segunda-feira, 16 de julho de 2018

[669] SÉRIE RECORDAR É VIVER: DILMA, LULA, FHC, COLLOR e SARNEY voam juntos para África do Sul em homenagem a Mandela [09dez2013]



O QUE CONVERSARAM A PRESIDENTE DILMA E OS 4 EX-PRESIDENTES - DESAFETOS POLÍTICOS DE LONGA DATA - A BORDO DO AVIÃO PRESIDENCIAL DA FAB, DURANTE AS 9 HORAS (7.100 km) DE VOO DO RIO ATÉ JOANESBURGO? 
Ronald Almeida pergunta.


SÉRIE RECORDAR É VIVER:

DILMA, LULA, FHC, COLLOR e SARNEY voam juntos à África do Sul para homenagear Mandela 

[09dez2013]


Ø Presidenta e 4 antecessores ex-presidentes participam da cerimônia fúnebre do líder sul-africano amanhã [10dez2013], em Johanesburgo

Fonte: Redação RBA; 09/12/2013 14h53
Acesso RAS 2018-07-16

DILMA e 4 ex-presidentes no embarque para cerimônia fúnebre de Mandela: exemplo de união 'guiará todos aqueles que lutam pela justiça social e pela paz'
Foto: ©Roberto Stuckert Filho/PR

SÃO PAULO – Acompanhada dos ex-presidentes LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA (PT), FERNANDO HENRIQUE CARDOSO (PSDB), FERNANDO COLLOR (PTB) e JOSÉ SARNEY (PMDB), a presidenta DILMA ROUSSEFF embarcou hoje (09dez2013) para Johanesburgo, na África do Sul, onde amanhã haverá a cerimônia fúnebre pela morte do líder NELSON MANDELA.

O evento será no estádio FNB de Soweto, onde foi disputada a final da Copa do Mundo de 2010. Cerca de 100 chefes de Estado e de governo estarão presentes.


Em sua conta no Twitter, DILMA disse ser uma honra poder reunir todos os ex-presidentes brasileiros vivos para homenagear MANDELA.

“Estou viajando acompanhada dos ex-presidentes SARNEY, COLLOR, FERNANDO HENRIQUE E LULA para acompanhar os funerais do grande líder MANDELA. É uma honra poder reunir todos os ex-presidentes num objetivo comum. O Estado brasileiro se une para honrar MANDELA, exemplo que guiará todos aqueles que lutam pela justiça social e pela paz. É uma demonstração de que as eventuais divergências no dia-a-dia não contaminam as posições do Estado brasileiro”.

Segundo o embaixador do Brasil na África do Sul, PEDRO CARNEIRO DE MENDONÇA, a presença de DILMA e dos ex-presidentes é a mais expressiva homenagem que o Brasil poderia oferecer ao líder sul-africano.

“O Brasil estará representado no mais alto nível pela presidenta da República, que vem acompanhada dos nossos quatro ex-presidentes. É, a meu ver, a mais expressiva homenagem que nosso país pode prestar a esse vulto de envergadura mundial que é NELSON MANDELA. (…) É a homenagem que o Brasil presta à África do Sul, país com o qual tem relações tão especiais. (…) E é, como o Brasil, uma sociedade multirracial”, disse.

DILMA aparece em uma lista de governantes estrangeiros, entre eles o presidente dos Estados Unidos, BARACK OBAMA, e o presidente de Cuba, RAÚL CASTRO, que pronunciarão discurso na cerimônia, segundo o programa do ato divulgado pela presidência sul-africana.

Também falarão o secretário-geral da ONU, BAN KI-MOON, e o vice-presidente chinês, LI YUANCHAO, entre outros líderes mundiais, além de familiares de MANDELA.

Além disso, o presidente da África do Sul, JACOB ZUMA, chefe do governamental Congresso Nacional Africano (CNA), que já foi liderado por MANDELA, protagonizará um dos principais discursos do evento.

Após a cerimônia, o caixão do ex-presidente desfilará pelas ruas de Pretória entre quarta-feira e sexta-feira para que os sul-africanos possam despedir-se de MANDELA.

Também em Pretória, na sede do governo da África do Sul, ficará aberto o funeral de MANDELA.

FALTA ESTRUTURA
Já o funeral de Estado será no próximo domingo na pequena cidade de Qunu, no sudeste do país, onde MANDELA cresceu e queria ser enterrado.

No entanto, o governo sul-africano recomendou hoje aos chefes de Estado e de governo que não estejam no funeral devido à falta de infraestrutura. 

"Ninguém será impedido de comparecer. No entanto, recomendamos não ir pela envergadura da operação e pelo tamanho das delegações devido à limitada infraestrutura na região", declarou aos jornalistas o ministro sul-africano da Presidência, COLLINS CHABANE, em Johanesburgo.

O local consegue abrigar apenas cinco mil pessoas. Segundo CHABANE, citado pela agência de notícias sul-africana Sapa, não há capacidade para receber mais gente porque esse lugar se encontra em uma área pouco desenvolvida. O ministro ressaltou que os líderes estrangeiros deveriam "levar a recomendação muito a sério".
Com informações do Blog do Planalto e EFE





Sarney, Collor, FHC e Lula irão com Dilma para os funerais de Mandela [07dez2018]

Ø Ex-presidentes foram convidados por Dilma, informou Blog do Planalto.
Ø Comitiva presidencial partirá do Rio de Janeiro na próxima segunda (09dez2013).

Fonte: Portal Rede Globo; Do G1, em Brasília; 07/12/2013 14h21 - Atualizado em 07/12/2013 17h56
Acesso RAS 2018-07-16

A presidente Dilma Rousseff viajará  na segunda-feira (09dez2013) para a África do Sul – a fim de participar das homenagens a Nelson Mandela – acompanhada dos ex-presidentes José Sarney, Fernando Collor de Mello, Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva, informou neste sábado (07dez2013) o porta-voz da Presidência, Thomas Traumann, segundo o Blog do Planalto.

Segundo o blog, os ex-presidentes foram convidados por Dilma, e a comitiva presidencial partirá do Rio de Janeiro.

Nesta sexta-feira (06dez2013), o Palácio do Planalto informou que a presidente tinha antecipado a viagem ao país africano do dia 14 para a próxima terça-feira (10dez2013) porque governo sul-africano enviou circular a todas as embaixadas com sede no país informando que esse é o dia reservado aos chefes de Estado. 

O enterro do líder sul-africano está marcado para dia 15dez2013.
Dilma decretou na sexta luto oficial de sete dias no Brasil pela morte de Mandela. Na quinta, dia em que Mandela morreu, Dilma divulgou nota de pesar e afirmou que governo e povo brasileiro "se inclinam diante da memória de Mandela". 

A presidente destacou ainda a luta do líder sul-africano contra o apartheid.
"Personalidade maior do século XX, Mandela conduziu com paixão e inteligência um dos mais importantes processos de emancipação do ser humano da história contemporânea – o fim do apartheid na África do Sul", disse a presidente no comunicado.

Símbolo da luta contra a discriminação racial, Nelson Mandela morreu nesta quinta-feira (05dez2013), em Pretória, aos 95 anos. O ex-presidente sul-africano ficou internado de junho a setembro 2013 devido a uma infecção pulmonar. Ele deixou o hospital e estava em casa. Morreu às 20h50, no horário local de Pretória – 16h50 do horário brasileiro de verão.

O corpo será enterrado, de acordo com seus desejos, na aldeia de Qunu, localizada na província pobre do Cabo Leste, onde Mandela cresceu. Os restos mortais de três de seus filhos foram sepultados no mesmo lugar, em julho, após ordem judicial.

Conhecido como "MADIBA" na África do Sul, Mandela foi considerado um dos maiores heróis da luta dos negros pela igualdade de direitos no país e foi um dos principais responsáveis pelo fim do regime racista do apartheid, vigente entre 1948 e 1993.




*********************************

AVISO AOS NAVEGANTES! Internet civilizada:
NOTAS DO EDITOR do Blog Ronald.Arquiteto e do Facebook Ronald Almeida Silva:

[1] As palavras e números entre [colchetes]; os destaques sublinhados, em negrito e amarelo bem como nomes próprios em CAIXA ALTA e a numeração de parágrafos – se presentes nos textos ora publicados - NÃO CONSTAM da edição original deste documento (mensagem, artigo; pesquisa; monografia; dissertação; tese ou reportagem). Os mencionados adendos ortográficos foram acrescidos meramente com intuito pedagógico de facilitar a leitura, a compreensão e a captação mnemônica dos fatos mais relevantes da mensagem por um espectro mais amplo de leitores de diferentes formações, sem prejuízo do conteúdo cujo texto está transcrito na íntegra, conforme a versão original.

[2] O Blog Ronald Arquiteto e o Facebook RAS são mídias independentes e 100% sem fins lucrativos pecuniários. Não tem anunciantes, apoiadores, patrocinadores e nem intermediários. Todas as publicações de textos e imagens são feitas de boa-fé, respeitando-se as autorias e respectivos direitos autorais, sempre com base no espírito e nexo inerentes à legislação brasileira, em especial à LEI-LAI – Lei de Acesso à Informação nº 12.257, de 18nov2011. O gestor das mídias RAS nunca teve e não tem filiação partidária e nem exerce qualquer tipo de militância político-partidária.

[3] A eventual republicação de matérias de sites e blogs que vedam a retransmissão de suas publicações deve ser considerada como ato proativo não doloso de desobediência civil (tipo Soft Wikileak) em favor da Transparência Total e da Melhor Democracia na comunicação privada e pública, no espírito e com base na LEI-LAI, visando apenas ampliar o universo de internautas que buscam informações gratuitas na rede mundial.

[4] Para usuários de correio eletrônico - e-mail, Facebook e blog: O Emitente desta mensagem é responsável pelas opiniões de sua autoria, mas não se responsabiliza pelo conteúdo elaborado por terceiros, embora tenha agido com zelo e descortino na seleção de textos e imagens que reproduz nas mídias citadas, evitando propagar fakes e informações injuriosas ou ilegais. Cabe ao Destinatário cuidar quanto ao tratamento e destino adequados da mensagem recebida, respeitando sempre as normas do marco regulatório brasileiro da internet. Caso a pessoa que recebeu esta mensagem não seja o Destinatário de fato da mesma, solicitamos devolvê-la ao Remetente e apagá-la posteriormente. Agradecemos a compreensão e a colaboração de todos quanto ao uso correto, ético e civilizado das mensagens e documentos tramitados por meios eletrônicos.

RONALD DE ALMEIDA SILVA
Rio de Janeiro, RJ, 02jun1947; reside em São Luís, MA, Brasil desde 1976.
Arquiteto Urbanista FAU-UFRJ 1972 / Registro profissional CAU-BR A.107.150-5
Blog Ronald.Arquiteto (ronalddealmeidasilva.blogspot.com)
Facebook ronaldealmeida.silva.1


Nenhum comentário:

Postar um comentário