sábado, 12 de setembro de 2020

[905] ABRIGO DO LARGO DO CARMO (SLZ-MA) E O BANHEIRO PÚBLICO DE VIDRO NAS PRAÇAS DA GRANDE TÓQUIO.

 

FACEBOOK RONALD DE ALMEIDA SILVA. 12SET2020

REFERÊNCIAS PARA O ABRIGO DE BARES DO LARGO DO CARMO NO CENTRO HISTÓRICO DE SÃO DO MARANHÃO. 

CIDADES INTELIGENTES TEM VIDA, SERES E PROJETOS INTELIGENTES.

A PROPOSTA JAPONESA SERIA UMA DAS VÁRIAS SOLUÇÕES POSSÍVEIS PARA REUTILIZAÇÃO INTELIGENTE DO ANTIGO ABRIGO DE BARES DO LARGO DO CARMO: A CAIXA DE VIDRO INTELIGENTE.

Se em TÓQUIO - a maior e uma das mais organizadas cidades do mundo - a CRIATIVIDADE supera a BURRICE, a MESMICE, a IMUNDÍCIE, o PROVINCIANISMO e a CATURRICE, também podemos imaginar que um dia São Luís pode voltar a ser uma Cidade Inteligente como foi nos tempos do ÁLBUM DO MARANHÃO 1908, nas fotografias dos Irmãos Gaudêncio.

Compartilhando: Ronald de Almeida Silva. Arquiteto Urbanista FAU-UFRJ 1972. 

SLZ-MA. 12set2020.

São Luís do Maranhão, Patrimônio Cultural Nacional (Iphan) e Mundial 

(Unesco, desde 06dez1997).

***

BANHEIROS PÚBLICOS TRANSPARENTES COM 'VIDRO INTELIGENTE' SÃO A NOVA SENSAÇÃO EM TÓQUIO!

[Publicação original em 12ago2020]

1...As 'caixas' foram montadas na [Cidade de Shibuya, Região Metropolitana da Grande] TOKIO e o principal objetivo é tirar a imagem do local de “sujeira e mau cheiro”!

2...Projeto do arquiteto SHIGERU SAKARU BAN, para Fundação NIPPON, que está patrocinando o “TOKIO TOILETS Project”

***

Fonte: REDAÇÃO VOGUE / Globo; 12 AGO 2020 - 15h03 atualizado em  15h03

https://vogue.globo.com/atualidades/noticia/2020/08/banheiros-publicos-transparentes-com-vidro-inteligente-sao-nova-sensacao-em-toquio.html

Acesso RAS 2020-09-12

O vidro permanece transparente quando desocupado (Foto: Reprodução)

 Novos banheiros de alta tecnologia estão sendo construídos na capital japonesa como parte do projeto TOKYO TOILET lançado pela Fundação Nippon.

O principal objetivo do projeto é livrar Tóquio da imagem de “sujeira e mau cheiro”. Os banheiros são um símbolo da cultura de hospitalidade japonesa mundialmente conhecida. Banheiros públicos serão redesenhados em 17 locais em Shibuya com a ajuda de 16 [sic; 17] criadores convidados de todo o mundo. 

 “Três banheiros modernos foram construídos na área de Shibuya. Este é um banheiro transparente no Parque Harunogawa, projetado pelo arquiteto SHIGERU SAKARU BAN. As paredes do banheiro deixam de ser transparentes quando uma pessoa está dentro”, disse a Fundação Nippon.

 Assim que uma pessoa entra no banheiro e fecha a porta com uma chave, as paredes de vidro cobertas por um filme especial tornam-se imediatamente opacas. Isso permite que os visitantes verifiquem o interior do banheiro e se ele está livre.

O vidro se torna opaco quando utilizado (Foto: Reprodução)


"Há duas coisas com que nos preocupamos ao entrar em um banheiro público, especialmente aqueles localizados em um parque. A primeira é a limpeza e a segunda é se há alguém dentro. Usando a tecnologia mais recente, o vidro externo fica opaco quando bloqueado. Isso permite que os usuários verifiquem a limpeza e se alguém está usando o banheiro de fora. À noite, a instalação ilumina o parque como uma bela lanterna", disse SAKARU.

CUIDADOS

Além de projetar instalações impressionantes, o projeto acredita que fornecer uma experiência de usuário confortável por meio da limpeza e manutenção é igualmente importante. "A Fundação Nippon, o Governo da Cidade de Shibuya e a Associação de Turismo de Shibuya trabalharão juntos para manter essas instalações com inspetores profissionais nos banheiros para garantir que estamos fornecendo a melhor experiência do usuário", diz a empresa que irá publicar relatórios da manutenção em seu site para incentivar os usuários a ajudar a manter a limpeza do local.

Banheiro localizado no parque Yoyogi Kufamachi projetado por Shigeru Sakaru (Foto: Reprodução)


VEJA MAIS FOTOS ABAIXO.

Vista lateral à noite (Foto: Reprodução)


Banheiro feminino (Foto: Reprodução)


Banheiro masculino (Foto: Reprodução)

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário