segunda-feira, 14 de janeiro de 2019

[728] O BRASIL ATUAL NA VISÃO DA MÍDIA BRITÂNICA COM OLHOS E CÂMERAS DE BRASILEIROS. Documentário K.doc/BBC-WN. Releitura de texto de KENNEDY ALENCAR. jan.2019.



WHAT HAPPENED TO BRAZIL…”
(“O Que Aconteceu Com o Brasil…”),

O BRASIL ATUAL NA VISÃO DA MÍDIA BRITÂNICA COM OLHOS E CÂMERAS DE BRASILEIROS.
Documentário K.doc/BBC-WN.

Veiculado pela BBC no Brasil em jan.2019.

Produtor: JOHN THYNNE. Produtor executivo: DAN KELLY.
AMÉRICO MARTINS, diretor da BBC para as Américas e a Europa.

Front page do site da BBC:

Documentário (3 Vídeos de 30 min.) contratado pela BBC WORLD NEWS com a K.doc, produtora brasileira independente, 
do jornalista KENNEDY ALENCAR.

Contratado, roteirizado, produzido e veiculado com autorização da 
BBC – BRITISH BROADCAST CORPORATION; LONDON, ENGLAND, UK.

Edição by Ronald de Almeida Silva. São Luís, MA, 14jan2019.
(ver notas ao final da presente redição)

 ************************************

[FICHA TÉCNICA DA PRODUÇÃO DO DOCUMENTÁRIO
by KENNEDY ALENCAR]

O documentário da BBC World News foi produzido pela K.doc, empresa de audiovisual deste jornalista. A RedeTV! participou como casa produtora e cedeu imagens de arquivos.
A série tem supervisão editorial da BBC. Fiz a reportagem, as entrevistas e atuei como produtor executivo. A jornalista DANIELA MARTINS cuidou da direção de produção. No time inglês, o produtor da série é JOHN THYNNE. O produtor executivo é DAN KELLY. Ambos da BBC.
O roteiro original é meu [KENNEDY ALENCAR] e de DANIELA MARTINS. O roteiro final foi feito a quatro mãos: DAN KELLY, DANIELA MARTINS, JOHN THYNNE e este jornalista  [KENNEDY ALENCAR]. AMÉRICO MARTINS, diretor da BBC para as Américas e a Europa, foi o responsável pela parceria entre a K.doc e a BBC World News.
Disponível em:

**************************************************

AVISO AOS NAVEGANTES:

Esta é uma RELEITURA do texto original de KENNEDY ALENCAR visando a contribuir para para acrescentar fatos e esclarecer outros eventos que o documentário escamoteia para defender a tese de “LULAMENTAÇÃO”:  “O SONHO LULA-DILMA ACABOU E BOLSONARO É UMA GRANDE INTERROGAÇÃO NEGATIVA COM VIÉS DE RETROCESSO”. 
É o que está implícito, meu caro K. Alencar.
Consideramos impossível se ter uma visão sensata e razoável das intensas crises do período de junho 2013 a dezembro 2018, sem se conhecer ao menos uma sinopse isenta do que ocorreu no período 1985-2013, 28 anos ou quase 3 décadas de processos de redemocratização, em que ocorreram – dentro da legalidade democrática do Estado de Direito - 2 impeachments: de COLLOR (1992) e de DILMA (2016).
Por não concordar com essa visão documentarista de viés esquerdizante publicamos a nossa versão com reedição da Apresentação do documentário.

Ronald de Almeida Silva. 71 anos. 
Arquiteto Urbanista FAU-UFRJ 1972. 
SLZ-MA. 14jan2019.


Nota do Editor RAS: As palavras e números entre [colchetes]; os destaques sublinhados, em negrito e amarelo bem como nomes próprios em CAIXA ALTA e a numeração de parágrafos – se presentes nos textos ora publicados - NÃO CONSTAM da edição original deste documento (mensagem, artigo; pesquisa; monografia; dissertação; tese ou reportagem). Os mencionados adendos ortográficos foram acrescidos meramente com intuito pedagógico de facilitar a leitura, a compreensão e a captação mnemônica dos fatos mais relevantes da mensagem por um espectro mais amplo de leitores de diferentes formações, sem prejuízo do conteúdo cujo texto está transcrito na íntegra, conforme a versão original.




******************************** 

[Texto seguinte de KENNEDY ALENCAR com inserções de frases de Ronald Almeida, destacadas em amarelo, acrescidas de FOTOS dos presidentes e dos logos da BBC]

A BBC World News exibe a partir de 12/13jan2019 um documentário que mostra um BRASIL EM TRANSE.

Mostra como o País de MACUNAÍMA saiu da aventura do GOLPE DE 64, entrou no processo de redemocratização dos Governos SARNEY; COLLOR- ITAMAR FRANCO; FHC até desembocar na tragédia socioeconômica do socialismo de botequim, período delirante de aparelhamento da máquina pública com ideologias do FORO DE SÃO PAULO, do anarquismo universitário e da pandemia elegebetista+ nos 15 anos em que durou o domínio político da COLIGAÇÃO BELIAL, composta pelo PT-PCdoB-PSOL-PMDB e a tentativa de implantar no Brasil o ESTADO LULÂMICO, O CALIFADO DA CORRUPÇÃO, projeto bolivariano de PODER, idealizado por LULA e JOSÉ DIRCEU desde a década de 1990.

Essa crise intensa de várias dimensões, que se alastrou por todo o país em protestos violentos de black blocs, aumento da corrupção parlamentar e corporativa, aumento da violência do crime organizado e rupturas da economia e aumento do desemprego, gerou os fatores principais (nessa primeira década e meia do Século XXI) que pariram os mega-escândalos como o MENSALÃO e o PETROLÃO -PETROBRAS e tantos outros (CPI dos Correios, CPI dos Fundos de Pensão, CPI do BNDES etc.). 

Esses fatores e escândalos recorrentes, dentre dezenas de outros, fizeram a GÊNESE DO MITO BOLSONARO e, obviamente de sua eleição presidencial, junto com 4 Senadores, 52 deputados federais, 3 governadores de estado (SC; RR; RO) e 76 deputados estaduais, o que configura o MAIOR TSUNAMI POLÍTICO DA HISTÓRIA DO BRASIL.


FOTO 01: Ex-presidentes LULA, FHC, COLLOR; ITAMAR FRANCO e DILMA [não consta do texto original de KA]

O DOCUMENTÁRIO DA BBC

Chamado “WHAT HAPPENED TO BRAZIL…”  (“O Que Aconteceu Com o Brasil…”), o documentário tem três episódios:
1) “The Dream Dies (“O Fim do Sonho”),
2) “Carwash and ‘the coup’”(A Lava Jato e “o golpe”) e
3) “Divided Nation” (“Nação Dividida”).

A VISÃO “BRITÂNICA” (CHANCELADA PELA BBC) SOBRE A FEIJOADA POLÍTICA MADE IN BRAZIL

O documentário da K.doc/BBC cobre o período que vai de junho de 2013, quando começaram grandes manifestações de rua no Brasil, até a eleição e posse de JAIR BOLSONARO. Aborda
Ø as chamadas jornadas de junho e julho de 2013;
Ø a eleição presidencial de 2014;
Ø o processo de impeachment de DILMA ROUSSEFF;
Ø todo o tempo da Operação Lava Jato até a ida de SERGIO MORO para o Ministério da Justiça;
Ø a greve dos caminhoneiros;
Ø o assassinato de MARIELLE FRANCO e ANDERSON GOMES,
Ø a IMF - Intervenção Militar Federal no Rio de Janeiro, decretada por TEMER
Ø os governos TEMER (interino e efetivo),
Ø a prisão de LULA,
Ø as fake news que dominaram as eleições de 2018 e
Ø a VITÓRIA DE BOLSONARO, pela vontade majoritária do povo brasileiro num processo eleitoral legítimo, legal e democrático que mudou a História do Brasil fazendo um divisor de águas marcante entre o obscurantismo da anarquia socialista-comunista e o NOVO BRASIL com GLO – Garantia da Lei e da Ordem.

