quarta-feira, 27 de abril de 2016

[266] URBANISMO: TRAGÉDIA DA CICLOVIA TIM MAIA, legado da OLIMPÍADA DA MORTE RIO 2016. Autor: Ronald Almeida, arquiteto urbanista; turma FAU-UFRJ 1972


Publicado no Facebook: (1416) revisado: 


TRAGÉDIA DA CICLOVIA TIM MAIA,

com 3,9 km de extensão (via lindeira à Av. Niemeyer) 

que desabou em 21abr2016, matando duas pessoas. 

Agora legado da OLIMPÍADA DA MORTE RIO 2016.

PESSOAL, ENCONTREI OS CULPADOS PELA OMISSÃO DO GERENCIAMENTO DILIGENTE DO PROJETO EXECUTIVO E DAS OBRAS DA MAIS NOVA CICLOVIA CARIOCA, inaugurada em 17jan2016, ao custo de R$ 44 milhões. Vejam a foto.
Os nomes estão aí na placa de inauguração.


Quarteto Fantástico responsável pela autorização de construção e omissão de fiscalização diligente, fatos que redundaram no desabamento da CICLOVIA TIM MAIA:
(1) Prefeito do Rio de Janeiro: EDUARDO PAES;
(2) Secretário de Coordenação: PEDRO PAULO CARVALHO;
(3) Secretário Municipal de Obras: ALEXANDRE BRITO;
(4) Presidente da Fundação GeoRio: MÁRCIO MACHADO;
(5) Subprefeito da Zona Sul BRUNO RAMOS.


Basta agora o Ministério Público agir e interrogar os quatro responsáveis na linha direta da matriz de responsabilidade, questionando:


I) Por que licitaram uma obra de risco apenas com o sempre insuficiente PROJETO BÁSICO? Se quem vai construir com um preço pré-fixado, tem dupla responsabilidade de também fazer os PROJETOS EXECUTIVOS DE ARQ/ENG e os Estudos de Impacto Ambiental (?), não há dúvida de que a construtora "projetista" vai minimizar ao máximo os custos de execução, eliminando até as salvaguardas estruturais e outros itens de custo, visando a aumentar o lucro!!!!
Elementar, meu caro Watson, como diria Sherlock Holmes.



II) Por que não fizeram ANÁLISE DE RISCO AMBIENTAL e nem de RISCO ESTRUTURAL?

III) Por que fizeram uma ciclovia suspensa com seção mínima de 2,50 m (sem folga para minimizar acidentes), onde PEDESTRES entram em conflito de circulação com ciclistas?

IV) Por que aprovaram os Projetos Executivos do Consórcio, (projeto muito pobre em conceito arquitetônico e paisagístico) sem consultar profissionais qualificados em sistemas costeiros e impactos de ondas e marés?



V) Por que receberam as obras executadas pelo Consórcio sem testes estruturais adequados?



VI) Por que a Prefeitura do Rio de Janeiro não obedece à Lei de Acesso à Informação nº 12.257/2011, que exige a colocação num SITE OFICIAL da Prefeitura, de todas as informações de projetos básicos e executivos, termos de referência e editais de licitção; boletins de fiscalização e fotos de cada fase das das obras e serviços; planilhas de quantitativos, especificações e orçamentos e outros elementos relevantes inerentes a uma obra de grande interesse público?



A falta de Transparência com relação aos Projetos de Arquitetura e das diversas Engenharias é uma das principais causas de desvios de recursos e falhas na contratação e execução de obras públicas.

Os Sistemas CAU e CONFEA-CREAs devem dinamizar a campanha do PROJETO COMPLETO DE ARQ/ENG como acervo técnico mínimo para licitações e o Congresso Nacional tem que aprovar uma nova Lei da Licitações, válida em todo o território nacional. Urgentíssimo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário