FACEBOOK RONALD ALMEIDA 10OUT2019
ENGENHARIA
DE TRÁFEGO: SINALIZAÇÃO HORIZONTAL; PINTURA DE FAIXAS
UM DESAFIO URBANÍSTICO:
PROBLEMA CRÔNICO DE DÉCADAS EM SÃO LUÍS E EM TODAS AS DEMAIS 216 SEDES
MUNICIPAIS DO MARANHÃO, A FRAGILIDADE E PRECÁRIA DURABILIDADE DAS DEMARCAÇÕES E
PINTURAS DE FAIXAS DE TRÂNSITO DE VEÍCULOS E PEDESTRES TEM CUSTOS ELEVADOS E RESULTADOS NEM SEMPRE SATISFATÓRIOS .
É preciso se fazer perícias técnicas regulares para avaliar os métodos
e os materiais, (bem como cotejar os serviços realizados e a realizar com os respectivos
projetos, planilhas de especificações e de custos) utilizados na sinalização
horizontal dessas faixas de trânsito. De igual modo deve-se verificar a
qualidade e a durabilidade dos tachões e catadióptricos.
BRASÍLIA DÁ EXEMPLO SOBRE A NECESSIDADE DE MONITORAMENTO DESSES
SERVIÇOS PÚBLICOS DE ENGENHARIA DE TRÁFEGO EM FACE AOS ALTOS RISCOS À SEGURANÇA
DE MOTORISTAS E PEDESTRES!
Ronald Almeida, SLZ-MA;
02OUT2019.
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(*Catadióptricos
= Dispositivo de reflexão e refração de luz, utilizado na sinalização de vias
públicas (afixado a tachas no asfalto) e na traseira de veículos, conhecido
também como "olho de gato")
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DISTRITO FEDERAL / BRASÍLIA
ENGENHARIA DE TRÁFEGO / SINALIZAÇÃO
HORIZONTAL / PINTURA DE FAIXAS
TINTA USADA
PARA PINTAR FAIXAS DE PEDESTRES SERÁ PERICIADA PELA PCDF
O Detran-DF acionou a
polícia para saber se o material entregue por fornecedor é o mesmo descrito no
contrato de prestação de serviço
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FOTO: MICHAEL MELO / METRÓPOLES
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Fonte: METROPOLES; 03/10/2019
16:52,atualizado 03/10/2019 18:29
Acesso RAS 2019-10-03
O Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF) acionou o Instituto
de Criminalística da Polícia Civil do DF para que seja feita perícia nas tintas
utilizadas na sinalização horizontal das vias urbanas da capital do país. A
direção do órgão tem estranhado a pouca durabilidade da pintura das faixas de pedestres.
O objetivo é certificar se o colorante empregado é exatamente o
mesmo descrito no contrato de prestação de serviço com a empresa fornecedora do
material. A previsão da PCDF é que o resultado da avaliação fique pronto em 35
dias.
A medida determinada pelo Detran-DF vem após diversas batidas e atropelamentos perto de faixas de pedestres apagadas. No
último dia 19, o Metrópoles revelou que, dos R$ 371.217.270,60 arrecadados pela
autarquia entre janeiro e agosto de 2019, apenas R$ 4.041.521,14 foram
destinados à sinalização horizontal e vertical.
Em outras palavras, a autarquia repassou à pintura das passagens e
demais itens necessários à segurança nas vias de Brasília apenas 1,07% da verba
pública, financiada por multas e pagamento de serviços.
Diante do quadro, o governador IBANEIS ROCHA (MDB) determinou o cancelamento da Semana de Conscientização do Trânsito.
O órgão pretendia inciar uma série de eventos, mas, de acordo com o núcleo duro
do governo, o emedebista não quis saber de festa enquanto o número de acidentes continuar a subir, especialmente perto das
travessias.
No mês de setembro de 2019, o Detran revitalizou 334 faixas de
pedestres em várias regiões administrativas do Distrito Federal. Desde o início
deste mês, o Departamento informou que atua com um cronograma que prioriza
travessias próximo a escolas, hospitais, terminais rodoviários e locais de
grande circulação de pessoas. O trabalho resultou em cerca de 2 mil faixas
sinalizadas em todo o DF de janeiro até esta quinta-feira (03/10/2019).
MULTAS
Demonstrativo de Despesa e Receita do Detran, publicado no site da
autarquia, mostra que, ao longo de 2018, foram investidos R$ 7.930.277,24 na
restauração da sinalização horizontal.
O DF tem
3.770 faixas de pedestres e, pelas contas da autarquia, 1.827 delas
foram revitalizadas neste ano. Segundo o departamento, entre janeiro e junho de
2019, 9.816 motoristas foram multados por não parar no local quando algum
pedestre fez o “sinal de vida”. No mesmo período do ano passado, 7.006
infringiram a passagem de segurança. Percentualmente, é um aumento de 40%.
[ACIDENTES
NAS FAIXAS DE PEDESTRES]
Em 2019, uma pessoa morreu atropelada na faixa. Em 2018, foram
duas. No dia 16 de setembro, uma estudante de 13 anos foi atropelada na faixa
em frente ao Centro de Educação Infantil 210 de Samambaia. A menina foi
socorrida pelo Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF) e pelo Serviço de
Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Já no último dia 21set2019, um menino de 6 anos foi arremessado
após ser atropelado em uma faixa de pedestre em Vicente Pires. A criança atravessava a rua com o pai e o
irmão, quando correu em direção à escola na qual estuda, na Rua 6, e acabou
atingida por um carro.
O atropelamento foi registrado em imagens capturadas por
câmera de segurança do colégio. O porteiro da escola prestou os primeiros
socorros à criança, que caiu no chão com o impacto. O motorista do automóvel parou
após a batida e ficou no local.
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NOTAS DO EDITOR do Blog Ronald.Arquiteto e do Facebook
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deste documento (mensagem, artigo; pesquisa; monografia; dissertação; tese ou
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RONALD DE ALMEIDA SILVA
Rio
de Janeiro, RJ, 02jun1947; reside em São Luís, MA, Brasil desde 1976.
Arquiteto
Urbanista FAU-UFRJ 1969-1972.
Especialização
em Desenho Urbano e Planejamento Regional (Universidade de Edimburgo, Escócia,
1981-83).
Registro
profissional (1972-2012 = 40 anos) CREA-RJ 21.900-D
Registro
profissional (2013 em diante) CAU-BR A.107.150-5
Ouvidor Nacional das Competições
da CBF (2003-2012)
Inspetor do GT e da CNIE -
Comissão Nacional de Inspeção de Estádios da CBF (2004-2012)
e-mail: ronald.arquiteto@gmail.com
Blog Ronald.Arquiteto (ronalddealmeidasilva.blogspot.com)
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