quarta-feira, 24 de outubro de 2018

[699] LITERATURA: O LIVRO “O CONTADOR DE ESTÓRIAS”, de JOSÉ JORGE LEITE SOARES. Por Ronald Almeida.


LITERATURA.
O LIVRO “O CONTADOR DE ESTÓRIAS”.

Ronald Almeida Silva; publicado no Facebook em 20 de outubro [2017] às 11:07 · 

Foto: Ronald Almeida.
Fonte: https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1886575461463478&set=a.575370859250618&type=3&theater

JOSÉ JORGE LEITE SOARES, nosso simpático e culto amigo ZÉ JORGE, bom globetrotter, baixadeiro, é autor e O CONTADOR DE ESTÓRIAS, seu mais novo livro lançado em 18.10.2018 na AMEI, a melhor livraria do Maranhão. 

Com 182 páginas, 38 ilustrações e 53 estórias, no formato 12x26 cm, texto de orelha 1 de CERES MURAD, o livro de ZJ chega em boa hora para desarmar espíritos e alegrar a alma, nesta quadra em que a maioria dos corações e mentes está debatendo as mais escabrosas manifestações no 2o. turno das Eleições 2018. 

Além da boa prosa o leitor ganha o bônus das ilustrações ( em P&B) que ZJ produziu com seus talentos múltiplos, originais em suaves aquarelas coloridas.

A capa tem arte inspirada em encontro de ZJ com um tipógrafo artesão à moda antiga no norte de Portugal, referência que dá um toque de mais encanto e nobreza ao filho literário caçula do menino traquinas da Baixada Maranhense.

Para arrematar bem a cuidadosa edição o livro teve o zelo profissional da coordenação editorial e o planejamento gráfico do fotógrafo EDGAR ROCHA, com a indispensável assistência de NAZARENO ALMEIDA. 

Começando com a estória de LUANA, passando por PORTUGAL, O MELHOR DESTINO DO MUNDO e fechando a viagem literária com BABAÇU E OS FRANCESES o escritor ZJ acrescenta mais uma joia no grande panteão da BIBLIOTECA MARANHENSE, edifício cultural do mais alto destaque da língua portuguesa.

Parabéns ao ZÉ JORGE, O Bom Contador de Estórias.
Abraços do seu leitor
Ronald Almeida.
São Luís do Maranhão, Patrimônio Cultural Mundial Unesco (desde 06dez1997), 20out2018.

PS: O divertido e bem escrito PREFÁCIO do livro O CONTADOR DE ESTÓRIAS, com o título "ZecaJorge: O Bigode e o Chapéu ou a Burrinha e o Dragão" - é de autoria de NEY BELLO filho, também juiz e desembargador federal, escritor e membro da AML - Academia Maranhense de Letras.

************************************************************
ACADEMIA MARANHENSE DE LETRAS - AML
OCUPANTE CADEIRA 40
NEY BELLO FILHO
Acesso RAS 2018-10-24


NEY BELLO FILHO
Fonte: AML 2018-10-24

Cadeira: 40
Data da Eleição: 25.06.2009
Data da Posse: 09.10.2009
Recepcionado por: Américo Azevedo Neto
ANTECESSOR:
Nasceu em São Luís, a 23 de março de 1969. Filho de Ney de Barros Bello e Maria Helena Martins de Barros Bello. Graduado em Direito pela Universidade Federal do Maranhão (1990), Mestre em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (2000) e Doutor em Direito Ambiental pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006), com pesquisa elaborada na Universidade de Coimbra, Portugal e na Universitá Degli Studi di Lecce, Itália.
Pós-doutor em Direito Constitucional pela PUC-RS (2010).
Iniciou suas atividades profissionais como Promotor Público, servindo nas Comarcas de Alcântara, Alto Paraníba, Balsas, Coroatá e Rosário. Tornou-se depois Procurador da República e posteriormente ingressou na Magistratura Federal.
Juiz Federal em São Luís e juiz assistente da Presidência do Supremo Tribunal Federal.
Desembargador Federal junto ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região, sediado em Brasília.
Integrante do Conselho Editorial das Revista Brasileira de Direito Ambiental e Revista de Direito Ambiental.
Professor adjunto da Universidade Federal do Maranhão na graduação e pós-graduação. Tem experiência na área de DIREITO PÚBLICO, com ênfase em Direito Constitucional, Direito Penal e Direito Ambiental.
Exerce intensa atividade na área de Direito Ambiental, na qual é autor de numerosos trabalhos publicados em revistas nacionais e estrangeiras, o mesmo cabendo dizer quanto a capítulos de livros especializados nesse e em outros ramos do Direito.
Membro da Associação dos Juízes Federais do Brasil – AJUFE, entidade onde desempenhou as funções de diretor de Relações Internacionais, Secretário-Geral e Vice-Presidente.



*********************************

AVISO AOS NAVEGANTES! Internet civilizada:
NOTAS DO EDITOR do Blog Ronald.Arquiteto e do Facebook Ronald Almeida Silva:

[1] As palavras e números entre [colchetes]; os destaques sublinhados, em negrito e amarelo bem como nomes próprios em CAIXA ALTA e a numeração de parágrafos – se presentes nos textos ora publicados - NÃO CONSTAM da edição original deste documento (mensagem, artigo; pesquisa; monografia; dissertação; tese ou reportagem). Os mencionados adendos ortográficos foram acrescidos meramente com intuito pedagógico de facilitar a leitura, a compreensão e a captação mnemônica dos fatos mais relevantes da mensagem por um espectro mais amplo de leitores de diferentes formações, sem prejuízo do conteúdo cujo texto está transcrito na íntegra, conforme a versão original.

[2] O Blog Ronald Arquiteto e o Facebook RAS são mídias independentes e 100% sem fins lucrativos pecuniários. Não tem anunciantes, apoiadores, patrocinadores e nem intermediários. Todas as publicações de textos e imagens são feitas de boa-fé, respeitando-se as autorias e respectivos direitos autorais, sempre com base no espírito e nexo inerentes à legislação brasileira, em especial à LEI-LAI – Lei de Acesso à Informação nº 12.257, de 18nov2011. O gestor das mídias RAS nunca teve e não tem filiação partidária e nem exerce qualquer tipo de militância político-partidária.

[3] A eventual republicação de matérias de sites e blogs que vedam a retransmissão de suas publicações deve ser considerada como ato proativo não doloso de desobediência civil (tipo Soft Wikileak) em favor da Transparência Total e da Melhor Democracia na comunicação privada e pública, no espírito e com base na LEI-LAI, visando apenas ampliar o universo de internautas que buscam informações gratuitas na rede mundial.

[4] Para usuários de correio eletrônico - e-mail, Facebook e blog: O Emitente desta mensagem é responsável pelas opiniões de sua autoria, mas não se responsabiliza pelo conteúdo elaborado por terceiros, embora tenha agido com zelo e descortino na seleção de textos e imagens que reproduz nas mídias citadas, evitando propagar fakes e informações injuriosas ou ilegais. Cabe ao Destinatário cuidar quanto ao tratamento e destino adequados da mensagem recebida, respeitando sempre as normas do marco regulatório brasileiro da internet. Caso a pessoa que recebeu esta mensagem não seja o Destinatário de fato da mesma, solicitamos devolvê-la ao Remetente e apagá-la posteriormente. Agradecemos a compreensão e a colaboração de todos quanto ao uso correto, ético e civilizado das mensagens e documentos tramitados por meios eletrônicos.

RONALD DE ALMEIDA SILVA
Rio de Janeiro, RJ, 02jun1947; reside em São Luís, MA, Brasil desde 1976.
Arquiteto Urbanista FAU-UFRJ 1972 / Registro profissional CAU-BR A.107.150-5
Blog Ronald.Arquiteto (ronalddealmeidasilva.blogspot.com)
Facebook ronaldealmeida.silva.1


Nenhum comentário:

Postar um comentário