O povo brasileiro, cansado e oprimido pela CORRUPÇÃO SISTÊMICA entranhada no governo federal e governos estaduais e municipais (poderes públicos em geral), comandada a partir do Palácio do Planalto pelo trio LULA - DILMA - TEMER e pela degradação acelerada dos valores da Família e da Sociedade Brasileira e das Religiões Cristãs votou num candidato absolutamente improvável, sem recursos financeiros e sem base partidária significativa, mas que trazia a mensagem que o povo queria ouvir.

Quase 58 milhões de brasileiros derrotaram a Coligação Belial  e elegeram  o candidato da Coligação Brasil Acima de Tudo, Deus Acima de Todos (PSL-PRTB) para a Presidência da República com 57.797.847 (ou seja: 55,13%) dos votos válidos, o capitão da reserva do Exército JAIR MESSIAS BOLSONARO, candidato (nº 17 nas urnas) do então partido nanico PSL- PARTIDO SOCIAL LIBERAL.

FOTO 2: Presidente JAIR BOLSONARO toma posse no Palácio do Planalto. 01jan2019. [não consta do texto original de KA]

O Capitão JAIR MESSIAS BOLSONARO, candidato autônomo, independente, sem alianças partidárias, conseguiu, através da rápida adesão de milhões de cabos eleitorais voluntários nas redes sociais, passar a mensagem de era o ÚNICO candidato que poderia vencer o Fantoche de LULA (FERNANDO HADDAD, nº 13 nas urnas) e fazer a GRANDE LAVA JATO NACIONAL e lavar e passar o Brasil a limpo.

O eixo central da mensagem simples dos bolsonaristas era a promessa de que o Capitão iria fazer uma PROFILAXIA GERAL no governo federal, para combater e erradicar a insidiosa SEPSE VERMELHA, mediante processos profiláticos de DEDETIZAÇÃO, DESRATIZAÇÃO, DESCUPINIZAÇÃO, DESLOCUPLETAÇÃO E DESPETIZAÇÃO na administração pública federal e dar plena GLO - Garantia da Lei e da Ordem em todo o território nacional, com aval de 60 milhões de votos e a vigilância sanitária das Forças Armadas. (Aeronáutica, Exército e Marinha).

TESTEMUNHAS OCULARES PRESIDENCIAIS E A MEMÓRIA DE CURTO PRAZO.

Foram entrevistados pela reportagem da K.doc/BBC quatro ex-presidentes: 
[1] FHC - FERNANDO HENRIQUE CARDOSO [01jan1995-01jan2003]

FOTO 3: FHC - FERNANDO HENRIQUE CARDOSO [01jan1995-01jan2003]; [não consta do texto original de KA]


[2] LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA [01jan2003-01jan2011]

FOTO 4: LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA [01jan2003-01jan2011]; [não consta do texto original de KA]


[3] DILMA VANA ROUSSEFF, [01jan2011-12mai2016]; OBS: Dilma ficou no cargo mas afastada pelo Congresso [12mai2011-31ago2016] até a data de aprovação do Impeachment; 

FOTO 5: DILMA VANA ROUSSEFF, [01jan2011-12mai2016]; [não consta do texto original de KA]


[4] MICHEL MIGUEL ELIAS TEMER LULIA, Interino [12mai2011-31ago2016] e Efetivo [31ago2016-01jan2019] 
Nota RAS: O governo Michel Temer teve início no dia 12mai2016, quando o vice-presidente da República, Michel Temer, assumiu interinamente o cargo de presidente da república, após o afastamento temporário da presidente Dilma Rousseff, em consequência da aceitação do processo de impeachment pelo Senado Federal (Wikipedia)

FOTO 6: MICHEL MIGUEL ELIAS TEMER LULIA, Interino [12mai2011-31ago2016] e Efetivo [31ago2016-01jan2019]; [não consta do texto original de KA]


A BBC, em geral criteriosa e imparcial, esqueceu de entrevistar JOSÉ SARNEY, o Presidente da República que assumiu o cargo em condições dramáticas e entregou o País ao seu sucessor (Collor) sem fraturas expostas.

