melhor Democracia na comunicação privada e pública, no espírito e com base na LEI-LAI, visando apenas ampliar o universo de internautas que buscam informações gratuitas na rede mundial.

[4] Para usuários de correio eletrônico - e-mail, Facebook e blog: O Emitente desta mensagem é responsável pelas opiniões de sua autoria, mas não se responsabiliza pelo conteúdo elaborado por terceiros, embora tenha agido com zelo e descortino na seleção de textos e imagens que reproduz nas mídias citadas, evitando propagar fakes e informações injuriosas ou ilegais. Cabe ao Destinatário cuidar quanto ao tratamento e destino adequados da mensagem recebida, respeitando sempre as normas do marco regulatório brasileiro da internet. Caso a pessoa que recebeu esta mensagem não seja o Destinatário de fato da mesma, solicitamos devolvê-la ao Remetente e apagá-la posteriormente. Agradecemos a compreensão e a colaboração de todos quanto ao uso correto, ético e civilizado das mensagens e documentos tramitados por meios eletrônicos.

RONALD DE ALMEIDA SILVA
Rio de Janeiro, RJ, 02jun1947; reside em São Luís, MA, Brasil desde 1976.
Arquiteto Urbanista FAU-UFRJ 1972 / Registro profissional CAU-BR A.107.150-5
Blog Ronald.Arquiteto (ronalddealmeidasilva.blogspot.com)
Facebook ronaldealmeida.silva.1



Nenhum comentário:

Postar um comentário