FOTO 7: JOSÉ SARNEY [21abr1985-15mar1990]; [não consta do texto original de KA]

LULA respondeu por carta, porque a BBC não obteve autorização da Justiça para entrevistar um criminoso condenado em segunda instância preso na cadeia da Polícia Federal em Curitiba.

O pedido foi feito depois da eleição, negado pela juíza de primeira instância e encaminhado ao STF (Supremo Tribunal Federal), que ainda não se manifestou, até porque a Alta Corte não é um balcão de loja de conveniência 24 horas que a todo momento deve atender todo tipo de demanda.

HISTORY IN THE MAKING 

Personagens centrais, o ministro RICARDO LEWANDOWSKI, presidente do STF na época do impeachment (que por motto próprio salvou DILMA da concomitante perda dos direitos políticos, condição esta sine qua non conforme a Constituição Federal) , e o ex-procurador-geral da República RODRIGO JANOT também concederam entrevistas. Foram ouvidos ainda cidadãos que viveram a crise dos últimos cinco anos. 

BOLSONARO e MORO foram convidados pela BBC a dar entrevistas, mas recusaram.
SERGIO MORO, (um dos 15 juízes concursados de 1a. e 2a. Instância que julgaram e condenaram e/ou ratificaram as apenações de LULA à 12 anos e 1 mês de prisão em regime fechado) respondeu por escrito à carta de LULA.

REPENSANDO O BRASIL.

O documentário é um convite para o público brasileiro refletir sobre os acontecimentos recentes da história do país, que radicalizaram a opinião pública e nos trouxeram até o momento atual.

O Brasil despontou no cenário mundial como uma potência e tudo se esfacelou em menos de uma década, porque a volúpia insaciável e patológica das esquerdas anencefálicas brasileiras desencadeou um processo inédito de corrupção governamental e corporativo que transbordou as fronteiras e atingiu mais de dez países da América Latina e África, sempre sob a liderança de LULA et caterva.

No exterior, muita gente não entendeu nada, porque as esquerdas bancaram um imenso sistema de compra de comunicadores e de órgãos de comunicação no Brasil e no exterior, (em Portugal, por exemplo), além de aparelhar todas as universidades públicas com dirigentes militantes alinhados ao ESTADO LULÂMICO.

A partir desse processo de cooptação argentária da comunicação e do novo Marco Ideológico Criptocomunista, o país (entre 2011 e 2018) perdeu a sua relevância para o resto do mundo e ficou prisioneiro de um enredo interno de crise econômica, corrupção generalizada, instabilidade política e misticismo ideológico esquizofrênico, visando a transformar LULA num novo PADRE CÍCERO para a patuléia brasiliana e num novo SIMON BOLÍVAR para uma América Latina distraída e desorientada em devaneios com um bolivarianismo de ralé, como o que ainda infesta a Venezuela, por exemplo.

Compreender o que aconteceu é fundamental para evitar o aprofundamento da crise e um retrocesso civilizatório.

[fim da RELEITURA RAS da Apresentação do documentário K.doc/BBC]
***********************************************************

Texto original revisado, ampliado e editado por Ronald de Almeida Silva. 71 anos. Arquiteto Urbanista FAU-UFRJ 1972. SLZ-MA. 14jan2019.

**********************************************************
Hotsite do documentário: O QUE ACONTECEU COM O BRASIL?

***********************************************************

TEXTO ORIGINAL DA BBC: PRESENTATION
Not long ago, Brazil symbolised a brave new world. With an ambitious government and blessed with natural resources and new found markets, many believed that Brazil was set to be one of the most successful countries of the twenty first century. It hasn't turned out like that. Extraordinary corruption, an economic downturn, shocking rates of murder and widespread protests on the streets have led to a series of political crises which have seen governments thrown out and political leaders jailed. A divisive election campaign overshadowed by fake news and violence has led to the victory of the far right candidate, Jair Bolsonaro, controversial for his views on homosexuality, race, women, police shootings and the military. As he prepares to be sworn in to office, this three part documentary series explores the crisis years of 2013-2018 in Brazil, and speaks to many of the main players involved.

BROADCASTS
Sat 12 Jan 2019; 00:30h; Local time

Sat 12 Jan 2019; 06:30h; Local time

Sun 13 Jan 2019; 12:30h; Local time

LAST ON
MON 14 JAN 2019;  01:30 LOCAL TIME

NEXT ON
SAT 19 JAN 2019;  00:30 LOCAL TIME
Upcoming episodes (3 total)

 **********************************************************

TEXTO ORIGINAL COMPLETO DE KENNEDY ALENCAR.

DOCUMENTÁRIO DA BBC MOSTRA BRASIL EM TRANSE
Crise de 2013 a 2018 é retratada em 3 capítulos

FONTE: Blog do Kennedy/ by KENNEDY ALENCAR; São Paulo
Acesso RAS 2019-01-14.

A BBC World News exibe a partir desta noite um documentário que mostra um Brasil em transe. Chamado “What Happened to Brazil… (“O Que Aconteceu Com o Brasil…”), o documentário tem três episódios: “The Dream Dies (“O Fim do Sonho”), “Carwash and ‘the coup’”(A Lava Jato e “o golpe”) e “Divided Nation” (“Nação Dividida”).
No Brasil, o primeiro capítulo pode ser visto à meia-noite e meia desta noite, virada de sexta para sábado, nos seguintes canais pagos que transmitem a BBC World News: 202 da NET, 172 da Sky e 410 (satélite) e 62 (cabo) da Vivo TV.
O documentário cobre o período que vai de junho de 2013, quando começaram grandes manifestações de rua no Brasil, até a eleição e posse de Jair Bolsonaro. Aborda as chamadas jornadas de junho e julho de 2013, a eleição presidencial de 2014, o processo de impeachment, todo o tempo da Operação Lava Jato até a ida de Sergio Moro para o Ministério da Justiça, a greve dos caminhoneiros, o assassinato de Marielle Franco, a intervenção militar no Rio de Janeiro, o governo Temer, a prisão de Lula, as fake news que dominaram as eleições e a vitória de Bolsonaro.
Foram entrevistados quatro ex-presidentes: Fernando Henrique Cardoso, Lula, Dilma e Temer. Lula respondeu por carta, porque o documentário não obteve autorização da Justiça para entrevistá-lo em Curitiba. O pedido foi feito depois da eleição, negado pela juíza de primeira instância e encaminhado ao STF (Supremo Tribunal Federal), que ainda não se manifestou.
Personagens centrais, o ministro Ricardo Lewandowski, presidente do STF na época do impeachment, e o ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot também concederam entrevistas. Foram ouvidos ainda cidadãos que viveram a crise dos últimos cinco anos. Bolsonaro e Moro foram convidados a dar entrevistas, mas recusaram. Moro respondeu por escrito à carta de Lula.

O documentário da BBC World News foi produzido pela K.doc, empresa de audiovisual deste jornalista. A RedeTV! participou como casa produtora e cedeu imagens de arquivos.
A série tem supervisão editorial da BBC. Fiz a reportagem, as entrevistas e atuei como produtor executivo. A jornalista DANIELA MARTINS cuidou da direção de produção. No time inglês, o produtor da série é JOHN THYNNE. O produtor executivo é DAN KELLY. Ambos da BBC.
O roteiro original é meu [KENNEDY ALENCAR] e de DANIELA MARTINS. O roteiro final foi feito a quatro mãos: DAN KELLY, DANIELA MARTINS, JOHN THYNNE e este jornalista  [KENNEDY ALENCAR]. AMÉRICO MARTINS, diretor da BBC para as Américas e a Europa, foi o responsável pela parceria entre a K.doc e a BBC World News.

O documentário é um convite para o público brasileiro refletir sobre os acontecimentos recentes da história do país, que radicalizaram a opinião pública e nos trouxeram até o momento atual. O Brasil despontou no cenário mundial como uma potência e tudo se esfacelou em menos de uma década. No exterior, muita gente não entendeu nada. O país perdeu a sua relevância para o resto do mundo e ficou prisioneiro de um enredo interno de crise econômica e instabilidade política. Compreender o que aconteceu me parece fundamental para evitar o aprofundamento da crise e um retrocesso civilizatório.

**********************************************
[EXIBIÇÕES DO DOCUMENTÁRIO “WHAT HAPPENED TO BRAZIL...”]
Mais uma vez, seguem, no horário de Brasília, as exibições previstas para o episódio 1: 0h30 deste sábado 12/01, com reprise às 6h30. O episódio 1 será reprisado às 12h30 e 19h30 deste domingo 13/01. Na segunda, 14/01, haverá reprise à 1h30. Na terça, 15/01, exibição às 8h30. Os episódios poderão ser vistos também no BBC i-player. Os canais são: 172 da Sky, 202 da NET e 410 (satélite) e 62 (cabo) da Vivo TV.

Hotsite do documentário: https://www.bbc.co.uk/programmes/n3ct5frg


*********************************

AVISO AOS NAVEGANTES! Internet civilizada:
NOTAS DO EDITOR do Blog Ronald.Arquiteto e do Facebook Ronald Almeida Silva:

[1] As palavras e números entre [colchetes]; os destaques sublinhados, em negrito e amarelo bem como nomes próprios em CAIXA ALTA e a numeração de parágrafos – se presentes nos textos ora publicados - NÃO CONSTAM da edição original deste documento (mensagem, artigo; pesquisa; monografia; dissertação; tese ou reportagem). Os mencionados adendos ortográficos foram acrescidos meramente com intuito pedagógico de facilitar a leitura, a compreensão e a captação mnemônica dos fatos mais relevantes da mensagem por um espectro mais amplo de leitores de diferentes formações, sem prejuízo do conteúdo cujo texto está transcrito na íntegra, conforme a versão original.

[2] O Blog Ronald Arquiteto e o Facebook RAS são mídias independentes e 100% sem fins lucrativos pecuniários. Não tem anunciantes, apoiadores, patrocinadores e nem intermediários. Todas as publicações de textos e imagens são feitas de boa-fé, respeitando-se as autorias e respectivos direitos autorais, sempre com base no espírito e nexo inerentes à legislação brasileira, em especial à LEI-LAI – Lei de Acesso à Informação nº 12.257, de 18nov2011. O gestor das mídias RAS nunca teve e não tem filiação partidária e nem exerce qualquer tipo de militância político-partidária.

[3] A eventual republicação de matérias de sites e blogs que vedam a retransmissão de suas publicações deve ser considerada como ato proativo não doloso de desobediência civil (tipo Soft Wikileak) em favor da Transparência Total e da Melhor Democracia na comunicação privada e pública, no espírito e com base na LEI-LAI, visando apenas ampliar o universo de internautas que buscam informações gratuitas na rede mundial.

[4] Para usuários de correio eletrônico - e-mail, Facebook e blog: O Emitente desta mensagem é responsável pelas opiniões de sua autoria, mas não se responsabiliza pelo conteúdo elaborado por terceiros, embora tenha agido com zelo e descortino na seleção de textos e imagens que reproduz nas mídias citadas, evitando propagar fakes e informações injuriosas ou ilegais. Cabe ao Destinatário cuidar quanto ao tratamento e destino adequados da mensagem recebida, respeitando sempre as normas do marco regulatório brasileiro da internet. Caso a pessoa que recebeu esta mensagem não seja o Destinatário de fato da mesma, solicitamos devolvê-la ao Remetente e apagá-la posteriormente. Agradecemos a compreensão e a colaboração de todos quanto ao uso correto, ético e civilizado das mensagens e documentos tramitados por meios eletrônicos.

RONALD DE ALMEIDA SILVA
Rio de Janeiro, RJ, 02jun1947; reside em São Luís, MA, Brasil desde 1976.
Arquiteto Urbanista FAU-UFRJ 1972 / Registro profissional CAU-BR A.107.150-5
Blog Ronald.Arquiteto (ronalddealmeidasilva.blogspot.com)
Facebook ronaldealmeida.silva.1

Nenhum comentário:

Postar um comentário